sábado, 19 de janeiro de 2008

Ainda as perguntas do Orkut?



Minha namorada, e eu com a boca torta de tanto fumar cachimbo na fonte Sonia em foto de novembro de 1971
Dias atrás respondi mais uma parte de perguntas que o Orkut elabora e a de hoje é a :
Pergunta 14: Fumo
Na minha infância desde que me lembro , fumava os pequenos talinhos curtos de ramas de xuxú, ela que é toda furadinha dava um efeito de fumador com tanta fumaça, depois na escola tinha os Saratogas, Mistura Fina e mais os bitúcas dos coleguinhas. De adolescente comecei a fumar os cigarros de caixinha , tinha até importados para impressionar as moças, e quando estava em casa fazia uns cigarrinhos de palha, palha fina vinda do Sitio da Baixada Seca do paiol do tio Nujio ou do tio Miro.Depois de casado fumava Continental com filtro no trabalho e em casa a mesma marca mas sem filtro e aos finais de semana usava cachiimbo com fumos diversos e também o chocolatado.
Meu Deus quanta ignorância tínhamos , felizmente freqüentando cultos de uma igreja , obtive a Graça em 1980 e desde lá nunca mais fui vitima deste terrível vício. Felizmente hoje, graças a mídia e pressões vindas da Saúde, nossas crianças e jovens estão mais protegidos, o mal é que surgiram novos vicíos e novas drogas que tanto aniquilam os dependentes e sua família.

Pilates um novo estilo de vida






















Matéria extraída de uma revista dessas de supermercado, na seção antena várias matéria interessantes , separei esta para você. Bem original!!!

Tatuados seremos para sempre!!!


No mês passado me enviaram esta linda poesia de Silvia Schmidt, achei lindo o gesto de quem mandou, e aproveitei para fazer uma montagem rústica. Confiram!!!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Mensagem aos meus amigos (as) !!!



Ontem quase 19 horas , vi um espetáculo que há muito não via, um arco-íris, em todo o seu esplendor, e para aproveitar a foto inseri uma mensagem . Espero que meus amigos(as) gostem do resultado. Confiram!!!

Livro de poemas de meu amigo Zêqui Elias



















O poema do meu amigo Zêqui Elias poeta, colaborador de artigos de jornais, muito conhecido em Campus da Unesp principalmente em São Jose do Rio Preto,este poema foi estraido do livro com o mesmo nome. Uma bela obra !!!






Receita para este final de semana




quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Um novo amigo além da linha geográfica do Brasil






















Fernando Yepes em sua primeira viagem ao Rio de Janeiro,visita o Monumento ao Cristo Redentor em 2006
Ontem para minha satisfação, um novo amigo foi adicionado pelo Orkut, ele é do Equador país que tenho um enorme respeito pela receptividade daquele povo, meu novo amigo é Fernando Yepes , é um excelente profissional , que atualmente trabalha para o governo , é assessor do Ministro do Trabalho e Emprego em Quito, onde reside atualmente.

Tem uma filha de 21 anos que estuda Informática , na Universidade de Guayaquil e vive em família com sua sobrinha, nasceu em Machala também no Equador adora viajar, fazer amigos,crianças, e curtir a natureza, gosta dos esporte os mesmo dos brasileiros: futebol, voley de praia e dar boas raquetadas.

Nas suas atividades é Consultor de Comunicação Social e Imagem Corporativa,seu inseparável livro é a Bíblia, gosta de musica romântica, na TV só os esportes, e filmes ligados a documentários, cozinha como todo bom equatoriano adora mariscos.
A este novo amigo , além da linha geográfica brasileira, um grande abraço. Seja Benvindo!!!

Mais um aniversariante...



Dia 17/01 é aniversário de Rogério Pessoa (Em azul), profissional do Banco do Brasil que hoje esta na Agência de Olímpia... Grande abraço e muita felicidade neste 2008...

Nossas igrejas


Hoje vou mostrar a Igreja Batista aqui em São Jose do Rio Preto-SP, situada no Parque Industrial levou um bom tempo a ser construída, mas valeu a pena. È muito linda mesmo essa igreja.
Confiram!!!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dia especial na casa dos Aborian Gonçalves



As duas tias lindas, tia Anália a esquerda e a mais Linda a tia da direita
Hoje é um dia muito especial em Marapoama na casa dos Aborians Gonçalves em virtude de que uma das inseparáveis tias , a tia Anália essa pessoa que me conhece desde meu gatinhar está completando mais um aninho, que maravilha seus olhos serem testemunhas de tantas passagens , belezas , e ver o crescimento de todas famílias Marapoamenses. Quando menino me lembro que no fundo do vosso quintal embaixo de um grande pé de manga rosa , ia eu com um pequeno enxadão para retirar minhocas para com a Clodina pescar , e via D.Anália e tia de todos nós recolhendo os ovos espalhados e distantes naquele quintal enorme . Mas o deve salientar é a união das tias , certa vez brincando de pique- salvas, correndo em direção ao poste, tropecei e bati com a face e o derramamento de sangue foi imediato, em meu socorro imediato vieram essas maravilhosas tias e fizeram toda limpeza e me acalmaram dizendo que não era nada, somente para não dar a entender o meu sofrimento de ficar com o rosto desfigurado , portanto tenho um agradecimento enorme a elas e a sua família . As primeiras comidas árabes que conheci vieram das mãos generosas , e sempre estendidas das tias de todos nos, inclusive no Grupo Escolar Prof Bento de Siqueira a tia Linda sempre me vigiou como se fosse seu filho. O leitor irá notar que falo de uma,hora falo de outra , é que na realidade essas tias são inseparáveis. Tia Anália parabéns pelo aniversário, Tia Linda parabéns pelo seu zelo, foi uma benção enorme terem vocês na minha vida.

Meu caro amigo locutor



Laércio Siqueira com seu maior tesouro, o seu filho Lucas
Outro dia no Wall Mart pelo sistema de som, ouvi uma voz conhecida dizendo “Promoção Relâmpago” já sabia de quem se tratava, meu amigo de um bom tempo, desde quando exercia serviços de locução em um supermercado por nome Champion de 10 anos atrás, corri até a gôndola da promoção e quando me viu falou em alto e bom som “Venham, rápido nesta promoção que meu amigo Sidinei esta chegando e não vai sobrar nada prá ninguém” seu nome Laércio Siqueira sempre em tom de brincadeira, contei da página que venho produzindo com a a Judá dos amigos, documentando fotos e passagens engraçadas da infância. Na minha espinha dorsal de amigos tenho um especialista em cada área , estava faltando um locutor de radio aqui em Rio Preto, porque em São Paulo já tenho um sobrinho que vem fazendo um grande sucesso, graças ao ensinamento da extinta equipe de Fiore Juliotte(in memorium) aquele do “abrem -se as cortinas do espetáculo”, quantos jogos narrou este locutor , quantas memórias lindas produziu.
Laércio Siqueira sempre na produção radialista, conta com vários programas , tem um até que sua voz ecooa em Sorocaba me parece, transmitindo futebol e fazendo comentários, mas para mim no momento o mais importante é que estamos mais próximos, e que nossa amizade se consolida cada vez mais. Grato amigo pela suas considerações, e vamos em frente nos Orkuts da vida.

Lampejo de pensamento de minhas poetizas (1)



Este pensamento foi me dado por uma poetiza M.A.E., como um rascunho a ser desenvolvido, achei interessante e resolvi inserir em uma foto de igual beleza. Confiram!!!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Uma linda lutadora em auxilio aos enfermos.


Esta menina recebendo sua primeira comunhão aos 10 anos de idade é nada mais que minha linda prima Maria
Ontem comentei a respeito da enfermidade quando entra na casa das pessoas e desorganiza todo o tecido familiar, mas hoje vou enfocar esta mulher que está ligada a Saúde desde os tempos em que prestava serviços a comunidade de Urupes-SP, através do Centro de Saúde e se tornar a primeira secretária de saúde do município e posteriormente dada a sua competência e para nossa felicidade foi transferida para a nossa querida cidade de São José do Rio Preto-SP onde por muitos anos desenvolveu suas atividades nos departamentos do antigo ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), hoje NGA60 (Nùcleo de Gestão Assistencial) e graças a suas intervenções quando da doença de minha esposa , com os remédios de alto custo, que só o governo do estado poderia assumir e através das suas informações, tirou um peso enorme de meus ombros, é uma pessoa reconhecida até hoje pelos seus méritos e deixou bastante saudades aos colegas de trabalho, daqueles departamentos.

Atualmente esta no GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) está envolvida com novos desafios e em suas planilhas, doenças que eram do passado voltam a infernizar pacientes com pouca imunidade e os com maiores riscos são os da comunidade carcerária uma vez que o contato humano e a falta de sanidade é maior, doença como a tuberculose esta a dizimar pacientes e colocando a família em angústia e desesperança.

Maria Aparecida Errera é filha de José Errera e de Margarida Gonçalves Nujio hoje Errera, nasceu no Sitio da Baixada Seca em Marapoama-SP aos l4 de Janeiro de 1.950, e por coincidência e conspiração dos céus, nasce no dia dos enfermos, mas a sua luta ainda esta longe de terminar em auxilio de pacientes e enfermidades que assolam toda a família. Querida prima meus parabéns , mesmo em atraso pela passagem de seu aniversário.

Bressans em muita alegria e festa


Halana em uma boa esticada de braço, com sua câmera registra seu maior bem e também a maior riqueza, o avô Toninho (Antonio Bressan)
Hoje é um dia muito especial para a família Bressan, tudo porque a Halana Bressan completa mais um aniversário, e é com grande satisfação que publico esta pequena nota , uma vez que além de ser parente é também a minha amiga do Orkut, ela é filha de Ana Claudia Bressan , que é filha de Assumpção Gonçalves Bressan conhecida mais como Bebé , apelido que nosso tio Joaquim Moreira da Silva (in memórium) deu a ela de bebê, como bom descendente de portugueses enfatizou o” é”, e esse apelido perdura até hoje, tanto que a maioria de seus amigos desconhecem seu nome. A Halana hoje reside na cidade de Catanduva-SP, e é uma das promessas no jornalismo e na fotografia. A ela nossos parabéns e nosso próximo encontro será no sitio da Baixada Seca em Marapoama-SP, quando as pitáias estiverem maduras.

Curiosidades na troca de letras e números !!!

No mês passado dois amigos do Orkut , Marcelo Henrique e Éder Sambrano me enviaram estes curiosos textos com as letras embaralhadas nas palavras, não sei de quem é a autoria me desculpe o autor, se alguém souber , por favor me comunique que farei o devido registro

O nosso cérebro é doido !!!

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

AGORA, fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito....

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4B3N5!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Quanta dor, hoje dia dos enfermos





Virginea Ortega Prado e depois Ribeiro com apenas um aninho de vida


Um tema delicado de se tratar, afinal toda família esta sujeita de uma hora para outra, ou alguém se sua afinidade passar pelos transtornos das enfermidades, eu por exemplo até o ano 0de 1994, vivíamos em um ciclo perfeito na vida, mas ai minha esposa Virginea Ortega Ribeiro (in memorium) , começou a sentir disritmias cardíacas, levei a vários médicos ligados a cardiologia , e em todos os exames o coração não apresentava nenhum problema.

A maratona continuava de médicos em médicos, e um dia um cardiologista famoso na cidade, constatou leve sua esposa a IUN (Instituto de Urologia e Nefrologia), aqui mesmo de São José do Rio Preto-SP, que seu problema é renal, ou seja o rim esta mandando sinais, e esta descontrolando o coração e demais órgãos, mas como um rim pode causar tanta transformação em um ser humano saudável , até com excessos de gordura em uma pessoa magra, esquelética e até de causar impressões como se fosse aidética.
Feito exames e constatado pelo Instituto a pressão alta e a demora no diagnóstico , houve perda total dos rins, ou seja o órgão não filtrava mais e começou um processo chamado hemodiálise, meu Deus quanto sofrimento , em ver pessoas todas ligadas aqueles equipamento durante 4 ou 5 horas, as recomendações é que se evitasse beber água ,sucos, ou seja líquidos, para não dificultar o quadro de saúde do paciente, conheci pacientes que a veia do braço era uma protuberância enorme difícil até de se disfarçar, o dia da Hemo como chamam ,vinha e creio que ainda venha pacientes até do Mato Grosso do Sul, de lugares a mais de 400 Kms, o dia era dedicado somente a neutralizar o efeito da enfermidade, somente quem tem um enfermo na família é que pode avaliar a dor dos seus e demais.

Transplante, a melhor solução






Virginea agachada e suas amigas de trabalho, em uma estância por nome de fonte Sônia...





Então entrou a chamada fila de espera, acho que tem gente até hoje esperando por um órgão como a solução de se resolver a sua deficiência, seu tipo sanguíneo era raro e no dia que uma paciente era brindada com um novo órgão de um moço motoqueiro creio eu , que teve morte encefálica e o orgão ficou a disposição na Beneficência Portuguesa, na hora de assinar todos os papeis e ver todos os riscos ,uma mulher que fazia Hemo a nove anos desistiu, entrou então a próxima da lista e com urgência minha esposa, ligaram em casa e por orientação medica eu usava bip ( bipper ou Pager em inglês) e fui acionado imediatamente, neste tempo estava desenvolvendo trabalhos em um Jornal chamado A Folha de Rio Preto, em poucos minutos estava em casa e a levei ate o hospital citado.

O transplante foi um enorme sucesso e motivo de jubilo a toda equipe tudo porque transcorreu além das expectativas deles por um novo critério, que eles não explicam a nós de forma simples, usam nomes que só encabulam a gente. Dr. Horácio responsável pelo Instituto por varias vezes em visitas exclamava: “D. Virginea a senhora ganhou o prêmio da loteria sozinha”, e ela ainda ficou quase 1 mês em observação, só que agora bebia água como se estivesse em um deserto , todo copo era uma benção e tinha seus agradecimentos , orações e rezas inclusive para o doador, afinal um ser humano se foi e continuou com um órgão seu a beneficiar outra pessoa.
E a vida voltou ao normal , agora com mais selo, mais reflexões , mas como é difícil suportar a enfermidade, onde toda família se empenha com todas as suas forças. ( haverá continuação em uma outra oportunidade desta página , porque a enfermidade nunca deu tréguas).

Canto do coração e da saudade!!!


domingo, 13 de janeiro de 2008

Animais inesquecíveis nas décadas de 50 e 60


Na foto primo João Gonçalves Nujo com boi de canga

que marcou época no sitio Baixada Seca.


Segredo e Barrozo dois bois de canga que o Sitio da Baixada Seca de propriedade de Joaquim Gonçalves Nujo(in memorium) possuía para sulcar e arar as terras e muitas outras atividades e também para levar os tambores de leite até a estrada que liga Marapoama e Eliziario, para o Sr. Miguel o leiteiro de Catanduva . Rolete o burro que Marapoama-SP possuia , fazia um esforço danado no recolhimento de entulhos e lixo da localidade,e de outras tantas atividades, o burro ensinado por Leôncio de Carvalho(in memorium), morreu de um tremendo ataque , onde agonizava com as pernas para cima , chocando crianças que naquele dia não queriam nem ir a escola, devido a afetividade que tinham com aquele animal. Grauna esta égua mais conhecida que muitos políticos em Marapoama-SP, diariamente percorria toda região, tinha sempre uma linha diferente onde a charrete era sempre solicitada , graúna e sua charrete, sob o comando de meu pai Jonatino Caetano Ribeiro(in memorium) vereador e o oveiro que em sua luta diária em busca de aves e ovos e seu comercio muito fez pelo seu sub-distrito de Itajobi.

Hoje tem festa na casa do Waldomiro e Danice


Hoje em Catanduva-SP, no lar de Waldomiro e Danice Ribeiro Herreira ,esta em festa tudo porque sua nora Giorgia Miqueluti Herrera, colheu ontem mais uma flor na existência da vida , ela que é casada com Julio Cesar Herreira Ribeiro , moradores na nossa querida São José do Rio Preto-SP. Sua filha a pequena Laura esta radiante afinal a comemoração será na casa dos avós. A ela nossos parabéns, desta nova idade que se inicia.

Mensagem no Orkut para todos
















A partir de hoje criarei mais um canal de comunicação com meu pessoal do Orkut, e a idéia é divulgar minha cidade São José do Rio Preto para que todos conheçam esta maravilha de cidade. Na foto o por do sol entre os entroncamentos da rodovia que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo e a que vai sentido Brasília, deu um efeito muito bonito dando a impressão que as chamas estão consumindo o início do nome da cidade, e junto um texto com uma mensagem.