sábado, 27 de setembro de 2008

Hoje 10 anos de Criação do maior site de busca









Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, o Google Search. O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações. O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web. A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex. Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome. ( A matéria continua no site de busca...)









PARABÉNS E CONGRATULAÇÕES !!!

Tributo a Paulo Freire por Juarês Alencar Pereira


A semana passada no dia 19 publiquei a biografia, deste educador Paulo Reglus Neves Freire que nasceu no Recife, em 19 de setembro de 1921 e faleceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de maio de 1997. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Leia abaixo o cordel de nosso querido amigo de Colinas no Tocantins.




















Aimar Matarazzo Ribeiro, Edinaldo Nascimento e Erotilde Goreti Pezatti








Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Clenira Grassatto Sarkis, a força e a voz da mulher em nossa cidade


Hoje aniversaria esta mulher e profissional espetacular, Clenira uma das vozes mais conhecida da cidade e hoje extremamente ligada a cultura, e na foto vemos Clenira em um momento de descontração junto com nosso amigo Valdeci Pedro Ganga na montagem da Bienal do Livro, parabéns pela passagem de seu niver e congratulações pelos feitos a nossa querida Rio Preto e abaixo segue sua biografia.


Alcides Rozani, Munir Nagib Karan, Pedro Castro Martins Filho e Alfredo Theodoro Souza (Alfredinho)


Natureza Morta de Alcides Rozani – óleo sobre tela 80 x 60 cms uma de suas telas expostas em nossa Pinacoteca na Secretaria Municipal de Cultura.
































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Alfredinho em “A História de Catanduva de A a Z”.


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O casamento de Francisco dos Santos e Anna Eufrozina da Silva e a união das vozes mais bonitas do Brasil



Hoje aniversário de casamento de Francisco e Anna, Francisco que nasceu em 20 de abril de 1919 na querida cidade de Araraquara SP e Anna que nasceu em 28 de março de 1923 na cidade de Araras SP, o casamento foi em 25 de setembro de 1941 em Araras mesmo e em Regime de Comunhão de Bens. Hoje em homenagem ao Dia da Radiodifusão, este casal foi o que mais embalou as mentes e corações brasileiros, pelas ondas sonoras com suas músicas e seus timbres vocais inigualáveis e se apresentando em todas as cidades e circos do Brasil. Este casal que com muita saudades e lágrimas lembro, é simplesmente Cascatinha & Inhana.

O aniversário do Cantador , Poeta, Jogador e Engenheiro Antonio Carlos Aboriham Gonçalves




Toninho como todos nós Marapoamenses conhecemos, nasceu no Sub-distrito de Itajobi, a pequena Marapuama, hoje Municipio de Marapoama, é formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, trabalhou por mais de 20 anos no ramo metalúrgico, tem vários livros publicados de sua área e inúmeros trabalhos sobre Qualidade Total e ISO 9000. Desde abril de 1993 está com sua família a frente da Disq Piscina Com. Ltda., segundo ele diz com a Graças de Deus , sua empresa iniciada com os “meninos” (Zeca e Carlos) em 10m2 em Santa Barbara d’ Oeste é hoje uma das maiores no ramo no Brasil. Toninho se considera um sujeito afortunado , pois vem de uma família simples e unida, que sempre teve o amor como paradigma, a honestidade como regra de vida e a perseguição dos sonhos como objetivo, através da cultura, que era sem dúvida o nosso difícil , porém mais curto e seguro caminho para ser feliz, e formou com sua esposa Nicinha uma família igualmente abençoada, de princípios igualmente grandiosos, um precioso clã de quem muito se orgulha. Toninho é extremamente preocupado com os que ama, adora reuniões familiares e procura com obstinação cada vez mais ser o primeiro como família, e mestre da difícil arte de ser amigo e companheiro. Apesar de sua formação em exatas, sempre gosta de escrever, e reconhece que tem um temperamento as vezes reservado e sereno, e embora não possa parecer, tem mania de perfeição, e se cobra muito e as sofre muito por isso , acredita ser uma pessoa bastante sensível e observador das coisas simples da vida, com isso consegue colocar no papel muitos de seus pensamentos e musicar, com simplicidade, alguns de seus nobres sentimentos. Toninho em sua modéstia diz que não é músico e muito menos cantor, entretanto foi estimulado pela família e por alguns amigos que ouviram e gostaram de suas manifestações e encontrou na HDS (do amigo Santo Pavanelli) e nesse talento que é o maestro Lello Bitencourt, o “porto seguro”, a “ pedra de toque” para que seu CD ou trabalho pudesse ser realizado. Toninho reconhece que canta melhor no banheiro, na intimidade de seu quarto ou no recôndito aconchegante de uns poucos e que o estúdio as vezes o assusta e se inibe, sobretudo pelo amadorismo como diz ele, por timidêz ou por tolice , é este CD que esta acima desta matéria que saiu diz ele aos poucos , picado, mascado entre seus raros momentos de folga , criados, forjados e na correria do dia–a-dia. O pessoal de sua casa gostou, seus amigos da gravadora (Santo , Lello e Roma) e este blogista também. Dizem ser uma ”preciosidade”, eu endosso , caro poeta. Toninho parabéns pelo seu aniversário e congratulações por tudo, e realmente quem ganha o presente somos nós todos Marapoamenses em ter em suas lindas canções e toadas, a essência do jeito caipira de ser.

Antônio Roberto Bozolla, Domingos Simon, Regina Helena Morganti Fornari Chueire , Pedro Banhos e Frederico Pavani














Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro de história de suas cidades, Antonio Roberto, Domingos e Regina em “Quem Faz História em São Jose do Rio Preto” e Pedro e Frederico em “ A História de Catanduva de A a Z”.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Marciana Gomes Lopes colhe mais uma flor em plena primavera



Hoje nossa querida amiga Marciana completa mais um aniversário, ela que nasceu na estação mais bonita do ano, a fila de abraços e beijos será bem longa na Biblioteca Municipal, desta excelente diretora que com muito profissionalismo e simplicidade, atende a todos com muita cortesia e sempre com um largo sorriso. Parabéns pela passagem de seu niver e congratulações por tudo que Marciana representa para nossa querida cidade.



Aparecido Luiz Vinhático de Carvalho, Douglas Altamiro Consolo, José Carlos de Lima Bueno, Odécio Padovez e Rodolfo Luiz Taddei Barbosa















































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Paula Heleonora Caparroz Fecchi Galbiatti, José Ernesto Martins, Aurélio Nardini e Maria Helena Quaiti Rodrigues











Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Raymond Charles Robinson, Ray Charles o gênio da música negra americana



Ray Charles (Albany, 23 de Setembro de 1930Los Angeles, 10 de Junho de 2004) foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador interpréte de R&B. Seu nome de nascimento era Raymond Charles Robinson, mas ele encurtou-o quando entrou na indústria do entretenimento para evitar confusão com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson. Considerado um dos maiores gênios da música negra americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B. Cego aos sete anos de idade em razão de um glaucoma e órfão na adolescência, Ray Charles iniciou sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo R & B. Quando o rock & roll estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou sucessos como "I got woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about you", "What I'd say", "Litle girl of Mine" ,"Hit The Road Jack", entre outros, reunindo elementos de R & B e gospel nas músicas de uma forma que abriram caminho para a soul music dos anos 60, e tornando-o um astro reverenciado do pop negro. A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico: flertou com o jazz, gravou baladas românticas chorosas e standards da canção americana. Entre seus sucessos históricos desta fase estão canções como "Unchain my heart", "Ruby", "Cry me a river", "Georgia on my mind" e baladas country tais como "Sweet memories", e seu maior sucesso comercial, "I can't stop loving you", de 1962. Apesar de problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas, não importando as músicas que cantasse. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida e mais do que nos últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado. Um notório mulherengo, Ray Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze crianças com sete diferentes mulheres. Sua primeira esposa foi Eileen Williams (casado em 1951, divorciado em 1952) deu-lhe um filho. Outros três filhos são de seu segundo casamento, em 1955, com Della Beatrice Howard (divorciaram-se em 1977). O filme Ray, de 2004, interpretado por Jamie Foxx (vencedor do Oscar, pelo papel) conta a vida do músico, partindo do momento em que deixa sua casa em direção a Seattle, para tentar a carreira profissional, até o sucesso e o vício da heroína e sua luta para se livrar dela, intercalando inumeros flash-backs, onde o protagonista relembra os conselhos de sua mãe e momentos de sua infância, quando perdeu seu irmão (que morreu afogado) e quando ficou cego.

Aluyzio de Mendonça Costa, Aniloel Alves Nazareth, Bruno Tinasse Focchi, Carlos Eduardo Souza, Didier Pires da Silva,Jorge Assad Caran









































Personalidades aniversariante no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.