sábado, 16 de maio de 2009

Eliara Bevilacqua expõe e faz seu workshop “Pintura em Aquarela”


Eliara faz seu Workshop nesta terça feira (dia 19) das 15h00 às 18h00 e faz sua Exposição do dia 19 até ao final do mês, de terça a domingo – 9h00 às 18h00.
Eliara Bevilacqua é formada em Artes Plásticas e há 12 anos vem trabalhando com aquarela dentre outras técnicas de pintura, nesta exposição a artista mostra trabalhos recentes e outros já produzidos anteriormente. A temática oscila dentre os florais (os preferidos da artista) e abstratos que vem pesquisando ultimamente. A busca pela leveza e transparência ,próprios da aquarela é o ponto de partida destas produções; sempre exigente consigo mesma, a artista destaca a necessidade constante do exercício artístico, para conseguir cada vez mais, melhores resultados. É uma busca que não termina nunca, fazendo parte talvez da inquietude própria do artista.
O local desta é na Oficina Cultural Regional "Fred Navarro", situado na rua Coronel Spínola de Castro, 5084. no Bairro Imperial em São José do Rio Preto mesmo. Compareça!

Carlos Eduardo Pereira Theobaldo (Rio de Janeiro - RJ) e seu O AMOR NÃO PODE SER LEVADO A SÉRIO




Anelito Vieira Silva, Eumar Silva Albuquerque e Fernanda Caprio








Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Abdo Alfredo Jorge e Antonio Vagetti








Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 16 (Sexta-feira) do mês de maio de 2008

no Salão de Idéias

Com várias digitalizações e fotos, deu um singelo registro no Salão de Idéias da Bienal do ano passado. Confira !

No Palco da Bienal, o grupo Omstrab

A apresentação deste grupo foi o destaque do dia no palco da Bienal do Livro. Confira!

Neste final de semana começa
a Virada Cultural Paulista

Interessante citar que os eventos da Virada do ano passado coincidiu quase na mesma data deste ano, ficando somente um pequena diferença de um dia . Confira!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

1ª Conferência Municipal de Segurança Pública, começa nesta segunda-feira na UNIP


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, promove nos dias 18 e 19 de maio, a partir das 9 horas, no auditório da UNIP - Universidade Paulista, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. O evento tem por objetivo discutir políticas públicas de segurança e terá debates temáticos relacionados ao assunto. O secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, Aparecido Capello, espera a presença de 400 participantes entre representantes da sociedade civil, polícias civil e militar e entidades. A Conferência terá facilitadores responsáveis pela abordagem de sete eixos de discussão: “Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo”, com o procurador do município Luis Roberto Thiesi; “Financiamento e gestão da política pública de segurança”, a facilitadora será a secretária Municipal da Fazenda, Mary Britto; “Valorização profissional e otimização das condições de trabalho”, com Raimundo Cortizzo Sobrinho, delegado de polícia e professor universitário; “Repressão qualificada da criminalidade”, com o major Azor Lopes da Silva Junior, comandante da Polícia Militar; “Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz”, com José Duarte Dias, diretor da Guarda Municipal; “Diretrizes para o sistema penitenciário”, com Ademir Panciera, diretor geral do IPA -Instituto Penal Agrícola e “Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes”, com o médico André Luciano Baitello, diretor do Samu -Serviço de Atendimento de Urgência. A 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública de São José do Rio Preto faz parte das etapas locais de mobilização social para a realização, em agosto, da Conferência Nacional de Segurança Pública, promovida pelo Ministério da Justiça e que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Durante o encontro serão definidos três representantes do município para participar do Encontro Estadual, em São Paulo, e posteriormente do Nacional, em Brasília. Compareça !

José Maria Arruda Charetti, é o colega e amigo aniversariante desta sexta-feira


Vera Maria Puget Blanco Bao (Rio de Janeiro) e seu FINAL INFELIZ




Carlos Paviani ou CANHOTINHO. Emanoel Trindade Novais, Laerte Veloso Pazzoto, Maria Teresa Costantini Gomes e Vera Lúcia de Souza Goes




























Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 15 (Quinta-feira) do mês de maio de 2008

Marçal Aquino, Sérgio Vicente Motta, Maria Heloísa Martins Dias e Maria Celeste Tommasello Ramos, hoje no Salão de Idéias

Neste dia no Salão de Idéias fiz várias fotos e também muitas digitalizações. Confira!

No Palco Bienal, Grupo Realejo

No Palco da Bienal a apresentação deste excelente grupo musical. Confira!

Álvaro Cecato, hoje aniversário do nosso querido locutor

Para rever estas matérias ou a biografia deste amigo locutor, você deve apenas CLICAR em cima do titulo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Virada Cultural Paulista _2009, começa neste final de semana com mais de 30 atrações


Esta é a terceira vez que Rio Preto participa como co-realizador do Projeto. Na cidade, a Virada Cultural terá início às 18 horas do sábado (16/5), e as atrações prosseguem até as 18 horas do domingo (17/5). Durante 24 horas, instituições culturais e espaços públicos serão ocupados por diversos shows, espetáculos e cinema, todos com entrada franca. O Anfiteatro da Represa, o Teatro Municipal, o Cine Eldorado e o Sesc Rio Preto têm programação garantida. “Trata-se de um evento que tem como objetivo estimular o intercâmbio artístico. Um projeto que prevê a participação de nossos artistas em outras cidades e atores, cantores, instrumentistas de outros municípios em Rio Preto”, afirma nosso caro amigo Deodoro Moreira, secretário Municipal de Cultura.
A programação, em Rio Preto, terá a participarão de mais de 30 atrações, para um público estimado de 40 mil pessoas. Confira a grade abaixo de sábado e domingo Virada Cultural Paulista 2009 em nossa São José do Rio Preto.

Virada Cultural Paulista_2009 - Programação deste Sábado (Dia16)


18h
Abertura Oficial com Arnaldo Antunes [MÚSICA]
Além de músico, Arnaldo Antunes é poeta e artista visual, conhecido por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs e pela parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown nos Tribalistas. Seguindo carreira solo, ele está longe de ser apenas mais um artista. Sua criatividade é personalíssima.
Local: Anfiteatro da Represa

19h
Blind Sound Orchestra [MÚSICA]
O espetáculo, idealizado por Lívio Tragtenberg, consiste na projeção de um filme mudo, Aiatré da Praria, de Gentil Roiz, com o acompanhamento sonoro de músicos de rua. A história do amor impossível entre um pescador e a filha de uma família abastada fica ainda mais emocionante com o sensível trabalho dos artistas Clara Bastos, Ruben e José Rosa.
Local: Teatro Municipal

20h
Seychelles [MÚSICA]
Banda de rock marcada pela criatividade e personalidade forte de seus integrantes. Os arranjos e o excelente nível técnico dos músicos fazem toda a diferença e empolgam o público durante suas apresentações, que sempre levam uma legião de fãs da boa música.
Local: Anfiteatro da Represa

20h
Bodas de Papel [CINEMA]
Com Helena Ranaldi e Dario Grandinetti.
Uma história de amor entre um homem e uma mulher que se encontram numa cidade que não deveria existir. Num dia de chuva torrencial, Nina e Miguel se conhecem e se apaixonam, num daqueles momentos mágicos que acontecem apenas uma vez na vida. Esta, porém, não seria a única e nem a maior surpresa que o destino reservara para aquele casal unido pelo acaso e pela cumplicidade do lugar renascido. Classificação Indicativa: Livre
Local: Cine Eldorado

21h
Ludov [MÚSICA]
Na estrada desde 2002, o quarteto de roqueiros paulistanos - composto por Vanessa Krongold (vocal), Mauro Motoki (guitarra e teclado), Habacuque Lima (guitarra e baixo) e Paulo Chapolin – possui dois álbuns lançados e um público fiel. O primeiro CD, O Exercício das Pequenas Coisas, rendeu o prêmio VMB de videoclipe revelação pela música Princesa e mais três indicações por Kriptonita, enquanto o recente Disco Paralelo reforça ainda mais a autenticidade da banda.
Local: Anfiteatro da Represa



21h
Escenas Flamencas – Grupo Raies Dança Teatro [DANÇA]
Reconhecido como um dos melhores do Brasil na arte flamenca, o Grupo Raies Dança Teatro traz um espetáculo sensível e original. Músicos e bailarinos reúnem moderno e tradicional por meio de toque de castanholas, sapateado, palmas e leques, apresentando os ritmos mais significativos do flamenco – Sevillanas, Fandangos, Alegrias, Tangos, Bulerias e Soleá por Buleria - e ampliando as possibilidades expressivas de cada um.
Local: Teatro Municipal

22h
Cinema, Aspirinas e Urubus [CINEMA]

Com Peter Ketnath e João Miguel.
1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, a fim de vender um remédio "milagroso". Classificação Indicativa: 12 anos
Local: Cine Eldorado

22h
Fiesta de los Muertos – Circo Los Padas [INTERVENÇÃO]
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração indígena e marca o dia no qual os finados voltam para visitar seus parentes. O grupo Circo Los Padas traz ao Brasil um pouco desta festa, com cortejos e intervenções circenses de “caveiras caribenhas”, que transmitem uma maneira divertida de ver e lidar com a tão temida morte.
Local: em frente ao palco do Anfiteatro da Represa


22h30
Necrofobia [MÚSICA]
Uma das bandas paulistas de maior referência no estilo trash metal, a Necrofobia já provou, ao logo de seus 15 anos de estrada, que sabe fazer som pesado como ninguém. Os músicos Rômulo (guitarra e voz), Alexandre (guitarra solo), André (bateria) e Murão (baixo) esbanjam energia no palco, empolgando o público, que não para durante todo o show.
Local: Anfiteatro da Represa

23h30
De Pernas para o Ar - Circo Grafitti [TEATRO]
Nesta deliciosa comédia, Rosi Campos e grande elenco prestam uma homenagem ao rádio. Ambientado no auditório da fictícia Rádio Grafitti PRK BUM, o espetáculo apresenta esquetes com as principais características da programação deste veículo na década de 50: noticiários, reclames, musicais e outras surpresas convidam o público a viajar no tempo, embalado pelas canções mais marcantes da época.
Local: Teatro Municipal

23h30
Fiesta de los Muertos – Circo Los Padas [INTERVENÇÃO]
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração indígena e marca o dia no qual os finados voltam para visitar seus parentes. O grupo Circo Los Padas traz ao Brasil um pouco desta festa, com cortejos e intervenções circenses de “caveiras caribenhas”, que transmitem uma maneira divertida de ver e lidar com a tão temida morte.
Local: em frente ao palco do Anfiteatro da Represa

PROGRAMAÇÃO - SESC RIO PRETO

16h
Chapéuzinho Vermelho e o Lobo Marrom
Cia. Articularte de Teatro
O famoso clássico recriado por Charles Perrault e pelos irmãos Grimm é encenado no teatro de bonecos com boas pitadas de irreverência, suspense e humor. Duração: 50min.

ENDEREÇOS:

Anfiteatro da Represa
– avenida Duque de Caxias, s/n° - Jardim Seixas, em frente a Swift
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto” - avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381 - Vila Universitária
Fone: (17) 3226 1501
Cine Eldorado - rua Bernardino de Campos, 3.620 - Centro
Sesc Rio Preto
- avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 - Bairro Chácara Municipal.

Virada Cultural Paulista_2009 – Programação deste Domingo (Dia 17)

0h
Sepultura [MÚSICA]
Com 25 anos de história, a banda brasileira de trash metal de maior prestígio dentro e fora do país tem nova formação. Andreas Kisser (guitarra), Derrick Green (vocal), Paulo Jr. (baixo) e Jean Dolabella (bateria) apresentam o álbum A-Lex, inspirado no livro Laranja Mecânica, de Anthony Burgess. As composições cruas e os acordes pesados fazem uma impressionante releitura desta obra literária, mantendo o estilo que consagrou o Sepultura mundialmente.
Local: Anfiteatro da Represa

0h
O Homem que Copiava [CINEMA
]
Com Lázaro Ramos e Leandra Leal.
André, 20 anos, operador de fotocopiadora em uma papelaria, precisa desesperadamente de trinta e oito reais para impressionar a garota dos seus sonhos, Sílvia, que mora no prédio em frente e trabalha como balconista em uma loja de artigos femininos. Ajudado por seu amigo Cardoso, e depois também pela colega de trabalho Marinês, André faz muitos planos para conseguir dinheiro. E todos dão certo. E é aí que seus problemas começam. Classificação: 14 anos.
Local: Cine Eldorado

1h
Corra que o Tubinho vem aí - Circo de Teatro Tubinho [CIRCO-TEATRO]
Nesta comédia, o palhaço Tubinho se envolve em uma verdadeira confusão familiar ao visitar seu amigo Raul, que está tentando esconder da esposa um filho que teve fora do casamento. Para acabar com as desconfianças, Raul diz que o rapaz é filho de Tubinho, iniciando uma deliciosa e divertida sequência de confusões e gargalhadas.
Local: Teatro Municipal

2h
DJ Douglas Fiorotto [MÚSICA]
Produtor da rave paulista de progressivo Moonflower, Douglas sempre foi apaixonado por música de boa qualidade. Sua ligação com a cena eletrônica começou no início dos anos 1990, quando fez o seu primeiro curso de DJ. A partir de então, a sua identificação com as turntables foi tão intensa que, até hoje, passados 18 anos, a discotecagem ainda é a sua maior paixão.
Local: Anfiteatro da Represa

2h
O Céu de Suely [CINEMA]
Com Hermila Guedes e João Miguel.
Suely nasceu e foi criada na pequena cidade de Iguatu, na região Nordeste brasileira. Grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Meses depois, porém, volta à cidade natal, sem desistir de seu sonho de morar na cidade grande. Para concretizá-lo definitivamente, bola um plano para conseguir condições materiais. Classificação Indicativa: 16 anos.
Local: Cine Eldorado

10h
Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene [MÚSICA]
Onze berimbaus cuidadosamente afinados, vozes e alguns instrumentos de percussão são os recursos utilizados pela Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene para interpretar, com muita criatividade, toques de capoeira e ritmos da música brasileira. Arranjos e regência: mestre Dinho Nascimento. Um programa para todas as idades.
Local: Anfiteatro da Represa

11h
A Menina Griot - Cia Navega Jangada de Teatro [TEATRO]
O espetáculo, com música ao vivo, bonecos e máscaras, narra a trajetória de uma menina que herda de seu avô – um sábio africano - o dom de contar histórias. A garota vive guardada em uma caixa e sua liberdade consiste em dar vida aos sonhos que reproduzem músicas, sons, ritmos, danças, amores e saudade da vida de seu povo.
Local: Teatro Municipal

13h
Orucungos, Puitás e Quijenques – [CULTURA POPULAR]
O grupo tem como objetivo principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira e já realizou shows em várias unidades do Sesc, festivais de folclore, teatro e dança popular, sempre encantando o público com a magia da música e da dança, os figurinos coloridos e brilhantes e a energia da percussão e do canto.
Local: Teatro Municipal

13h30
Moleque de Rua [MÚSICA]
Em 1983, jovens da Vila Santa Catarina – periferia da cidade de São Paulo – armaram-se com instrumentos musicais convencionais e alternativos, feitos de sucata, criando uma identidade sonora diferenciada, marcada pelo encontro entre samba, frevo, forró, rock, rap, blues e funk. De lá para cá, são 5 álbuns, várias turnês pelos maiores festivais da Europa e 26 anos de poesia, existência e resistência.
Local: Anfiteatro da Represa

14h30
Onde Acabo, Onde Começo?/Solto – Cia Experimental Dança Vida [DANÇA]
Neste espetáculo especial para a Virada Cultura, a Cia. Experimental Dança Vida apresenta duas coreografias: Onde Acabo, Onde Começo?, na qual a dança interage com vídeo e som para questionar as fronteiras que separam os seres, e Solto, que se desprende de valores técnicos pré-estabelecidos ao “soltar” um palhaço no universo, livre para criar e retratar uma atmosfera poética e descontraída.
Local: Teatro Municipal

14h30
Cone – Irmãos Becker [INTERVENÇÃO]
Malabaristas e cômicos, os Irmãos Becker realizam pesquisas na área circense voltadas às técnicas do malabarismo e à arte do palhaço. Adeptos do malabarismo experimental, criam apresentações e espetáculos com números inusitados de técnicas circenses e improviso cômico. Não há restrição de ambientes ou espectadores para os irmãos demonstrarem seus truques, criatividade e bom humor.
Local: em frente ao palco do Anfiteatro da Represa

15h
Brincadeiras de Criança [CINEMA]
Curtas-metragens de animação realizados por cineastas franceses. Classificação Indicativa: Livre
Local: Cine Eldorado

15h
Garotas Suecas [MÚSICA]
Com canções próprias e batidas contagiantes, a banda faz rock n’ roll de qualidade, sendo considerada uma das grandes promessas do gênero. Nico, Tomaz, Saldanha, Sesa, Perdido e Irina fazem um som jovem, irreverente e contagiante, que leva o público ao delírio do começo ao fim do show.
Local: Anfiteatro da Represa

16h
Cone – Irmãos Becker [INTERVENÇÃO]
Malabaristas e cômicos, os Irmãos Becker realizam pesquisas na área circense voltadas às técnicas do malabarismo e à arte do palhaço. Adeptos do malabarismo experimental criam apresentações e espetáculos com números inusitados de técnicas circenses e improviso cômico. Não há restrição de ambientes ou espectadores para os irmãos demonstrarem seus truques, criatividade e bom humor.
Local: em frente ao palco do Anfiteatro da Represa

16h
Balões Mágicos – Cia Teatro Base [CIRCO]
Em espetáculo inédito no Brasil, três bailarinas se encantam por um lindo e misterioso balão. A partir daí, um cortejo circense, formado por acrobatas e músicos, acompanha o vôo das artistas, que utilizam aparelhos aéreos como tecido, lira e elástico para realizar uma incrível performance a 20 metros de altura.
Local: Anfiteatro da Represa

16h30
Sá, Rodrix & Guarabyra [MÚSICA]
Trinta e cinco anos depois, Sá, Rodrix & Guarabyra resolvem subir ao palco e contar muitas histórias musicais que marcam sua longa e frutífera carreira: entre trio, dupla e solo eles têm mais de quarenta discos e mais de quatrocentas músicas gravadas. Nós Lá em Casa é um show intimista e divertido com os grandes sucessos de suas carreiras, como Caçador de Mim, Casa no Campo e Espanhola.
Local: Teatro Municipal

17h
Funk Como Le Gusta [MÚSICA]
Em 10 anos de estrada, a big band paulistana coloca o público para dançar com uma irresistível variedade de ritmos. Os músicos misturam funk, samba-soul, ritmos latinos, chorinho e batida eletrônica no mesmo caldeirão. O resultado é a pista pulando com a massa sonora do Funk Como Le Gusta.
Local: Anfiteatro da Represa

PROGRAMAÇÃO - SESC RIO PRETO

16h30
Mecânica dos Solos
Adriana Gennari (voz), Zé Henrique Martiniano (guitarra), Otávio Gali (contrabaixo Acústico), Otávio Correa Jr. (teclados) e Marcos Froco (bateria) mostram sua música, que denominam como “jazz brasileiro”.


ENDEREÇOS:

Anfiteatro da Represa – avenida Duque de Caxias, s/n° - Jardim Seixas, em frente a Swift
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto” - avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381 - Vila Universitária
Fone: (17) 3226 1501
Cine Eldorado - rua Bernardino de Campos, 3.620 - Centro
Sesc Rio Preto
- avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 - Bairro Chácara Municipal.

Maria José Rissáris (Aparecida de Goiânia – GO) e seu BRINQUEDO




Adahyr Guimarães de Andrade Fogaça, Cléia Borges de Paula Delgado, Clovis Delboni Filho e João Carlos Simões Sérgio











Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Kazuo Kawano Nagamine, Leopoldo Pinto Uchoa e A Página da Vida do dia 14 (Quarta-feira) do mês de maio de 2008






Personalidade aniversariante no dia de hoje, Kazuo no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Leopoldo em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 14 (QUARTA-FEIRA)
DO MÊS DE MAIO DE 2008

HELOÍSA PRIETO E FREI BETO, HOJE NO SALÃO DE IDÉIAS – O dia mais disputado de todo o evento, neste dia utilizei muitas digitalizações e também várias fotos. Confira !

RICARDO SOARES, MODERADOR DO SALÃO DE IDÉIAS – Com várias digitalizações sobre este excelente moderador, acompanhei o evento no Salão de Idéias e fiz vários registros fotográficos deste belo evento.

PINTURAS DAS PONTES E TRECHOS DA BR 153 - Nos trechos de perímetro da BR 153 que corta toda a cidade de São José do Rio Preto, desde o mês passado vem se intensificando as pinturas e conservação das pistas, principalmente o separador das mãos, mas ontem registrei a pintura da ponte que liga o centro ao bairro Dahma.





quarta-feira, 13 de maio de 2009

Afonso Henriques de Lima Barreto, ou LIMA BARRETO, um dos mais importantes escritores do Brasil

Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 - Rio de Janeiro, 1 de Novembro de 1922), melhor conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e um dos mais importantes escritores brasileiros. Era filho de João Henriques de Lima Barreto (mulato nascido escravo) e de Amália Augusta (filha de escrava agregada da família Pereira Carvalho). O seu pai foi tipógrafo. Aprendeu a profissão no Imperial Instituto Artístico, que imprimia o famoso periódico "A Semana Ilustrada". A sua mãe foi educada com esmero, sendo professora da 1º à 4º séries. Ela morreu cedo e João Henriques trabalhou muito para sustentar os quatro filhos do casal. João Henriques era monarquista, ligado ao Visconde de Ouro Preto, padrinho do futuro escritor. Talvez as lembranças saudosistas do fim do período imperial no Brasil, bem como suas remotas lembranças da Abolição da Escravatura na infância tenham vindo a exercer influência sobre a visão crítica de Lima Barreto sobre o regime republicano. Lima Barreto, mulato num Brasil que mal acabara de abolir oficialmente a escravatura, teve oportunidade de boa instrução escolar. Após a morte da mãe, passou a freqüentar a escola pública de D. Teresa Pimentel do Amaral. Em seguida, passou a cursar o Liceu Popular Niteroiense, após o seu padrinho, o visconde de Ouro Preto, concordar em custear sua educação. Lá ficará até 1894, completando o curso secundário e parte do suplento. Em 1895, transferiu-se para a única instituição pública de ensino secundário da época, o conceituado Colégio Pedro II, cujos estudantes eram oriundos basicamente da elite econômica. No ano de 1895 foi admitido no curso da Escola Politécnica, no Rio de Janeiro. Porém, foi obrigado a abandoná-lo em 1904 para assumir o sustento dos irmãos, devido à loucura que afligiu o seu pai. Tendo sido repetidamente reprovado por não se interessar muito pelas matérias - passava as tardes na Biblioteca Nacional -, deixou de graduar-se em Mecânica. Data dessa época a sua entrada no Ministério da Guerra como amanuense, por concurso. O cargo, somado às muitas colaborações em diversos órgãos da imprensa escrita, garantia-lhe algum sustento financeiro. Não obstante, o escritor, que só veio a ser reconhecido fundamental para a Literatura Brasileira após seu precoce falecimento, cada vez mais deixava-se consumir pelo alcoolismo e por estados emocionais caracterizados por crises de profunda depressão e morbidez. Lima Barreto começou a sua colaboração na imprensa desde estudante, em 1902, no A Quinzena Alegre, depois no Tagarela, O Diabo, e na Revista da Época. Em jornais de maior circulação, começou em 1905, escrevendo no Correio da Manhã uma série de reportagens sobre a demolição do Morro do Castelo. Daí em diante, colaborou em vários jornais e revistas, Fon-Fon, Floreal, Gazeta da Tarde, Jornal do Comercio, Correio da Noite, A Noite, (onde publicou em folhetins, Numa e a Ninfa), Careta, A.B.C., um novo A Lanterna (vespertino), Brás Cubas (semanário), Hoje, Revista Souza Cruz e O Mundo Literário. Em 1911 editou com amigos a revista Floreal, que conseguiu sobreviver apenas até à segunda edição, mas despertou a atenção de alguns poucos críticos. 1909 foi o ano de sua estréia como escritor de ficção, publicando, em Portugal, o romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha. A narrativa de Lima Barreto nesse primeiro livro, pincelada com indisfarçáveis traços autobiográficos, mostra uma contundente crítica à sociedade brasileira, por ele considerada preconceituosa e profundamente hipócrita, até mesmo os bastidores da imprensa opinativa são alvo de sua narrativa mordaz, inspirados na redação do Cartas da Tarde. Em 1914 começou a publicação, em formato de folhetins no Jornal do Dia, de sua mais importante obra, Triste Fim de Policarpo Quaresma, que um ano mais tarde foi editado em brochura e considerado pela crítica especializada como basilar no período do Pré-Modernismo. Entre os leitores, as duas obras anteriormente citadas alcançaram algum êxito, o que não impediu que o autor sofresse severas críticas de outros escritores da época. Baseavam-se elas no fato de Lima fugir, conscientemente, do padrão empolado de escrever que à época vigorava. Chamavam-no "relaxado" por não usar o português castiço e utilizar uma linguagem mais coloquial, muito própria de quem militava na imprensa. Incomodava também o fato de seus personagens não seguirem o "molde" vigente, que impunha limites à criação e exaltava determinadas características psicológicas. Não à toa viu frustradas suas tentativas de ingressar na Academia Brasileira de Letras. A respeito de seus impiedosos e inimigos críticos, Lima acusava-os de fazerem da literatura não uma arte e sim algo mecânico, uma espécie de "continuação do exame de português jurídico". Simpático ao Anarquismo, passou a militar na imprensa socialista. Sua vida foi atribulada pelo alcoolismo e por internações psiquiátricas, ocorridas durante suas crises severas de depressão - à época era um dos sintomas pertencentes ao diagnóstico de "neurastenia", constante de sua ficha médica - vindo a falecer aos 41 anos de idade.

Lima Barreto foi o crítico mais agudo da época da República Velha no Brasil, rompendo com o nacionalismo ufanista e pondo a nu a roupagem da República, que manteve os privilégios de famílias aristocráticas e dos militares. Em sua obra, de temática social, privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados. Foi severamente criticado pelos seus contemporâneos parnasianos por seu estilo despojado, fluente e coloquial, que acabou influenciando os escritores modernistas. Também queria que a sua literatura fosse militante. Escrever tinha finalidade de criticar o mundo circundante para despertar alternativas renovadoras dos costumes e de práticas que, na sociedade, privilegiavam pessoas e grupos. Para ele, o escritor tinha uma função social.

José Pereira Brito, advogado e radialista aniversariante no dia de hoje


Oswaldo Francisco Martins (Salvador – BA) e seu A CRIATURA DO HOMEM




Adílson de Souza, Edoardo Querin, Joaquim Antônio Portella Franco e Fernando Reginaldo Fernandes Júnior










Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Fernando Reginaldo em “ A História de Catanduva de A a Z”e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 13 (terça-feira) do mês de maio de 2008

Daniel Munduruku e Fernando Bonassi,
hoje no Salão de Idéias

Com várias digitalizações e também com muitas fotos, registrei naquela terça-feira um dos encontros mais esperados na Bienal do Livro.

A Bienal dedicou um espaço para os nossos escritores, mas o que chama mesmo atenção de todos , é este casal com os seus cordéis, recitando e até cantando sobre a sua vinda e a sua vida em nossa querida cidade.

Ilha das flores

Com duas digitalizações fechei a página daquele dia .

terça-feira, 12 de maio de 2009

Orivaldo Grandizoli ou PRETO MORENO é o contador de histórias deste mês na “Hora do Conto”

















Biblioteca infanto-juvenil apresenta mais uma "Hora do Conto",nesta quinta-feira (14/5), a Secretaria Municipal de Cultura realiza mais uma "Hora do Conto". O projeto, que teve início em março, tem como objetivo o incentivo à leitura. Toda quinta-feira, às 15 horas, o encontro promove atividades de leitura na Biblioteca para incentivar o hábito de leitura entre as crianças de uma maneira prazerosa e lúdica. Quem inaugurou o projeto foi o escritor de literatura infantil Paulo Roberto Rezende, vencedor do Programa Nelson Seixas de Fomento a Produção Cultural, em 2005, com o livro "Aninha, a Joaninha Amarela". Em abril, o artista Durval Telles encantou a criançada com histórias e muita música.
As quintas-feiras deste mês serão comandadas pelo escritor e músico Orivaldo Grandizoli, mais conhecido como Preto Moreno. Na literatura, Preto Moreno foi vencedor da modalidade conto da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, edição 2001-2002. Na música, Preto foi selecionado duas vezes no Programa Nelson Seixas, na primeira com o CD infanto-juvenil "História de Belelé" e depois com o CD de MPB "Camelôs, feirantes e afins".

Na quinta-feira passada(7/5) fui registrar o evento deste extraordinário músico e escritor, e fiquei encantado com as histórias do Belelé e também da performance musical de Preto Moreno, ainda haverá nesta quinta (14/5) e em (21/5) e (28/5). Confira !

Miguel Russowsky (Joaçaba – SC) e seu AMAR É BOM !...(MAS DÓI!)


Adalardo César de Barros, Antônio Cury, Ely Eduardo Saranz Camargo, Johnny Rodrigues, José Raymundo Veneziano e Lourival Pires Fraga






















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Francisco Germano Becker, Dirceu Gilberto Cândido, Luiz Carlos Cantelle, José Carlos Corrêa de Freitas e Maria José Sólcia de Oliveira

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro em “ A História de Catanduva de A a Z”.