sábado, 5 de janeiro de 2008

Criação da primeira tipografia no Brasil


Hoje dia 5 comemora-se a criação da primeira tipografia no Brasil, ou seja as gráficas no passado usavam tipos, cada letrinha era um tipo, a função do gráfico ou tipógrafo era de ir juntando as letras, uma por uma formando as linhas de texto e no conjunto era anexado os clichês, que era uma foto ou um desenho ou uma vinheta como esta da foto (é invertido assim mesmo), do nosso querido amigo Amaury Junior da página Gentíssima dos anos 80 , onde semanalmente ele enviava seus textos e nós da gráfica tínhamos que juntar todo material da formatação da página e efetuar o casamento delas e iniciar o processo de impressão que na época devido a custos industriais , mesclamos a tipografia do passado com a do presente , hoje com a tecnologia digital e avanço nos computadores é uma tarefa super fácil de ser realizada, mas no começo era tão dispendioso e tinha um número enorme de profissionais dedicados e com muito amor pela imprensa, para poder fazer um simples jornal, ou até uma modesta edição de revista semanal. Nossas homenagens a estes profissionais e suas modestas empresas tipográficas.

Juliana, Julio e Mario hoje é o dia de vocês!!!




O aniversariante de ontem que infelizmente não deu para inserir na página da vida, foi meu sobrinho Paulo Cesar Herreira Ribeiro, filho de Danice e Waldomiro Herreira todos residentes em Catanduva, ele que aos 18 meses de vida em 1.962 , juntamente comigo e meu irmão, sofremos um terrível acidente automobilístico, onde meu querido mano veio a falecer e que parou a pequena cidade de Marapoama , hoje na memória de muita gente ainda , falam do Finado Dito (Na foto, Benedito Ribeiro da Silva – In memorian) , Meu caro sobrinho não queria misturar os eventos , mas é impossível tirar as marcas da mente , principalmente quando se trata de fatalidade em sua irmandade. Parabéns Paulinho , antes tarde do que nunca , meu sobrinho predileto!!!


A primeira aniversariante de hoje é a Juliana, essa voluntária ardorosa e legionária de Maria e de outras legiões , a urbana por exemplo onde é fã incontestável como eu do Renato Russo (In memorian), essa moça deu somente uma aula de informática a mim , mas deixou sua marca em meu coração pela delicadeza , educação e amor ao próximo.Minha cara amiga acho que devo tomar também algumas lições de religiosidade contigo, parabéns e dias melhores prá sempre, empunhando a bandeira de “100% Legião de Maria”.

O Júlio Cezar Destefani outro aniversariante, que seu maior presente será ser pai novamente nos próximos meses , Julio é gerente de Contas do Banco do Brasil de Mirassol, inclusive o pessoal da agência estão eufóricos com seu retorno , ele que passou esses 15 dias de merecidas férias com a família em praias no Guarujá. Bom retorno amigo, o que é bom acaba tão depressa!!!



Outro que faz niver também é Mario Bussoli, este amigo de todos nós , filho de um dono de padaria que a muito tempo vi em meios aos pães, aquele menino trançando e amarrando a perna do seu pai com a sua presença na Padaria Trigo de Ouro. Gosta de criar cães (Joaquina , que saudades de você) e agora gatos também e a ultima vez que o vi estava em sua maior especialidade, fazendo pesquisa de cerveja no Carrefour. Parabéns e por favor não traga os gatos aqui em casa , o Kira não vai gostar !!!

Receita para este final de semana







Esta é nossa receita para este final de semana , saindo um pouco dos galináceos, ovinos,suínos e bovinos que tanta dor na consciência nos causou, outra dica também é substituir o peixe por sardinhas sem espinhas, receita extraída do livro Bate-Papo na cozinha com Ana Maria Braga. É uma delicia!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A Espetacular Cavalhada de Atibaia


Um dia após o Natal em um almoço que fizemos na casa do Dr. Jacintho Silveira , texto inserido na página da vida no dia 29/12 como “Familia tradicional de Atibaia”, fomos surpreendidos por uma Cavalhada, nunca tinha visto evento de tal magnitude, um animal mais bonito que o outro e isso me fez remeter ao passado , como este carroção abrindo o desfile lembrei os bois do sítio da Baixada Seca , de propriedade de Tio Nujo Joaquim Gonçalves Nujo) e de Tia Maria (Maria Moreira da Silva - 13/10/1.912 - 04/01/1.970 hoje completa exatamente 38 anos de seu falecimento) tinha: Segredo ,Barrozo que diariamente levava o leite do Sitio Baixada Seca até a estrada que liga Marapoama /Eliziário/Catanduva, para o Sr. Miguel ( O leiteiro de Catanduva), este que todos os dias fazia uma parada obrigatória em casa e tomava aquele cafezinho que meu pai fazia tão bem e nos brindava com o melhor leite e queijo da região. Quantas saudades!!!

Mula de 7 palmos de altura



Esta foto que retrata a continuação da tradição de Atibaia, com este menino já acompanhando a cavalhada, veio na minha mente uma foto que fiz com meu tio Miro ( Casemiro Moreira da Silva – In Memorium) , segurando meu filho Fabio em cima da mulona dessas que era conhecida em toda a redondeza, e a arreata e os arreios também era de fino gosto e capricho como estes que em uma data adequada mostrarei aos meus caros amigos(as). Aguardem!!!

Graúna , uma égua de oveiro



Dá uma pena muito grande em não ter nenhum registro fotográfico de um animal que durante décadas, participou do desenvolvimento de nossa família , e que meu pai Sr. João (Jonatino Caetano Ribeiro –In Memorium), em sua lida diariamente se locomovia por toda região, a recolher aves e ovos e no pequeno comercio de roupas, graças a força deste animal por nome de Graúna, na época era mais conhecida que a maioria dos políticos de hoje, quando esta moça da foto na cavalhada fez sua apresentação de domínio em cima do animal, saltou em mim as lembranças do galopes que fazia de Marapoama até o piquete dos Castros, e de toda tarde em uma bacia juntar o farelo , a palha de arroz , um pouco de sal e água e fazer a complementação de sua alimentação. Saudades , que tempos hein !!!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Mais amigos, mais do que amigos.


Fazendo visita aos meus parentes Bebé e Toninho Bressan, depois de uma festa do dia 1 em Marapoama,até as altas horas, encontrei- me com seus filhos, Adalberto, Alessandro e Ana Cláudia, esta com sua filha Halana , a neta inseparável nas viagens do vovô e vovó. Gastamos boa conversas e para minha felicidade houve agora adicionamento deles pelo Orkut, estamos agora bem mais pertinhos.
Na foto Adalberto Cesar Bressan junto com sua irmã Nancy hoje também Gambatti, num momento de rara beleza dos primeiros passos da vida.

Janeiro e os pés de pitáias em flores


O ano começou com muitas flores , mas muitas flores no sitio da baixada seca, tudo porque as pitáias estavam em sua florescência, algo espetacular em ver suas floradas e atraindo todo tipo de abelhas , principalmente arapuás se embriagando dentro das flores
Brevemente teremos novidades , e estarei ai para degustar essa maravilhosa fruta, fotografarei mostrando toda beleza aos nossos queridos amigos . Aguardem !!!

Minha floresta




Nasci em uma floresta rica.Lá, conheci árvores nobres da vida.Realizei meus maiores sonhos.Aprendi valores infinitos.Verdadeira obra do criador.Lá aprendi o verdadeiro sentido do amor.Árvores de capacidade extrema.De sombra serena.Onde o belo é ilimitado e simples.Árvores dispostas com simplicidade de estilo.Lugar de deleite e devaneio. Um paraíso!E agora é preciso, um balançar de troncos.O desmoronar de um destes patamares de talento.Aprendo, ainda mais, com "ais" deste sofrimento.Tento ainda sorrir, fazer-me contente.E carente, questiono o ser humano.E com tal desengano vejo um carvalho tombar.Nada posso fazer, nem mesmo o ajudar.Ainda vivo desta sombra e dela me farto.E neste aconchego, a Deus peço arrego:-Ajude um destes carvalhos... por favor!Que esta floresta tão bem ornamentou.Esquecendo a própria vida, pra ser doação e amor.Que viveu em plenitude de alma.Que agora se aquieta e nada acalma.Em prece eu peço, que me faça entender.Esta indesejável conseqüência do viver.Do muito trabalhar e assim sofrer, morrer!É isso, apenas isso, que eu quero entender
Por Gataláxia

Que Linda, linda esta dimensão
Que estás !!! bjsSR!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Dia da Abreugrafia e seu pulmão como está



Abreugrafia é um sistema de micro-radiografia do tórax, método idealizado pelo médico brasileiro Manuel de Abreu, utilizado largamente em todo território nacional.
Neste período o da abreugrafia da foto, quando era funcionário da Folha de São Paulo, era obrigatório por lei todo ano renovar com atestado médico,uma avaliação da saúde e também tínhamos que apresentar a carteira de abreugrafia , como prova de que nossos pulmões estavam em excelentes condições para os afazeres na empresa . Hoje noto que os exames não são tão rigorosos, quanto deveriam ser, mas em todo caso fica o registro desta página, o quanto a saúde era importante e atestada para um bom desenvolvimento no trabalho.

A outra face das moedas


Hoje estou publicando novamente as moedas antigas da latinha do Fábio, só que as de ontem eram por valor de face, e as de hoje são as coroas, são moedas que tem valor símbólico e afetivo e outras ainda tem a prata para uma maior avaliação. Sómente uma moeda tem ainda seu valor corrente , espero que meu leitor tenha notado , é justamente a menorzinha delas e que esta invertida propositalmente em relação as demais. Confira!!!

Agora só saladas ou até sopinhas


Neste feriados abusamos muito de bebidas e principalmente da alimentação ingerindo excessivamente muita comida de origem animal, carnes de carneiros, leitões à pururuca, pernil, chester, perus e a lista é enorme e a dor na consciência também , agora ficamos a controlar tudo... e nada melhor dos que as saladas, que o diga o nosso casal de amigos de Conchas-SP, o Sr. Cláudio e Alessandra (pais do Matheus, falaremos deste menino em edições futuras) dizem eles que depois do dia do Natal ,venderam alfaces como nunca , e tomara que no Ano Novo repita também a dose , afinal trabalharam duro nos canteiros e as aguaram ou deram chuveiradas 5 a 6 vezes por dia, devido o clima alterado e quente demais.
Na foto Cláudio Jovelli providenciando em pleno dia de Natal ,vários pés da linda alface americana em uma caixa térmica, para os parentes de Jarinu deste articulista.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Bom princípio de Ano Novo !!!



Quando era menino , pedinte de bom princípio de ano novo, tinha uma senhora já anciã em Marapoama por nome de Dona Jovita , que me interpelava dizendo que o primeiro menino que pedisse “bom princípio “ era o sortudo de ganhar uma moeda com um valor muito alto, só que não avisava somente a mim , avisava a todos os demais , tudo porque ela tinha uma única preocupação, era eliminar qualquer chance de uma menina pedir ou aparecer em sua porta do dia primeiro do ano, imaginava ela que menina trazia muito azar. Esta anciã tinha uma série de hábitos não comuns e era por demais supersticiosa , alguns meninos até imaginavam que ela mexia com bruxarias, mas na realidade era a alma mais boa da localidade. D. Jovita que anjo bom e em meu coração neste dia primeiro do ano sinto muitas saudades !!!


Na foto meus sobrinhos(as) nos anos 70, com toda a pureza da infância.

Agora começa a perseguição a todo tipo de moeda



Tem família que gastou tudo , inclusive além do normal para passar as festas de final de ano, as vezes até se meteu em dívidas, que será de difícil solução , então a ordem a partir de já é guardar e segurar as moedas , tudo porque , os iptus, ipvas e os cartões de créditos , e também logo logo, as crianças vão para a escola e o sofrimento continua!!!
Na foto moedas antigas da latinha do Fábio.

107 temas publicados no ano passado

Temas referente ao mês de dezembro>>>Dia 31- Simpatia da Romã -Comece a fazer agora , mesmo que sejam pequenas mudanças. -Mensagens que são interessantes divulgar >>>Dia 30-As perguntas do Orkut (continuação) - Um novo amigo nas terras de Curitiba -Calendário de Carlos Drummond de Andrade >>> Dia 29 - Família tradicional de Atibaia -Prataria chinesa do tempo do Império - Um cantinho para rezar e uma receita Sander >>>Dia 28- Enya, Carlos Santana , outro Carlos e a colcha de Theodolinda.-Vidas ligadas há mais de 50 anos. -É tempo de romãs>>> Dia 27- O carro do Papai Noel de Maristela -A distribuição de presentes -Um Papai Noel justo na carreata de Atibaia>>> Dia 26-No Dia da Lembrança - O maior baile de todos os tempos.-Calegari e Corniani casais que tinham seus lugares garantidos. -Minhas melhores lembranças devo a esta guerreira >>> Dia 25 - Meu verdadeiro Papai Noel - A companheira de Papai Noel -A família do Papai Noel>>> Dia 24- A vitrolinha e a verdadeira estrela do Natal.- Na lembrança do natal as que mais empolgam!!!- Noite Feliz e sapatinho de natal para fechar a serenata. >>> Dia 23-Aos meus queridos vizinhos!!! - O aniversário de Danice Ribeiro Herreira - Acróstico do Prof.Manuel Antunes quando Prefeito Municipal. >>>Dia 22- Começa hoje o Verão, e o início da esperança!!! - Nossa receita para este final de semana!!! - Publicidade de l.968, aproveite !!! >>> Dia 21 - Rondando a madrugada em busca de imagens - Hoje aniversário da Doutora Bell Paschoal -Mensagens natalinas chegando !!! >>> Dia 20 -No dia do mecânico, um exemplo de vida.-.. -Honestidade e ética na Mecânica do Toninho - A união de Toninho e Nilce Lucy Carneiro >>> Dia 19-Amanhã é festa no lar de Clemente e Rosalina - Recado do Orkut a minha sobrinha - Mensagem de Natal de 1.985 >>>Dia 18-O sonho de ficar com a família... - Recado Orkut a minha amiga 52 - A retirada dos pontos de uma cirurgia >>> Dia 17 - Sábado de muita alegria para os funcionários do Banco do Brasil. - A confraternização dos colegas de trabalho - Um cartão de feliz aniversário >>> Dia 16 -Meu caro cunhado Walter - Hoje dia do reservista... - Mensagens chegando !!! >>> Dia 15- Como responder as perguntas do Orkut - Nossa Maravilha !!! - Nossa receita para este final de semana >>> Dia 14- Recado Orkut para professora de Informática - Sanduíche de monumentos - Homenagens ao Dr. Juvêncio Gomes Garcia >>> Dia 13- Música: Luz dos meus olhos - Hoje 13, dia do cego nossas homenagens - Outra dupla que faz muito sucesso >>> Dia 12- Mirassol agora tem Zona Azul - O começo de uma grande amizade - A melancia que lançou dúvidas >>> Dia 11-O índio pergunta: Para que cortar tanta madeira? - Hoje é seu dia Marcelo - É tempo de Maria Pretinha!!! >>> Dia 10 - Domingo que há muito tempo não tinha - Declaração Universal dos Direitos Humanos - ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS >>> Dia 9 Rádio Melodia, Represa, Basílica, Bosque, Hospital... - O diplomandos de 1.952. - Nossa receita para este final de semana >>>Dia 8 - As diplomandas de 1.952 - Nossa maravilha!!! - NÃO IMPORTA QUE... >>> Dia 7 - As 3 mães de minha vida - AS LATINHAS DE MOEDAS ANTIGAS - Fruta curiosa>>> Dia6 - O correio através dos tempos !!! - Minha dívida do dia 30 de novembro - É tempo de acerolas!!! >>> Dia 5 - Casar neste mês é mais caro - É tempo de mamão !!! - Vamos hoje orar e acender velinhas >>>Dia4- Mamãe Noel e Papai Solidário - É tempo de coquinhos !!! - Marcelo suas palavras são minhas também >>> Dia 3 - TV digital e os televizinhos - Cambuquira, invente sua receita! - Acredite se quiser !!! >>> Dia 32 - Dezembro mês das noivas - O niver de Dona Amábile - Esta jabuticabeira tem mais de cem anos >>>Dia 1- O que dar neste mês no amigo secreto ? - Uma rua chamada Augusta...- Vem ai o Extra esta chegando !!!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Simpatia da Romã


Na virada do ano, hoje, pertinho da meia-noite pegue 9 caroços de romã , embrulhe-os bem e guarde na carteira ou na bolsa . Dizem que não deixará de faltar din din , ou dinheiro o ano inteiro, faça já !!! é melhor prevenir do que remediar!!!

Comece a fazer agora , mesmo que sejam pequenas mudanças!!!



Se seu bigode tiver mais de trinta anos, tire-o
Se seu casamento vai mal ,a mais de trinta, deixe-o
Se seu amor esta contido , a mais de trinta , exploda-o
Se surgir novos amigos, recolha-os
Se nunca dançou, comece agora
Se nunca escreveu poesias,
O Ano Novo começa amanhã


Agora o texto que minha amiga Ivanilde me enviou e faço dela minhas palavras também:
A história de cada um de nós é construída com realizações durante toda nossa vida , acumulando, alegrias, otimismo, satisfação, orgulho,amizades e amor, muito amor...
Em nossas vidas, contribuímos de uma maneira geral para que todos tenham uma vida mais digna e com mais esperança, sentimos que o que mais nos une é o amor de Deus em nós, para podermos lutar por um mundo mais justo e com muita paz!!!
À todos vocês , minha família e eu desejamos que o ano de 2.008 seja com muita saúde e grandes realizações... com fraterno abraço...BRINDEMOS !!!

Mensagens que são interessantes divulgar

Paz
União
Alegrias
Esperanças
Amor.Sucesso
Realizações★Luz
Respeito★harmonia
Saúde★..solidariedade
Felicidade ★...Humildade
Confraternização ★..Pureza
Amizade ★Sabedoria★.Perdão
Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
Sinceridade★Estima★.Fraternidade
Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
Lealdade_Boa Vontade★Coragem_Vitória★Luz-!


Fala SSR!! Beleza amigo! Passei por aqui para te dizer que "A natureza dá ao homem a capacidade de transformação. Neste Natal, acenda uma luz de amor e esperança em seu coração. Fazendo a sua parte estará contribuindo por um mundo melhor.Que este Natal seja mais Feliz.. Muita Paz em 2008! Com abraço do amigo Marcelo Henrique Bózoli- Tocantins!!

Que o espírito do Natal reabasteça as nossas baterias para termos forças suficientes e assim vencer todas as batalhas que a vida vai nos apresentar no ano novo que segue ...Felicidade e Harmonia; sempre!!! Cássio Pelegrim – São Paulo

domingo, 30 de dezembro de 2007

As perguntas do Orkut (continuação)


Algum tempo atrás respondi a 9 perguntas do Orkut hoje continuarei e a próxima delas é minha visão política: Começou quando de pequeno , gurizinho, meu pai homem influente na localidade de Marapoama , oveiro da região conhecia a todos , e candidatou a vereador pelo sub-distrito de Itajobi , as reuniões na câmara distante de Marapoama tinha que ser providenciadas com a vinda do Sr. André Bandeira (taxi da época de Itajobi), ou Sr. Valdir Corniani (taxi da época de Marapoama), político ardoroso também pela luta nas reivindicações e o mais interessante é que não tinham salário , nada somente apenas múnus público , ou seja o reconhecimento pela coletividade, não é igual a hoje um monte para não fazer nada e sugam até a ultima gota de recursos do município. Bem vamos a pergunta do orkut, minhas irmãs cantarolavam a seguinte musica : “ Varre, Varre, Vassourinha,varre, varre a bandalheira , o povo já esta cansado de sofrer desta maneira, Jânio Quadros é a esperança ....”(esta musica serve para os dias atuais) e do outro lado tinha os Adhemaristas , Marapoama - Terra de Disputas escreverei muito sobre isso,e ai veio o Golpe e o esparramar de toda ideologia foi por terra , perseguições , amigo meu filho do Castro, quando sofrimento, e eu deslizando pela tangente em busca de uma vida de estudos , mais trabalhos que estudos, sai de Marapoama em 1.969, desvencilhando inconscientemente das garras da ditadura, onde todos eram culpados até prova em contrário , ai encontrei meu grande amor e me casei , e quem esta casado não tem muito tempo para fazer projeções políticas , é trabalho, mais trabalho, e quando esta de folga , descansa carregando tijolos e areia para mais um quartinho, houve então a abertura geral , ampla e irrestrita, os partidos que vieram tanto a situação e a oposição, as lideranças sindicais, mais políticas que sindicais, que mingau duro de digerir os mandantes o centrão, votou em Tancredo Neves e quem assumiu por capricho do destino foi o vice José Sarney (aquele dono do da maioria das terras do Maranhão) veio então Fernando (O Collor) o primeiro caçador de marajás, que foi caçado e cassado , assumiu então seu vice Itamar (Aquele do topete) ainda mais dois Fernando o que ficava em cima do muro, a atualmente mais duas Lulas, quantos tentáculos a nos apanhar e ainda corremos o risco do terceiro agora com Luiz Inácio o que virou Fernando, mas que se compara a Juscelino, mas minha esperança mesmo esta em uma mulher , pode ser até aquela que votei na última eleição a presidencia , aquela arretada do “psol”, tudo porque os homens já não estão dando mais contas, veja os nossos vizinhos argentinos, eles que o digam com seu exemplo.(continuação das perguntas do Orkut numa próxima oportunidade).
Foto de Jânio na sua forma caricaturada de ser...

Um novo amigo nas terras de Curitiba


Ontem, tive o primeiro contato com meu novo amigo Valmir de Souza , professor de História e de outras estórias também, musicista e meu novo cúmplice nas páginas da vidas, este o recado que enviei a ele pelo Orkut:
“Caro novo amigo Valmir , é uma enorme satisfação em te-lo como amigo, precisarei de seus préstimos , sou um humilde contador de estórias , as que vão acontecendo no nosso cotidiano, ou que aconteceram de preferência, tenho muitas dúvidas no lado histórico e vou recorrer a ti, um profundo conhecedor do assunto , li seu perfil e fiquei maravilhado pela sua ética e conduta, creio que nós nos entenderemos bem, e podemos nos aliar contra toda forma de preconceitos, sua cidade Curitiba é uma das cidades no futuro que tenho que conhecer, pela sua malha viária e ferroviária e tenho a informação que o melhor transporte urbano do Brasil esta ai, minha cidade também uma cidade bela estará a sua inteira disposição o dia que quiser conhecer será um prazer em ser seu anfitrião,portanto fica desde já a afabilidade deste amigo!!! Um ano novo muito próspero e dias melhores prá sempre!!!”.
Na foto Valmir infernizando seus alunos(as), ele professor de História com senso crítico e sutíl.

Calendário de Carlos Drummond de Andrade



"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome deano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.Aí entra o milagre da renovaçãoe tudo começa outra vez, com outronúmero e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"
Texto enviado a mim por Ivanilde Bozoli Paschoal , bem na hora e dia oportuno...