sábado, 6 de junho de 2009

Bruno Aparecido Moreira nosso aniversariante de Catiguá – SP

Todos os sábados do mês passado em uma Oficina Cultural na Escola da Família na cidade de Catiguá, aulas ministradas por Vicente Roberto Serroni é presente este aluno entusiasta pelas aulas de roteirista de cinema e hoje como aniversaria não poderia deixar de citar que completa apenas 13 anos. Bruno nasceu na cidade de Catanduva e é filho de Valéria Dias Moreira e Antonio Aparecido Moreira. Ao Bruno parabéns pela passagem de seu aniversário e também pela promessa tanto na literatura como em cinema.

Greta Benitez (Curitiba – PR) e seu ENCONTRO CLANDESTINO

Arif Cais, Cândido Spínola de Castro, Flávio Henrique Bertazzoni e José Antônio Caldeira





Personalidades aniversariantes do dia de hoje, que constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Cervantes Ângulo, Fernando Acácio Daltin, Silvana T. Guimarães e Marcílio Dias Pereira





Personalidades aniversariantes do dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 6 do mês de junho de 2008

Geronimo , o maior líder

dos ApachesChiricahua

Geronimo (Chiricahua Goyaałé 'O que boceja'; freqüentemente soletrado Goyathlay em inglês), (6 de junho de 182917 de fevereiro de 1909) foi um importante líder indígena da América do Norte, comandando os Apaches Chiricahua, que durante muitos anos guerrearam contra a imposição pelos brancos de reservas tribais aos povos indígenas dos Estados Unidos da América . (Continua na edição do ano passado, caso queira ver as fotos, matérias ou as digitalizações dos aniversariantes de amanhã abaixo, basta clicar em cima do titulo, que o link levará automaticamente).

8 anos de saudades de Moreira da Silva

Antonio Moreira da Silva (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira. Filho mais velho de Bernardino de Sousa Paranhos, trombonista da Polícia Militar, e de Dona Pauladina de Assis Moreira. Carioca da Tijuca, criado no Morro do Salgueiro, só iniciou os estudos aos nove anos, mas abandonou a escola aos onze anos, quando da morte do pai. Foi empregado de fábricas, tecelagens e chofer de praça e de ambulância. Iniciou a carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda. Em 1992, foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos. Em 1995 gravou "Os 3 Malandros In Concert" com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade. Em 1996, foi tema do livro Moreira da Silva - O Último dos Malandros. Com 98 anos de idade, ainda se apresentava em shows. Sua discografia: Implorar (1935); Jogo Proibido (1937); Acertei no Milhar(1950); Amigo Urso; Fui a Paris; Na Subida do Morro; O Rei do Gatilho, onde surge o Kid Morengueira; O Ultimo Dos Moicanos (sequencia de O Rei Do Gatilho ).


Daniel Cardoso Martins e Rét Salim

È uma enorme satisfação de anunciar estes aniversariantes de amanhã, Daniel riopretense e Rét de Barretos SP, aqui fica o singelo registro antecipado d”A Página e no livro “Quem faz história em São José do Rio Preto” do nosso querido amigo Lelé Arantes.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

12ª Caravana Acirp da Cidadania recebe o povo neste sábado na Fatec do Eldorado


A Fatec será sede neste sábado (6/6) da 12ª Caravana da Cidadania, que recebe os cidadãos rio-pretenses, das 9 às 17 horas, na rua Fernandópolis, 2.510, no Eldorado. O prefeito Valdomiro Lopes e os secretários municipais terão gabinetes montados na caravana e vão conversar com os visitantes para ouvir sugestões. A Empro - Empresa Municipal de Processamento de Dados fará a interligação dos computadores da caravana em rede com os serviços da Prefeitura de São José do Rio Preto. A realização da Caravana da Cidadania é da Acirp, por meio do CMEE -Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora de Rio Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, empresas e órgãos públicos, que prestam atendimento à população. Profissionais liberais e voluntários também participam do evento. Léo Zaguini, a presidente do CMEE da Acirp, destacou a importância do papel social da Caravana. “O compromisso da caravana é estar mais perto das pessoas que mais necessitam.”
Casa Própria e Banco do Povo
Este ano, a Prefeitura de Rio Preto vai oferecer estande para inscrição no programa da Casa Própria, basta que o munícipe leve RG, CPF, Comprovante de Residência e de Renda, Certidão de Nascimento ou de Casamento e Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos. Para os que estão pensando em abrir um negócio, o Banco do Povo vai estar presente para tirar dúvidas e encaminhar pedidos de empréstimos. A parceria com o Poupatempo vai agilizar no fornecimento de Carteira de Trabalho, RG e outros importantes documentos. Um dos coordenadores da caravana, o vice-prefeito Gaber Lopes, destaca a variedade de serviços que serão prestados. “O cidadão poderá conseguir documentos, cuidar do corpo, da saúde e ainda tirar suas dúvidas sobre direito e aposentadoria”, disse ele. A Secretaria Municipal de Saúde vai fornecer vacinas, testes de glicemia e de diagnóstico para diversas doenças, confecção do cartão SUS, encaminhamento de pacientes para exames de papanicolau em Unidades Básicas de Saúde, além de distribuição de material educativo.
Saúde
Marcada para ter início às 9 horas, a Caravana da Cidadania será aberta pela prática de LianGong ginástica terapêutica criada para tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas. Estão previstos 30 minutos de exercícios, ministrados por um profissional do programa Saúde em Movimento, mantido pela Secretaria de Saúde. Já no Ônibus da Saúde, dentistas e odontopediatras da Secretaria de Saúde vão realizar exames de prevenção de câncer bucal, orientar sobre promoção de saúde bucal e, caso seja necessário, serão realizados encaminhamentos para os consultórios da rede ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No mesmo ônibus, também vão estar disponíveis, às pessoas que estiverem com o calendário vacinal desatualizado, vacinas contra a gripe (apenas para idosos), hepatite B, tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), febre amarela e dupla adulto (contra tétano e difteria). Basta levar a caderneta de vacinação. Durante a caravana também será montada uma sala exclusiva da Vigilância Epidemiológica para esclarecimentos e orientações sobre dengue e meningite, posse responsável de animais e apresentação dos principais programas mantidos pela Secretaria de Saúde como o Saúde do Homem. Técnicos do Samu e Corpo de Bombeiros vão oferecer à população orientações sobre atendimentos de emergências e técnicas de primeiros socorros.
Beleza e bem-estar
E as mulheres podem se preparar porque na caravana haverá um setor específico para cuidar da estética feminina. Uma equipe de esteticistas vai aplicar máscaras terapêuticas e fazer limpeza e hidratação de pele. Para completar o clima de salão de beleza, cabeleireiros vão cuidar de lavagens, hidratação e vão fazer cortes da moda naquelas que quiserem mudar de visual. Os homens mais vaidosos também poderão usufruir dos serviços da central de estética da caravana.
Aulas e Oficinas
Para os que estão interessados em conseguir um dinheiro extra, a caravana é uma boa opção para aprender novas técnicas nas oficinas de artesanato. E quem não tem muita experiência no mundo da informática vai poder ter aulas de iniciação digital e poderá navegar na Internet.
Confira a lista de serviços prestados pela Caravana da Cidadania:
Inscrições da Casa Própria – levar documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e de Renda, Certidão de Nascimento ou de Casamento e Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos. Encaminhamento para retirada de medicamentos gratuitamente
Acesso à Internet
Banco do Povo
Emissão de RG
Emissão de Carteira de Trabalho
Orientação sobre Amigo do Crédito
Orientação sobre contas de água e impostos
Orientação jurídica e psicológica
Orientação sobre aposentadoria
Exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros
Brechó Solidário
Distribuição de mudas
Exame de tipagem sanguínea
Exame de pressão arterial
Exame de diabetes
Exame de próstata
Cadastro e coleta de medula óssea
Orientação e exames preventivos de câncer de mama
Orientação sobre DST e Aids
Orientação nutricional
Orientação de como alimentar-se bem com R$ 1
Orientação de prevenção da higiene bucal
Orientação de prevenção do câncer de boca
Emissão do cartão do SUS
Inclusão digital
Oficinas de Artesanato
Cortes de cabelo
Máscaras terapêuticas
Limpeza e hidratação de pele
Dia de princesa
Obs: Medicamentos de alto custo ou que necessitam de armazenagem especial poderão ser retirados durante a semana pelo paciente com autorização entregue no evento. Compareçam !

Neste final de semana, tudo pronto para a Virada Esportiva do Interior em nossa cidade



Serão 24 horas ininterruptas de prática esportiva. O cronômetro oficial será disparado às 12 horas deste sábado (6/6), no Complexo Júpiter Olímpico, onde será montada a Arena da Virada, que vai concentrar parte das atividades. O restante dos eventos estarão distribuídos por mais 60 locais, como Centro Regional de Eventos, Cidade das Crianças, praças públicas, Parque Ecológico-educativo “Danilo Santos de Miranda”, Centros Esportivos, campos de futebol, Estádio Anísio Haddad, entre outros. O cronômetro será disparado pelo prefeito Valdomiro Lopes e pelo secretário de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva. Antes o prefeito Valdomiro recebe da ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete e embaixadora da Virada, Marta Sobral, a “chama da Virada”. “Queremos estimular as pessoas à prática esportiva, melhorando assim a qualidade de vida nas cidades. Esse é o objetivo do evento”, disse Fábio Penha Guerra, coordenador administrativo da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo. Haverá apresentações de ginástica, Hip Hop e ballet, provas de judô, tae kwon do, bocha, tênis de mesa, enduro, festa junina, enduro a pé, entre outras atividades. A Virada Esportiva é realizada pelo governo do Estado em parceria com as secretarias municipais de Esporte, em várias cidades do interior de São Paulo. Araçatuba foi a primeira a participar e até agora o evento conta 18 cidades. Toda população está convidada a participar da Virada. A programação está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, no endereço www.riopreto.sp.gov.br, na sessão “Destaques”, na página principal. A Virada se encerra às 12 horas de domingo e todos os equipamentos utilizados pelo governo estadual durante o evento serão doados ao município. PARTICIPE !

Lucy Salete Bortolini Nazaro (Palmas – PR) e seu NAS ASAS DO OCEANO


Antônio de Lima Oliveira Filho, Nelson de Paula Campos, Roberto Jorge e Valéria de Cápua Rodrigues ou Valéria DI CÁPUA




Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 5 do mês de junho de 2008


Dia mundial do meio ambiente

e da ecologia

A importância desse dia de hoje tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental! ( a primeira foto é da Amazônia e as demais são da Ilha de Marajó e última esta em suas mãos em preservar nossa flora, e a natureza se encarrega da fauna).

Muryel Boian Souza e seu meio ambiente

Este aniversariante de hoje em águas do Rio Tiete, quando em um passeio pelo Odisséia em fevereiro deste ano, para aflição de sua avó Maria Aparecida Errera. Muryel é filho de Margarete Boian e de Sulivan Souza. Parabéns d’A Página pela passagem de seus 9 anos.

João Benvindo, o vereador da bicicleta

Na foto João Benvindo como dono de uma cadeira na nossa Câmara Municipal e na foto abaixo quando tinha apena 8 anos , registro feito pelo foto Nadyr de Mirassol em junho de 1949.

João Benvindo – Nasceu na cidade vizinha de Mirassol SP em 5/06/1941 é filho do baiano Manoel Benvindo e da mineira Otília Teixeira Benvindo , é casado com Sônia Maria Malvezzi Benvindo e desta união nasceu Wendell Ricardo Benvindo e Elaine Cristina Benvindo . Este vereador rio-pretense de 1983 a 1988, ficou famoso por fazer a sua campanha de bicicleta e não despreender nenhum dinheiro e outro fato curioso que para salvar um urubu de uma avenida movimentada correndo o risco até de ser esmagado, ele recolheu a ave, mas ao passar pela Câmara virou alvo de politicagem e assunto para os meios de comunicação, por mais que argumentasse que iria devolver a ave domesticada e de estimação ao seu dono, que hoje virou Zè Urubu, de tanta repercussão que o caso atingiu. A esse querido amigo que marcou época na fase mais progressista de nossa cidade, os parabéns pela passagem de seu aniversário e as congratulações d’A Página da Vida.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Adib Domingos Jatene, e seus 80 anos

Adib Domingos Jatene (Xapuri, 4 de junho de 1929) é um médico (cirurgião torácico), professor universitário e cientista brasileiro. Casado com Aurice Biscegli Jatene, tem quatro filhos e dez netos. Dos filhos, três também tem grande destaque na medicina cardiotorácica brasileira e mundial: Fabio Jatene (n. São Paulo, 5 de março de 1955), Ieda Jatene (n. Uberaba, 9 de junho de 1956) e Marcelo Jatene (n. São Paulo, 9 de outubro de 1961). É um dos fundadores do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, e conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor da operação de Jatene, uma cirurgia do coração para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos. Jatene foi secretário de Saúde do município de São Paulo e duas vezes Ministro da Saúde, durante o Governo Collor e, a última delas, no governo de Fernando Henrique Cardoso. É membro da Academia Nacional de Medicina.

É considerado "pai" da CPMF.

Oscar Roberto Godoi, nosso amigo comentarista sobre arbitragem da Band é o aniversariante do dia


Com certeza é uma satisfação enorme acompanhar o trabalho deste profissional que tanto orgulha a cidade de São José do Rio Preto, primeiro pela sua franqueza em tudo que fala e das suas convicções mesmo que tenha que enfrentar a todos, esta fazendo um excelente trabalho junto com Luciano do Vale e a equipe do Milton Neves. Godoi parabéns pelo aniversário e também por tudo que faz pelo nosso esporte.





Agenor de Melo Coelho (São Lourenço do Sul – RS) e seu RECONCILIAÇÃO

Edemir Pinto, LuÍs Carlos Mattos, Carlos Eduardo de Carvalho ou Marechal



Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Onofra da Costa Castilho, Vicentina de Faria Costa e Waldemar Carlos Tadini



Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Waldemar Carlos está no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 4 do mês de junho de 2008

Virgulino Ferreira da Silva,

O Lampião do Nordeste


Virgulino Ferreira da Silva (Serra Talhada, 4 de junho de 1897Poço Redondo, 28 de julho de 1938), vulgo Lampião, foi o mais famoso cangaceiro da História do Brasil. Lampião nasceu na fazenda "Passagem das Pedras" em Vila Bela, atual Serra Talhada, sertão de Pernambuco, em 1897....(continua na edição do ano passado).

João Izidoro Pereira , o nosso Zé do Rancho


Hoje o nosso aniversariante é este artista fantástico, Cantor, instrumentista, compositor, nasceu na nossa vizinha cidade de Guapiaçu SP 4/6/1927. Aos oito anos de idade, trabalhava como engraxate e fazendo carretos na feira livre da nossa querida São José do Rio Preto SP, além de tocar cavaquinho em bailes.... (continua na edição do ano passado).



Flávio Ortega e Cleide Castro


Hoje em comemoração ao Dia dos Namorados, estou fazendo o registro deste casal , que com certeza estará cantando junto com Ana Maria os “Parabéns a Você” a Walter Ortega Prado , todos residentes em São Bernardo do Campo SP. Ao Walter os parabéns pela passagem de seu aniversário , e ao Flavito e Cleide fico no aguardo do convite de noivado ou de casamento, para documentar o evento na

http://apaginadavida.blogspot.com/

E MAIS .....

Se estivesse entre nós , faria hoje 85 anos José Antonio Errera, ele que nasceu na cidade de Catanduva SP, filho de José Errera e Justa Ferrel, casou com Margarida Gonçalves Nujo e desta união nasceram: Justa Maria, Maria Aparecida, Antonia, João Roberto e Ana Lúcia Errera Rocha. Por coincidência sua filha caçula Ana Lúcia é também aniversariante do dia de hoje.

A Ana Lúcia nossos parabéns e congratulações .

Nota d’A Página: Para ver as fotos e digitalizações ou continuidade das matérias, basta clicar em cima do titulo que o link é automático e levará a matéria desejada.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

“Alguém espera seu abraço solidário” é tema da Campanha do Agasalho deste ano em Rio Preto


“Alguém espera seu abraço solidário”, este é o slogan da Campanha do Agasalho 2009 que será lançada oficialmente nesta quinta-feira (4/6) pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, e pelo prefeito Valdomiro Lopes. A solenidade será realizada no Teatro Municipal ‘Humberto Sinibaldi Neto’, às 19 horas. O evento terá a participação de empresários e representantes da sociedade rio-pretense que, todos os anos, aderem à Campanha do Fundo Social. “Queremos mais uma vez contar com importantes parceiros, entre empresas e instituições, para a realização da Campanha em prol da população mais carente”, ressalta a primeira-dama Eliana Lopes. Cobertores, mantas, roupas e calçados, em bom estado, poderão ser doados em um dos vários postos de coleta espalhados pela cidade, como em prédios públicos, escolas, supermercados, firmas particulares e condomínios. Todos os locais terão caixas coletoras. Toda a sociedade está convidada a participar do lançamento e da Campanha. Participe !

Projeto “Cine Rio Preto” exibe nesta quinta às 20h no Automóvel Clube , filmes históricos de Rio Preto


Convite enviado á nossa página

A história revelada por imagens. Esta é a idéia do projeto “Cine Rio Preto”, que exibirá filmes históricos da cidade, pertencentes ao acervo do Arquivo Público Municipal. A primeira exibição acontece na próxima quinta-feira (4/6), às 20h, no Centro Cultural do Automóvel Clube. Serão exibidos dois filmes. O primeiro retrata a vinda do então governador do Estado de São Paulo Jânio Quadros à cidade de Rio Preto, em 1957. O outro, são as imagens do velório e sepultamento do prefeito Alberto Andaló, em 1959. Depois de meio século da data da sua morte, o vídeo do velório do prefeito Alberto Andaló foi recentemente doado à Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público Municipal. “O incrível é que tudo isto está acontecendo exatamente 50 anos depois”, afirma Fernando Marques, diretor do Arquivo Público Municipal. Rodado em super-8, as imagens do prefeito Andaló são inéditas. O filme passou por um processo de telecinagem, que reverte a película de cinema em sinal de vídeo. De acordo com Marques, este é um dos maiores acontecimentos das últimas décadas. “Resgatar esse dia é mais que história. É um contexto que não volta e que vai emocionar muita gente”, destaca. Já as imagens da vinda do governador Jânio Quadros a Rio Preto foram feitas pelo documentarista paulistano Primo Carbonari. O filme é considerado um documento oficial do Estado. Também podem ser vistas as imagens de Jânio e Andaló em um baile da cidade. O projeto “Cine Rio Preto” tem o objetivo de mostrar a história da cidade, documentada em vídeo, para a população rio-pretense. A segunda edição do projeto terá mostra de filmes caipiras, em comemoração às festividades juninas. Compareça!