sábado, 9 de agosto de 2008

Hoje 9 de agosto, Dia Internacional das Populações Indígenas















Hoje, celebramos a existência, a diversidade e as realizações dos povos indígenas do mundo. Saudamos a luta que travam para preservar as suas culturas, proteger as suas terras e combater a discriminação. Prestamos homenagem àqueles que, sem renunciar à sua identidade, encontram um equilíbrio entre as suas tradições ancestrais e a vida moderna, num mundo em rápida transformação. E recordamos que as populações indígenas continuam a estar ameaçadas. Os seus sistemas de valores, as suas culturas e as suas maneiras de viver correm o risco de desaparecer e a sua própria existência está em perigo. Foi no dia 9 de Agosto de 1982 que o Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas se reuniu pela primeira vez. Desde então, numerosos acontecimentos deram às questões relacionadas com as populações indígenas uma maior visibilidade. Depois do Ano Internacional das Populações Indígenas, celebrado em 1993, a Assembléia Geral proclamou a Década Internacional das Populações Indígenas, com início em 1995. A Comissão dos Direitos Humanos trabalha, atualmente, num projeto de declaração sobre a proteção dos direitos dos povos indígenas e nomeou um relator especial encarregado de analisar a situação neste domínio. Mais recentemente, a criação do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas deu aos povos indígenas umlugar na ONU. Este mecanismo, que visa reforçar as parcerias entre os povos indígenas, os Estados Membros e os organismos das Nações Unidas, deve permitir-nos transformar o lema da década -- "Parceria na Ação" -- numa realidade em matéria de desenvolvimento econômico e social, bem como no domínio do ambiente, da saúde, da educação, da cultura e dos direitos humanos. A riqueza da humanidade é a sua diversidade. Os povos indígenas fazem parte integrante da grande família humana. Têm muito de que se orgulhar e muito que ensinar aos outros membros dessa família. A proteção e promoção dos seus direitos e culturas revestem-se de uma importância fundamental para todos os Estados e todos os povos. (9 de Agosto de 2003 - Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal).

Camilo Roberto do Carmo Fernandes Costa e seu filho Ariel



Em homenagem ao Dia dos Pais nosso registro é para este caro amigo de várias décadas, Camilo um dos maiores conhecedores de turismo no Brasil, aqui na foto com seu filho Ariel Evídio Fernandes Costa.

Antonio Lopes dos Santos, Carlos Gabriel de Figueiredo, Jurandir Pedro de Freitas, Márcio Sansão e Odécio Visintin Rossafa Garcia













































Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São Jose do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

71 anos de Dustin Lee Hoffman





















Dustin Lee Hoffman (Los Angeles, 8 de agosto de 1937) é um ator estadunidense. Após uma carreira no teatro, alcançou a fama no cinema ao protagonizar o filme The Graduate (no Brasil, A primeira noite de um homem), de 1967, ao lado de Anne Bancroft. Depois desse sucesso, estrelou outros filmes famosos nos anos 70, como Midnight Cowboy, Little Big Man, Papillon e All the President's Men. Mais recentemente, brilhou com Tootsie e Kramer vs. Kramer. A atuação no drama Rain Man, de 1988, como o irmão autista de Charlie, interpretado por Tom Cruise), lhe valeu o segundo Óscar de melhor ator. Trabalhou em outros dramas e filmes de ação, como Confidence e Runaway Jury, ambos de 2003; e comédias, como Meet the Fockers, de 2004. É grande amigo de Gene Hackman, com quem morou antes de ambos ficarem famosos. Foi dublado no Brasil por Newton da Matta.


8horas, 8minutos, 8segundos, dia 8, mês 8 de 2008, dizem os chineses que é para dar sorte



































Hoje com início das Olimpíadas de Pequim, com a preocupação geral de todos os caminhos irem em sentido a China, poderia colocar 800, 80 mas como a numerologia de hoje é 8, estou publicando 8 preceitos que podem te ligar a tranqüilidade ou felicidade, que Sua Santidade Dalai-Lama em seu livro O Caminho da Tranquilidade recomenda.

Achiles Abelaira, Alberto José Ismael, Élcio Sfair, Fuad Mimessi, Valéria Garcia Pereira Gimeno, José F. de Oliveira e Edwil Francisco Valzaqui Junior
























































































Como tudo hoje é o alinhanhamento do 8, escolhi 8 aniversariantes do dia que recolhi do livro “Quem faz História em São José do Rio Preto.



quinta-feira, 7 de agosto de 2008

66 anos de Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, o nosso Caetano Veloso




Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um músico brasileiro. Nascido na Bahia, é o quinto dos oito filhos de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios falecido em 13 de dezembro de 1983 aos 82 anos, e Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô), nascida em 16 de setembro de 1907. Ele escolheu o nome da irmã, inspirado em uma canção famosa da época (18 de junho de 1946) na voz do cantor Nélson Gonçalves, Maria Bethânia, do compositor Capiba. Na infância, foi fortemente influenciado por arte, música, desenho e pintura; as maiores influências musicais desta época foram alguns cantores em voga na época, como "o rei do baião" Luiz Gonzaga, e músicas de maior apelo regional, como sambas de roda e pontos de macumba. Em 1956 freqüentou o auditório da Rádio Nacional, na capital fluminense, que contava com apresentações dos maiores ídolos musicais brasileiros. Em 1960 mudou-se para Salvador, onde aprendeu a tocar violão. Apresentou-se em bares e casas noturnas de espetáculos. Nesta época, o interesse por música se intensificou. Iniciou a carreira interpretando canções de bossa nova. Recebendo a influência de João Gilberto, um dos ícones e fundadores do movimento, em seguida ajudou a criar um estilo musical que ficou conhecido como MPB (música popular brasileira), deslocando o melodia pop na direção de um ativismo político e de conscientização social. O nome ficou então associado ao movimento hippie do final dos anos 60 e às canções do movimento da Tropicália. Trabalhou como crítico cinematográfico no jornal Diário de Notícias, dirigido pelo diretor e conterrâneo Glauber Rocha. A obra adquiriu um contorno pesadamente engajado e intelectualista e o artista firmava-se sendo respeitado e ouvido pela mídia e pela crítica especializada. Participou na juventude de espetáculos semi-amadores ao lado de Tom Zé, da irmã Maria Bethânia e do parceiro Gilberto Gil, integrando o elenco de Nós por exemplo, Mora na filosofia e Nova bossa velha, velha bossa nova em 1964. O primeiro trabalho musical foi uma trilha sonora para a peça teatral Boca de ouro, do escritor Nelson Rodrigues, do qual Bethânia participou em 1963, e também escreveu a trilha da peça A exceção e a regra, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, dirigido por Álvaro Guimarães, na mesma época em que ingressou na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. (Este texto extraido da Wikipédia é uma pequena menção de sua biografia, pesquize mais sobre este cantor e músico brasileiro e terás muitas surpresas de seus feitos.)

O aniversário do Mirassolense Odair da Silva



Em pleno ConstruWeek um estande me chamou atenção, principalmente aquele moveis artesanais e as cadeiras que ainda lembram o tempinho da vovó, este estande é da família Silva , muito tradicional na nossa querida cidade de Mirassol SP, sob o comando do Odair ou Silva o nosso aniversariante do dia. Parabéns e congratulações.

Albertina Alves Baptista, Aluísio Cherubini, Carlos de Freitas, Filemon Amélio de Menezes e João Rondon de Camargo





















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jorge Leal Amado de Faria, 7 anos de saudades


Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912Salvador, 6 de agosto de 2001) é um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Existem dúvidas sobre o exato local de nascimento de Jorge Amado. Alguns biógrafos indicam que o seu nascimento se deu na Fazenda Auricídia, à época município de Ilhéus. Mais tarde as terras da fazenda Auricídia ficaram no atual município de Itajuípe, com a emancipação do distrito ilheense de Pirangy. Entretanto, é certo que Jorge Amado foi registrado no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna. Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos. Era adepto ao candomblé, religião na qual exercia o posto de honra de Obá de Xangô no Ilê Opó Afonjá, do qual muito se orgulhava. Amigos que Jorge Amado prezava no candomblé as mães-de-santo Mãe Aninha, Mãe Senhora, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Stella de Oxóssi, Olga de Alaketu, Mãe Mirinha do Portão, Mãe Cleusa Millet, Mãe Carmem e o pai-de-santo Luís da Muriçoca. Como Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, é representante do modernismo regionalista (segunda geração do modernismo). No ano seguinte ao de seu nascimento, uma epidemia de varíola obriga a família a deixar a fazenda e se estabelecer em Ilhéus, onde viveu a maior parte da infância, que lhe serviu de inspiração para vários romances. Foi para o Rio de Janeiro, então capital da república, para estudar na Faculdade de Direito da então Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a década de 1930, a faculdade era um pólo de discussões políticas e de arte, tendo ali travado seus primeiros contatos com o movimento comunista organizado. Foi jornalista, e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos de sua geração. São temas constantes em suas obras os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro - contribuindo assim para a divulgação deste aspecto de nossa gente. Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que lhe rendeu fortes pressões políticas. Era casado com Zélia Gattai, também escritora, e quem o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Com ela teve dois filhos: João Jorge, sociólogo, e Paloma. Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros. Na década de 1990, porém, viveu forte tensão e expectativa de um grande baque nas economias pessoais, com a falência do Banco Econômico, onde tinha suas economias. Não chegou porém a perder suas economias, já que o banco acabou socorrido pelo Proer, controvertido programa governamental de auxílio a instituições financeiras em dificuldades. O drama pessoal de Jorge Amado chegou a ser utilizado pelo lobby que defendia a intervenção no banco, para garantir os ativos dos seus correntistas.

Amodoro-te