sábado, 4 de outubro de 2008

Francesco Bernardone, São Francisco de Assis santo patrono dos animais

São Francisco de Assis nascido Francesco Bernardone, (Assis, 26 de setembro de 11813 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica. Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

CARTA AOS GOVERNANTES
São Francisco escreveu:

A todos os podestás, cônsules, juizes e regentes no mundo inteiro, e a todos quantos receberem esta carta, Frei Francisco, mísero e pequenino servo no Senhor, deseja saúde e paz.
Considerai e vede que "se aproxima o dia da morte"(Gn 47,29). Peço-vos, pois, com todo o respeito de que sou capaz que, no meio dos cuidados e solicitudes que tendes neste século, não esqueçais o Senhor nem vos afasteis dos seus mandamentos. Pois todos aqueles que o deixam cair no esquecimento e "se afastam dos seus mandamentos" são amaldiçoados (Sl 118,21) e serão por Ele "entregues ao esquecimento" (Ez 33,13). E quando chegar o dia da morte, "tudo o que entendiam possuir ser-lhe-á tirado" (Lc 8,18). E quanto mais sábios e poderosos houverem sido neste mundo, tanto maiopulta "tormentos padecerão no inferno" (Sb 6,7).
Por isso aconselho-vos encarecidamente, meus senhores, que deixeis de lado todos os cuidados e solicitudes e recebais com amor o santíssimo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ocasião de sua santa memória. Diante do povo que vos foi confiado, prestai ao Senhor este testemunho público de veneração: todas as tardes mandai proclamar por um pregoeiro, ou anunciai por algum sinal, que todo povo deverá render graças e louvores ao Senhor Deus Todo-Poderoso. E se não o fizerdes, sabei que havei de dar conta perante vosso Senhor Jesus Cristo no dia do juízo.
Os que levarem consigo este escrito e o observarem saibam que serão abençoados por Deus nosso Senhor.

Aparecido João Faloppa, Carlos Henrique Oliveira, Carmo Turano, Isilda Frata Massimo, Maria Dalva da Silva Pagotto e Wilson Buzini Paternost















































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página..

Geraldo Henrique Corrêa, Hélio Sérgio Pellegrino Junior e Boris Steinbruch.










Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.



sexta-feira, 3 de outubro de 2008

José Ramalho Neto, ou Zé Ramalho e seu ”caldeirão musical”





Zé Ramalho, nome artístico de José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz, Paraíba, 3 de outubro de 1949) é um cantor e compositor brasileiro.
O cantor, com sua voz cavernosa, tem uma maneira própria de compor e cantar, misturando ritmos e tendências diversas.
Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Golden Boys), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e Alex Luiz e principalmente Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas. Esta variedade, que para muitos torna o seu trabalho atemporal, pode ser considerada uma das principais responsáveis pela conquista de diversas gerações.
Tem seis filhos: Cristhian (1974), Antônio Wilson (1978), João (1979), Maria (1981), José (1992) e Linda (1995).
E uma neta, Ester, nascida em 1999 (filha de Maria). ( A caricatura abaixo é de nosso querido chargista Rio-Pretense Lézio Junior).

Aristides Agrelli Filho, Cândido Brasil Estrela e Jesus Vilanova Vidal

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Adélia Carolina Manfrin Casseb, Fábio Bento da Costa, Elairton Malaquias da Maia e José Perez Perez






















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Vida e as Obras de Adail Vettorazzo por José Eduardo Furlanetto





























Todas bibliotecas de nossa região terá este livro escrito por José Eduardo Furlanetto ou no "Furla", contando toda trajetória deste político rio-pretense Adail Vettorazzo " O Pantera" que marcou epóca nas décadas de 60,70 e até 80 com muitas fotos, requerimentos, um livro muito bem ilustrado, com uma excelente diagramação, mostrando como São José do Rio Preto obteve este crescimento vertiginoso e todo o seu planejamento.

Alcides Castilho Maya, jornalista, político, contista, romancista e ensaísta e o primeiro gaúcho a ingressar na ABL



Alcides Castilho Maya (São Gabriel, 15 de outubro de 1878Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1944) foi um jornalista, político, contista, romancista e ensaísta brasileiro. Seu pai era funcionário público federal e de origem citadina, e o vínculo com o pago e o sentimento gaúcho, que marcariam sua literatura de ficção, vieram através da linha materna, pois sua mãe era filha de dono de estância em Jaguari, no município de Lavras do Sul, e de frações de campo em São Gabriel. Aos 18 anos, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo. Porém, as letras e o jornalismo eram a sua verdadeira vocação, por isso, abandonou o curso de Direito e retornou a Porto Alegre em 1896, entregando-se à prática do jornalismo militante, atividade que exerceria ao longo de toda a vida. Em 1903, Alcides Maya fez sua primeira viagem ao Rio de Janeiro, onde seu nome já era bem conhecido. A partir de então, passou a viver e a desenvolver atividades, alternadamente, ora no Rio de Janeiro, ora em Porto Alegre. No Rio, residia numa "república", situada na rua das Laranjeiras, onde recebeu um dia a visita de Machado de Assis e, desde então, foi levado a entrar na intimidade do mundo machadiano. Em Ruínas vivas, Tapera e Alma bárbara, Alcides Maya descreve a região da campanha, com seus usos e costumes, e registra a violência no campo, o êxodo rural e a formação dos bolsões de miséria decorrentes de modificações nos modos de produção das estâncias gaúchas. Representou o Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados, no período legislativo de 1918 a 1921. Integrante do Partido Republicano, sua atividade parlamentar era voltada à preocupação com os problemas da educação e cultura. De 1925 a 1938, residiu em Porto Alegre, com breve incursão ao Rio, decorrente de sua participação na Revolução de 1930. Em Porto Alegre dirigiu o Museu Júlio de Castilhos, até se aposentar, e colaborou no Correio do Povo. Retornou ao Rio em 1938, onde viveu os últimos anos de sua vida, escrevendo para o Correio do Povo e freqüentando a Academia Brasileira de Letras quando podia. Cinco anos após sua morte, seus restos mortais foram trasladados para o Panteon Rio Grandense, em Porto Alegre.
1987 - Pelo futuro (ensaio)
1898 - O Rio Grande independente (ensaio)
1900 - Através da imprensa (1898-1900) (jornalismo)
1910 - Ruínas vivas (romance)
1911 - Tapera (contos)
1912 - Machados de Assis - Algumas notas sobre o humour (ensaio)
1918 - Crônicas e ensaios (jornalismo)
1922 - Alma bárbara (contos)
1922 - O gaúcho na legenda e na história (ensaio)
1922 - Lendas do Sul, folclore (publicadas na Ilustração Brasileira)
1926 - Romantismo e naturalismo na obra de Aluísio Azevedo
· Alcides Maya foi o primeiro gaúcho a ingressar na Academia Brasileira de Letras, sendo o segundo ocupante da cadeira de número 4. Foi eleito em 6 de setembro de 1913, na sucessão de Aluísio Azevedo, tendo sido recebido por Rodrigo Octavio em 21 de julho de 1914.

Antonio Henriques dos Santos, Haideé Yone S. Tajara Silva, Janaina Darli Duarte Simão, Nelcilene Bolssone Francisco e Radovir Antônio dos Santos Filho

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

“ A Florada do Ipê” de Sônia Balero Canheo e as belezas da primavera em nossa cidade

















Por todo canto que andamos pela São José do Rio Preto, vemos os ipês em todas as suas matizes em floração, mas as suas floradas quem acompanha nossa página já viu fotos, inclusive a casinha embaixo do pé de ipê, mas hoje vou fazer um pequeno comentário a respeito desta artista que reside em nossa vizinha cidade de Monte Aprazível, que tem entre os seus trabalhos premiados, telas como “O Saci está de volta”, e Moinho São José, que dá uma rica visão do interior paulista. Suas telas estão expostas no Museu de Arte Naïf e segundo o Diretor do Museu Orlando Fuzinelli é a primeira vez que ela expõe, nessa que é a sétima mostra do Museu. A artista gosta de discutir suas obras com as crianças, que admiram muito. “São pinturas que se identificam com elas e tanto a artista como o Diretor estão aguardando que as escolas mandem seus alunos para conhecer tanto a exposição como o Museu. A exposição de naïf de Sônia Balero Canheo conta com 20 telas que iniciou no dia 22 de setembro abrindo a primavera e vai até dia 20 deste e estão expostas para visitação pública no Museu Naïf das 8h às 18hs e está situado na Rua Saldanha Marinho 3125 ou pelo fone (17) 32127666 para maiores informações.

Enúbio Divino Queiroz, Geraldo Mangela Matos, Lafayete Libânio e Osiride Giorgi

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página..

Paulo Narcizo Rodrigues, Rubens Reginaldo Marconi, Luís Carlos Verna Carvalho (Tato) e Alberto Santos Vieira da Cruz



























Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Luís Carlos e Alberto Santos no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.