sábado, 17 de abril de 2010

Mala Filatélica "Brasília, Sonho e Realidade"








Os Correios lançam, no próximo dia 21 de abril, a Mala Filatélica “Brasília, Sonho e Realidade”, que vincula as comemorações do aniversário da Capital do Brasil à história de seu fundador, Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O roteiro da Mala Filatélica compreende as cidades de Brasília (DF), Diamantina (MG), Belo Horizonte (MG), Jataí (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Uma viagem pelos locais que são marcos na história de vida do ex-presidente da República. A Mala Filatélica é um produto customizado, direcionado a colecionadores, que consiste na confecção de peças filatélicas (que tenham como suporte envelopes, cartões-postais, fotografia ou outro material selado), no transporte, na obliteração e na devolução, ao endereço do cliente, das peças circuladas no percurso definido. Excepcionalmente não serão aceitos suportes diferenciados para esta Mala Filatélica. Para esta Mala Filatélica haverá dois tipos de peças filatélicas: completa e simples. A peça completa inclui 1 FDC (Envelope 1º Dia de Circulação), 6 selos (de emissão especial) Brasília, Sonho e Realidade, 1 Carimbo de 1º Dia de Circulação (Brasília/DF) e 5 carimbos comemorativos, exclusivos da Mala Filatélica. Cada peça custa R$ 20,00. A peça simples inclui 1 FDC (Envelope 1º Dia de Circulação), 1 selo (de emissão especial) Brasília, Sonho e Realidade (escolha do cliente), 1 Carimbo de 1º Dia de Circulação (Brasília/DF) e 5 carimbos comemorativos, exclusivos da Mala Filatélica. Cada peça custa R$ 15,00. A Mala Filatélica partirá no dia 21 de abril, de Brasília (DF), com lançamento oficial de uma série de 6 selos (emissão especial) “Brasília, Sonho e Realidade”, e percorrerá o circuito, com o seguinte itinerário: 23 Diamantina (MG), 27 Belo Horizonte (MG), 30 Jataí (GO), 5/5 Rio de Janeiro (RJ) e 7/5 Brasília (DF).

Local para envio dos pedidos:

Mala Filatélica “Brasília, Sonho e Realidade”
Agência Filatélica de Brasília – DF
Edifício Sede da ECT – Térreo
70002-900 Brasília/DF
Fone: (0**61) 3327-4151
e-mail: bsbacfilatelica@correios.com.br

Os pedidos serão recebidos até o dia 20 de abril.
As peças filatélicas serão devolvidas por meio de carta registrada a partir do dia 21/05/2010. Para maiores informações, procurar a Agência de Correios mais próxima, ou através do e-mail deste colunista.

7ª edição do Fórum de Dança traz na abertura de amanhã duas estréias de espetáculos locais


Tem início amanhã domingo (18/4) a 7ª edição do Fórum de Dança. Evento realizado paralelamente em três cidades da região, São José do Rio Preto, Fernandóplis e Votuporanga. Em Rio Preto, será aberto com duas estreias: o vídeo-dança “Era uma Casa”, da Virtual Companhia de Dança, e o espetáculo “Casca de Nós”, da Cia. dos Pés. As apresentações serão na Basílica Menor da Nossa Senhora da Aparecida, às 21 horas. O vídeo-dança “Era uma Casa” é o primeiro feito em Rio Preto. O projeto foi financiado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança. Gravado na Argentina, o projeto Traz Marcelo Zamora, na concepção e captação de imagens, Jefferson Telles, na edição e vídeo-arte, Rodrigo Castelo Branco, atua como intérprete criador, e Ariel Zamora, na produção de locações e logística. Já a apresentação “Casca de nós”, da Cia. dos Pés, é uma continuação da pesquisa da companhia, que busca experiências na paisagem urbana, fazendo uso das construções da cidade. O processo do trabalho decorreu de quatro meses de pesquisa, a teoria foi baseada no livro “A Poética do Espaço”, de Gastón Bachelard, junto com entrevistas feitas com alguns moradores da Boa Vista, próximo à Basílica, que contaram sua vivência sobre a construção da mesma. O Fórum de Dança será realizado de 18 a 24 de abril. Durante seis dias, a cidade receberá 13 companhias de dança (cinco internacionais, cinco nacionais e três locais) que farão apresentações, workshops, mostra de vídeo-dança e ateliê de criação.

Programação do 7º Fórum de Dança

Rio Preto

18 de abril
Abertura: “Era uma Casa”, Virtual Companhia de Dança (São José do Rio Preto)
“Casca de Nós”, Cia. Dos Pés (São José do Rio Preto)
Horário: 21h
Local: Basílica Nossa Senhora da Aparecida – Boa Vista

19 de abril
Apresentação: “Sobre Rodas”, Cia. Integrada Multidisciplinar (Portugal) “Ordnungswidrigenes Verhaltens”, Cia. Tanztheater Darmstadt (Alemanha)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

20 de abril

“Sobre todos nós”, Grupo Gestus (Araraquara)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

21 de abril
Apresentação: “Por favor me entienda mal”, Cia. Provisional Danza (Espanha)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

22 de abril
Apresentação: “Reverso”, Cubos Companhia de Dança (Aracajú)
“Absinto-me”, KD Companhia de Dança (Potirendaba)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

23 de abril
Apresentação: “Evo”, da BK Compagnie (Alemanha)
“Cadencia”, dos Artesãos do Corpo (São Paulo)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

24 de abril
Maratona de Dança
“Com-tato – Sobre fragmentos de realidade”, de Taliana Martho e Vinicius Frances (Rio Preto)
“Maratona de Dança”, da Aprodança (Rio Preto)
“M.E.D.O.”, da Cia. Mário Nascimento (Belo Horizonte)
Horário: 16h
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

Worshops

19 de abril
14h - Cia. Tanztheater Darmstadt (Alemanha)
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

20 de abril
14h- Compagnie Irene K (Bélgica)
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

21 de abril
14h- Cia. Provisional Danza (Espanha)
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

22 de abril
14h- BK Compagnie (Alemanha)
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

23 de abril
14h- Cubos Companhia de Dança (Aracajú)
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

Ateliês de Criação

Cia. Mário Nascimento (Minas Gerais)
Artesãos do Corpo (São Paulo)
Data: 20 a 23 de abril
Horário: 9h às 12h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

Mostra de Vídeo Dança
Data: 22 a 23 de abril
Horário: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

Cecilia Eliana Silva Torres Delgado e seu DANÇA


Soltar-me ao sabor da vida
Fazer rodopios e saltitar
Deixar a alegria tomar conta
E o prazer poder extravasar.

Expressar nos mínimos movimentos
O amor presente em meu coração
E doar à vida de presente
Meu agradecimento e minha emoção.

E nestes belos tons
Embalada com o fluir dos sons
Deixo-me levar com leveza
E sinto da vida toda sua beleza.

Cecília Eliana da Silva Torres Delgado esta funcionária pública que está de "aprendiz de poeta", nasceu na nossa vizinha Monte Aprazível - SP no dia 21 de janeiro de 1959 é filha de Júlia Ruela da Silva e de Antonio Oliveira da Silva saudoso amigo e alfaiate no Bairro do Parque Industrial na década de 70. A Cecilia os parabéns pela iniciativa de enviar este poema neste momento propício do evento da matéria acima e congratulo com a beleza de seus versos que vem munindo o meu modesto arquivo d'A Página da Vida.

A Página da Vida do dia 17 do mês abril de 2009


Odete Lara (São Paulo, 17 de abril de 1929) é uma importante atriz, cantora e escritora brasileira. Seu nome de nascimento é Odete Righi.. Filha única de imigrantes do norte da...(continua na edição do ano passado).


**

**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz a História de São José do Rio Preto”.


Valdecir Zampolla personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Celso Valdecyr em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 17 do mês abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gedeão Nogueira ou GEDEÃO DA VIOLA, hoje faria 65 anos e em julho fará 5 anos de saudades


Gedeão da Viola (Limeira, 16 de abril de 1945) é um violeiro e compositor brasileiro. Nascido em Limeira, conheceu ainda pequeno a Dança da Catira, pela qual se apaixonou, tendo dançado bastante essa tradicional dança na região de Piracicaba, antes de se tornar Violeiro. Na Capital Paulista, trabalhou como Artesão, consertando e reformando Instrumentos de corda, e acabou gostando do som da tradicional Viola Caipira, do qual foi um aprendiz autodidata.
Foi peão de boiadeiro. Em 1985, mudou-se para São Paulo, indo trabalhar com montagem de elevadores e reforma de violas e violões. Trabalhou em Barretos como instrutor de rodeio e professor de viola. Em Barretos, onde se dá a maior Festa do Peão de Boiadeiro do Brasil, tornou-se conhecido e requisitado. Conseguiu diversos destaques na composição e na interpretação da Viola Caipira, incluindo diversas premiações no Festival Violeira Rose Abraão de Barretos. Mestre da viola, tem, como discípulos, diversos jovens expoentes dedicados ao instrumento. Em 1988, incentivado por seu amigo Sayo e produzido por Téo Azevedo gravou um disco independente que teve muita aceitação e que segundo o site do artista, "é considerado um dos melhores discos de solos de viola caipira já gravados". Sua música "Pau-Brasil" foi por mais de 10 anos abertura do programa "Viola, minha viola", apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo. A mesma música foi trilha sonora da novela "Serras azuis", na TV Bandeirantes, juntamente com outra também de sua autoria: "Solidão sertaneja". Em Brasília, num festival de violeiros, representou o Estado de São Paulo. Em Barretos, fazia a abertura de rodeio como representante da cidade. No festival de violeiros de Barretos, o maior do Brasil, foi classificado por quatro vezes em primeiro lugar. Ainda em 1988, foi convidado a representar o estado de São Paulo em Brasília na gravação do programa de TV "Violeiros do Brasil", substituindo Tião Carreiro que estava doente na ocasião. Apresentou-se nesse programa ao lado de Almir Sater, Tião do Carro, Zé Garoto, Roberto Correia, Zé Mulato e Renato Andrade. Em 1995, o LP "Pau Brasil" foi relançado em CD. Em 1998, lançou com Téo Azevedo, "O cantador de Alto Belo" o CD "Solos de viola em dose dupla", produzido pelo próprio Teo Azevedo no qual interpretou, entre outras, o cateretê "Pau Brasil", a polca "Beleza matogrossense", "cateretê batuque "Chega mais", a toada "Solidão sertaneja" e o chamamé "Sem fronteira", todas de sua autoria. No ano seguinte, lançou o CD "Toque aranhado", no qual interpretou a "Guarânia apaixonada", a "toada mineira", o "pagode de improviso" e a polca paraguaia "Toque aranhado", todas de sua autoria. Criou um estilo de tocar que ele mesmo batizou de "aranhado", onde a execução dos dedos é tão rápida que estes não param mais de um segundo nos braços da viola. Acompanhou, durante 16 anos, o violeiro Tião Carreiro e também Téo Azevedo, fazendo afinações na viola e participando de gravações. Entre seu diversos trabalhos está a parceria com Ranchinho, da dupla Alvarenga e Ranchinho na música instrumental "Dois irmãos". No circuito da viola, foi considerado no início dos anos 2000 como um dos quatro melhores violeiros do Brasil, além de ser o principal tocador de viola autêntica. No final de 2000, junta-se novamente ao parceiro Sidney e voltam a marcar presença em diversos festivais de violeiros, festas de rodeio e programas de televisão. É o ponto de partida para a gravação do primeiro CD da dupla com músicas inéditas, onde Sidney volta a usar o seu nome verdadeiro: João Pedro. Em 2001, tocou viola no CD "Téo Azevedo - 50 anos de cultura popular - Cantos do Brasil puro" lançado pela gravadora Kuarup. Ainda em 2001, teve gravadas pelo violeiro Rodrigo Azevedo o cateretê "Violeiro do cerrado", a polca "Beija flor" e o "Pagode dos mineiros", de autoria dos dois. Em 2002, lançou durante a festa de peão de boiadeiro de Barretos o CD "Gedeão da Viola & João Pedro Vol. I", o primeiro onde aparece cantando modas-de-viola e toadas, quase todas vencedoras do festival Violeira da Festa do Peão de Barretos. Em 2003, apresentou-se na Lona Cultural João Bosco no bairro carioca de Vista Alegre ao lado de Geraldo do Norte, e Levi Ramiro.Faleceu aos 60 anos no dia 27 de julho de 2005 em Barretos, SP. Sua discografia esta baseada nos álbuns: Pau Brasil (1988) /// Solos de viola em dose dupla (1998) /// Toque Arranhado (1999)

“Minha Casa, Minha Vida” o atendimento encerra na próxima sexta-feira ou seja dia 23 de abril


A Emcop –Empresa Municipal de Construções Populares encerra na próxima sexta-feira (23/4) o atendimento às famílias pré-selecionadas para um dos apartamentos do Residencial Sol da Esperança I, que será construído no Jardim Gisete. Os plantões acontecem das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Centro Regional de Eventos. Devem comparecer as pessoas que foram convocadas pela Emcop, por meio de carta explicativa. O documento informa sobre a seleção da família dentro do Cadastro Municipal Habitacional, por meio do Programa Habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’, do governo federal. “É importante que todos os convocados compareçam munidos de documentação completa, para facilitar o andamento do processo. Caso contrário, os pré-selecionados que não se apresentarem perderão a chance de terem a pasta do processo montada e terão de esperar que alguém desista do empreendimento”, alerta o presidente da Empresa, José Antonio Basílio. Entre os requisitos para participar do programa está a comprovação de renda familiar de dois a três salários mínimos - R$ 900,00 a R$ 1.350,00. Os convocados obedecem aos critérios de pontuação estabelecidos na Lei Municipal nº 8.387 de 25 de maio de 2001 e Lei Complementar nº 290 de 29 de julho de 2009. Já foram atendidas pela equipe da Emcop e representantes da Caixa Econômica Federal cerca de 3,5 mil famílias. O Residencial Sol da Esperança I, localizado na avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, no Jardim Gisete, será o primeiro empreendimento a ser viabilizado dentro do programa habitacional do governo federal. O segundo será o Residencial Sol da Esperança II. Os dois foram incluídos no programa por meio dos Decretos 15.002 e 15.003, de 27/11/2009. Ao todo serão financiados 1.168 apartamentos. Os apartamentos terão 42 m² cada, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal está prevista para o primeiro trimestre deste ano.
Documentos
Os convocados devem comparecer com os seguintes documentos: RG; CPF; certidão de nascimento ou casamento e se separado ou divorciado certidão averbada; se houver casamento com regime de comunhão total de bens a partir de dezembro de 1977, levar escritura de pacto antenupcial registrado em cartório de Registro de Imóveis; os seis últimos comprovantes de rendimentos (holerites) ou, caso não possua holerites, levar os três últimos comprovantes de pagamentos das despesas com aluguel, crediário, consórcio, financiamento, cartão de crédito, plano de saúde, extratos mensais da conta corrente ou poupança, declaração de Imposto de Renda do último exercício, com recibo de entrega, se o cliente declarar; comprovante de residência atual e em nome do cliente; carteira profissional atualizada; foto; qualificação civil; contratos de trabalho; opção ao FGTS e cartão PIS. Os interessados não podem ter restrições cadastrais na Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Serasa, Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos e SPC.
Novas inscrições
A Emcop continua recebendo novas inscrições e renovações para o Cadastro Municipal Habitacional. Os interessados podem procurar o setor de Habitação dentro do Poupatempo, na rua Antonio de Godoy, 3.033, Centro - ou ainda na própria Emcop, na rua Travessa Paulo Laurito, nº 49 esquina com a rua Ivete Gabriel Atique, Bairro Vila Maria - próximo à "Curva da Galinha".
Atendimento até o dia 23/4
Horário: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Local: Centro Regional de Eventos - avenida José Munia, nº 5.650 - Chácara Municipal
Não haverá atendimento no dia 21/4, feriado.

Renato Marques & Maioral e Zé Vitor & Ademir, são amanhã os "Nossos Talentos" no Maria Lúcia






Nas imagens acima, primeiramente Edivan Gaucho faz homenagem a sua esposa aniversariante do dia anterior, e posteriormente as duplas que se apresentaram na praça da Igreja Santa Terezinha no domingo passado e o fechamento com chave de ouro foi com a dupla que esta fazendo o maior sucesso no Brasil, Zé do Cedro e Tião do Pinho.

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste sábado (17/4) o projeto “Nossos Talentos”, às 20 horas, no bairro Maria Lúcia. As duplas Zé Vitor & Ademir e Renato Marques & Maioral se apresentam na Praça Mauro Luca F. Lucani. O “Nossos Talentos” faz parte do “Projeto de Valorização da Música Sertaneja”, que inclui ainda o “Viola na Praça”. Enquanto o primeiro promove apresentações de artistas já consagrados, o outro traz atrações de músicos amadores da cidade. Ainda neste mês, no último domingo (25/4), o bairro Cecap recebe o “Viola na Praça”. As duplas João Pedro & Gabriel e Graciano & Gracimar se apresentam na Praça Nossa Senhora das Graças, às 20 horas.

“Viola na Praça” e “Nossos Talentos”

Zé Vitor & Ademir e Renato Marques & Maioral
Data: 17 de abril
Local: Praça Mauro Luca F. Lucani - Maria Lúcia
Horário: 20h

João Pedro & Gabriel e Graciano & Gracimar
Data: 25 de abril
Local: Praça Nossa Senhora das Graças – Cecap
Horário: 20h

Ronaldo Romanholi de Oliveira, o aniversariante cabeleireiro da Cort's e de nosso pedaço

Hoje nosso querido amigo Ronaldo da Cort's Cabeleireiros esta aniversariando, ele que nasceu em terras de São José do Rio Preto e é filho de Alceu de Oliveira e Cleuza Maria Romanholi de Oliveira. Ronaldo é um dos cabelereiros mais requisitados deste salão que efetua cortes unisex, escovas e penteados de todas as tendências e que esta situado no começo da Avenida Nelson da Veiga com Rua Aurélio José Nunes no Jardim do Bosque. Ao nosso amigo Ronaldo os parabéns pela passagem de seu aniversario e congratulações por tudo que faz principalmente deixar as pessoas mais belas e de aumentar a sua auto-estima.

Rafael K.S. e seu SEM REINADO OU TRONO


Quantas vezes eu observei as folhas
Vermelhas, amarelas e verdes. Imaginarias?
Foi mesmo nossa escolha, de deixar
Tudo que construímos de lado?

A memória continua muito falha
Pelúcia, camurça vermelha te embala
E resvala uma lágrima ainda verde
Ainda não sei o que te impede
De derrubar essa muralha

Quantas vezes me apaixonei pelo outono?
Pela cor negra de sua pele morena
Sou um rei sem reinado ou trono, sem regras
Sem nenhuma pequena, obscena

Ah que cheiro bom nos ventos!
Eu sei que não mereço
Esse outono de sentimentos
Mas agradeço...

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 16 mês de abril de 2009


Sir Charles Spencer Chaplin Jr. (Londres, 16 de Abril de 1889 – Corsier-sur-Vevey, 25 de Dezembro de 1977), mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, dançarino, roteirista e músico....(Continua na edição do ano passado).


Carla que aqui vemos com sua filha Laís Helena Pereira, em um registro feito em plena Bienal durante o lançamento do livro “ O Melhor Amigo de Machado”, Carla é a esposa de nosso amigo escritor Hamilton Luiz Pereira, que hoje faz parte da Câmara do Escritores de São José do Rio Preto, e responsável pelos destinos e incentivo de seus pares. A Carla os parabéns pela passagem de seu aniversário e o sorriso de sua filha é um dos maiores presentes que podemos ter.


**



Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Vínicius personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Léia em “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 16 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Falecimento do irmão Joaquim Gonçalves no dia do aniversário de Izaltino Gonçalves de Paula

Ontem dei publicidade ao aniversário de Izaltino Gonçalves este extraordinário poeta e compositor que é mais conhecido como o criador do modão "BOI SOBERANO", e para minha surpresa no dia de hoje , nosso mestre Joaquim Moreira da Silva me chamou para ir ao sepultamento de seu melhor amigo hà quase 20 anos o relojeiro de São José de Rio Preto e por coincidência este é irmão de Izaltino da vizinha cidade de Tanabi SP. Durante o velório um membro da família leu este poema ao lado que Izaltino fez ao seu querido irmão emocionando à todos. Faço a reprodução desta peça e as demais do velório e compartilho os sentimentos com a família, as nossas condolências.

Descanse em paz Joaquim Gonçalves.


1º Seminário Patrimônio Histórico de Rio Preto


A UNESP do Campus de Rio Preto, juntamente com a Prefeitura Municipal, através do COMDEPHACT – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico dessa cidade e mais, quase uma dezena de entidades, promoveram o 1º Seminário Patrimônio Histórico de São José do Rio Preto – SP, entre os dias 15 e 18 de março. José Bonifácio esteve representada pelo diretor cultural Jorge Bitar. O evento foi realizado do auditório A do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, nos períodos da manhã, à tarde e à noite, com palestras, debates, apresentação de trabalhos de participantes e visitas técnicas guiadas a monumentos arquitetônicos, museus e antiquário. O Seminário teve como objetivo promover a reflexão sobre as diferentes práticas de atuação na área de Patrimônio Histórico, entre técnicos e especialistas de diferentes instituições, com vistas a produzir e transmitir o conhecimento acumulado para que as pessoas possam reconhecer o valor simbólico dos bens culturais inseridos no contexto em que vivem e atuam.

Exposição de Alexandre Viana até no final do mês no espaço cultural da Agência Central dos Correios


Exposição do artista plástico

Alexandre Viana

De 15 a 30 de abril
Horário: de 2ª a 6ª: das 08 às 17h
sábado: das 08 às 12h
Local: Agência Central dos Correios

Margarida Rosas e seu PRIMEIRO DESAMOR


A tristeza tomou conta devagarzinho,
Como quem chega para um baile,
Leve, solta, esvoaçante...

Árvores nuas,
Dias sombrios,
E o outono em meu coração.

Vento forte,
Chuva torrencial
E a lágrima vermelha,
Invadindo sem deixar rastros,
Ocupando todos os espaços,
Ardente,
Chama acesa,
Em meu seio de menina.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 15 mês de abril de 2009


Renata Mirra Ana Maria Fronzi (Rosário, 1 de agosto de 1925 — Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008) foi uma atriz brasileira nascida na ...(continua na edição do ano passado).


Para ver a foto e a continuação da matéria da saudosa Renata Fronsi ou este belíssimo poema de Maria Elza Veras (Belo Horizonte) e seu SÚPLICA ou de nossas personalidades aniversariantes abaixo, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 15 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Izaltino Gonçalves de Paula, nosso aniversariante, poeta e compositor do "BOI SOBERANO"



Joaquim Moreira da Silva (famoso compositor sertanejo de raiz, poeta, mestre e escritor de Folias de Santos Reis) e Ary Jesus da Silva ("Nhô Tio") (organizador do Encontro do Catira de General Salgado) entregam cartão de prata a IZALTINO GONÇALVES, homenageando-o, em 06 de agosto de 2.000.

Izaltino Gonçalves de Paula nasceu na cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, no dia 14 de abril de 1.929, filho do casal Lázaro Gonçalves e Ambrósia Victória de Oliveira. Aos sete anos de idade mudou-se com a família para a Fazenda Matinhas, no bairro rural de Ibiporanga, município de Tanabi-SP. Aos dez anos foi morar na Fazenda Barra Grande, próximo da cidade de Mirassolândia. De lá mudou-se novamente para o bairro rural de Ibiporanga, na Fazenda Barra Mansa. Por ser filho de carpinteiro, fazia com seus irmãos casas, porteiras, carroças, carros de boi e consertos em geral. Não freqüentou escola. Aos vinte e dois anos, escreveu a música “Penacho”, que foi gravada em 1.951 pela dupla “Tonico e Tinoco”. Aos vinte e quatro anos, escreveu a moda de viola “Boi Soberano”, gravada inicialmente por “Zé Carreiro e Carreirinho”, depois por “Pedro Bento e Zé da Estrada”, “Tião Carreiro e Pardinho” e outras duplas. Aos trinta anos, casou-se com Laurinda Batóchio e mudou-se para a cidade de Tanabi, onde vive até hoje. Teve duas filhas e um filho, este já falecido. Trabalha como relojoeiro, além de ser sitiante e apicultor. Continua compondo e fazendo poesias. Tem dezoito músicas gravadas, além de várias músicas inéditas.

RELAÇÃO DAS SUAS MÚSICAS E SEUS INTÉRPRETES

1. Penacho // 1. (Tonico e Tinoco)

2. Boi Soberano /// 1. (Zé Carreiro e Carreirinho) /// 2. (Tião Carreiro e Pardinho) /// . (Pedro Bento e Zé da Estrada) /// 4. (João Mulato e Douradinho) /// 5. (Silveira e Barrinha) /// 6. (César e Paulinho) /// 7. (Eli Silva e Zé Goiano) /// 8. (Luiz Goiano e Gircel da Viola) /// 9. (Zé Mauro e Zé Viola) /// 10. (Palmeira e Biguá) /// 1. (Tião Brasil e Parentinho) /// 12. (Suzana Salles, Lenine Ribeiro e Ivan Vilella)

3. Pequeno Não É Pedaço /// 1. (Taviano e Tavares) /// 2. (Luís Carreiro e Marcondinho) /// 3. (Vieira e Vieira Júnior) /// 4. (Cacique e Pajé) /// 5. (Liu e Léu)

4. Chora, Morena, Chora /// 1.(Vieira e Vieirinha)

5. Touro Preto /// 1.(Zé do Cedro e João Pinheiro)

6. Salário Dobrado /// 1. (Santão e Marcondinho) /// 2. (Luís Carreiro e Pirassi)

7. O Que Passou, Passou /// 1.(Taviano e Tavares)

8. Prisão de Porta Aberta /// 1. (Santão e Marcondinho)

9. Entre as Mulheres Me Sinto Bem /// 1. (Santão e Marcondinho)

10. O Silêncio Também Fala /// 1. (Santão e Marcondinho) /// 2. (Valito e Marcondinho)

11. Marcas de Beijo /// 1. (Santão e Marcondinho) /// 2. (Valito e Marcondinho)

12. Eu e a Roseira /// 1. (Santão e Marcondinho)

13. Três Travesseiros /// 1. (Santão e Marcondinho)

14. S.O.S. /// 1. (Armando e Armado)

15. Ciganinho /// 1. (Sérgio e Paulinho)

16. Drama de Um Casamento /// 1. (Valito e Marcondinho)

17. Doutor Prisioneiro /// 1. (Valito e Marcondinho)

18. Recado do Céu (gravada como "Retrato Falado") /// 1. (Valito e Marcondinho).

(fonte: comitiva boi soberano)

Saiba mais a respeito desse site dando um clique no título abaixo

Seminário de Cultura segue com a palestra 'Cidadania e Anarquia' de Salvatore D'Onofrio


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, realiza nesta quinta-feira (15/4) a palestra “Cidadania e Anarquia”, de Salvatore D' Onofrio, que integra a programação do 1º Seminário de Cultura. A palestra será no Rio Preto Automóvel Clube, às 20 horas. A palestra abordará os conceitos políticos e jogos de poder. Mostrará um breve resumo da história mundial, passando pelas óticas da Cidadania, Anarquia, Cinismo, Cristianismo, Iluminismo e Comunismo. Também falará da Modernidade, das Guerras Mundiais, da atual divisão do mundo entre ocidente judaico-cristão e oriente mulçumano. Patrono da cadeira nº 7 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Salvatore D' Onofrio é escritor, doutor em letras neolatinas pela Universidade de São Paulo – USP e livre docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp. Também é autor do livro “Pequena Enciclopédia da Cultura Ocidental”.
O 1º Seminário de Cultura segue até o dia 24 de junho. É realizdo sempre às quintas-feiras, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube.


1º Seminário de Cultura,
de 1º de abril a 24 de junho

“Cidadania e Anarquia”, de Salvatore D'Onofrio
Data: 15 de abril
Horário: 20h
Local: Rio Preto Automóvel Clube,
avenida Alberto Andaló, 2.769 - Centro

Inscrição para Festival de Música Sertaneja termina nesta quinta-feira para Rio-Pretenses e da região


Termina nesta quinta-feira (15/4) o prazo de inscrição para o Festival Nacional de Música Sertaneja para artistas rio-pretenses e da região. Podem participar apenas músicos (solo, dupla ou trio) de Rio Preto ou de cidades com distância de até 100 quilômetros do município, mas a composição pode ser feita por artistas de qualquer Estado.
Cada candidato pode inscrever até duas canções inéditas, mas apenas uma será selecionada. Só serão aceitas músicas com acompanhamento de viola, violão e acordeon.
Para participar são necessárias cinco cópias da letra da música, CD com a música gravada, xérox do documento pessoal, comprovante de residência e ficha de inscrição corretamente preenchida. A ficha de inscrição está disponível no Portal rio Preto, site oficial da Prefeitura, no endereço www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria da Cultura. O material deve ser entregue no Teatro Municipal Nelson Castro; na Secretaria de Cultura ou ainda, via Correios.
Este ano, o Festival acontece em duas etapas. Primeiro, serão realizadas as eliminatórias de Rio Preto e região, e depois serão abertas as inscrições para as duplas nacionais.
Serão realizadas cinco eliminatórias para os artistas locais, durante todos os domingos de maio, 2, 9, 16, 23 e 30. As apresentações serão no Teatro Municipal Nelson Castro. Serão apresentadas oito músicas por eliminatória, sendo classificadas duas por dia.
Após o término desta fase, serão abertas inscrições para artistas nacionais, a partir de 1º de junho. As dez músicas classificadas nas eliminatórias rio-pretenses estarão classificadas para a final do Festival Nacional de Música Sertaneja, que será realizada de 26 a 29 de agosto.

Festival Nacional de Música Sertaneja
Inscrições: até dia 15 de abril
Local: Secretaria Municipal de Cultura, praça
Jornalista Leonardo Gomes, 1 - Centro - 4º andar
Eliminatórias: Teatro Municipal Nelson Castro,
avenida Feliciano Sales Cunha, 1.020 - Vila Itália

A Página da Vida do dia 14 mês de abril de 2009


Confira a bela homenagem que fez a este blog


Para ver a foto de Jacqueline Patrícia e sua homenagem singela a este blog ou este belíssimo poema de Vinícius Antônio Machado Nardi (Bento Gonçalves - RS) e seu VERSOS PARA UMA ESTRELA ou de nossas personalidades aniversariantes abaixo, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidade aniversariante no dia de hoje, Sônia Regina no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Marcílio Dias em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 14 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atletas rio-pretenses embarcam para os J O R I


Nesta quarta-feira (14/4) as equipes de São José do Rio Preto que vão disputar os Jori –Jogos Regionais do Idoso embarcam para Olímpia, cidade sede das competições. A saída da delegação será às 14 horas do Centro Regional de Eventos, na avenida José Munia, 5.650, Chácara Municipal.
A 14ª edição dos Jori terá início nesta quarta-feira (14/4) com a chegada do comitê de dirigentes e dos atletas das cidades participantes.
As competições terão início na quinta-feira (15/4)
e vão até o próximo domingo (18/4).
A delegação rio-pretense é composta por
87 pessoas, sendo 76 atletas.
Segundo a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cléa Márcia Bernardelli, nossa cidade vai disputar todas as modalidades esportivas da competição, que são: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Crianças e adolescentes do Programa Familiaridade apresentam amanhã "MÚSICA COM SUCATAS"


Crianças e adolescentes do Programa Familiaridade da Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto apresentam “Música com Sucatas” nesta quarta-feira (14/4), às 19h30, no teatro do Sesi. A apresentação faz parte do encerramento do curso de musicoterapia que foi ministrado por Edison Carolino. “Edinho”, como é conhecido, está de passagem pelo município e aceitou a proposta de desenvolver o workshop de musicoterapia. Carolino trabalha há mais de 16 anos em Londres e se destacou na capital inglesa trabalhando com crianças e adolescentes, particularmente com os portadoras de necessidades especiais. O trabalho dele é reconhecido também em países como França, Espanha e Escócia. Em 2008, foi convidado pela ONU para falar sobre a importância da música na vida da criança. E também já escreveu artigos sobre o tema para revistas como a "Early Years", "Montessori" e para o jornal londrino "Times". Toda essa experiência do musicoterapeuta foi repassada para cerca de 100 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 14 anos, que participam do Programa Familiaridade. São crianças regularmente matriculadas e frequentando o ensino regular; com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O workshop “Música com Sucatas” teve início no dia 5 de abril e terminou em 12 de abril. Explorou a criatividade por meio do estímulo musical, ao som de sucatas, com músicas brasileiras, africanas e irlandesas. A apresentação das crianças e adolescentes é aberta à comunidade e são esperadas as presenças de pais, professores, convidados e autoridades locais.

“Música com Sucatas”
Data: 14/4/10
Horário: 19h30
Local: Teatro do Sesi, avenida Duque de Caxias, 4.656 – Vila Elvira

Evento no domingo em prol da qualidade de vida reúne 600 pessoas no Pinheirinho do Solo Sagrado























Cerca de 600 pessoas participaram neste domingo (11/4) das ações em prol da qualidade de vida realizadas pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das Secretarias de Saúde, Cultura e Esportes e Lazer, no Centro Esportivo Integrado Dr. Aloysio Nunes Ferreira (Pinheirinho), no bairro Solo Sagrado. Entre os participantes, além da população do bairro, também compareceram alunos dos cursos ministrados pela Secretaria de Esportes e Lazer. O evento, alusivo ao Dia da Promoção da Qualidade de Vida, foi realizado em outras 76 cidades brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Das 8 horas ao meio-dia, monitores e técnicos orientaram a população sobre a prática de esportes e alimentação saudável. Também foi realizada aferição da pressão arterial, testes de glicemia e vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1) para gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, portadores de doenças crônicas e adultos jovens entre 20 e 29 anos. Segundo o coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde, da Secretaria de Saúde, Antônio Caldeira, a programação foi aberta com uma caminhada, que saiu do Centro Esportivo Integrado do bairro Eldorado e foi até o Centro Esportivo do Solo Sagrado. A população recebeu ainda orientação nutricional por meio de um mini-curso. Nutricionistas da Secretaria de Saúde orientaram sobre como deve ser uma alimentação equilibrada, conforme a pirâmide alimentar. Também foi distribuído material educativo sobre alimentação saudável.
O evento teve ainda aulas abertas ao público e coordenadas por profissionais de educação física da Secretaria de Esportes e Lazer.

Texto de Guimarães Rosa é tema de peça no Centro Cultural Ana Maria Berardo de Monte Aprazível



Peça faz parte Circuito Cultural Paulista e será encenada no dia 24 de abril; ingressos podem ser retirados a partir do dia 19 de abril.

O Centro Cultural Ana Maria Berardo trará em seu palco mais uma peça gratuita do Circuito Cultural Paulista no dia 24 de abril, onde o grupo Pequeno Teatro da Cooperativa Paulista de Teatro fará a livre montagem do texto inspirado na obra de Guimarães Rosa. “Em alguma margem, no rio" fala de um homem está em uma canoa, descendo o rio, mas sua embarcação se prende a um tronco. Já delirando com o forte sol do sertão, o herói vê esse tronco transformar-se em uma espécie de esfinge que impõe suas condições: que ele conte sua história para que possa continuar a viagem. A peça é uma montagem, retirada do livro Primeiras Estórias e conta a história de um homem que está em uma canoa, descendo o rio, mas sua embarcação se prende a um tronco. Já delirando com o forte sol do sertão, o herói vê esse tronco transformar-se em uma espécie de esfinge que impõe suas condições: que ele conte sua história para que possa continuar a viagem. A peça terá a duração de 50 minutos e a classificação etária é para maiores de 14 anos. No processo, ele revive o amor de Juçara, o ódio por Jacinto, sua traição, a perda do filho, o retorno a seu lugar de origem, a descoberta do "velho", uma fonte de sabedoria impessoal dentro de si que nunca imaginou possuir, como o filho que aguarda o pai à margem, de Rosa. A peça tem o texto de Viviane Dias, direção de Jairo Mattos, com Paulo Barcellos, sonoplastia de Aline Meyer, luz e figurino de Jairo Mattos, cenografia de Jorge Jacques, operação de som de Djalma Oliveira e operação de luz de Nilson Castor. Os ingressos para esta peça poderão ser retirados no Centro Cultural Ana Maria Berardo à partir do dia 19 de abril a partir das 14 horas. Mais informações no Centro Cultural pelo telefone 3275-9505.

A Página da Vida do dia 13 do mês abril de 2009


O beijo faz parte do jogo de sedução.
Prazer indispensável da nossa paixão
que invade os meus íntimos pensamentos.
Ser o meu o beijo tal qual o vento
que a busca em todos os momentos, você...
Quando você me beijar
vou adejar entre as flores
de distintas cores
buscando no meu jardim
as maiores fantasias
neste paraíso chamado você...
Quando você me beijar
vou pegar entre as nuvens
os botões que bens
aos meus olhos fazem
com o beijo do vento,
e nunca mais nem
em pensamentos,
deixar você...

Poeta Francis Perot


Para ver este belíssimo poema de Roberto de Queiroz (Ipojuca – PE) e seu A CONSONÂNCIA TEMPORAL DO AMOR ou de nossas personalidades aniversariantes abaixo, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Maria Tereza é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro em “ A História de Catanduva de A a Z”.