sábado, 1 de agosto de 2009

Hoje é comemorado o Dia do Selo Postal Brasileiro

Hoje, faz 166 anos que o primeiro selo entrou em circulação em nosso país. Por isso que 1° de agosto é comemorado o Dia do Selo Postal Brasileiro em homenagem à primeira emissão postal. No mundo, o Brasil foi o segundo país a utilizar os selos como forma de comprovação e legitimação dos postais. O Brasil foi ainda o primeiro a produzir selos postais acessíveis a deficientes visuais com uma legenda em braile.


Os selos sempre serviram como pequenas telas de divulgação da cultura e da história brasileira, onde é apresentado fatos históricos e homenagens a personalidade ou datas comemorativas. Com o passar do tempo os Correios, para instigar o gosto popular e estimular os colecionadores a não pararem mais, criou selos cheios de novidades como microletras, odores, tintas e vernizes especiais, alto relevo e, também, resgatando técnicas tradicionais, como o talho-doce.

Maria Fernanda Zavanella Cruz, nossa escritora e poeta aniversariante do dia


A escritora e poeta de Martinópolis Maria Fernanda Zavanella Cruz, que teve paralisia cerebral ao nascer, fará hoje seus 26 anos.Fer como é conhecida é formada em Letras pelo Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp), de São José do Rio Preto, e autora de três livros, ela diz que luta com as indiferenças, mas não desanima. "Deus foi extremamente generoso para comigo: ao dar limites para meu corpo, deu asas para minha alma. Ao dotar-me do gosto pela leitura, permitiu que nunca estivesse só. Ao dar-me o dom da escrita, deixou que dialogasse com cada um que me lê". Cara Fer parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações pelo belíssimo exemplo de vida que és.

Leia mais sobre sobre Fer e seu livro, dando um clique em cima do titulo abaixo da matéria de lançamento de seu livro no ano passado.

Maria Fernanda Zavanella Cruz,

ou simplesmente “ Prazer, eu sou a Fer”


Herminia Aparecida Balbuena (Jundiaí – SP) e seu RECORDAÇÕES


Herminia Aparecida Balbuena, nasceu em 1 de agosto de 1969, na cidade de Jundiaí –SP, onde reside aé hoje. Hermínia é filha de Francisco Etore Balbuena e de Ana B. Aparecida G. Balbuena. Este poema retirado do livro “ Antologia Poética de Cidades Brasileiras” da Shogun Arte e dedicou aos Amigos, Familiares e principalmente aos Professores que sempre a incentivaram na escrita. Hermínia parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações pela sua sensibilidade.

Fuad Gattaz, Jaqueline Zanquetta Costa, Ricardo Lunardelli, Euclides Pereira e Aldo Marcolino











Fuad Gattaz é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Jaqueline,Ricardo, Euclides e principalmente ao Aldo Marcolino conhecido nos velhos tempos de Marapoama e hoje também no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 1 do mês de agosto de 2008

Hoje Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent

faria 72 anos e dois meses de seu falecimento

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent (Oran, 1 de Agosto de 1936Paris, 1 de Junho de 2008), foi um estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX. Nascido na Argélia...(Continua na edição do ano passado).

Para ver a continuação do texto e as fotos do Yves, da Nina com seus filhotes adotados ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

No mês de cachorro louco e de muita

vacinação contra raiva,

uma poodle adota seis pitbull

A poodle Nina, de 4 anos, tem vocação para ser mãe. Há quatro dias, a cachorrinha adotou seis filhotes de pitbull....(Continua na edição do ano passado)

Alícia Olíva Fazanelli Rodrigues, Antonio

Carlos Oliveira, Cesar Kaiser e

José Anésio Colombo Junior

Personalidades aniversariantes no dia de hoje e que constam no livro

“Quem Faz História em São José do Rio Preto.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Seminário do Orçamento Participativo com o tema “Oportunidade Cidadã” e sua importância no Senac

A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia realiza neste sábado (1º/8) palestra sobre o papel da sociedade civil na elaboração do Orçamento Participativo. O encontro será no auditório do Senac, a partir das 8 horas, e é aberto a todos os interessados. O evento também vai servir para motivar a participação da população na eleição do Conselho Municipal do Orçamento Participativo. A secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire, espera que as lideranças comunitárias participem do evento e consigam mobilizar outros moradores para que também compareçam ao encontro. “Nós entramos em contato com presidentes de associações de moradores, de entidades de classe, entre outros representantes da sociedade civil. Também colocamos carro de som para convidar os moradores de todas as regiões da cidade. Por isso, estou otimista de que teremos um bom público na palestra deste sábado”, disse Regina. O palestrante será o consultor de Orçamento Participativo e membro do Fórum Paulista da Participação Popular, o economista Eduardo César Marques. O Senac esta localizado na Rua Jorge Tibiriça 3218 – Santa Cruz próximo da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. Compareça!

1º Festival de Bola Queimada será realizado no Ginásio de Esporte Antônio Natalone e 19 de Março

Uma antiga brincadeira de criança vira atividade principal de competição da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto. Neste sábado (1º/8) das 8h00 às 12h00 será realizado o 1º Festival de Bola Queimada, promovido pelo Departamento de Esporte Comunitário da Prefeitura. O evento terá a participação de cerca de 300 mulheres, com mais de 20 anos de idade e que participam do Programa Ginástica Comunitária. As participantes serão divididas em quatro categorias, com cinco equipes cada, que variam de acordo com a faixa etária: de 20 a 29 anos; de 30 a 39 anos; de 40 a 49 e para quem tem acima de 50 anos. Cada uma poderá ter no mínimo 15 participantes e no máximo 20. “Vamos aproveitar o mês de férias para promover uma atividade recreativa que estimule a integração e socialização dos participantes do Programa”, explica a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários Cléa Márcia Bernardelli.

Regulamento
As disputas serão realizadas em melhor de uma queda. Cada equipe deverá competir com 15 pessoas, as demais permanecem na reserva, podendo ser trocadas em caso de contusão ou esquema tático do técnico. A atleta que for substituída não poderá mais voltar ao jogo. Os professores de cada núcleo serão os técnicos responsáveis pela sua equipe. A cabeça será única parte do corpo considerada fria. O jogo termina quando todas as jogadoras de uma equipe forem queimadas ou após 30 minutos de jogo a equipe que tiver mais jogadoras na área de jogo. Se houver empate terá prorrogação de 10 minutos, que será de morte súbita, (quem queimar o concorrente primeiro ganha). Serão premiadas as três primeiras equipes melhores colocadas.

Programa Ginástica Comunitária

O Programa é desenvolvido em 30 núcleos espalhados pela cidade. Adultos e idosos participam, gratuitamente, pelo menos duas vezes por semana, de atividades esportivas, aeróbica, alongamento, relaxamento e ginástica localizada.

As melhores charges deste mês de Lézio Junior









Todo último dia de cada mês, estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

Trystaan Henrique de Almeida (Campos dos Goytacazes – RJ) e seu FAROL DE SÃO THOMÉ


A Página da Vida do dia 31 do mês de julho de 2008

Ignácio de Loyola Brandão, da Morada do Sol

para todos que gostam do “realismo feroz”

Ignácio de Loyola Brandão (Araraquara, 31 de julho de 1936) é um contista, romancista e jornalista brasileiro.(Continua na edição do ano passado ).

Para ver a continuação do texto e as fotosdo Loyola, charges do Orlandeli ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

As melhores charges do mês de Orlandeli

Nosso querido amigo Lézio Junior, este mês fazendo curso intensivo de como trocar fraldas sem sujar as mãos, tendo seu descanso merecido e seus dias de gala , afinal na família Custódio é o Lézio que esta na tarefa de expandir os descendentes, e no Jornal Diário da Região as charges ficaram neste mês a cargo de Orlandeli ou Walmir Américo Orlandeli, este competentíssimo chargista e produtor gráfico. Caro Orlandeli parabéns pela beleza de seus traços e humor.

Aparecido Roberto Favaro , Neli Fernandes

de Oliveira e Antonio Bandeira Neto

Aparecido Roberto e Neli Fernandes personalidades rio-pretenses e Antonio pela cidade de Catanduva, todos aniversariantes do dia de hoje , que constam nos livros de histórias de suas cidades.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Festival de Música Clássica segue com atrações amanhã e final da semana na Basílica e Municipal

Após a abertura oficial, a sexta edição do Festival de Música Clássica de São José do Rio Preto, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, segue com apresentações na Igreja Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista, nesta sexta-feira (31/7), às 20h30. Entre as atrações programadas estão o Concerto da Camerata do Festival e Coral do Iblice; o solista Alessandro Borgomanero, a solista e pianista Araceli Chacon e a Orquestra de Solistas. No sábado (1º/8), as apresentações continuam, desta vez no Teatro Municipal HumbertoSinibaldi Neto, às 20h30, com o Concerto Camerata Brasiliana de Verlaine e Rimbaud; o Quinteto do Festival, com a participação da pianista Scheilla Glaser; dos solistas CláudioMicheletti, Marilu Figueiredo e Martha Herr (EUA), além do maestro Laércio Diniz. Na manhã do domingo (2/8), às 11 horas, o Municipal recebe a Camerata do Festival eCamerata Brasiliana, com a participação das solistas Araceli Chacon e Jussara Pinto e do maestro Laércio Diniz. À noite, às 20h30, o Festival realiza a grande noite de encerramento com o Concerto da Camerata do Festival e Camerata Brasiliana; as solistas Araceli Chacon e Jussara Pinto, mais a Orquestra Sinfônica do Festival e o maestro Laércio Diniz. A sexta edição do Festival de Música Clássica de São José do Rio Preto é dedicada às comemorações do “Ano da França no Brasil”. Além das atrações musicais, o Festival este ano investiu também na formação de novos músicos com o trabalho de reciclagem técnica-artística a jovens músicos, por meio de oficinas ministradas por profissionais de várias partes do país e até do exterior.

Malú Thomé (São José do Rio Preto - SP) e seu RAZÃO DE VIVER....


(Dedicada aos seus alunos da Comunidade Só Por Hoje)

Alfredo Antônio de Oliveira, Paulo Vicentin, Renor Pereira Braga e Rogério Alberto Bereta




Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Manoel de Freitas Filho e Marino João Quaglia



Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 30 do mês de julho de 2008

20 anos de saudades de José Abelardo Barbosa de

Medeiros, ou nosso Velho Guerreiro CHACRINHA

José Abelardo Barbosa de Medeiros (Surubim, 30 de setembro de 1917Rio de Janeiro, 30 de junho de 1988), o Chacrinha, foi um grande comunicador de rádio e um dos maiores...(Continua na edição do ano passado).

Aniversária hoje nosso ilustre prefeito

Edinho, ou Edson Edinho Coelho Araújo

Para ver a foto do Velho Guerreiro e também as digitalizações do Edinho Araújo ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

Elisangela Aparecida Oliveira , Luis Sergio

Saes e Ovasco Roma Altimare Rezende

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Juliano Osvaldo de Carvalho, o padre da Igreja Santa Edwiges é o aniversariante do dia


Hoje a Igreja de Santa Edwiges na Vila Toninho esta em festa, seu Pastor esta aniversariando, ele que foi ordenado padre em 21 de janeiro de 2000. Sua presença é muito importante para os fieis que trabalham para pagar dívidas e vencer as dificuldades da vida com as suas missas a Santa Edwiges realizadas sempre no dia 16 de cada mês. Ao nosso caro Padre Juliano nos parabéns pela passagem do seu aniversário e congratulações por tudo que representa aquele carente bairro e também aos fieis endividados e em dificuldades de todas as localidades que são tantas neste país.

Luisa Bettanzos (Rio Grande – RS) e seu CASA ESPELHO DA ALMA


Nilton Marto Vieira da Cruz

Personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 29 do mês de julho de 2008

14 anos de saudades e das graças de Antônio

Carlos Bernardes Gomes, nosso “Mussum”

Antônio Carlos Bernardes Gomes (Rio de Janeiro, 7 de abril de 1941 - São Paulo, 29 de julho de 1994), mais conhecido como Mussum, foi um músico e humorista brasileiro de....(Continua na edição do ano passado).

As homenagens ao Dia dos Pais começam

Esta ilustração é o maior simbolismo, referente ao Dia dos Pais, a partir de amanhã teremos fotos de amigos com seus filhos, se porventura você tiver uma foto mesmo que seja antiga com seu filho remeta para a nossa pagina, que teremos o maximo prazer em publica-la.

Domingos Correia, Haissan Mohamad Akad, José

Carlos Fontes e Solange Maria da Silva Alvarez

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro

“Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as fotos ou as digitalizações das biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Aline Teixeira Martins aniversariante do nosso Esporte Comunitário - Núcleo Castelinho


Aline ao lado da aniversariante de sexta-feira passada
D. Dalva Rosa dos Santos Silva.

Hoje está aniversariando Aline Teixeira Martins, esta jovem que é a nossa esperança para a vitória da Bola Queimada, que vai acontecer neste sábado no Ginásio de Esportes Antonio Natalone. Aline nasceu em São José do Rio Preto e é freqüentadora assídua da Ginástica Localizada do Núcleo Castelinho. A Aline parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz para a equipe do Castelinho.

Alana Martins Vasconcelos (São José do Rio Preto – SP) e seu TEMPOS NUNCA PERDIDOS


Jair João Biasotto, Walker Blaz Canonice, Maria Nino Carvalho e José Virgílio Vita Junior





Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z “.

A Página da Vida do dia 28 do mês de julho de 2008

Há 70 anos foram mortos no Poço Redondo,

Virgulino Ferreira da Silva e sua Maria Bonita

Virgulino (ou Virgolino) Ferreira da Silva, vulgo Lampião ou Lampeão (Serra Talhada, estado de Pernambuco, 7 de julho de 1897Poço Redondo, estado de Sergipe, 28 de julho de 1938). Uma das versões a respeito de sua alcunha é que ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que sua luz lhe dava a aparência de um lampião. Lampião foi um dos filhos de José Ferreira dos Santos e quando adolescente, acompanhado por seus irmãos Levino e Antonio, envolveu-se em crimes por questões familiares. José Ferreira era um homem tranquilo. Após várias tentativas que procuravam finalizar a rixa existente entre seus familiares e rivais daqueles, acabou sendo morto pelo delegado de polícia Amarilio Batista e pelo Tenente José Lucena, quando o destacamento procurava por Virgulino, Levino e Antonio, seus filhos. Com o objetivo de vingar a morte do pai, Lampião alistou-se na tropa do cangaceiro Sebastião Pereira, também conhecido como Sinhô Pereira. Sinhô Pereira decidiu deixar o cangaço e passou o comando para Virgulino (Lampião). Sede de vingança, cobiça e concentração do poder que por Sinhô Pereira lhe fora outorgado, levaram Lampião a se tornar um dos bandidos mais procurados e temidos de todos os tempos, no Brasil. Durante as décadas de 1920 e 1930, Lampião e seu bando espalharam o terror pelo nordeste brasileiro. Quando pretendia invadir uma cidade, Lampião enviava à autoridade vigente um pedido de certa quantia em dinheiro. Se a solicitação fosse negada, saqueava e devastava o local. Após suas investidas, Lampião encontrava apoio entre coiteiros, dentre os quais encontravam-se coronéis do sertão, que ofereciam-lhe armas, munições e abrigo em suas terras. Devido a uma informação prestada por um delator à polícia, no dia 28 de julho de 1938, uma volante comandada pelo tenente João Bezerra localizou, matou e decepou as cabeças de Lampião e sua companheira Maria Bonita e de outros nove cangaceiros que se encontravam refugiados na fazenda Angico, município de Poço Redondo, no estado de Sergipe. As cabeças dos cangaceiros ficaram expostas nas escadarias da prefeitura da cidade de Piranhas, no estado de Alagoas. Após, foram encaminhadas à Maceió e depois para o Instituto Nina Rodrigues em Salvador no estado da Bahia, para fins de pesquisa científica. Em 1969 as cabeças daqueles cangaceiros foram enterradas.

Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita

de Lampião, a primeira a entrar no cangaço

Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita (Paulo Afonso, 8 de março de 191128 de julho de 1938) foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Maria Bonita nasceu em 8 de março de 1911 no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso na Bahia. Depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos. Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita e teve também três abortos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.

Carlos Henrique Magri, Edson Aparecido Favaron,

Fuad Miguel Pachá Junior e Simone Imada Dias

Personalidades que aniversariam no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as fotos ou as digitalizações das biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.