sábado, 1 de maio de 2010

Maurício Gonçalves Albanez aniversariante do dia e seu RIMAS NA INSPIRAÇÃO DE UM POETA





Hoje que começa nosso mês de Maria e também das Mães nosso querido amigo escritor, compositor e poeta Maurício Gonçalves Albanez que esta também representando toda a classe de escritores riopretenses em plena Bienal esta aniversariando e como "presente" estou dando a publicidade também de seu livro "Rimas na Inspiração de um poeta" e também ao lado uma pequena amostra de sua sensibilidade. Maurício nasceu na cidade de Valentim Gentil em 1 de maio de 1953 e é o segundo filho do casal (In memorian) Angêla Gonçalves Tresmeda Albanez e de Domingos Albanez Rodrigues. Ao nosso caro poeta os parabéns pelo aniversário e congratulações por tudo que faz para a nossa literatura.

Primeira eliminatória do Festival Nacional de Música Sertaneja será amanhã a noite no TMNC


Tem início neste domingo (2/5) a primeira eliminatória do Festival Nacional de Música Sertaneja, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura. As eliminatórias serão no Teatro Municipal Nelson Castro, às 19 horas. Serão apresentadas sete músicas, destas serão escolhidas duas, uma interpretada por artistas rio-pretenses e outra por artistas da região. Ao todo, serão realizadas cinco eliminatórias, durante todos os domingos de maio (2, 9, 16, 23 e 30). Em cada eliminatória concorrem sete canções. Neste ano, o Festival teve 98 músicas inscritas de artistas locais e de cidades da região distantes até 100 quilômetros. Após o término destas eliminatórias, o Festival Nacional de Música Sertaneja abre inscrições para artistas nacionais. A grande final do Festival será realizada de 26 a 29 de agosto, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Confira as músicas das eliminatórias
de amanhã dia 2 de maio

“Presença de Deus”, de João Ferreira Filho, por J. Carreiro e Pacífico (Rio Preto); “Minha Culpa”, de Silvio Roberto e João Paulo dos Santos, por Beto e João (Rio Preto); “Procurando uma Paixão”, de Amarildo Montenegro e Ricardo Júnior, por Monte Negro e Magalhães (Rio Preto); “Você Pisou na Bola”, de Paulo Henrique, por Zé Guilherme e Eduardo (Rio Preto); “Celebridade do Sertão”, de José do Nascimento Severo, por Vitor Hugo e Gustavo (Mirassol); “Não vou Mais”, de Diego Pinote, por Diego Pinote e Leandro (Neves Paulista); e “Jesus Cristo do Haiti”, de João Pedro, por João Pedro e Solito (Barretos).

Eliminatórias do Festival Nacional de Música Sertaneja

Data: 2 de maio
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Nelson Casto,
avenida Feliciano Sales Cunha, 1.040 - Vila Itália

***
Confira as selecionadas e toda programação musical deste mês
do festival sertanejo dando um clique em cima do titulo abaixo:


4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto tem amanhã palestras, filmes e leitura de textos

Cinco atrações compõem a programação deste domingo (2/5) da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Educação. O Palavra Exposta recebe duas palestras, o Palavra Filmada, duas exibições de filmes e o Palavra Em Cena, uma leitura de textos. Quem abre a grade da programação é a palestra “Ética e Mídia”, de Caio Túlio Costa, às 10 horas. A palestra será sobre o livro “Ética, jornalismo e nova mídia”, que trata das questões de ética que envolve as imprensas tradicionais e os desafios morais que se apresentam com o advento das novas mídias. Caio Túlio Costa é jornalista e consultor em novas mídias. Trabalhou durante 21 anos no Grupo Folha onde foi editor da Folha Ilustrada, correspondente na Europa, primeiro ombudsman da imprensa brasileira, criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL. Às 14h30, Antônio Calloni sobe ao palco do Palavra Em Cena para a leitura dramática de alguns de seus poemas que estão no livro “Os infantes de dezembro” e “Paisagem Vista do Trem”, além de textos inéditos. Ator e escritor, Calloni começou sua carreira no teatro. Atuando também em TV e cinema, ganhou vários prêmios, destaque para o Prêmio Melhores do Ano, em 1999, como ator coadjuvante com o personagem Bartolo da novela Terra Nostra. Na literatura, foi o autor revelação no ano de 2000 com o livro de poesia “Os infantes de dezembro”. Logo após, às 15 horas, o Palavra Exposta recebe a palestra “Pobre Gosta de Luxo, Quem Gosta de Miséria é Intelectual”, de Joãosinho Trinta. A palestra expõe uma visão artística e social sobre a evolução do conceito dos desfiles, descrita por quem viveu mais de quarenta anos nos bastidores da maior festa popular brasileira. O carnavelesco possui 20 títulos em 42 anos de carreira. À noite, a partir das 20 horas, o Palavra Filmada exibe os filmes “Cinema na ponta da língua”, dirigido por Jorge Monclar e “Faca de Dois Gumes”, dirigido por Murilo Salles, ambos integrantes da Mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino”.

4ª Bienal do Livro

“Ética e Mídia”, Caio Túlio Costa
Data: 2 de maio
Horário: 10h
Local: Palavra Exposta

“Leitura de Poemas”, Antônio Calloni
Data: 2 de maio
Horário: 14h30
Local: Palavra Em Cena

“Pobre Gosta de Luxo, Quem Gosta de
Miséria é Intelectual”, Joãosinho Trinta
Data: 2 de maio
Horário: 15h
Local: Palavra Exposta

“Cinema na ponta da língua”,
dirigido por Jorge Monclar”
“Faca de Dois Gumes”, dirigido por Murilo Salles
Data: 2 de maio
Horário: 20h
Local: Palavra Filmada

Antônio Calloni faz amanhã leitura dramática de suas poesias na 4ª Bienal do Livro de SJRP

A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, recebe o ator Antônio Calloni para a atividade “Leitura de Poemas”, neste domingo (2/5), às 14h30, no Palavra Em Cena. O ator fará leitura dramática de alguns de seus poemas que estão no livro “Os infantes de dezembro” e “Paisagem Vista do Trem”, além de textos inéditos. Primeiro livro do autor “Infantes de dezembro”, escrito em 1999, possui os elementos fundamentais à criação: o senso poético (lirismo), senso de humor e erotismo. A sua poesia retrata a ambiguidade das coisas simples da vida. Ator e escritor, Calloni começou sua carreira no teatro. Atuando também em TV e cinema ganhou vários prêmios, destaque para o Prêmio Melhores do Ano, em 1999, como ator coadjuvante com o personagem Bartolo da novela Terra Nostra. Na literatura foi o autor revelação no ano de 2000 com o livro de poesia “Os infantes de dezembro”.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

“Leitura de Poemas” - Antônio Calloni
Data: 2 de maio
Horário: 14h30
Local: Palavra Em Cena

Monica San e seu INTERSTÍCIO


Arrepiava-me os pêlos a sensação outonal do teu olhar.
O frio, que espalhava liberdade pelas
ruas vazias e solitárias,

era tanto assustador quanto belo.
Havia um outono entre nós.
O calor da primavera já se ia, levando com ele a alegria
e as cores amanhecidas a dois;
o sol, um dragão adormecido,

me fazia cárcere à sombra dos últimos dias
com gosto de fruta fresca.
Restavam as lembranças esmaecidas, que se deitavam
ao vento e congelavam à espera de
outros amanheceres ensolarados.
E a nuance acinzentada do teu olhar outonal.
E o inverno, que se fez antes do tempo.

Monica San

Correios homenageiam os 350 anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba com selo e cartão

Os Correios lançaram no último dia 23 de abril, às 10 horas, no Espaço São Bento, em Sorocaba (SP), um selo (emissão comemorativa) e um cartão-postal focalizando os 350 anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba/SP. Nesta emissão da Série Arquitetura e Festas Religiosas são focalizadas edificações religiosas que apresentam singularidades nos contextos religioso e arquitetônico, assim como festas religiosas tradicionais do centro-oeste brasileiro, que permeiam aspectos da história da colonização do interior do Brasil. Além do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, no interior paulista, também são apresentados a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, Mato Grosso, cujo lançamento será no próximo dia 4 de junho, e a Festa do Divino Pai Eterno, com seu Santuário Basílica, localizado em Trindade, Goiás, com lançamento no dia 06 de junho de 2010.

O selo reproduz a obra “Mosteiro de São Bento de Sorocaba”, óleo sobre tela, da artista plástica Sônia Vrubleski. A imagem mostra a fachada do prédio que abriga o citado Mosteiro, que está completando seu 350º aniversário de fundação, e evoca, por meio de suas formas arquitetônicas, a simplicidade e a solidez, típicas das construções do período colonial brasileiro. Foi utilizada a técnica de fotografia.

Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo custa R$ 1,05 (1º Porte da Carta Comercial). Já o cartão-postal, têm uma tiragem de 4 mil unidades ao preço de R$ 1,00 cada.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


IMAGEM DO CARTÃO-POSTAL FRENTE E VERSO

HISTÓRICO

O Mosteiro de São Bento de Sorocaba foi fundado em 1660, por doação de sesmaria, em 21 de abril de 1660, pelo fundador de Sorocaba, o bandeirante Baltazar Fernandes, à Ordem Beneditina. Os Beneditinos chegaram à região antes mesmo da elevação de Sorocaba à categoria de Vila, em 3 de março de 1661. A cidade de Sorocaba, fundada em 1654, cresceu no entorno do Mosteiro de São Bento e sua Igreja. É a única localidade do Brasil que nasceu e se desenvolveu em torno de um mosteiro, como foram tantas outras da Europa e mesmo do Oriente. De Sorocaba saíram os bandeirantes e tropeiros que fundaram inúmeras povoações pelo Brasil, como Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cujo fundador, Paschoal Moreira Cabral, tem seu pai sepultado no Mosteiro de São Bento. Cidade pujante, berço de grandes vultos da história brasileira, como o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, Presidente da Província e Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o historiador Francisco Adolpho de Varnhagen, considerado pai da História do Brasil, e tantos outros, e que acolheu filhos ilustres, como o empreendedor europeu Matheus Maylasky, fundador da Estrada de Ferro Sorocabana, que residiu, inicialmente, no Mosteiro de São Bento. O Mosteiro de São Bento de Sorocaba é um dos poucos exemplares de edificação monástica, ainda original, em todo o mundo, e, desde sua fundação, em 1660, com a presença ininterrupta de monges beneditinos. Historicamente, a influência exercida pelo mosteiro na região de Sorocaba é muito significativa. A cidade se expandiu à partir de sua instalação, e diversas ruas, praças, clubes e bairros levam o nome do santo. Seus membros e voluntários benfeitores vêm prestando, desde o início de suas atividades, relevantes serviços à comunidade sorocabana, especialmente em obras de cunho social e assistencial. No Brasil, diversos outros mosteiros foram substituídos por novas edificações no decorrer dos séculos. Na Europa, por causa de guerras, expulsões e outros acontecimentos históricos, muitos mosteiros tiveram vida monástica interrompida, intermitente ou deixaram de existir. O Mosteiro de São Bento é um marco histórico dos mais importantes, ao Município de Sorocaba, à comunidade beneditina, ao Estado de São Paulo, ao Brasil, e à história monástica e patrimonial mundial. Vem sendo totalmente restaurado, e a presença beneditina, nunca interrompida, está sendo revitalizada. A emissão deste selo, nos 350 anos de fundação do Mosteiro de São Bento, representa o reconhecimento à inestimável Obra Beneditina desenvolvida em Sorocaba e no Brasil.


A Página da Vida do dia 1 mês de maio de 2009


È uma satisfação enorme anunciar o aniversário deste amigo desde os tempos do Jornal A Notícia nos anos 80, Taveira Ferraz como é mais conhecido é agente penitenciário do IPA e coleciona fotos, peças e documentos da cidade como um hobby, que ele cultiva há mais de 30 anos.Taveira diz que as suas fotos foram adquiridas com as famílias, e que futuramente mostrarei aos nossos amigos, Caro Taveira parabéns e congratulações por tudo que faz para a nossa memória de São José do Rio Preto.


OLHAR DE MINHA MÃE

Sonhei
que caí
de uma
estrela cadente.
Pois aqui
havia algo
mais brilhante
do que todos
os astros
do céu
os olhos
de uma mulher,
minha mãe.

Florência nasceu na cidade de Olímpia –SP no dia 12 de fevereiro de 1935 e é filha de José Antonio de Sousa e de Ana Pereira dos Anjos. Como homenagem as mães em seu mês estou publicando o poema de seu filho Messias extraído dos Cadernos Negros volume 19.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje e que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto.


Padre Sinval e Warley Agudo são as personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

Para ver as fotos das matérias acima ou ver ler as biografias de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 1 mês de maio de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

As melhores charges deste mês de Lézio Junior















Todo último dia de cada mês, publico as melhores charges deste chargista e caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto recebe cinco atrações neste sábado

Neste sábado (1º/4) a 4ª Bienal do Livro recebe cinco atrações, a palestra “Conferência Entre Amigos”, do Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita; o show “Tocar na Banda”, de Vânia Bastos; as exibições dos filmes “Sobe ou Desce” e “O Homem Nu” e a leitura de trechos dos textos de Hilda Hilst, o trabalho é intitulado “As Várias Faces de Hilda Hilst”, de Rosaly Papadopol. A palestra “Conferência Entre Amigos”, do Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita, será às 9h30, no Anfiteatro da Represa Municipal. Na palestra, os autores abordarão o livro “Cartas entre Amigos – Sobre Ganhar e Perder”, lançado no último dia 28.As indagações do mundo real e os dilemas cotidianos são objetos das reflexões sobre ganhar e perder, compartilhadas entre o padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita. As cartas nascem das afinidades intelectuais de duas mentes motivadas e envolvidas com seu tempo. O livro resulta em um entrelaçar de textos na construção de palavras geradoras de esperança, uma obra anunciadora de um futuro em que a solidariedade, a empatia, a compaixão, o respeito e a alegria sejam protagonistas. À noite, às 20 horas, sobe ao palco do Palavra Sensorial a cantora Vânia Bastos, com o show “Tocar na Banda”. Com um repertório variado, ela apresenta canções de Caetano Veloso, Tom Jobim, Milton Nascimento, entre outros. Ao longo de sua trajetória, fez duetos com vários cantores da MPB, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Lô Borges. No mesmo horário, o Palavra Filmada recebe dois filmes da mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino”. Será exibido o curta-metragem “Sobe ou Desce”, dirigido por Jorge Monclar e e o longa “O Homem Nu”, dirigido por Roberto Santos. Para fechar a programação, o Palavra Em Cena recebe a atriz Rosaly Papadopol, que apresentará “As várias faces de Hilda Hilst”, às 20h30. Na atividade, Rosaly fará a leitura de trechos de poesia, ficção, dramaturgia e crônica, escritos por Hilda Hilst por mais de cinquenta anos. Com mais de 30 anos de carreira em teatro, cinema e tv, a atriz fez diversos trabalhos. Entre eles a novela “Pé na Jaca” (Rede Globo), a série “Malhação” (Rede Globo) e o filme “Belini e a Esfinge”. Ganhou o prêmio de melhor atriz de 2009 por sua atuação em “Hilda Hislt – O Espírito da Coisa”, espetáculo que concebeu e produziu.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Palestra “Conferência entre amigos” -
Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita
Data: 1º de maio
Horário: 9h30
Local: Anfiteatro da Represa Municipal

Palavra Sensorial - Show “Tocar na Banda” -
Vânia Bastos
Data: 1º de maio
Horário: 20h
Local: Anfiteatro da Represa Municipal

Palavra Filmada
Filme: Sobe ou Desce -
Direção: Jorge Monclar – 10'50"
Filme: O Homem Nu -
Direção: Roberto Santos, 1968 - 118'
Data: 1º de maio
Horário: 20h

Local: Centro de Educação, Cultura e Artes – Swift

Palavra Em Cena
“As várias faces de Hilda Hilst –
Rosaly Papadopol
Data: 1º de maio
Horário: 20h
Local: Centro de Educação, Cultura e Artes – Swift

Vânia Bastos no palco do Palavra Sensorial

A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, recebe a cantora de MPB Vânia Bastos neste sábado (1º/5), às 20 horas, no Palavra Sensorial, montado no Anfiteatro da Represa Municipal. O show traz sucessos do seu mais recente trabalho, o CD e DVD “Tocar na Banda”, clássicos da sua carreira, iniciada nos anos 80, na banda Sabor de Veneno, e ainda canções de Caetano Veloso, Tom Jobim, Milton Nascimento, Lulu Santos, Lô Borges, Adoniran Barbosa, entre outros. Em mais de vinte anos de carreira, a cantora foi a primeira a se apresentar com a Orquestra Jazz Sinfônica no Memorial da América Latina. Em 1989 cantou em Berlin no aniversário de duzentos anos da Revolução Francesa. Ao longo de sua trajetória fez duetos com cantores como Ivan Lins, Lô Borges, Milton Nascimento, Caetano Veloso e muitos outros artistas da MPB. Atualmente prepara um novo disco, que será lançado em julho deste ano.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto
Vânia Bastos - “Tocar na Banda”
Data: 1º de maio
Local: Palavra Sensorial – Anfiteatro da Represa Municipal
Horário: 20 horas

1ª Festa da Viola na vizinha cidade de Jaci SP

O amigo e chará Sidney Silva da Rádio Interativa FM 104.3 do programa Viola Viva será o comandante da festa.

Amanhã na vizinha cidade de Jaci, mais conhecida pela tradicional Festa do Milho será palco de muita música sertaneja, em homenagem ao Dia do Trabalho haverá muitos sorteios de bicicletas e lanches à vontade e muito refrigerante. A apresentação será de meu amigo e chará Sidney Silva com suporte do vice-prefeito Pedro Pereira e também da prefeitura municipal. A festa terá inicio as 20 horas e após a demonstração das duplas programadas haverá com a Banda Irmãos Andrade o tão esperado "BAILÃO NA PRAÇA". Compareça!

Malu Sant'Anna e seu ESPINHOS

A Página da Vida do dia 30 mês de abril de 2009


Todo último dia de cada mês, publico as melhores charges deste chargista e caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!


Para ver as belíssimas charge do Lézio Júnior do ano passado ou este lindo poema de Pedro André de Souza Júnior (Juiz de Fora – MG) e seu A IMPORTÂNCIA DO AMOR ou de nossas personalidades aniversariantes abaixo, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidade aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 30 mês de abril de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Adriana Calcanhotto abre programação musical da 4ª Bienal do Livro


Adriana Partimpim, heterônimo de Adriana Calcanhotto, abre a grade de shows da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, evento realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Eduação. O show “Partimpim Dois” será nesta sexta-feira (30/4), às 20 horas, no “Palavra Sensorial”, espaço montado no Anfiteatro da Represa. Voltado ao público infantil, o CD, lançado em 2009, possui onze músicas que lembram, e relembram, a infância. Além da própria cantora, que assina a composição de três músicas, o trabalho traz ainda grandes nomes como Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Heitor Villa-Lobos, Arnaldo Antunes, Roberto Carlos, Erasmo Carlos. “Partimpim Dois” é recheado de sons lúdicos, tirados de instrumentos não convencionais como brinquedos musicais (que é desmontado e alterado o circuito interno para fazer ruídos eletrônicos), latas, vinil, entre outros. Driblando as previsões do mercado, Adriana encantou a todos com o belo, brincalhão e sério trabalho para as crianças, que também cai no gosto do público em geral. O CD é um sucesso de vendas e tem até execução das músicas nas rádios. O hit “Gatinha Manhosa” é um exemplo.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto
Adriana Calcanhotto - “Partimpim Dois”
Data: 30 de abril
Local: Palavra Sensorial – Anfiteatro da Represa Municipal
Horário: 20h

Abertura oficial da Bienal do Livro terá a presença de 2,6 mil crianças


Tem início nesta sexta-feira (30/4) a 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Educação. O evento, considerado a maior feira literária do noroeste paulista, segue até o dia 9 de maio, no Centro de Educação, Cultura e Artes, que fica na Swift. A abertura oficial da 4ª Bienal do Livro será às 9 horas, com a presença do prefeito Valdomiro Lopes, do secretário de Cultura, Deodoro Moreira e da secretária de Educação, Telma Marques Vieira. Antes, às 8 horas, terá a apresentação do espetáculo teatral “Pai do Mato”, da Companhia Manoel Kobachuk, no espaço Palavra Sensorial, montado no Anfiteatro da Represa Municipal, em frenta da Swift. A companhia trabalha com bonecos de técnicas variadas, para crianças e adultos. “Pai do Mato” apresenta ludicamente o mito do Curupira, para explorar os conteúdos ambientalistas e a preservação da natureza. Cerca de 2,6 mil crianças participarão da abertura da Bienal, sendo 2 mil da rede municipal e 600 de escolas da região, da rede estadual e particulares. No período da tarde, às 14 horas, a Companhia Manoel Kubachuk reapresenta o espetáculo “Pai do Mato” para os visitantes deste período. Já estão agendadas cerca de 2,5 mil crianças. À noite, às 20 horas, Adriana Calcanhotto sobe ao palco do Palavra Sensorial para apresentar o show “Partimpim Dois”. Todo o evento é gratuito e aberto ao público.
4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

“Pai do Mato” - Companhia Manoel Kobachuk
Data: 30/4/10
Horário: 8h
Local: Palavra Sensorial – Anfiteatro da Represa Municipal

Abertura Oficial
Data: 30/4/10
Horário: 9h
Local: Palavra Sensorial – Anfiteatro da Represa Municipal

4ª Bienal do Livro de S. J. do Rio Preto recebe uma prévia da mostra dos filmes de Fernando Sabino


O espaço “Palavra Filmada” da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto recebe uma prévia da mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, de 1º a 9 de maio, às 20 horas. Serão exibidos 22 filmes relacionados à vida e obra do autor. Entre os filmes exibidos, a mostra traz dez curtas-metragens dirigidos por Fernando Sabino. Os curtas retratam a vida de grandes nomes da literatura brasileira como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Érico Veríssimo, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Pedro Nava, José Américo de Almeida e Afonso Arinos de Melo Franco. A mostra completa será exibida durante a Virada Cultural Paulista, de 22 de maio a 25 de junho, na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”. Além dos filmes, serão exibidos documentários, exposição de fotos, entre outras atividades a respeito da vida e obra do autor. Organizada por Bernardo Sabino, filho do autor, a mostra tem como objetivo divulgar as obras e trabalhos de Sabino. O evento já percorreu as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Fernando Sabino foi escritor e jornalista. Desde sua adolescência, era colaborador com crônicas e artigos nos jornais. São 49 obras publicadas, entre contos, crônicas, novelas e cartas.

Programação da Mostra de Filmes do Fernando Sabino

Dia 1° de maio – 20h
Filme: Sobe ou Desce -
Direção: Jorge Monclar – 10'50"
Filme: O Homem Nu -
Direção: Roberto Santos, 1968 - 118'

Dia 2 de maio – 20h
Filme: Cinema na Ponta da Língua -
Direção: Jorge Monclar - 10'17"
Filme: Faca de Dois Gumes -
Direção: Murilo Salles, 1989 - 97’

Dia 3 de maio – 20h
Filme: O Fazendeiro do Ar –
Carlos Drumond de Andrade -
Direção: Fernando Sabino – 9’37”
Filme: Poesia, Música e Amor –
Vinícius de Moraes -
Direção: Fernando Sabino - 9’20”

Dia 4 de maio – 20h
Filme: O Curso do Poeta –
João Cabral de Melo Neto -
Direção: Fernando Sabino - 9’55”
Filme: O Habitante de Pasárgada –
Manuel Bandeira -
Direção: Fernando Sabino - 9’28”

Dia 5 de maio – 20h
Filme: Um Contador de Histórias –
Érico Veríssimo -
Direção: Fernando Sabino- 9’42”
Filme: Na Casa de Rio Vermelho –
Jorge Amado -
Direção: Fernando Sabino - 9’32”

Dia 6 de maio – 20h
Filme: Veredas de Minas –
João Guimarães Rosa -
Direção: Fernando Sabino – 10’51”
Filme: Em Tempo de Nava –
Pedro Nava -
Direção: Fernando Sabino - - 9’34”

Dia 7 de maio – 20h
Filme: Romancista ao Norte –
José Américo de Almeida -
Direção: Fernando Sabino- 9’09”
Filme: O Escritor na Vida Pública –
Afonso Arinos de Melo Franco -
Direção: Fernando Sabino - 8’42”

Dia 8 de maio – 20h
Filme: Uma ameaça de morte -
Direção: Jorge Monclar - 14' 55"
Filme: O Homem Nu -
Direção: Hugo Carvana

Dia 9 de maio – 20h
Filme: Meu Melhor Amigo -
Direção: Jorge Monclar - 06' 39"
Filme: A Saideira -
Direção: Jorge Monclar - 08'30"
Filme: A Última Crônica -
Direção: Jorge Monclar - 7'
Filme: Conversinha Mineira -
Direção: Jorge Monclar – 7’21”
Filme: Um Encontro Inesquecível -
Direção: Jorge Monclar - 12' 33"
Filme: Dona Custódia -
Direção: Adriana Andrade – 13’

Simpósio na UNIP vai debater a nova lei da adoção


A “Nova Lei da Adoção: o papel dos diversos segmentos para sua efetivação” é o tema principal do simpósio que será realizado nesta sexta-feira (30/4), a partir das 8 horas até as 17 horas, no auditório da Unip. O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto, pela Associação Paulista do Ministério Público e Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A primeira palestra “Modificações advindas da Nova Lei da Adoção” será proferida pelo procurador de justiça Paulo Afonso Garrido de Paula, que é mestre pela PUC e atua, principalmente, nas áreas relacionadas à criança, adolescente e tutela jurisdicional. “Adoção Nacional” será abordada pelo promotor de justiça Murilo José Digiácomo, membro do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Associação Brasileira do Ministério Público. As duas palestras serão realizadas no período da manhã e logo após cada uma haverá debate. No período da tarde está programada uma mesa redonda sobre “O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude frente a Nova Lei da Adoção”, que estará subdividida em três temas. O primeiro é: “A responsabilidade dos órgãos públicos encarregados pela saúde, educação e assistência social, dentre outros, na efetivação da nova lei”. A apresentação será do promotor de justiça Lélio Ferraz de Siqueira Neto, coordenador da área da Infância e Juventude do Ministério Público. “O papel da equipe técnica frente ao direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária” será o enfoque da assistente social judiciária Elizabeth Borgianni, membro da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e doutora pela PUC. E o terceiro tema é: “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselhos Tutelares: a incumbência de deliberar sobre a implantação de políticas públicas”, que será apresentado por Murilo José Digiácomo e Ana Paula Polacchini, advogada especialista em Direito Constitucional pela UEL –Universidade Estadual de Londrina (PR), mestre em Filosofia do Direito pela USP e professora da Unilago e Unirp. Na sequência da aprestentação dos temas haverá debate e o encerramento do evento, que é destinado a advogados, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, estudantes universitários, gestores municipais, psicólogos, promotores de justiça, magistrados e demais interessados no assunto.

Simpósito - “Nova Lei da Adoção”
Data: 30/4/10
Horário: 8h às 17h
Local: auditório da Unip, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Forró com tapioca e a nova dança da mandioca

Garanta também para a sua noite de sábado com um rodízio de TAPIOCAS e muita música e dança.

Centro de Tradições Nordestinas
apresenta:
Rodízio de tapioca com diversos sabores e o ritmo envolvente do Grupo Forró Cordel com o lançamento da Dança da Mandioca
Participação especial: Paraíba Lima
Data: 01/05/2010 - Horário: 18h às 23h
Local: Associação dos Cabos e Soldados
Av. 25 de Janeiro, 1875 - Jd. Sônia
Informações:
Contato: (17) 3021-8162 / 3014-3753 / 9136-5093
Aquisição de mesas: R$ 5,00 antecipadas
Convites: R$ 10,00

Cecília Delgado, seu ASSIM COMO NO OUTONO


Assim como no outono as folhas caem
Olhei e vi que você caiu
Mas sei que depois de um longo inverno
O que resta é a força da vida que se renova sempre

Novos sonhos e novos projetos
Um dia-a-dia com coisas novas a aprender
Ter sempre a esperança como amiga constante
E nesta aventura, esperar um novo amor acontecer.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 29 mês de abril de 2009


Para ver este belíssimo poema de Clarice Maria Feitel (Três Passos – RS) e seu AMOR ou de nossas personalidades aniversariantes abaixo, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Gerson José personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 29 mês de abril de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto entra na reta final para a abertura desta sexta-feira


A estrutura da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, promovida pelas Secretarias de Cultura e Educação, está quase pronta para a abertura do evento nesta sexta-feira (30/4), às 9 horas, no anfiteatro “Nelson Castro”, na Represa Municipal. A antiga fábrica da Swift, atual Centro de Educação, Cultura e Artes, foi o local escolhido para abrigar os espaços da feira, que vai até o dia 9 de maio. Para recepcionar o público e participantes, as instalações foram especialmente preparadas dentro do conceito da Bienal. Nesta edição, o tema é a “Palavra”. Serão seis espaços, que irão trabalhar as várias manifestações do tema central. O graneleiro da Swift será o espaço destinado aos estandes de editoras e livrarias, denominado Palavra Escrita. Serão 70 estandes de editoras nacionais, dois de autores locais e um da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. O local também abirgará a Rádio Educativa, que irá cobrir a programação diária do evento; as praças de alimentação e o espaço reservado para autógrafos. O galpão da chaminé abrigará dois espaços: o Palavra Filmada e o Palavra Lúdica. O primeiro será destinado à exibição de filmes, enquanto o segundo, reservado para as atividades infantis. No Palavra Filmada serão exibidos 26 filmes, todos relacionados a obras literárias. Para as crianças, o Palavra Lúdica receberá 11 atividades, entre oficinas, leitura de contos, espetáculos teatrais e musicais. O galpão 1 será o espaço destinado a leitura dramática de obras literárias de grandes autores, denominado Palavra Em Cena. O local receberá cinco atores: Rosaly Papadopol, Antônio Calloni, Hélio Cícero, João Paulo Lorenzon e Pascoal da Conceição. O auditório multiuso da Swift, que tem capacidade para 400 pessoas, abrigará o Palavra Exposta, espaço destinado às palestras e debates de escritores e convidados de projeção nacional e internacional. O local receberá 17 palestras, além de abrigar a III Jornada Internacional das Mulheres Escritoras. Para finalizar, o Anfiteatro da Represa Municipal, que fica em frente da Swift, com capacidade para 2 mil pessoas, abrigará o Palavra Sensorial, espaço destinado às atrações artísticas. O local receberá 21 apresentações, entre teatro, dança e shows musicais. Como uma exceção, o local receberá a palestra “Conferência entre Amigos”, de Gabriel Chalita e Padre Fábio de Melo.

Luiz Dino Vizotto aborda em palestra "crenças e crendices sobre serpentes" no Seminário de Cultura


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e a Academia Rio-pretense de Letras e Cultura realizam nesta quinta-feira (29/4) mais uma palestra do 1º Seminário de Cultura. “Crenças e Crendices sobre Cobras e Lagartos”, do professor-doutor Luiz Dino Vizotto, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. A palestra abordará parte do livro “Serpentes: Lendas, Mitos, Superstições e Crendices”, de Vizzoto. O autor desmanchará vários conceitos acerca das superstições em relação às serpentes. De acordo com o palestrante, as crenças que normalmente são passadas de geração para geração acabam vistas como verdades, o que nem sempre é real ou verdadeiro. Luiz Dino Vizotto é escritor, doutor em ciências pela USP – Universidade de São Paulo, assistente de pesquisa da Universidade do Texas (EUA) e membro do Conselho Superior da Fapesp -Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Também é patrono da cadeira número 16 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. O 1º Seminário de Cultura está sendo realizado desde o dia 1º de abril e vai até o dia 24 de junho. Acontece sempre às quintas-feiras do mês, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube.

Saúde e Famerp realizam 2º Fórum Pró-saúde


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e a Famerp -Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto realizam nesta quinta-feira (29/4) o 2º Fórum Pró-saúde voltado a alunos dos cursos de medicina e enfermagem, profissionais de saúde da rede pública municipal e comunidade acadêmica da faculdade. O evento será realizado no anfiteatro da Sociedade de Medicina e Cirurgia, a partir das 8 horas. O objetivo é discutir a integração ensino-serviço, além de promover debates sobre docência e preceptoria para a formação de profissionais de saúde, propostas para a implantação de protocolos de saúde e importância da reorientação da formação dos profissionais da área de saúde. São esperados cerca de 500 participantes. Lançado em 2005, o Pró-saúde -Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde tem por meta incentivar a integração ensino-serviço por meio da formação do profissional de saúde, de acordo com a realidade da área pública, na prestação de serviços à população com ênfase na atenção básica, desde o início de sua formação. Em Rio Preto, o programa funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Famerp, onde a primeira fornece o campo de estágio em Unidades de Saúde para estudantes da instituição.

2º Fórum Pró-saúde
Data: 29/4/10
Horário: 8h às 18h
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do
Rio Preto - Alameda Doutor Oscar Barros Serra Dória, 5.661

II Seminário de Saúde do Trabalhador em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

No dia de hoje 28 de abril o mundo faz homenagem às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Em São José do Rio Preto, no ano de 2009, ocorreram 8.450 acidentes de trabalho e 5 óbitos, apesar dos esforços do município em promover educação e prevenção em Saúde do Trabalhador. Grandes parcerias estão ocorrendo para conscientizar empresários e trabalhadores, porém há muito por fazer. Diante desta realidade, o CEREST – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – e a Secretaria Municipal de Saúde estão organizando o II Seminário de Saúde do Trabalhador em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, trazendo assuntos que fazem parte da realidade do trabalhador do Noroeste Paulista buscando assim a interação dos vários seguimentos de atividades da sociedade, visando ampliar a promoção em Saúde do Trabalhador.

Dia 29 de Abril
08:00h – Coffee Break
08:30h – Credenciamento e Entrega de Material
09:00h - Palestra
Estresse no Trabalho
José Orlando Cavassani – Membro da ABRASEC (Associação Brasileira de Ajuda Social, Ecológica e Cultural)
10:00h - Mesa Redonda
Acidente com Material Biológico
Iara Lúcia de Lima Machado – Coordenadora do CEREST de São José do Rio Preto
Marisa Bacani Posso – Gerente do SAE – Serviço de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto
Dra. Luciana Jorge – Infectologista Coordenadora da CCIH do Hospital de Base de São José do Rio Preto
Ana Maria Rodrigues – Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto
12:00h – Almoço no local
13:00h – Palestra
Assédio Moral no Trabalho
Dra. Margarida Barreto – Médica do Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Plásticas de São Paulo
14:30h – Palestra
Resiliência Frente ao Assédio Moral
Dr. Marcos Ricardo Datti Micheletto – Psicólogo do Serviço de Psicologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto
15:30h - Mesa Redonda
Assédio Moral do Trabalho
Camila Pacífico Sparvoli – Consultora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto
Dr. Carlos Gilberto Menezello Romani – Promotor da 5ª Promotoria de Justiça de São José do Rio Preto
Dra. Margarida Barreto – Médica do Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Plásticas de São Paulo
Dr. Marcos Ricardo Datti Micheletto – Psicólogo do Serviço de Psicologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto
Rita de Cássia Vilela Mendonça – Coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto
17:00 – Encerramento

Dia 30 de abril
08:30h – Coffee Break
09:00h – Mesa Redonda
Acidentes de Trânsito
Marilene Rocha – Enfermeira Docente da FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Pedro Romero – Coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança de São José do Rio Preto
Silvio Rigonato – Soldado PM da 3ª Cia do 17º BPM/I Adido na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança de São José do Rio Preto
Prof. Antônio José Manzato – Membro da APATRU (Associação Preventiva de Acidentes de Trânsito Urbano) e Docente da UNESP/IBILCE
Marco Rogério Fanelli – Presidente do SINDMOTO Rio Preto
Participação do CEREST de São José do Rio Preto
12:00h – Almoço no local
13:30h – Palestra
Situação Atual das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho
Carlos Aparício Clemente – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região/Diretor do Espaço Cidadania
15:00h – Mesa Redonda
Acessibilidade no Mundo do Trabalho
Pedro Roberto Gomes – Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania
Maria Stela Homsi – Arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica
Carlos Aparício Clemente – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região/Diretor do Espaço Cidadania
Dra. Regina Helena Gomes Chueire – Secretária Municipal dos Direitos e Políticas Públicas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia
Participação da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de São José do Rio Preto
17:00 – Encerramento
Local: Avvenimento
Rua Saldanha Marinho, 2815 – Centro
São José do Rio Preto – SP
O Evento é gratuito
As vagas são limitadas
Inscrições:
cerest.eventos@terra.com.br
ou pelos telefones: 17 3211-9488 / 3212-9514

Mariano P.Sousa e seu FIM DE OUTONO


Não há com esquecer!
Era um por do sol e ele se fez cenário.
Juntamente com aquele crepúsculo e as folhas que também desciam
desprendendo-se dos galhos, bailando em movimentos descendentes,
em busca do chão à juntarem-se com muitas outras que completavam aquela metamorfose.
Nós dois, atores principais daquele teatro da vida, gravamos em nossos corações, o primeiro capítulo da vida a dois. O tempo passou, outros textos foram interpretados e, no entanto, o que observamos é que: Aquelas árvores que se faziam platéia, aquele riacho que serpenteava do nosso lado, o crepúsculo e o fim do outono, todos ainda contracenam, apenas, nós seguimos em cenas distintas.


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da vida do dia 28 do mês abril de 2009


Antônio Mariano de Oliveira (Saquarema, 28 de abril de 1857 — Niterói, 19 de Janeiro de 1937), brasileiro da região fluminense, foi Poeta, Professor, Farmacêutico, Secretário Estadual de Educação, Membro Honorário da Academia de Ciências de Lisboa e Imortal Fundador da Academia Brasileira de Letras. Adotou o nome literário "Alberto de Oliveira" no livro de estréia, após várias modificações dispersas nos jornais.
Caricatura do poeta Alberto de Oliveira, feita pelo pintor Belmiro de Almeida (Museu de Arte de São Paulo, São Paulo).


**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z “.

A Página da vida do dia 28 do mês abril de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Evento da Casa do Hip Hop de São José Rio Preto será apresentado no EuroBattle em Portugal


Duelo de Titãs, evento desenvolvido pela Casa do Hip Hop de São José do Rio Preto, será realizado pela primeria vez fora do Brasil. Irá participar de um dos maiores festivais de Hip Hop da Europa, o EuroBattle, que acontece de 30 de abril a 2 de maio, na cidade do Porto, em Portugal. O b.boy rio-pretense Pelezinho, um dos mais importantes do Brasil, foi convidado para ser o Titã a ser desafiado. Já o b.boy Rica, também de Rio Preto, deve ser um dos jurados. A Casa do Hip Hop é um dos Núcleos de Arte da Prefeitura de São José do Rio Preto, administrada pela Secretaria Municipal de Cultura.

Inovação no "enfrentamento"

Criado há quatro anos pelos frequentadores da Casa do Hip Hop, o Duelo de Titãs reúne 16 b.boys. Os dançarinos de Hip Hop, se “enfrentam”, um a um, na pista de dança. Os melhores avançam para as próximas fases até que se chegue a um vencedor. A diferença desse evento é que o vencedor das disputas deve ainda enfrentar o “Titã”, um b.boy conhecido para ser desafiado na grande batalha. Dançarina desde 1995 e hoje cantora de rap, Ana Paula, coordenadora da Casa do Hip Hop, luta pelo sucesso do evento e diz que agora os olhos do mundo vão estar voltados para o Duelo de Titãs. “Como o formato desse evento é original, nosso objetivo é distribuí-lo pelo mundo todo”, afirma. O evento faz parte há dois anos do Festival Olho da Rua, que é realizado com apoio do Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua, da Caixa Econômica Federal e Faperp – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto. Na edição deste ano, em fevereiro, espalhou intervenções artísticas e atividades formativas por vários pontos da cidade.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto recebe palestra do Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto recebe o Padre Fábio de Melo e o educador Gabriel Chalita, no dia 1º de maio, às 9h30, no Anfiteatro da Swift. Ambos farão a palestra “Conferência entre Amigos”, que fala sobre o livro “Cartas entre Amigos – Sobre Ganhar e Perder”, de autoria dos dois e que será lançado nesta quinta-feira (28/4). As indagações do mundo real e os dilemas cotidianos são objetos das reflexões sobre ganhar e perder compartilhadas entre o padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita. As cartas nascem das afinidades intelectuais de duas mentes motivadas e envolvidas com seu tempo. A visão dos temas cotidianos são ampliadas pela leveza dos diálogos entre a ética e a estética, entre o bem e o belo, abrindo novas possibilidades. Experiências, opiniões e emoções que se desenvolvem e se condensam em uma só voz, permeada pela esperança na amizade, no amor, na simplicidade e na fé como caminhos para um mundo melhor. “Cartas entre Amigos - Sobre Ganhar e Perder” traz para suas reflexões obras de grandes escritores de nossa literatura, como Machado de Assis, Castro Alves, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, João Cabral de Melo Neto, entre outros. O livro resulta em um entrelaçar de textos na construção de palavras geradoras de esperança, uma obra anunciadora de um futuro em que a solidariedade, a empatia, a compaixão, o respeito e alegria sejam protagonistas.

Trechos do Livro

“Irmão querido, não é possível agir sem antes sentir. Aqui falo da vitória do sentimento sobre a insensibilidade. Da canção de liberdade que carece de intérpretes.” – Gabriel Chalita - “Primeira carta”.
“(…) O tecido pobre, opaco, ganha vida ao ser costurado ao lado do tecido sedoso e vibrante. Tecer colchas de retalhos é como realizar um ritual. É descobrir os caminhos que os próprios tecidos sugerem. Há uma notícia escondida em cada cor. Há um sentimento abscôndito em cada retalho, coisas que aos tempos idos pertencem. A vida se registra com generosidade sobre as coisas.” – Fábio de Melo - “Quarta carta”.

Fábio de Melo é sacerdote católico, formado em filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (SC) e em teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP), em cuja diocese atua. É pós-graduado em educação e mestre em teologia sistemática pelo Instituto Santo Inácio, de Belo Horizonte (MG). Como compositor e cantor, tornou-se uma das principais vozes da nova música cristã. É autor de vários livros em diversos gêneros: ensaios teológicos e filosóficos, crônica e conto.

Gabriel Chalita é graduado em direito e filosofia, mestre em ciências sociais e direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em comunicação e semiótica pela mesma universidade. Sua obra hoje compreende cinquenta títulos, abrangendo vários gêneros, da poesia aos ensaios de filosofia e direito, do infantil aos contos e romances. Foi secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação. É professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação. Foi o vereador mais votado do Brasil nas eleições de 2008.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Palestra “Conferência entre amigos” -
Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita
Data: 1º de maio
Horário: 9h30
Local: Anfiteatro da Represa Municipal

Cris Bilenky e AMANHÃ AINDA SERÁ OUTONO


Depois de tantos dias ensolarados e de tantos risos e
sorrisos, e depois de tanto encantamento iluminando o tempo,
eis que que de repente nos vemos perdidos, com todos os
castelos construídos com as cartas de nossas
ilusões derrubados pelo vento triste da solidão.
Você e eu, duas almas a vagar sem rumo, fugindo até da possibilidade de encontrar qualquer consolo... Nossos pensamentos, presos ao passado recente e ancorados a um futuro que não mais nos pertence, parecem zombar do fato de ainda estarmos vivos, e de respirarmos. Vejo você chorando lágrimas silenciosas e não posso ajudar porque esse outono, que chegou depressa demais, veio para ficar, árido e perene, e também me amortalha. As nossas palavras, agora congeladas, foram presas fáceis da frieza da morte. Mas eu as escuto ecoando, mudas, em minha cabeça, a repetir indefinidamente o nome da dor que acabou com as estações de nossas vidas e nos nega o alívio piedoso do ponto final que um inverno traz.
Não, meu querido, não teremos esse alívio que aos outros amedronta e que, a nós, libertaria... haveremos de viver nossos dias e nossas noites nesse terrível e contínuo limbo outonal cujas folhas, vermelhas e mortas, cairão eternamente sobre a terra inóspita como ela, a nossa menina, caiu um dia...


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da vida do dia 27 mês de abril de 2009


A pianista de renome internacional Araceli Chacon está de volta a São José do Rio Preto, sua terra natal, para se apresentar no Teatro Municipal, nesta terça-feira (28/4), às 20 horas. A entrada é franca. A apresentação é fruto de uma parceria da Associação Rio-pretense de Cultura Artística com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo Deodoro Moreira, secretário de Cultura, a apresentação será realizada como forma de homenagear a própria pianista que retorna a Rio Preto após passar mais de 30 anos tocando e morando em várias partes do mundo. "Araceli retorna a Rio Preto para agregar valor à cultura local", afirma Deodoro. No repertório, a pianista deve apresentar obras como J.S.Bach (1685-1750), Prelúdio e fuga BWV 847; Cravo Bem Temperado 1 L.Van Beethoven (1770-1827); Sonata nº 2, Opus 27; Adagio Sostenudo; Allegretto; Presto Agitato F. Chopin (1810 - 1849); Scherzo nº 2 - Opus 31 C.Debussy (1862 - 1918); Clair de Lune H. Villa-Lobos (1887 - 1959); Bachianas Brasileiras e nº 4 - Aria.


**

Hoje nosso caro amigo Ademir completa mais um niver e é uma enorme satisfação divulgar a todos leitores, Ademir é irmão de Dagmar Azevedo, jornalista que marcou época em nossa região e que dei uma nota em seu aniversário no dia 4 deste mês e que faleceu no dia 29 de junho de 2001. Ademir hoje atua em nossa Câmara Municipal dando suporte a um vereador da zona norte. Caro Ademir parabéns pela passagem de seu aniversário, mas quem irá ganhar presente será nossos leitores com uma nova seção chamada de “Otimismo em Gotas”, mesmo titulo do livro que me fez presente, aliás a nova seção começa com um pensamento de seu saudoso pai o Sr. Otacílio Azevedo (leia seção abaixo). Congratulações!


**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

A Página da vida do dia 27 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.