sábado, 19 de junho de 2010

Correios lançam selo e carimbo em comemoração ao centenário da Paróquia São João Batista da nossa vizinha e querida cidade de Olímpia - SP


Os Correios lançam na próxima quinta-feira (24), às 10 horas, na Paróquia São João Batista, em Olímpia (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo para celebrar o centenário da Paróquia São João Batista de Olímpia (SP). O lançamento das peças, que acontece durante celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano e pelo Pároco da Paróquia São João Batista, Monsenhor Antônio Santcliments, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Olímpia, que solicitou aos Correios a confecção dos selos personalizados e do carimbo comemorativo alusivos aos 100 anos de história da Paróquia São João Batista. O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, o selo estampa a imagem da fachada da paróquia ao amanhecer, foto de Jonas Olmos, abaixo da expressão “PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – 100 Anos”. Completam o conjunto visual a logo da administração atual de Olímpia e os dizeres: 1910 – 2010. Foram confeccionadas 6.012 unidades do selo, as quais serão utilizadas nas postagens de correspondências da Prefeitura Municipal de Olímpia.



O carimbo será utilizado na Agência Central dos Correios de Olímpia pelo período de 30 dias (24.6 a 23.7) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo após esta data encaminhado ao Museu Postal e Telegráficos dos Correios, em Brasília (DF).

Correios lançam belíssimo selo em homenagem a Peter Lund - Pai da Paleontologia Brasileira


O trabalho de Peter Lund, considerado o Pai da Paleontologia no Brasil, foi homenageado pelos Correios através de um selo (de emissão especial) lançado no último dia 14 de junho na cidade de Lagoa Santa (MG). De autoria da artista Jamile Costa Sallum, o selo mostra, ao fundo, uma caverna localizada no interior do município de Lagoa Santa, no Estado de Minas Gerais, onde o Paleontólogo dinamarquês Peter Lund realizou suas mais importantes pesquisas e descobertas, e viveu a maior parte de sua vida, no século XIX. Ao centro, a imagem do pesquisador, na maturidade, simboliza sua dedicação à ciência e o apreço à Lagoa Santa. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica. Foram emitidos 300 mil selos, com valor facial de R$ 1,05 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
O Paleontólogo dinamarquês Peter Wilhelm Lund, nascido em 14/6/1801, veio ao Brasil pela primeira vez em 1833, para dar continuidade aos seus estudos de Botânica e Zoologia. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde fez um exaustivo levantamento de toda a vegetação da baixada fluminense, como, também, analisou o comportamento das formigas. Em 1835, Lund decidiu fixar residência em Lagoa Santa, Minas Gerais. Durante nove anos de pesquisas, explorou mais de uma centena de cavernas, tendo encontrado cerca de 120 espécies fósseis e 94 pertencentes à fauna atual. Por esse motivo, tornou-se, assim, o Pai da Paleontologia Brasileira. Outra questão importante levantada por Lund foi a hipótese da coexistência da fauna extinta com o homem, na região de Lagoa Santa, comprovada, enfim, neste século, por meio de novas pesquisas realizadas na área pelo Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo – USP. Toda sua coleção científica foi analisada por Herluf Winge e Reinhard. Esses achados foram de grande importância nos estudos do naturalista britânico Charles Darwin sobre a Teoria da Evolução. Em 1844, Lund se afastou dos trabalhos nas grutas, dando nova trajetória às suas pesquisas e se dedicou à botânica. Atualmente, um rico acervo se encontra no Museu Zoológico de Copenhague. Pesquisador incansável, Lund deu o passo inicial para a introdução da Ecologia no Brasil, com o primeiro estudo mundial de Fitoecologia. Conquistou o carinho dos moradores da pequena Lagoa Santa, onde viveu muitos anos, prestando uma inestimável contribuição à vida cultural da cidade, ensinando música, e criando, em 1842, sua primeira banda, a Corporação Santa Cecília.

Lena Ferreira e seu belíssimo poema INGRATO

.
O que dizer quando tudo já foi dito
nessas letras que tingiram o papel
transfigurando o que era tão bonito
transmutando em inferno nosso céu
.
O que fazer diante do que foi escrito
nessas linhas frias com gosto de fel
amaldiçoo esse meu sentir bendito
ou faço desse seu rascunho, fogaréu
.
O certo é que me ocorre estranho fato:
eu não consigo processar esse vil ato
-desprezar minha entrega tão completa-
.
Penso eu que está sendo muito ingrato
ao recusar minh'alma de amor repleta
onde o Cupido fez sangrar a sua seta

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

Edna Feitosa suas belas telas e PENUGENS


Estou de

penugens

novas!

Ou serão

plumagens?

Só sei que

não quero

mais saber

Das velhas

penas.

Hoje foi uma grata surpresa essa artista plástica me adicionar agora nova amiga do orkut, seus trabalhos são primorosos e que ganhará muito com a nossa amizade com certeza será o leitor d'A Página, hoje estou divulgando duas telas surperpostas ao lado seu belo texto PENUGENS. Grato, muito grato mesmo pela sua inclusão ao meu pequeno rool de amigos.

Veja mais um belo poema dando um clique em cima do
titulo abaixo
que dei publicidade em 17/07/2009


A Página da Vida do dia 19 do mês junho de 2009


O artista plástico rio-pretense Rodrigo Silva, cujas figuras
rechonchudas tornaram-se tema principal de seu trabalho,...
(continua na edição do ano passado).


Para ver a continuação da matéria acima de nosso querido amigo Rodrigo Silva ou ler este belissimo poema de Wilson Mendes (Brasília – DF) e seu NEGA FACEIRA ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Laerte Cunha e a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Dinorah Silveira Borges pelo livro “ A História de Catanduva de A à Z”.

A Página da Vida do dia 19 do mês junho de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

“Viola na Praça” leva as duplas Zé Vitor & Ademir e Marcel Carrara & Evandro ao Júpiter Olímpico


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado (19/6) mais uma edição do projeto “Viola na Praça”. As duplas Zé Vitor & Ademir e Marcel Carrara & Evandro se apresentam no Júpiter Olímpico, às 19 horas. O projeto, que consiste em levar atrações sertanejas para os bairros e praças da cidade, promove ainda neste mês a apresentação da dupla Divino & Donizete, na Igreja da Basílica, no sábado dia 26, às 19 horas.

“Viola na Praça”
Zé Vitor & Ademir e
Marcel Carrara & Evandro
Data: 19/6
Horário: 19h
Local: Júpiter Olímpico

Divino & Donizete
Data: 26/6
Horário: 19h
Local: Igreja da Basílica

Praça Ruy Barbosa recebe amanhã a apresentação do “Paulista Ensemble Coral e Orquestra”


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste sábado (19/6) a apresentação do “Paulista Ensemble Coral e Orquestra”, às 11 horas, na Praça Ruy Barbosa. Sob a regência do maestro Paulo Buchala, serão apresentadas músicas eruditas e solo de piano. A orquestra é composta por 16 músicos de São Paulo, que tocam instrumentos de corda, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Já o coral conta com 30 vozes, que faziam parte do antigo Movimento Coral Rio-pretense. De acordo com o maestro, o repertório será bem variado. “Serão apresentadas obras eruditas de compositores como Vivaldi, Bach, Mozart e Morricone e também haverá uma surpresa”, diz Buchala. O concerto marca a volta das atividades do maestro em Rio Preto, depois de 4 anos de trabalhos nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. “É uma grande alegria voltar a trazer música para Rio Preto e região e esse é apenas o começo de um novo trabalho que pretendo realizar por aqui”, finaliza.

“Paulista Ensemble Coral e Orquestra”
Data: 19/6
Horário: 11h
Local: Praça Ruy Barbosa

Neste sábado, tem Arrastão da Solidariedade 2010


A Prefeitura de São José do Rio Preto, o Fundo Social de Solidariedade e o Rotary Club Sul realizam neste sábado (19/6) o Arrastão da Solidariedade 2010. O evento irá beneficiar instituições de assistência social de toda cidade. O Arrastão terá a colaboração de cerca de 1,5 mil voluntários. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, roupas, cobertores e calçados. Além da Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade e Rotary, participam representantes de entidades filantrópicas, educacionais, comerciais, industriais, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Bispado. O Arrastão é um evento complementar da Campanha do Agasalho 2010 - “Alguém espera seu abraço solidário”, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade. “O Arrastão vai beneficiar centenas de pessoas de nossa cidade e temos importantes parceiros, voluntários, associações, órgãos e instituições. Todos empenhados no sucesso do evento. E, para isso contamos com a sociedade rio-pretense mais uma vez, que sempre se mostra solidária com os mais necessitados”, diz a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes. De acordo com o coordenador do Arrastão, Pedro Bachiega, a cidade será dividida em 11 setores. Os voluntários farão a coleta devidamente uniformizados para facilitar a identificação por parte dos moradores. A logística do Arrastão também vai contar com o apoio de várias Secretarias Municipais que fornecerão caminhões, caçambas e peruas para transporte do material arrecadado. As doações serão levadas das 11 áreas para o Centro Regional de Eventos. Lá, serão separadas e depois distribuídas para 55 instituições cadastradas no CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade.

Arrastão da Solidariedade
Campanha do Agasalho 2010 -
“Alguém espera seu abraço solidário”
Data: 19/6, sábado
Horário: 9 às 17 horas
Informações:
Fundo Social de Solidariedade (17) 3231-2042
Rotary Club Sul (17) 3227-4613

Margarida Rosas e seu belíssimo PRÉ-HISTÓRIA


Quando os nossos antepassados
Mais longínquos
Colocaram-se de pé
E perceberam suas mãos,
Libertaram-se.

No exato instante
Em que puderam manipular suas mãos,
E olhá-las
Iniciou-se o processo de crescer/desenvolver-se
Que continua até os dias de hoje.

Este fato tão singular
Mudou toda a nossa vida.
De simples animais
Pudemos sonhar
Em tocar outros mundos.
Mundos ora cheios de luzes e risos
Ou, muitas vezes,
Obscuros por demais.
Mas outros mundos, outras gentes
Em outros tempos e espaços.

O que pudemos ser
O que fizemos
Quando libertos
É outra face,
Outra história...

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 18 mês de junho de 2009



Amanhã, sexta-feira dia 19 a Arpe - Associação Rio-pretense
de Escritores e Cerp -Cooperativa de Escritores ...
(continua na edição do ano passado).


Para ver a continuação da matéria acima sobre a palestra de Rogério Alvarenga ou ler este belissimo poema de Luiz Eduardo Guia (Teresópolis – RJ) e seu SENTIMENTOS ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 18 mês de junho de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

José Carlos Calvário, compositor, maestro e um dos melhores orquestradores e arranjadores de Portugal e um ano de saudade


José Carlos Calvário (Porto, 1951 - Oeiras, 17 de junho de 2009) foi um maestro português.
É considerado um dos melhores orquestradores e arranjadores de Portugal.
Foi ainda compositor, destacando-se clássicos da música portuguesa como "E Depois do Adeus" e "Flor Sem Tempo". José Calvário iniciou os estudos musicais em meados de 1956, praticando no piano. No ano seguinte, no Conservatório de Música do Porto, executou o seu primeiro recital e em 1961, com apenas dez anos de idade, deu o seu primeiro concerto juntamente com a Orquestra Sinfónica do Porto dirigida pelo maestro Silva Pereira. Mudou-se depois para a Suíça, onde os pais queriam que se formasse em Economia. Em 1968, Calvário fez parte de uma Orquestra de jazz suíça. Tocou em Portugal com os Psico de Toni Moura. Em 1971 regressou de vez a Portugal, mudando-se para a cidade de Lisboa. Na capital portuguesa, começou a trabalhar como arranjador e produtor. Faz o seu primeiro arranjo para a canção "E Alegre se Fez Triste" de Adriano Correia de Oliveira (no álbum "Gente de Aqui e de Agora"). Com José Sottomayor foi o autor da canção "Flor Sem Tempo", interpretada por Paulo de Carvalho. O tema ficou em 2º lugar no Festival RTP da Canção de 1971. No ano seguinte foi o autor de "A Festa da Vida" tema que Carlos Mendes levou ao Festival da Eurovisão, obtendo a nota mais alta que um músico português já tivera. Colabora no disco "Fala do Homem Nascido", gravado em 1972 nos estúdios madrilenos Celada. O disco, com a poesia de António Gedeão, teve a participação de José Niza, Carlos Mendes, Duarte Mendes, Tonicha e Samuel. No Festival RTP da Canção de 1973 é autor das canções de Duarte Mendes e Tonicha. Lança um álbum com versões de 10 músicas participantes no Eurofestival desse ano. É o autor da música de "E Depois do Adeus" tema interpretado por Paulo de Carvalho que venceu o Festival RTP da Canção de 1974 e que foi a primeira senha do 25 de Abril. Ainda em 1974 lança o disco "E Depois do Festival". Em 1977 lançou o álbum "The Best Disco In Sound" em que adaptava clássicos como "Coimbra", "Canção do Mar" e "Lisboa Antiga". Lançou álbuns como "Saudades" (1985) e "Saudades Vol.2" (1986) em que contou com a participação da The London Philharmonic Orchestra (Orquestra Filarmônica de Londres).
É o dinamizador do Prémio Nacional de Música, associado ao Festival da RTP, que decorreu na Figueira da Foz. Curiosamente seria uma música de sua autoria, "Voltarei", a ganhar o acesso ao Eurofestival. Depois trabalhou com Fernando Tordo no disco "Menino Ary dos Santos". Ainda em 1988 grava, novamente com a LSO, o disco "Cinema Português". No ano de 1991, compôs o seu primeiro concerto para orquestra. Com a Hungarian State Symphony Orchestra gravou o álbum "Mapas" lançado em 1996 pela editora Strauss. Grava também um álbum com António Chaínho e a London Philarmonic Orchestra. Colabora no álbum "Reserva Especial" de Luís Represas que foi gravado com a Orquestra Sinfónica da Républica Checa. Foi autor da banda sonora do filme "Kiss Me". Sofreu uma paragem respiratória seguida de infarte no dia 12 de Novembro de 2008. Em Fevereiro de 2009 foi homenageado pela RTP durante o Festival RTP da Canção, com um bailado inspirado em algumas das canções com que concorreu ao Festival. A sua mulher,Josefa Calvário, visivelmente emocionada, recebeu uma longa ovação. José Calvário faleceu a 17 de Junho de 2009, numa unidade de cuidados continuados em Oeiras. Calvário deixou viúva e dois filhos, um dos quais menor.
DISCOGRAFIA : Musica Nossa (LP, Orfeu, 1971) /// Eurovisão - 10 Canções (LP, Orfeu, 1973) /// …E Depois Do Festival (LP, Orfeu, 1974) /// Canções de Natal (Ep, Movieplay, 1977) /// The Best Disco In Sound (LP, Imavox, 1977) /// What The World Needs Now (Máxi-Single, Orfeu, 1978) /// A Love In Four Seasons (LP, Imavox, 1979) /// Canções de sucesso (Compilação) /// Orquestra e Som de (LP, Danova, 1981) /// Saudades (LP, CBS, 1985) /// Saudades Vol. 2 (LP, CBS, 1986) /// Cinema Português (Banda Sonora) (LP, CBS, 1988) /// Saudades Vol.III (CD, CBS, 1993) /// José Calvário (Compilação, Movieplay, 1994) /// Mapas (CD, Strauss, 1999).

Nota da Página: Há um ano do falecimento de José Calvário, este extraordinário maestro, pianista, arranjador, compositor e muitas outras funções em que uma orquestra necessite, tenho da sua obra apenas um cd, mas que traz uma carga enorme de seu talento de suas músicas e trouxe uma imensa riqueza para a The London Symphony Orquestra. Portugal e nós que gostamos de uma boa música ficamos mais pobres sem a sua batuta.

Dalton Luiz Gandin e o belíssimo NOVIDADE


Algo de novo,
lá dentro do ovo...
Pinto de novo!

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 17 mês de junho de 2009



Paul Kibii Tergat (Kabarnet, Baringo (Rift Valley), 17 de Junho de
1969).é um corredor queniano de longa distância, várias vezes ...
(Continua na edição do ano passado).


Hoje em Fortaleza a casa da Dona Graça está em festa, sua filha Siglia completa mais um aniversário e também haverá reunião da turma para o coral com o canto do “Parabéns a Você”, comandada pela sua irmã Camila. À Siglia os parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades e muitos anos de vida. Congratulações!


Para ver as fotos deste fenômeno das corridas de São Silvestre e a continuação da matéria de Paul Tergat ou de nossa querida Síglia lá em Fortaleza ou ler este belissimo poema de Mara Rejane Moraes da Silva (Santo Ângelo – RS) e seu AMORES ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz a História de São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 17 do mês junho de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Levante de Soweto em 16 de junho de 1976

Levante de Soweto foi um dos mais sangrentos episódios de rebelião negra desde o início da década de 60, desencadeado pela repressão policial à passeata de 10 mil estudantes, em 16 de junho de 1976, que protestavam contra a inferioridade das "escolas negras" na África do Sul. A manifestação pacífica - os estudantes, cantando, marchavam por Soweto (subúrbio negro em Johanesburgo) em direção a um estádio aberto, onde fariam um comício - foi alvo de uma bomba de gás lacrimogêneo por um policial branco, para, em seguida, ser atingida por disparos das tropas de choque munidas de armas automáticas. O massacre matou quatro alunos, entre eles o estudante Hector Pieterson, aos 13 anos de idade. O sistema segregacionista sul-africano, instituído nos anos 1950, forçava os negros a pagar para frequentar escolas com classes superlotadas e professores sem qualificação adequada, ou mesmo inferior, enquanto a educação para os brancos era gratuita. Em 1975, o governo decretou a obrigatoriedade do ensino no idioma africâner, antes em inglês, para as matérias acadêmicas nas escolas secundárias negras. Para os estudantes negros a medida era uma ponte para o fracasso: para ter sucesso precisava ser fluente nos idiomas oficiais do país - inglês e africâner.
Movimentos negros
A organização dos Estudantes Sul-Africanos (South African Students Organization) (1968) foi o primeiro grupo anti-apartheid de jovens negros e fazia parte do abrangente Movimento de Conscientização Negra que lutava para superar a opressiva sensação de inferioridade dos negros. Um dos seus fundadores, Steve Biko (1946-1977), desde cedo engajado na luta desarmada contra o apartheid, morreu aos 30 anos de idade, ao desafiar o "regime de banimento" a que estava submetido pelo governo que o proibira de se manifestar politicamente.

Saiba quem foi Steve Bantu Biko, dando um clique no titulo na
matéria abaixo publicada em nossa Página no dia 18/12/2008


Emerson Sbardelotti e seu SANGUE E SOMBRAS


Uma vez um velho índio me disse:
Nem sempre conseguimos o que queremos
Mas, nem por isso,
O que queremos deve ser a última etapa do conseguir.
Há sempre algo a mais para se fazer pelo ser humano
Há sempre algo a mais para se fazer pela Mãe Terra
Deve existir sempre o meio termo entre o caçador e a fera

E todos nós voltaremos ao barro primeiro
Àquela primeira explosão
Àquele primeiro acorde do antigo violão
E todos nós iniciaremos um novo diálogo
A partir de um mistério profundo
A partir de um encontro oriundo
Com a vida: plenitude e canção

É preciso muitas vezes dar uns calos
Para lembrarmos dos pés
No caminho o que mais incomoda
Não é a distância a percorrer
Mas a pedrinha que entra debaixo deles
De que importa as cores de nossas peles
Se a cor do sangue de nossas veias
E de nossas sombras são as mesmas

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 16 mês de junho de 2009


Dante Milano (Rio de Janeiro, 16 de junho de 1899 — Petrópolis,
15 de abril de 1991) foi um poeta brasileiro. Dante nasceu...
(continua na edição do ano passado).


Embora inserido no Modernismo, Dante Milano é na verdade
“anterior ao movimento modernista, do qual participou a ...
(continua na edição do ano passado).


Para ver a foto e a continuação da matéria de Dante Milano ou ler este belissimo poema de Éden Caldas (Manoel Viana – RS) e seu PARA SEMPRE ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Armelinda Cremonini em “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 16 mês de junho de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Aumentam os casos de violência contra os idosos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, nesta terça-feira (15/6), a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, divulga levantamento que aponta que a violência contra a terceira idade no município aumentou 19% em 2009 em relação a 2008. O estudo foi baseado nas notificações registradas pela área de abrangência das residências das vítimas. Entre os casos notificados, a negligência por parte de familiares predomina, sendo responsável por 52% dos casos no ano passado. Também foram consideradas na pesquisa agressões físicas, psicológicas, sexual, financeira e até as tentativas de suicídio. Em segundo vêm as notificações de violência física, que respondem por 33% das notificações, seguida da psicológica, com 25%. Em relação ao sexo da vítima, os homens são as maiores vítimas da violência, representam 56% dos casos. Já as mulheres, 44%. Segundo a coordenadora técnica de Vigilância em Violência, a psicóloga Rita Villela Mendonça, o maior número de casos de violência contra o idoso não reflete necessariamente o crescimento desse tipo de notificação. “O aumento pode ser atribuído a maior visibilidade do problema pelos profissionais de saúde que foram capacitados para detectar precocemente o problema e principalmente como pela sociedade de forma geral, que passou a denunciar os casos”, afirma. De acordo com a pesquisadora, a negligência, por exemplo, ocorre principalmente entre pessoas que se encontram em situação de dependência ou incapacidade. “É uma das formas de violência contra os idosos mais presentes no nosso País e também em nosso município”, afirma a coordenadora. A psicóloga afirma que se a negligência ainda pode se refletir na falta de cuidados de higiene ou deixar de oferecer os alimentos e medicamentos na hora certa. “A família que não leva o parente idoso às consultas médicas, submete o idoso a condições desumanas ou degradantes, privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, ou abandonando-o em hospitais, casas de saúde e entidades de longa permanência”, diz. A região do município em que predominam as notificações de agressões é a da UBS Santo Antônio, na região norte do município, que responde por 13% dos casos notificados. Em seguida vem a UBSF de Engenheiro Schmitt, com 11% das notificações. Com 7% de notificações cada, estão em terceiro lugar a UBS Central, UBSF Jardim Americano e UBSF Gonzaga de Campos.

Promoção da Saúde
Para minimizar o impacto da violência sobre os cidadãos que procuram as Unidades de Saúde, a Secretaria capacitou os profissionais da rede das diretorias de Atenção Básica, Atenção Especializada, além de Urgência e Emergência, para a detecção precoce e a notificação dos casos de violência doméstica, sexual e outras atendidas na rede pública de saúde. “Também foi implantado sistema de informação que possibilita a produção do conhecimento das diversas formas de violência e acidentes para dimensionar o impacto na vida das pessoas e nos serviços de saúde, bem como para subsidiar ações de enfrentamento do problema”, afirma a coordenadora técnica. Outra ação foi a criação de fluxos de encaminhamento e atendimento das vítimas, por meio do implemento da rede de cuidado de atenção integral às pessoas em situação de violência, articulada com outras secretarias e redes sociais. “No momento está em fase de finalização a elaboração do Protocolo de Classificação de Risco para as situações de Vulnerabilidade e Risco pra Violência”, diz Rita Villela.

Serviços prestados pelo município

Assistência Social
Centro-Dia
A família leva pela manhã o idoso para passar o dia na instituição e busca no final da tarde
Lar Esperança
Rua Edson Pupin, 65 - Santo Antônio – Telefone (17) 3236-7715
Lar São Vicente de Paula
Rua Fernão Dias Paes Leme, 414, Vila Maceno – Telefone (17) 3224-6435
Grupos da Terceira Idade
Promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Informações pelo telefone (17) 3212-7933
Centro de Referência da Assistência Social - Atividades realizadas uma vez por semana, no período da tarde, como artesanatos, palestras, bingos, Lian Gong, esportes, bailes e passeios culturais.
Atividades físicas
- Academia para Todas as Idades (ATIs)
- Caminhada
- Capoeira
- Escola da Coluna
- Liang gong
Saúde
Encontros e cursos para familiares “cuidadores” de idosos
Organizados pela Secretaria da Saúde, os cursos e encontros capacitam as pessoas a cuidarem dos idosos. Informações no Núcleo de Educação da Secretaria da Saúde, pelo telefone (17) 3216-9766 (Ramais 9748/ 9777)
Serviço de Atendimento Domiciliar Especializado (SADE)
Atendimento domiciliar de pessoas que têm dificuldade de locomoção comprovada. Equipe com médico, cirurgião-dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta. Informações pelo telefone (17) 3226-7382
Onde denunciar casos de violência doméstica contra idosos
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua José Polachini Sobrinho, 575 - Vila Sinibaldi
Telefone (17) 3227-2520
- Delegacia do Idoso
Rua Generosa Bastos, 3.333 – Redentora
Telefones (17) 3231-0606 | 3231-0599

Wasil Sacharuk e seu acróstico MÁGICA POESIA


Mostre, poeta, a alquimia
A receita do doce encanto
Grimório, reza, revelação,
Irradiações de feitiçaria...
Coberta sagrada num manto?
A cruz ou a oração?

Plasme, poeta, a energia
Ouse revirar teu recanto
Entre enredos e abstração
Se sonho, musa, bruxaria
Ilusão, utopia e pranto
A magia da emoção.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 15 mês de junho de 2009



Bela mensagem nesta semana com o texto vazado
e ornamentado por flores amarelas.


Para ver a bela mensagem de Max Freedom Long ou ler este belissimo poema de Flávia de Freitas (Rio Grande – RS) e seu VIVA INTENSAMENTE TEU AMOR ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que estão no registro do livro “ Quem Faz história em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 15 mês de junho de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Abre e fecha em jogos do Brasil nesta Copa 2010

O atendimento nas repartições públicas municipais vai sofrer alteração nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. O decreto do prefeito Valdomiro Lopes estabele que o expediente nos órgãos municipais nesta terça-feira (15/6), dia de estreia da seleção brasileira na disputa, seja das 8 às 14 horas e, excepcionalmente, nas Unidades de Saúde das 7 às 13 horas, ambos de forma ininterrupta. As repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham funcionamento ininterrupto, terão expediente normal. Na quarta-feira (16/6) o horário de atendimento nos órgãos públicos municipais volta ao normal.
Confira o que abre e fecha nesta terça-feira (15/6).
Mercado Municipal: aberto na terça-feira (15/6) das 7 às 14 horas. /// Na quarta-feira (16/6) funciona normalmente das 7 às 18 horas. /// Shopping Prefeito Antônio Figueiredo de Oliveira - Shopping HB: Fecha na terça-feira (15/6) às 14 horas. Na quarta reabre normalmente, das 8 às 18 horas. /// Defesa Civil: plantão pelo telefone (17) 3234-8559. /// Procon: fecha às 14 horas na terça-feira (15/6) e reabre na quarta-feira (16/6) das 8 às 17 horas, no 2º andar da Prefeitura. /// O posto que funciona dentro do prédio do Poupatempo abre normalmente nesta terça-feira (15/6), das 8 às 17 horas. /// Área Azul: vai seguir o decreto municipal e funcionar nesta terça-feira (15/6) das 8 às 14 horas. Na quarta-feira (16/6) funciona normalmente, das 8 às 17 horas. /// Plantão Conselho Tutelar Sul: 3232-2818/3222-1082 – 9608-0514 /// Plantão Conselho Tutelar Norte: 3236-2862 / 3237-5877 / 9608-0407. /// FRAS - Fundação Rio-pretense de Assistência Social: 3233-3355/9791-7459/9791-5905/9708-9057. /// Projeto Cara 24h: atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco - 3235-7484/8115-0861 /// CICC - Centro Integrado de Ciência e Cultura — Prof. Dr. “Aziz Nacib Ab’saber” - avenida João Batista Vetorazzo, nº 500 - Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi – Telefone 3232-9426. Estará aberto na terça-feira (15/6) das 8 às 14 horas. Na quarta-feira (16/6) funciona em horário normal, 8 às 17 horas. /// Biblioteca Municipal/Centro Cultural/Casa de Cultura: fecha nesta terça-feira às 14 horas e reabre das 18 às 20h30. /// Unidades de Saúde e Pronto-socorro /// Policlínica Jaguaré: atendimento 24 horas para emergências de pronto-atendimento. /// Policlínica Vila Toninho: atendimento 24 horas para emergências de pronto-atendimento. /// Policlínica Ipê Branco (Solo Sagrado): atendimento 24 horas para emergências de pronto-atendimento. /// Policlínica Santo Antônio: atendimento 24 horas para emergências de pronto-atendimento. /// Pronto-socorro Central: atendimento 24 horas para emergências de pronto-atendimento. /// O atendimento nas demais Unidades será nesta terça-feira (15/6) das 7 às 13 horas e reabrem na quarta-feira (16/6), às 7 horas. /// Farmácia Popular –Terminal Rodoviário – Telefone 3231-3624. Nesta terça-feira (15/6) funciona de 8 às 14 horas. Reabre na quarta-feira (16/6) das 8 às 18 horas. /// LAZER***Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda - avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1.300 – São Francisco – Telefone 3216-2868. Funciona nesta terça-feira (15/6) das 8 às 14h30. Na quarta-feira volta ao horário normal, de 9 às 18 horas. /// Bosque Municipal - rua José Deguer, s/nº - Jardim Nazareth – Telefone 3225-3930. Funciona de 8 às 14 horas nesta terça-feira (15/6) e na quarta volta ao horário normal, das 9 às 17 horas. /// Cidade da Criança - rua Daniel Antonio de Freitas, s/nº - Distrito Industrial - Telefone 3234-5945. Aberto nesta terça-feira (15/6) até 14 horas. Na quarta volta ao horário, das 9 às 17 horas. /// Pista de Skate /// Complexo Esportivo Júpiter Olímpico: aberta nesta terça-feira, das 8 às 14 horas. /// Centro Esportivo Integrado – “Dr. Aloysio Nunes Ferreira” – Pinheirinho: aberto , das 8 às 14 horas. /// Piscinas públicas: Antônio Natalone, Eldorado, e Engenheiro Schmitt: aberta nesta terça-feira de 8 às 14 horas. /// Centros Esportivos: Escola de Competências “Deputado Roberto Rollemberg” - ECO Santo Antônio, Complexo Antônio Natalone , Centro Integrado - “Dr. Aloysio Nunes Ferreira” – Pinheirinho, Centro Integrado – “Fuad Hawilla“, Centro Integrado – “Maria Inês Martins dos Passos”, Centro Integrado Engenheiro Schmitt, Centro Integrado Eldorado e Pista de Atletismo do Eldorado /// Funcionam nesta terça-feira (15/6) de 8 Às 14 horas. Na quarta-feira (16/6) retornam com atividades normalmente. /// Semae: plantão pelo telefone 0800-770-6666 para qualquer ocorrência que envolva abastecimento de água e sistema de esgoto. /// Feiras livres: 6h30 às 11h /// Vila Ercília - Rua José de Alencar /// Ouro Verde - Rua Caetano Elzo Rogério /// João Paulo II - Rua Almeirinda Amaral.

Rafael K.S. e seu belíssimo poema PENSATIVO

Não tenho mais desejos
Daqueles que me preenchem de todo
Os dias parecem mesmo
Um show de slides muito bobo

Hoje acordei sem vontade
De acordar ou de continuar dormindo,
Acho que perdi minha liberdade
De sentir o vento nas tardes de domingo

Ontem dormi sem sono
Peguei chuva acordei tarde
Mas para que alarde
Quando a vida é um oceano?

Não tenho mais vontade de escrever
Porque todas minhas musicas são repetidas
Eu ainda sonho em ter
Um propósito maior na vida

Hoje acordei pensativo
Sobre como eu mudei tanto
Acho que fiquei mais emotivo
Mesmo que só por enquanto.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

 A Página da Vida do dia 14 mês de junho de 2009


Jamelão, nome artístico de José Bispo Clementino dos Santos,
(Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 — Rio de Janeiro, 14 de junho
de 2008)... (continua na edição do ano passado).


Para ver a continuação da matéria e imagem do Jamelão ou ler este belissimo poema de Clarissa Teixeira Karnikowski (Santiago – RS) e seu ERAS TU O MEU SENTIDO ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

   A Página da Vida do dia 14 mês de junho de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

domingo, 13 de junho de 2010

Feliz aniversário caro repórter policial Gil Gomes, Aqui e Agora "lhe diz" o blog A Página da Vida

Gil Gomes (Sorocaba, 13 de junho de 1940) é um jornalista, repórter policial do rádio e televisão brasileiro popular graças a seus estilos personalíssimo de voz, de gestos e de se vestir. Gil Gomes nasceu numa família pobre e na infância vendia balas e santinhos na porta de uma igreja, onde mais tarde foi aceito como congregado mariano. Sofria de gagueira e para superá-la tentava imitar os locutores esportivos que ouvia pelo rádio. O método funcionou graças, segundo afirma, a sua força de vontade. Foi, então, convidado a ser locutor nas quermesses da igreja e descobriu que a comunicação era sua vocação. Abandonou assim a idéia de ser médico, como desejava seu pai. Numa dessas quermesses recebeu aos 18 anos o convite para seu primeiro emprego na Rádio Progresso, como locutor esportivo. Na mesma função, passou por vários rádios da Capital e do interior paulistas até chegar à Rádio Marconi. Quando a Rádio Marconi parou de fazer coberturas esportivas, Gomes passou a integrar o departamento de jornalismo da emissora cuja chefia assumiu no final dos anos 60. Na mesma rádio trabalhava Ana Vitória Vieira Monteiro (Dramaturga, Poetisa e Escritora), com quem Gomes casou e teve três filhos, de um casamento que durou 14 anos, antes da separação: Guilherme Gil, Daniel e Vilma. Guilherme Gil o primeiro trabalhou com o pai até sua morte prematura, de hepatite C. O segundo filho o empreendedor de sucesso Daniel Gil Gomes ocupa o posto deixado vago pelo irmão, é casado e pai de tres filhas.A terceira filha Vilma Gil Gomes é Advogada, casada e mãe de um filho. Gil Gomes tem orgulho de ser amigo de sua ex. mulher, com a qual desevolveram uma relação de respeito e amizade. Um incidente ocorrido em 1968 fez nascer acidentalmente o repórter policial Gil Gomes. Ele realizava entrevistas pelo telefone com políticos, quando tomou conhecimento que um caso de agressão sexual estava ocorrendo no edifício onde a rádio estava instalada. Num impulso, resolveu fazer a cobertura do caso ao vivo. Desceu as escadas do prédio com o microfone na mão, fazendo locução e entrevistando os envolvidos e as testemunhas. A Rádio Marconi obteve uma audiência recorde com essa cobertura e Gil Gomes concluiu que um programa policial ao vivo era o caminho a seguir. Mas foi um caminho difícil, o regime militar não tolerava críticas ao trabalho da polícia. Para agravar a situação, a Rádio Marconi já era visada pelas autoridades por adotar, em seu noticiário, uma linha de oposição ao governo. Várias vezes – mais de trinta, conforme afirma Gil Gomes – ele e sua equipe foram presos e a rádio retirada do ar. De todas as prisões, conseguiu se safar sem maiores conseqüências por conta de sua amizade com policiais. Quando a programação da rádio começou a sofrer censura prévia, Gomes narrava no ar historinhas infantis e receitas culinárias em substituição ao noticiário censurado. Mas não só as autoridades o hostilizavam. Ao colaborar, com sua equipe, na elucidação de crimes, passou também a sofrer ameaças de morte de bandidos. Concorria com o primeiro repórter policial da rádio Bandeirantes, José Gil Avilé, o Beija-Flor. Em 1991 o SBT- Sistema Brasileiro de Televisão, rede comandada por Sílvio Santos, lançou o jornal diário Aqui Agora. Para se diferenciar do jornalismo sisudo e bem comportado da Rede Globo, Sílvio idealizou o Aqui Agora como um jornal popular no formato e na linguagem. Entre os convidados para integrar a equipe de locutores e repórteres do jornal estava Gil Gomes, que aparecia ao lado de Sônia Abrão, Celso Russomanno, Jacinto Figueira Júnior (o homem do sapato branco) e Wagner Montes, entre tantos outros. Como o programa jornalístico dava ênfase a reportagens sobre acidentes graves e crimes de toda sorte, Gil Gomes teve um papel destacado. Foi no Aqui Agora que ele aprimorou o visual, a voz e o gestual que cairam no gosto do grande público e serviram de inspiração para os imitadores dos programas de humor. Vestido invariavelmente com uma camisa de cores berrantes, como se tivesse sido comprada numa banca de camelô de um bairro popular, a mão direita empunhando o microfone e a esquerda gesticulando em horizontal como se alisasse o pelo de um cão, Gil Gomes narra os fatos diretamente da cena do crime com sua voz arrastada e grave, que cresce em volume nos momentos mais dramáticos. Usa frases curtas, que às vezes nem chega a completar. Nas entrevistas, não adota uma posição neutra: se emociona diante das vítimas e explode de indignação diante dos criminosos. Aqui Agora fez tanto sucesso que passou a ter duas edições diárias. Mas, com o aparecimento de concorrentes, foi perdendo audiência e saiu do ar em 1997. Alguns anos após, Gomes foi aproveitado no programa humorístico Escolinha do Barulho da TV Record. Em 1998 foi contratado pela TV Gazeta para ser repórter do Mulheres. Escolinha do Barulho foi ao ar em 1999 quando a Rede Globo deixou de apresentar a Escolinha do Professor Raimundo com Chico Anísio e dispensou diversos atores cômicos do elenco, que a Record resolveu contratar para fazer um programa semelhante. Como inovação, em vez de um único professor, a Escolinha do Barulho da Record teve três professores fixos, Dedé Santana, Miele, Benvindo Siqueira e Gil Gomes. Gil Gomes apresentou um programa na Rádio Tupi e agora em 2010 integra o casting da Rádio Record de São Paulo . Em 2004/05 foi repórter e apresentador do Repórter Cidadão na Rede TV. Em 2008 participou da 2ª fase do Aqui Agora como repórter policial, mas o programa saiu do ar em pouco tempo.

"Encontro Suprapartidário de Mulheres" - Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão !


Para todas as Mulheres que queiram participar do
"Encontro Suprapartidário de Mulheres"
Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão!

Dia 14 de junho de 2010 às 18 horas -
local: auditório Juan Bégua da Prefeitura centro.
Nesta segunda-feira

Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres,
Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia
Drª Regina Chueire

Di Assis e seu belíssimo MEU RECANTO

Quando Deus criou a terra
Como um pintor emoldurou Sepetiba
Como uma tela de grande valor,
Beleza igual nunca vi.
Com uma restinga de fundo,
Coisa mais linda do mundo
Encantou todos que a viram.
Mas, veio o homem e corrompeu, sujou, cortou árvores e matas.
Como se fossem pixadores riscaram toda a nobreza da tela.
Sepetiba é um cantinho,
Que com muito carinho vejo o ano inteiro
no Estado do Rio de Janeiro.
Como um sonhador vejo com muito
amor a natureza ser regenerada
Trazendo de volta a passarada e
toda a alegria restaurada
Da tela de um grande pintor!

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 13 mês de junho de 2009



Para ver e ler este belissimo poema de Maria Guilhermina Kolimbrowsky (São Paulo – SP) e o seu RECONCILIAÇÃO ou as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Eleuses Vieira de Paiva personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, Graciema Ramos da Silva em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 13 mês de junho de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.