sábado, 12 de setembro de 2009

Jaguaré, Bosque da Felicidade e bairros vizinhos elegem conselheiros do Orçamento Participativo

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia promove na segunda-feira (14/9) a eleição dos conselheiros do Orçamento Participativo da região 11 (onze) da cidade. A reunião será na Escola Municipal Dr. Ruy Nazareth, às 19 horas. Pode participar qualquer pessoa acima dos 16 anos. Os organizadores da eleição explicam que cada uma das 14 regiões do município irá escolher seus conselheiros representantes da sociedade civil. E, entre os escolhidos, irá indicar um para compor o Conselho Municipal do Orçamento Participativo. Além disso, também irão escolher e indicar um membro da sociedade civil organizada. O Conselho Municipal do Orçamento Participativo é formado por 14 representantes do Poder Público, 14 da sociedade civil e 14 da sociedade civil organizada (Ongs e entidades de classe). Desta forma, nessa primeira etapa estão sendo realizadas eleições para a escolha de conselheiros entre pessoas da sociedade civil interessadas em participar. E no dia 3 de outubro acontece a eleição do Conselho Municipal do Orçamento Participativo. Os bairros que fazem parte da região 11 (onze) da cidade são: Bosque da Felicidade, Chácara Recreio Felicidade (rural), Conjunto Habitacional São José do Rio Preto I, Estância São João, Jardim Caparroz, Jardim Castelinho, Jardim do Bosque I e II, Jardim do Lago, Jardim Felicidade, Jardim Flor do Bairro, Jardim Giuliane, Jardim João Paulo II, JardimSeyon, Jardim Sônia, Jardim Santa Rosa I e II, Jardim Suzano, Jardim Urupês, Jardim Vitória I e II, Parque Residencial Castelinho, Parque da Liberdade II e III, Parque das Flores I e II, Parque Jaguaré, Residencial Auferville, Residencial Garcia II, Residencial Santa Ana,Unitra, Vila Clementina, Vila Elmaz, Vila Verde. A Escola Municipal Dr. Ruy Nazareth, esta sito à rua Almelinda Aparecida Paula Amaral, 149 – Jaguaré.

Informações: Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia com a assistente social Maria Aparecida Aveiro (Cida Maracanã) – 3222-2041

Mariana Prado (Mogi das Cruzes – SP) e seu SAUDADE



Mirtes Abdelnur e Vânia Regina Afonso



Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida, dia 12 do mês setembro de 2008

Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, nosso

Geraldo Vandré completa hoje 73 anos

Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) é um cantor e compositor brasileiro. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, tendo ingressado...(Continua na edição do ano passado).

De Atibaia, Gabriel é nosso aniversariante do dia

Biel, parabéns pela passagem de seu niver.

Na foto acima Biel com sua mãe Cassia Regina e abaixo pose para o Orkut.

Ailton Adriano Pissolati, Maria Eunice Zanelato,

Mirtes Abdelnur, Raul Aguiar Ribeiro

e Simony Lúcia de Oliveira Barbosa

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Para ver as fotos e a letra da música do Vandré e também as biografias das personalidade aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse, que o link automaticamente te levará a Página da Vida do ano passado.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Roda de capoeira vai agitar a criançada no Parque Ecológico “ Danilo Santos de Miranda”

As crianças que visitarem o Parque Ecológico “Danilo Santos de Miranda” no final da tarde deste domingo (13/9) vai se surpreender com uma animada roda de capoeira. O professor Ceará, mestre de capoeira, vai ensinar aos pequenos os conceitos culturais desta expressão afro-brasileira. Os alunos do mestre Ceará vão mostrar para as crianças que a capoeira, além de ser um ótimo exercício, desenvolve conceitos de ritmo, dança e sociabilidade. Além de despertar a noção e a importância da cultura africana. O mestre Kauê e a galera do grupo de percussão Metal Madeira vão acompanhar a roda de capoeira. A apresentação, que é gratuita, começa a partir das 16 horas. Segundo a enciclopédia on-line Wikipédia, a capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda, esta sito à avenida Benedito Rodrigues Lisboa, nº 1.300 - Telefone: (17) 3216-2868. Roda de capoeira com o professor Ceará e Percussão Metal Madeira com mestre Kauê do Dom Lafaiete neste domingo com inicio as 16,00 horas.

Paulo Roberto Henrique Lacerda (Barra das Garças – MT) e seu SONHAR



Paulo Roberto Henrique Lacerda nasceu em 11 de setembro de 1960, em Barra das Garças – MT. Funcionário Público. Pintor e Poeta nas horas vagas. Místico , apaixonado pelo Sol e pela Natureza. Este poema foi extraido do livro Antologia Poética de Cidades Brasileiras e produzido pela Shogun Editora e Arte Ltda de 1987.

Acácio da Silva Reis e Sílvia Ibiraci de Souza Leite





Acácio da Silva Reis é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Sílvia Ibiraci de Souza Leite em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida, dia 11 do mês setembro de 2008

7 anos do maior ataque nos Estados Unidos,

os atentados de 11 de Setembro

Os ataques de 11 de setembro chamados também de atentados de 11 de setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos...(Continua na edição do ano passado).

O lamento de milhares de vidas,

no 11 de Setembro

Com freqüência as pessoas se referem aos ataques como "o 11 de Setembro", em razão deles terem ocorrido no dia 11 de setembro de 2001. Sendo terça-feira, os vôos domésticos ...(Continua na edição do ano passado).

Amelinha Fernandes de Souza de Freitas,

Antonio Vargas, Augusto Pires da Silva,

Benvenida Lopes Soler Rodrigues

e Rui Guimarães

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver a fotos do atentado do 11 de setembro e suas matérias ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Morria há 30 anos, Antonio Agostinho Neto o lider angolano que daqui a 7 dias faria 87 anos

António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de Setembro de 1922Moscovo ou Moscou, 10 de Setembro de 1979) foi um médico angolano, formado na Universidade de Lisboa, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prêmio Lênin da Paz". Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa ou Guerra do Ultramar como também é conhecida. Foi preso pela PIDE e deportado para o Tarrafal, sendo-lhe fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962.

Foi substituído por José Eduardo dos Santos.

Obra literária

Poesia

  • 1957 Quatro Poemas de Agostinho Neto, Póvoa do Varzim, e.a.
  • 1961 Poemas, Lisboa, Casa dos Estudantes do Império
  • 1974 Sagrada Esperança, Lisboa, Sá da Costa (inclui os poemas dos dois primeiros livros)
  • 1982 A Renúncia Impossível, Luanda, INALD (edição póstuma)

Política

  • 1974 - Quem é o inimigo… qual é o nosso objectivo?
  • 1976 - Destruir o velho para construir o novo
  • 1980 - Ainda o meu sonho

Margarete Mateus (São José do Rio Preto – SP) e seu SEM NOME


Olavo Martins dos Santos Júnior e Oswaldo Zapaterra Filho


Oswaldo Zapaterra Filho – administrador de empresas (Catanduva – SP 10/9/1965) conselheiro da Associação Comercial e Industrial (Acirp) de 2000 a 2002 e facilitador trainee do Sebrae até 2000. Formado pela Faculdade de Administração de Empresas de Catanduva em 1966, com pós-graduação pela Unirp.

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida, dia 10 do mês setembro de 2008

Fernando Bonassi completa hoje 46 anos

Fernando Bonassi (1962) é um escritor, roteirista, dramaturgo e cineasta brasileiro. Nasceu em São Paulo, no bairro da Mooca. Formado em cinema pela USP, tem se destacado...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos de Fernando Bonassi feitas em pleno Salão de Idéias na nossa Bienal do Livro ou de Paulo Sérgio Betti ou dar continuação das matérias ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Paulo Sérgio Betti completa hoje 56 anos

Paulo Sérgio Betti (Rafard, 10 de setembro de 1952) é um ator e produtor de teatro, cinema e televisão. Um de seus personagens marcantes do cinema ...(Continua na edição do ano passado).

Maria Aparecida Pasqualão, José Baueb,

Lázaro de Camargo Ehmke e Rapiel Parsekian

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nesta quinta a Orquestra Jovem de Rio Preto faz apresentação pedagógica no CICC

O CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura recebe, nesta quinta-feira (10/9), a partir das 19h30, a Orquestra Jovem de Rio Preto. Desta vez, será um concerto pedagógico. Segundo o maestro Saulo Schneck, os músicos apresentarão canções que vão do período barroco ao moderno, inclusive com cantigas de roda. O concerto pedagógico consiste em comentários feitos pelo maestro antes da execução de cada apresentação, interagindo com o público sobre o autor, título e período do título. A orquestra é composta por instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de um piano. Será apresentado repertório que reúne canções de Vivaldi,Shubert, Rondo-H.Purcell, Johann Pachelbel, entre outras. Composto de 21 músicos, o grupo é Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, contemplado pelo Ministério da Cultura com o projeto “Música Prá Gente”, administrado pela Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa Extensão de São José do Rio Preto. Com encontros semanais, no Núcleo Municipal de Artes Benedito Roberto Farath, no Jardim Soraya, os integrantes da Orquestra Jovem de Rio Preto têm aulas de cordas e de teoria e realizam duas apresentações mensais. Para a apresentação desta quinta-feira a entrada é franca. O CICC fica na Avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426. Compareça!.

9 horas, 9 minutos, 9 segundos, dia 9, mês 9 do ano 2009, 9 fotos de floradas na renovação da natureza.








Esta matéria foi inspirada nos 8 preceitos digitalizados do livro de Dalai-Lama publicados ano passado, tempo de Olimpíadas na qual os chineses adeptos de numerologia e muito fixados no numero 8, dizem eles que é a sorte, mas eu em minha modesta imaginação estou contando na verdade é com a força e o esplendor da natureza, e essa que se renova neste mês da primavera e acredito que o NOVE é que realmente faz toda a diferença, até prova em contrário. Espero que o leitor me dê alguma sugestão de fotos ou algo significativo para o ano que vem as 10 horas, 10 minutos do 10/10/2010.

8horas, 8minutos, 8segundos, dia 8, mês 8 de

2008, dizem os chineses que é para dar sorte


Hoje com início das Olimpíadas de Pequim, com a preocupação geral de todos os caminhos irem em sentido a China, poderia colocar 800, 80 mas como a numerologia de hoje é 8, estou publicando 8 preceitos que podem te ligar a tranqüilidade ou felicidade, que Sua Santidade Dalai-Lama em seu livro O Caminho da Tranquilidade recomenda.

Veja as 8 digitalizações recolhidas do livro de Dalai-Lama clicando em apenas cima do titulo da matéria.

Mara Moraes (Missões – RS) e seu AQUARELA


Eliseu Roberto Mello Denadai e Sérgio Mesquita




Eliseu Roberto personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Sérgio Mesquita em “ A História de Catanduva de A a Z.

A Página da Vida do dia 9 do mês setembro de 2008


José Daniel Camillo, Daniel completa hoje

40 anos com muito sucesso e humildade


José Daniel Camillo (Brotas, 9 de setembro de 1968), mais conhecido como Daniel (da antiga dupla João Paulo e Daniel), é um cantor brasileiro de música popular.José Daniel Camillo, o Daniel...(Continua na edição do ano passado).,

Registramos também a presença do nosso amigo

Abel Basílio Dutra , este profissional ligado a

oficina de jornais sendo linotipista praticamente

em todos os jornais de São José do Rio Preto

nos bons tempos do chumbo da linotipia.

Abel que completou 70 anos

dia 24 de fevereiro deste ano, aqui Abel

ao lado deste grande cantor Daniel.

Hoje Dia do Veterinário

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário ...(Continua na edição do ano passado).

Dia do Veterinário

Profissionais dedicados
Dos animais muito amigos
Conhecem a sua realidade
E também quando estão em perigo
Não tem gato ou papagaio
Periquito ou cachorro
Todos são seus pacientes
E tratados como gente
Com amor e afeição
Carinho e muita atenção.

Cuidando dos nossos "bichinhos"
Eles também cuidam de nós
Pois quando os vemos sadios
Ficamos felizes também

É uma profissão linda
E também abençoada
E a sua clientela
É um pouco complicada
Pois não sabem falar
Muito menos escrever
Mas nem por isso eles deixam
De se fazer compreender.

Parabéns veterinários
Pela sua profissão
Pelo seu dom divino
E a sua dedicação.

Autora: Sandra Mamede

Sérgio Luiz dos Santos, Sylla Pardo, Sérgio

Luiz Cantão e Anita Curti Monteleone

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam nos livros de histórias de suas cidades, Sérgio Luiz e Sylla “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Sérgio Luiz “ A História de Catanduva de A a Z”.

Para ver as fotos do Daniel e do nosso amigo Abel ou dar continuação das matérias ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

7ª Festa de San Gennaro, dia 19 de setembro será na Paróquia Santa Rita de Cassia

No próximo dia 19 de setembro, é dia de San Gennaro e neste dia, a partir das 19h30, a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira “Amici d’ Italia” prepara mais uma grande festa em homenagem ao santo mais conhecido da Itália em todo o mundo. A Festa de San Gennaro será no salão de festas da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Rio Preto. Para alegrar a noite, a Festa de San Gennaro conta com a animação do Gruppo Folk di Danza e do Coro Canto Nostro, ambos da Amici d’Italia. Com músicas alegres e coreografias tipicamente italianas, a festa tem como objetivo celebrar o dia do santo e atrair a comunidade simpatizante desta cultura tão animada e acolhedora. E para aqueles que apreciam a culinária italiana, o cardápio terá antepastos, pães e massas com molhos variados. Os convites para a Festa de San Gennaro estão a venda por R$ 15,00 (bebidas e sobremesa à parte) e podem ser adquiridos na Secretaria da Amici d’ Italia – telefone de contato: (17) 3233-0330. O local da festa será no Salão de Festas da Paróquia Santa Rita de Cássia, Avenida Murchid Homsi, 2131. Compareça!

Fernando Paráboli (São José do Rio Preto – SP) e seu SIM À PAZ


A Página da Vida do dia 8 do mês setembro de 2008

Mirassol, nossa vizinha “Cidade Amiga”

faz hoje 98 anos de fundação.

Foi pela determinação do desbravador de terras Joaquim da Costa Penha, também chamado de Capitão Neves, que as terras cobertas pela mata densa se transformaram na “Cidade Amiga”, como é conhecido hoje o município...(continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos de nossa querida e vizinha Mirassol e também do Lézio Junior e a continuação das matérias ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Hoje aniversário de nosso amigo

cartunista, jornalista Lézio Custódio Junior

Hoje quem tem mais de trinta é nosso caricaturista, chargista e jornalista Lézio Junior, que nasceu na cidade de Uberlândia em Minas Gerais no ano de 1977, Lézio trabalha no jornal Diário da Região desde 2000 e é free lancer com caricaturas e ilustrações de 1994 a 2000; publica no site Charge On Line desde 2001; colaborou com jornais O Estado de São Paulo e Diário de São Paulo e com o Pasquim 21; ganhou mais de 15 prêmios entre salões macionais e internacionais, entre eles o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2006. Lézio é formado em Jornalismo pela Unilago em 2004, suas melhores charges publico sempre no último dia do mês,

Stela Maria Atanázio e Olavo Arcângelo Pereira

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de história de suas cidades, Stela “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Olavo “ A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.