sábado, 19 de dezembro de 2009

Selos e peças de filatelia sobre o Natal de 2009









Moses Adam (Ferraz de Vasconcelos - SP) e seu UM JARDIM - SAFO DE LESBOS VII a.C



Vem de Creta até este templo
Sagrado, onde há um gracioso bosque de
Macieiras e altares onde arde
O incenso.

Aqui, a água fresca canta através dos ramos
Das macieiras, a sombra das roseiras
Cobre todo o recinto e das trêmulas folhas
Escorre um sono pesado.

Aqui, o prado onde pastam os cavalos
Já se cobriu de flores primaveris e as brisas
Sopram docemente[...]
[...]

Vem, Cípris, coroada de grinaldas
E, graciosamente, nas douradas taças
O néctar ligado aos festins
Derrama.
Safo de Lesbos
VII a.C

Rosalie Gallo Y Sanches (São José do Rio Preto - SP) e seu CASTIDADE e também aniversário


Este belo poema de Rosalie por nome de CASTIDADE, foi extraído do Antologia Poética de Cidades Brasileiras, produzido em 1987 pela Shogun Editora e Arte Ltda. Nossa querida escritora nasceu na lírica Pindorama - SP , terra de meu mano Sinval Silva Ribeiro onde fincou o pé e criou fortes raizes. A Rosalie uma das mais atuantes mulheres escritoras de nossa cidade os parabéns pelo seu aniversário que transcorre hoje e congratulações por tudo que faz pela nossa literatura e também pelo incentivo que proporciona a todos os que foram alunos de seus projetos em outras cidades da região. Abaixo sua biografia que consta no livro de história de nossa cidade.

Generoso Cazone Otero

Generoso Cazone Otero é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Dicionário Rio-Pretense - São José do Rio Preto de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 19 mês dezembro de 2008


Ontem o Grupo Teatral DESAFIO completou seus 10 anos, grupo criado com a finalidade de atender os adolescentes e as crianças também, e ganhou notoriedade nacional após se apresentarem na FIT. A idéia principal do grupo foram mudar os destinos das crianças e adolescentes da Zona Norte. O grupo iniciou suas atividades em 1998 com o objetivo de apresentar as artes cênicas as crianças carentes. Sempre com direção de Neuza Monção crianças com 11 anos ao todo 12 meninas aderiram ao projeto, e hoje desde sua fundação já passaram mais de 50 crianças e sob o lema “ Desafiar é preciso”, o grupo criou coreografias inovadoras para os padrões já adotados. O grupo Desafio apresenta em todos os lugares quando solicitado, e seu reconhecimento veio com a peça “As Lavadeiras”, e a peça foi escolhida para representar a nossa cidade no FIT em 2001. De uns tempos para cá recebe os primeiros meninos-atores. O grupo completou ontem 10 ,anos de existência com cinco jovens atores que cresceram com o grupo: Junilson Trindade, Sheila Felix, Bruna Elaine Maila Martins e Antonio Bucca. Neuza Monção esta diretora arretada mesmo sem recursos e incentivos desabafa e diz” A sensação é de dever cumprido”.
O espetáculo de 10 anos foi realizado no Senac na rua Jorge Tibiriça 3518 às 20h00 , e a partir de hoje começa novos desafios e a esperança que os meios culturais auxiliem e incentivem esta semente lançada em 1998.

E MAIS UM CONVITE PARA AMANHÃ , COMPAREÇA!!!

CAFÉ DA MANHÃ COM ARTE
EXPOSIÇÃO:
REASÍLVIA SIMARDI TOSCANO
20/12/2008
SÁBADO
LOCAL: ARTE DE ORIGEM
RUA VALÊNCIO JOSÉ BARBOSA, 2075
HORÁRIO: 9:OO ÀS 12:OO HS
ENTRADA GRATUITA
(atrás da Elmaz)





Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Waldomiro personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”e Ary e Maria Aparecida pelo livro “ A História de Catanduva de A à Z”.

A Página da Vida do dia 19 mês dezembro de 2007

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato !

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pedro Rocha "Taypa" expõe suas esculturas em cerâmica no Centro Cultural até dia 31

O mês de dezembro é aquele em que refletimos sobre a vida e em mais um ano que passou. Pensando nisso, a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, expõe até o dia 31 de dezembro esculturas em cerâmica do artista plástico Pedro Rocha “Taypa”, no trabalho “Retrospectiva”, aberto para visitação ao público no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. A exposição tem oito esculturas, três vasos e uma instalação. “Retrospectiva” apresenta o trabalho de “Taypa” desde quando ele começou, em 1998, até este ano. O artista plástico conta que não tinha técnica quando começou a trabalhar com cerâmica. “Comprava o barro e fazia as esculturas por intuição”, diz. Sua formação veio de cursos destinados às artes plásticas. Quando morava na cidade de São Paulo participou de exposição realizada pela Secretaria de Cultura da capital, que abriu as portas desta iniciação técnica. Na época, conheceu seu mestre, o Frei Pedro da Silva Pinheiro, artista plástico autodidata.

Compareça!!

Recado e desejos da minha querida Derez a todos amigos, familiares e conhecidos...



Para todos aqueles que em 2009 me passaram correntes
dizendo que, se reenviasse, ia ficar rico ou milionário,
informo que NÃO FUNCIONOU!
Em 2010 por favor mandem dinheiro ou presentes.
Rsssrsrsrsrrssrsrrsrsrsrssrsrs!!!!

Obrigada
Boas Festas!
PS: Estou aceitando também: vale-alimentação, vale-transporte...etc...

Beijo na Alma*
Derez

Eli Lobo (Santos - SP) e seu ANUNCIAÇÃO


Eis que resplandece mais um dia
Mas não como um dia qualquer
De aroma doce e sedutor
Seu clima me inebria!

Pelo caminho
Borboletas anunciam
Sob um tapete de cores
Que chegou a estação das flores!

Mistura de tons
Num cenário de encantos
Que consola dores
E revela amores!


Nota da Página:
EMPATE DUAS VEZES NO TERCEIRO LUGAR
Tivemos no terceiro lugar um empate, como retornamos aos jurados e o empate se manteve, ficou decidido pela organizadora e pela comunidade em premiar os dois trabalhos.

Giuseppe Ricardo Passarini e Michel Pedro Sawaya


Giuseppe Ricardo Passarini e Michel Pedro Sawaya são as personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Dicionário Rio-Pretense - São José do Rio Preto de A a Z” e agora também em nossa modesta página.


A Página da Vida do dia 18 mês dezembro de 2008


Steve Bantu Biko (18 de dezembro de 1946 - 12 de setembro de 1977) foi um conhecido ativista do movimento...(continua na edição do ano passado).


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto lança, amanhã, sexta-feira (19/12), às 20 horas, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”, o livro de crônicas "O dia em que Jesus pilotou um avião", do jornalista Júlio Cezar Garcia. O autor foi um dos vencedores do Prêmio Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, na categoria produção literária. O livro, editado pela THS Editora, reúne textos publicados nos jornais Bom Dia e Diário da Região. As 51 crônicas foram selecionadas do vasto material produzido entre setembro de 2005 e julho de 2008, período em que manteve colunas semanais nos jornais. As crônicas são memórias da infância e das experiências, vividas ou ouvidas, na família, com os amigos e no jornalismo, em Assis, onde morou, e em São Paulo, Presidente Prudente e Rio Preto, onde trabalhou. Nelas, as emoções ganham pitadas de alegria, tristeza, amargura ou otimismo. "Não tive pretensão de fazer literatura por absoluta falta de engenho e arte", afirma. E revela seu objetivo com a coletânea. "Espero que as pessoas se sintam estimuladas a contar suas próprias histórias". Ao final, o livro guarda uma surpresa: é encerrado com uma pequena novela da vida real que se chama "Nas escadarias da Igreja de São Sebastião". Conta a história de crianças, suas descobertas e conversas na pracinha da pequena Palmital, no interior de São Paulo, onde o autor passou a infância. Compareça a entrada é gratuita .


Para ver as fotos das matérias acima: Steve Biko e a continuação de sua matéria, Júlio Cézar Garcia e seu livro, ou também ver este poema AMOR ETERNO AMOR de Maria Cristina Silvano Mendes ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Sérgio da Silva e Valdir personalidades aniversariantes de São Jose do Rio Preto e Arno e Júlio Cesar pela cidade de Catanduva e que estão em livros de história de suas cidades, e agora também o registro em nossa página.

A Página da Vida do dia 18 mês dezembro de 2007

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato !

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Viveiro Municipal cria Banco de Sementes e pede doações à todos preocupados com o meio ambiente


Para preservar as espécies de árvores e dobrar a produção de mudas, o Viveiro Municipal, pertencente a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, criou o Banco de Sementes e pede que a população faça doações a partir de janeiro de 2010. Segundo o coordenador do Viveiro, Anderson Bessa, o banco depende dessas doações para reunir um número maior de sementes e de espécies. “Existem algumas espécies de árvores que não encontramos sementes e para comprar é muito caro. Por isso, precisamos das doações, para garantir árvores de pequeno, médio e grande porte”, explica. O Viveiro é responsável em produzir mudas de árvores, que são utilizadas na arborização de praças e avenidas da cidade e também são doadas à população. Com a criação do Banco de Sementes, conseguirá armazenar mais espécies para o plantio e aumentar a quantidade e qualidade das mudas, atendendo a demanda das áreas urbana e rural. Bessa destaca ainda algumas espécies que estão em falta. “Precisamos, principalmente de sementes de árvores de pequeno porte, como a resedá, aldrago, cássia-rosa, tingui, canudeiro, alfineiro, aroeira-pimenteira, murta, ipê-de-jardim, flamboyant-mirim, além de árvores frutíferas”, informa Bessa. Atualmente, o Viveiro possui 40 espécies de árvores. O banco funcionará em uma área de 50 metros quadrados dentro do Viveiro Municipal. As doações podem ser feitas a partir de janeiro do ano que vem, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Viveiro Municipal de Mudas, rodovia BR-153, km 61
Entre as duas represas no Jardim Primavera
Telefone: (17) 3225-9769

Os desejos da belíssima Equipe Top Blog e de minha querida amiga da Maraláxia

A Equipe Top Blog te deseja um Feliz Natal e um maravilhoso 2010!

Grato amigos, muito grato mesmo por tudo que aconteceu neste ano, o mesmo desejo à todos...Saudações e abraçosSR!!!

E DO LINDO " ORBITANTE PLANETA MARALÁXIA"

Se não nos falarmos mais,que você tenha um NATAL ABENÇOADO , junto aos seus.

E que, no ano de 2010, todos os seus sonhos se realizem, seus objetivos sejam alcançados, afinal...

VOCÊ NÃO VEIO AO MUNDO PARA VEGETAR,
NEM, TÃO SOMENTE, PARA SOBREVIVER,
VOCÊ É O RESULTADO DE UM GRANDE PROJETO,
E O ARQUITETO MAIOR, O FEZ PARA VENCER !

FELIZ NATAL

FELIZ...

FELIZ...

E...

FELIZ ANO NOVO!

Com carinho

Fátima

Caso queira saber sobre MARALÁXIA, é só buscar no lado direito deste blog, os meus RECOMENDADOS e clicar em cima da MARALÁXIA e verá um "mundo", que com certeza te contaminará.

Telma Moreira (Rio de Janeiro) e seu PRENÚNCIO


Amanheci setembro!
Vestida de azul celeste,
Dourada de sol,
Cheiro de fruta silvestre,
Repleta de risos
E sonhos no andar...

Bani-me de agosto,
Despida dos dias frios,
Nuvens de chuva,
Despedida dos vazios,
Calçadas molhadas
E ruas a me alagar...

Alvoreci festeira,
Renascida pelas flores
E borboletas...
Enfeitada de mil cores,
Refeita no encanto
Da primavera no ar!

A Página da Vida do dia 17 mês dezembro de 2008


*****


Para ver as fotos das matérias acima: José Vilanova este notável escritor e seus acrósticos ou também ver este poema UM ETERNO SONHO de Maria Aparecida dos Santos ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz a História de São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 17 mês dezembro de 2007

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato !

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Auto do Espírito Santo" será apresentado nesta sexta (18) na Oficina Cultural Fred Navarro.

“Auto do Espírito Santo” é inspirado em “Um Conto de Natal” é um dos textos mais divulgados da literatura universal, tendo uma grande quantidade de adaptações para teatro, cinema e quadrinhos. Foi projetado para ser publicado em capítulos de jornal, o chamado folhetim, tendo sido escrita entre outubro e novembro de 1843, ilustrada por John Leech, e sua forma final foi publicada aos 19 de novembro de mesmo ano.
Narra a história do sovina Ebenezer Scrooge em nossa história o Coronel SebastiãoTomé, um velho rabugento e solitário, implacável com as pessoas, preocupado apenas com seus lucros e que detesta o Natal e a felicidade estampada nos rostos das pessoas por esta data. Coronel Sebastião Tomé é empresário e trabalho em um escritório com Bob Cratchit em nossa história José do Espírito Santo, um pobre rapaz, pai de quatro filhos, sendo que, Tim Cratchit em nossa história Lucas, o caçula, sofre paralisia nas pernas. Apesar destes revezes, José do Espírito Santo é um homem feliz e gosta de Natal.
Na véspera do Natal, ao voltar para casa, Coronel SebastiãoTomé se depara com o fantasma de seu sócio Jacob Maley em nossa história Zacarias Serafim , também um homem mal como Coronel SebastiãoTomé. Zacarias Serafim lhe diz estar penando, por ter sido mal em vida, e o mesmo ocorrerá com Coronel SebastiãoTomé. Mas há uma esperança de alterar esse destino, e para isso, Coronel SebastiãoTomé receberá a visita de três espíritos: O Espírito do Natal Passado, O Espírito do Natal Presente e O Espírito do Natal Futuro. Cada um dos Espíritos fará uma revelação a Coronel SebastiãoTomé e que poderá mudar sua vida.

Ficha Técnica
Autor: Charles Dickens
Adaptação e Direção: Guido Caratori
Trilha Sonora: A Cia
Maquiagem: Perpétuo Peralta
Figurinos: Drica Sanches e Perpétuo Peralta
Cenografia e Adereços: Guido Caratori
Elenco de Apoio: Beatriz Foltran, Luan Souza Leite e Débora Catarina IfangerElenco
Elenco: Beta Cunha, Guido Caratori, Luiz Peres, Marina Rico, Paulo Meliorança
Perpétuo Peralta
Realização: Cia Fábrica de Sonhos

Local: Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro 5084 – Imperial - (17) 3234 2405
Dia 18 de dezembro, 20h30
Entrada franca

Bruno Eunício de Faria Oliveira aniversariante de hoje da Secretária do Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e ADEX Rio Preto

Fernando Silva Florim e Bruno Eunício de Faria Oliveira

Hoje nosso caro amigo Bruno Eunício de Faria Oliveira é o aniversariante do dia. Bruno nasceu em São José do Rio Preto - SP aos 16 de dezembro de 1982 e é filho de Osvaldo de Freitas Oliveira e de Maria Cecilia Cêra de Faria Oliveira. Ao caro Bruno parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz pela nossa cidade e recentemente que fez na Encomex, agilizando a ADEX Rio Preto com Fernando Silva Florim colocando nossa querida cidade como vitrine em todo o Brasil na aréa do exportação e do comércio exterior.

Angela Chagas (Rio de Janeiro - RJ) e seu RIO CORRENTE



Rio que corre, corre tão bravamente, que parte
Da minha fluente... Impregna a minh’alma
Eleva-me em teus braços abundantes, em partes
Lava-me o orgulho, e a minha vida acalma...

Rio corrente, que corre florente, intensamente
Transporta minhas sementes e todos os meus lamentos
Faz do meu ser uma primavera bela, ardente
Cobrem-me de luz, desejos, em tantos sentimentos...

Rio corrente corre e venha enflorar o meu jardim
Vai dizer ao meu amor que o meu anseio é confluir
Quero percorrer o mesmo ponto, deixar escorrer...

A minha soberba só no teu colo vai extrair
Em tuas águas vão descansar em arrulhos, e concluir
A bela buganvília, contigo vou cultivar no porvir!

Maria Caldeira Bocchini ou Kaldeira artista plástica primitivista Naïf


Maria Caldeira Bocchini ou nossa pintora primitivista naïf Caldeira é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 16 mês dezembro de 2008


Hoje chegou várias mensagens , inclusive uma que todo ano não pode faltar é de nosso querido Deputado Vaz de Lima e de Ivani, e no verso uma adaptação do Livro “ Resistência e Submissão” de Dietrich Bonhoeffer, bela mensagem e outra que também vou destacar é da Sueli Linjardi, que estou também reproduzindo a parte frontal e por dentro esta escrito”......

Hoje a noite “Reyzinho” como é conhecido no meio jornalístico, lança seu livro as 20h00 “ Páginas Impares”, livro editado pelo nosso querido Lelé ou pela sua Editora: THS Arantes. Local: Centro Cultural "Prof. Daud Jorge Simão" - Praça Cívica.


Para ver as fotos das matérias acima: Mensagens de Natal e Ano Novo continuam chegando, José Luis Rey e seu "Páginas Impares" ou também ver este poema O NOME DA ROSA de Marcelo Henrique Candolfi ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e João Barbizan e João Eduardo em “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 16 mês dezembro de 2007

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato !

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Primeiro Festival de Primavera no Café das Letras


1º lugar
Encontro de primavera
Basilina Pereira

2º lugar
Rio Corrente
Angela Chagas

3º lugar
Prenúncio
Telma Moreira / Anunciação – Eli Lobo

I DESAFIO - OUTRAS PRIMAVERAS
Um Jardim - Safo de Lesbos VII a.C
Postado por Moses Adam

II DESAFIO - MUITO EM POUCO
"Quando enfim os lábios de Deus sorriram
a primavera desabrochou e a vida se fez mais bonita. "
Postado por Sérgio da Costa

A todos os escritores que participaram do
PRIMEIRO FESTIVAL DE PRIMAVERA NO CAFÉ DAS LETRAS,
agradeço a participação e parabenizo pelos belíssimos trabalhos.
Aos vencedores, PARABÉNS pelo brilhante desempenho!
Em breve teremos um novo festival, aguardem!!

Beijos e abraços a todos!
Monica San

Os prêmios do festival bem como os certificados de participação aos vencedores serão entregues após as festas de fim de ano. Serão realizadas entrevistas com as duas primeiras colocadas, e publicadas neste blog e também da comunidade.

Saiba mais sobre este evento em matéria publicada
em 16 de setembro de 2009,
apenas dando um clique em cima do titulo abaixo:



Basilina Pereira e seu ENCONTRO DE PRIMAVERA

PRIMEIRO LUGAR

Eu tinha os sonhos cheios de orvalho
e trazia na alma a inquietude da véspera
Tu surgiste com olhos de mistério
numa manhã que parecia eterna
e meu coração floriu, outra vez.

E em tarde de sonhos incertos
a vida madura se fez seresta
sem a nostalgia de uma infância tranqüila.
No ar, a ilusão de ser livre e amar.
Sem riscos? Sem culpa? Talvez.

O sol dissolveu o caminho das pedras
e o vento forte entrou nas crateras,
a maçã desabrochou sem pudores,
a sementeira florida embalou os ninhos
e a paixão perfeita rendeu-se à estupidez.

E entre flores poéticas e trigais maduros
a vida fez-se brisa e o amor, uma quimera.
Mas tu, como profético caçador de nuvens,
não viu fugir teu indomável corcel
no vendaval, que trouxe mágoas e aridez.

Hoje, a noite tem as mesmas estrelas
e em algum lugar, com certeza, é primavera.
Mas luzes douradas já não brilham no horizonte
e há uma fonte adormecida num jardim sem chuva
a espera do impacto de uma nuvem rosa e um talvez.

Theodoro Becker, 6 décadas de serviços prestados a nossa querida Catanduva - SP


Theodoro Becker é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “ A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 15 mês dezembro de 2008


Desde domingo (ontem) o Mercado Municipal está com uma banca diferente, estão vendendo livros, sabedoria, conhecimento e até haikais, essa turma é o pessoal da Cooperativa dos Escritores de São José do Rio Preto e Região e prometem fazer as emoções dos clientes do “Mercadão” virem a flor da pele , com programações, sorteios e no final do evento dia 23 até doações de livros.
Se você tem poesias, contos, minicontos, poemas vá até a nossa banca que com certeza com a coordenação geral da Derez , você terá provavélmente no ano que vem ele publicado e impresso ou poderá também enviar seu material para o email cerp cooperativadeescritoresderiopreto@hotmail.com , ou entre em nossa comunidade no Orkut pelo link, CERP - Cooperativa Escritores ou também utilize os serviços desta página, que será um prazer imenso retransmitir as boas novas aos membros da cooperativa.


Este caro amigo Gilson, que por coincidência a um mês , publiquei seu livro em detalhes e fiz com ele uma pequena homenagem a comunidade negra de nossa cidade, e hoje como aniversariante do dia. Caro Gilson parabéns pela passagem de seu aniversário, e continue assim poeta com sua forma e essência em seus versos.

E ABAIXO A BIOGRAFIA MARISA AMORIM QUE ACOMPANHO E ENFEITA TODOS OS MEUS DIAS PELO CANAL 4, O CANAL DA CÂMARA DE NOSSA CIDADE


Para ver as fotos das matérias acima: Escritores cooperados em uma banca no Mercadão o poeta Gilson e a Marisa Amorim e também ver este poema EXPLICAR O AMOR de Joyce Miranda de Abreu ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Álvaro Alves personalidade aniversariante do livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 15 mês dezembro de 2007

**


**


**


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato !

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Convite - Lançamento do livro AMANTES INFIEIS



"Amantes
infiéis”,
de Angelo
Soares Neto

Dia: 16 de
dezembro
(quarta-feira)
Horário:
20:00 horas
Local: Espaço
Cultural do
Rio Preto
Automóvel Clube
Compareça!

Euguidsom Jorge Camargo ou Guidinho (Barra do Garças - MT) e seu A PALAVRA

Gislaine Maria Sampaio Morandim


Gislaine Maria Sampaio Morandim é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 14 mês Dezembro de 2008


Há 4 anos minha irmã Theo, ou Linda como todos a conheciam partiu, ela que nasceu no Sitio da Baixada Seca, no dia 28 de agosto de 1937, entre Marapoama e Elisiário, se casou com José Prado, e desta união nasceram Joseane Ribeiro hoje Rodrigues e Cássia Regina Prado hoje Beltramini, deixou dois netos e a saudades desta mana é imensa. Faleceu na cidade de Atibaia, onde reside atualmente as suas duas filhas e suas famílias. Nestas fotos várias recordações, Theo ao lado de seu netinho Gabriel e seu marido José Prado e também no dia de seu casamento e a antiga Igreja da cidade de Marapoama SP.

E MAIS 12 ANOS DE SAUDADES DE
NEUSA CARDOSO LAGOA DA COSTA

Neusa nasceu na cidade de São Paulo no dia 16 de junho de 1944 e se casou com David Lagoa da Costa, e dessa união tiveram dois filhos Pedro Luiz da Costa e Daniel Cardoso Lagoa da Costa . Faleceu na mesma cidade em que nasceu e hoje esta com seu pai, no Ossário da Vila Formosa



Toda comunidade ligada a poesia, vem homenageando este poeta que faleceu por afogamento no Piaui, no sábado passado. Lu como era chamado pelos mais íntimos deixou uma lacuna muito grande no meio da música, rádio e da poesia. No dia 14 de dezembro de 2008, fiz uma singela homenagem a este afro-descendente publicando um haikai seu e a matéria abaixo,, e é com pesar que torno público seu falecimento.

Luciano Almeida nasceu na cidade de Teresina no Piauí aos 9 dias do mês de outubro de 1979, é filho de Helena Almeida e José Almeida. Luciano ou Lú como é mais conhecido tem livro em coletânea através “Novos Escritores” é haikaista, compositor, cronista , radialista e professor. Leia mais haikais ou poesias de Lú através de seu site ou blog, ou no Recanto das Letras, tenho certeza que ficará no encanto deste garimpeiro de palavras e de sensibilidade incomum. Nesta série que venho homenageando os afro-descendentes, desde o dia 12 do mês passado, Luciano se enquadra entre os que no futuro terá repercussão em nossa literatura.


Para ver as fotos das matérias acima: Theodolinda Ribeiro Prado ou minha e saudosa irmã LINDA ou de Neuza Cardoso ou também do poeta Luciano Almeida ou LU para os intimos ou também ver este poema SEMPRE VOCÊ de Barbara Ismael Carrazzone Lacativa ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Luciano Pereira em “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 14 do mês dezembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato !

domingo, 13 de dezembro de 2009

Cia Azul Celeste lança livro no Sesc e realiza evento "Noites Azuis" em homenagem aos seus 20 anos


“Vestido de azul celeste – a trajetória teatral de 20 anos da Companhia Azul Celeste de José do Rio Preto – SP”. Este é o título do livro que a Companhia Azul Celeste lançará, em homenagem às suas duas décadas de existência, no evento “Noites Azuis” organizado em parceria com o SESC. O evento será realizado no SESC Rio Preto entre os dias 15 e 18 de dezembro. Serão quatro noies de importantes encontros, todos gratuitos, entre palestras, noite de autógrafos e também teatro. Convidados importantes na cena teatral como a diretora Cibele Forjaz, a atriz e diretora Georgette Fadel, o professor de teatro Alexandre Mate e os dramaturgos Fernando Bonassi e Cíntia Alves estão entre os convidados (ver programação completa abaixo e currículos dos convidados). Logo na abertura a pré-estreia nacional do espetáculo “Um grito solto no ar – Georgette Fadel canta Guarnieri”. Mas antes, no saguão, a trupe da Azul Celeste e o autor, Augusto Fiorin, estarão lançando o livro que conta a trajetória artística do grupo, suas viagens, os espetáculos e passagens ímpares dos bastidores de 20 anos de estrada da Azul Celeste.

Programação:

15/12
19h30
Lançamento do livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória teatral
de 20 anos da Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP"

20h
Pré Estreia Nacional
"Um grito solto no ar” - Georgette Fadel canta Guarnieri
Músicos:
Gustavo Sarzi (piano)
Junior Pitta (violão)
Raphael Moreira (percussão / bateria)
Alexandre Ribeiro (sopros)
Roteiro, Direção e Direção Musical de Heron Coelho

21h
Encontro com Georgette Fadel
“Os caminhos e descaminhos do ator”

16/12
19h30
Encontro com Fernando Bonassi
“A escrita para um teatro atual – gabinete x processo colaborativo”
+
livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória artística de 20 anos da
Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP "

17/12
19h30
Encontro com Alexandre Mate
“Tessituras possíveis da escritura cênica”

21h
Encontro com Cíntia Alves
“O texto no teatro para crianças”
+
livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória artística de 20 anos
da Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP”
18/12
19h30
Encontro com Cibele Forjaz
“A escrita coletiva da direção”
+
livro "Vestido de Azul Celeste - a trajetória artística de 20 anos da Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto-SP "

MINI CURRÍCULO DOS CONVIDADOS:

GEORGETTE FADEL
Prêmio Shell 2008 de melhor atriz na peça Gota D`agua. Diretora da Cia São Jorge de Variedades de São Paulo. Diretora convidada da Companhia Azul Celeste no espetáculo “Cem gramas de dentes”, em 2007.

FERNANDO BONASSI
Paulistano, nascido na Mooca em 1962. Escritor, roteirista e cineasta, tem inúmeros livros lançados, dentre os quais citamos: A incrível história de Naldinho, um bandidão o bandidinho?, O céu e o fundo do mar, 100 coisas, Declaração universal do moleque invocado (indicado para o Prêmio Jabuti em 2002), O amor é uma dor feliz, Ta louco! e Passaporte. Vencedor da bolsa do Kunstlerprogramm do DAAD, passou um ano em Berlim escrevendo. Tem contos e livros publicados na França, Alemanha e EUA. É formado em Cinema pela ECA-USP, tendo participado como diretor/roteirista dos filmes Castelo Rá Tim Bum e O trabalho dos homens. É dele o roteiro de Um céu de estrelas, longa de Tata Amaral. Para o teatro, escreveu As coisas ruins de nossa cabeça e participou da concepção de montagens do Teatro da Vertigem, de Antonio Araújo. Com a peça Woyzeck desmembrado retornou a parceria feita anteriormente com o ator Matheus Nachtergaele.

CIBELE FORJAZ
Diretora teatral premiada, sendo seus últimos espetáculos considerados muito importantes para a vanguarda do teatro brasileiro: Vemvai – o caminho dos mortos e Rainha(s) – Duas atrizes em busca de um coração.

CÍNTIA ALVES
Dramaturga convidada da Companhia Azul Celeste no processo de trabalho do espetáculo “Marcelo, marmelo, martelo”;
Autora e diretora Bacharel em direção teatral pela ECA / USP, com especialização em dramaturgia. Dentre seus principais trabalhos, destacam-se: “Gulliver”, vencedor de 11 categorias do Prêmio Dança Brasil de Teatro, incluindo Texto, Direção e Espetáculo, indicado para Prêmio Coca-Cola de Melhor Ator; “Moby Dick”, Prêmio Coca-Cola de Melhor Texto, e indicação ao Prêmio Apetesp de Melhor Texto e Direção; “Uma história que a manhã contou ao tempo para ganhar a Rosa Azul”, adaptação do romance “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, que recebeu o Troféu Mambembe de Melhor Texto, Direção e Espetáculo, e foi indicado para os Prêmios Coca-Cola e Apetesp como Melhor Texto, Direção, Espetáculo e Cenário; “Pedro Paulo Pedregulho”, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Direção, recebeu quatro indicações para o Troféu Mambembe - Melhor Texto, Direção, Ator e Atriz. Entre outras atividades, foi coordenadora pedagógica da ONG Galpão 6, em Catanduva; representou o Brasil no I Simpósio Internacional de Teatro para a Infância e Juventude promovido pelo SESC e foi jurada do Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem.

ALEXANDRE MATE
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Teatro. Há longos anos desenvolve pesquisa de manifestações do teatro paulista. Na universidade pública, desde 1993, ministra atualmente aulas no Instituto de Artes da UNESP. Mestrado em Teatro-educação na ECA-USP e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP.
É professor da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular convida para "Auto de Natal na Praça de Todos"




Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular
Apresenta:

Auto de Natal na Praça de Todos !

Um texto de Paulo Botós

Direção Geral e Direção Musical : Marcelo de Castro
Preparação dos Atores : Aline Alencar
Figurinos e Maquiagem: Aline Alencar

Cenário: Criação Coletiva

No Elenco: Aline Alencar, Cibele Sampaio, Henrique Nerys , Luara Alencar, Lucas Bergmam , Marcelo de Castro , Murilo Gussi e Ricardo Matioli

“Auto de Natal para a Cidade” de Paulo Botós é um espetáculo de rua realizado em procissão por cortejos e evoluções. A trajetória deste Auto, passeia por cânticos natalinos populares, como a festa de folia de reis, e também do repertório litúrgico, contando a passagem bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Com uma abordagem popular e festiva que é de caráter da Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, o espetáculo permeia por várias crenças no mundo, utilizando de suas manifestações a fim de unir estas tradições em um espetáculo para todo o povo.

Em Rio Preto

Às 19:30
14/12 - Bairro Eldorado
19/12 - Praça Rui Barbosa

Em Mirassol

Às 20:00
23/12 Praça da Matriz

Compareça para esta grande Festa Popular!!!

Realização:
Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.
Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto.