sábado, 2 de outubro de 2010

Correios divulgam em bloco de selos o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010

Esta emissão, que os Correios emitiram no último dia 21 de setembro na cidade de Curitiba (PR), destaca o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, instituído em 20 de dezembro de 2006, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e aborda a agroecologia e agricultura orgânica, sistema sustentável desenvolvido no Estado do Paraná.
A criação do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, em 2007, demonstra uma vontade política em se ter uma autarquia para atuar exclusivamente na geração e na difusão do conhecimento em agroecologia, para agricultores e técnicos. Um grupo de trabalho composto de técnicos da EMATER/PR permite que os agricultores paranaenses tenham uma assistência técnica e extensão rural comprometida com os ideais agroecológicos.
O Programa de Pesquisa em Agroecologia criado pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR se configura segundo os preceitos da agricultura orgânica ou biológica, que preserva os mananciais e pouco interfere na vegetação natural.
O crescimento da demanda tem impulsionado a produção e a comercialização de produtos orgânicos, refletindo a importância dos Programas de Governo para o desenvolvimento da agroecologia naquele Estado, o que é válido para todo Brasil, sendo, ainda, a agricultura orgânica, nele desenvolvida, predominantemente, em pequenas propriedades de caráter familiar.
A legislação ambiental também contribui a favor da agricultura orgânica, pois, em locais com mananciais ou próximas a áreas de proteção ambiental, a prática da agricultura convencional é restrita ou até mesmo proibida. A agroecologia também é uma atividade com grande potencial de crescimento. Atualmente, as pessoas têm maior preocupação com a saúde e as mudanças climáticas despertam a consciência ecológica na sociedade, o que garante o apoio da população a sistemas de produção de menor impacto ambiental.
Devido à sua localização, extensão territorial e topografia, o Paraná possui regiões com características geográficas muito distintas, o que permite uma produção e oferta de alimentos orgânicos bastante diversificada. A produção de hortaliças orgânicas concentra-se em torno das grandes cidades, com destaque para Curitiba e Londrina. Existem polos de produção de açúcar mascavo nas regiões de Jacarezinho e Francisco Beltrão. O norte paranaense se sobressai na produção de café orgânico e frutas tropicais. É expressivo o crescimento ocorrido nas culturas de trigo e milho, e tende a se intensificar, acompanhando o plantio de soja. A tecnologia de produção orgânica preconiza a rotação e culturas. A produção de frutas orgânicas é crescente, com destaque para a produção de banana no litoral, e morango e caqui na região metropolitana de Curitiba.
Em 2003, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná iniciou um programa e formação de Técnicos em Agroecologia, o que levou, em 2004, à criação do Núcleo de Agroecologia da Escola Técnica, que coordena a formação desses profissionais, em parceria com escolas de áreas rurais. O apoio à implantação de feiras e mercados exclusivos para produtos orgânicos permite o crescimento da oferta e o aumento da demanda desses produtos, e, também, é uma garantia ao mercado consumidor.
Na área da pesquisa, em 2004, o IAPAR criou o Programa de Pesquisa em Agroecologia (PAG), com a finalidade de congregar e coordenar ações de pesquisa, promovendo sistemas sustentáveis de produção agroecológica e orgânica. Com tal missão, atua em projetos de pesquisa, estimulando a proteção da biodiversidade dos agroecossistemas, respeitando os ciclos biológicos, favorecendo a atividade biológica do solo, e priorizando métodos que recuperem, mantenham e promovam o equilíbrio dos biomas, considerando as diferentes dimensões da sustentabilidade.

Sobe o bloco: Composto por dois selos, o bloco divulga o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2006. No selo da esquerda, é mostrado o tomate (Lycopersicon esculentum), fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), um dos mais populares vegetais, de produção orgânica. No selo da direita, um canteiro orgânico de verduras folhosas. Acima, na composição do bloco, a logomarca da Exposição Mundial de Filatelia – Portugal 2010 e a logomarca do Ano Internacional da Biodiversidade, que apresenta três componentes fundamentais: o ano 2010 e os outros elementos iconográficos, que simbolizam a biodiversidade (peixes, ondas, um flamingo, o ser humano – um adulto e uma criança, e uma árvore) e, abaixo, o título – 2010 Ano Internacional da Biodiversidade. O design ficou a cargo do artista Paulo Baptista, que utilizou as técnicas de pintura a guache e computação gráfica.
A tiragem é de 150 mil blocos, com valor facial de R$ 2,40 cada selo (R$ 4,80 o bloco). A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Bloco Comemorativo: Conjunto de um ou mais selos de uma mesma emissão, impressos em pequena folha, que podem ser usados no todo ou em parte, no porteamento de correspondências.




Educação realizará processo seletivo para professor


A Secretaria da Educação de São José do Rio Preto abre de 5 a 8 de outubro, inscrição para o Processo Seletivo Simplificado para Professores de Educação Básica I e II (PEB I e II) em caráter temporário. As inscrições serão realizadas no prédio da Swift, na represa Municipal das 8h30 às 16h30. Professores de Educação Básica I vão atuar em Educação Infantil; séries iniciais do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Já professores de Educação Básica II, atuarão em séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos. São oferecidas inscrições aos portadores de diplomas em Licenciatura Plena nos componentes curriculares em: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Química, Física, Biologia, Educação Física, Sociologia, e Filosofia. As vagas serão preenchidas de acordo com classificação e necessidade da Secretaria Municipal de Educação, por meio de seleção por prova e títulos. Os aprovados no processo atuarão como celetistas, contratados em caráter emergencial temporário, durante o ano de 2011. São exigidos para inscrição: xerox do RG e CPF; xerox do certificado de conclusão ou do diploma de Magistério ou Pedagogia e outros; xerox do certificado de conclusão ou do diploma de Licenciatura Plena para os componentes curriculares já citados. Para critério de desempate, é necessário apresentar xerox da certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos; e xerox autenticados dos títulos e certificados de curso. Como prevê o edital da Secretaria de Educação, não será aceita a inscrição do candidato que não apresentar os documentos obrigatórios e não será aceito documentos após o ato da inscrição. O Processo Seletivo constará de prova de Títulos e prova de Conhecimentos Gerais Pedagógicos de múltipla escolha. A nota final será a somatória das notas das duas provas. A prova de Conhecimentos Gerais Pedagógicos para PEB I será realizada no dia 24 de outubro de 2010, das 9 às 11h. Também no dia 24, das 12 às 14 horas, acontecerá a prova de Conhecimentos Gerais Pedagógicos para PEB II. Os locais da provas serão divulgados nos dias 16 e 17 de outubro de 2010 no Diário Oficial do Município e no site da Secretaria Municipal da Educação.

Edital completo e fichas de inscrição no site 
www.riopreto.sp.gov.br/educacao
Inscrições: de 5 a 8 de outubro de 2010
Local: avenida Duque de Caxias 
- marginal da Represa - Jardim Seixas

Aderbal Rodrigues de Souza e Lourival Aparecido Ribeiro em "ERAM 59"

Hoje por coincidência um modesto registro do aniversário de Aderbal Rodrigues de Souza e Lourival Aparecido Ribeiro, se estivessem entre nós Aderbal faria 71 anos e Lourival 66 e ambos também com 50 anos de  falecimento  no último dia 24 de agosto   que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo.

Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade.

  A Página da Vida dia 2 mês de outubro de 2009


Neste sábado (3/10), às 9 horas, serão homologados os 
nomes dos membros dos conselhos regionais e escolhidos...
(Continua na edição do ano passado).

A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto divulgou
 nesta sexta-feira (2/10) as 32 músicas selecionadas ..
(Continua na edição do ano passado).


Para ver  a continuação das matérias acima ou ver este belo poema de Hamilton Fernando Castardo (São José do Rio Preto – SP) e seu FLORESCER DO AMOR  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 2 mês de outubro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“8ª A Hard Beatles Night” traz sete bandas de 9 a 11 de outubro no Teatro Municipal de Rio Preto


Três dias para reverenciar a banda que revolucionou o cenário musical com suas composições e criações. É a oitava edição do “A Hard Beatles Night”, que será realizada de 9 a 11 de outubro, às 20h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O evento conta com a participação de sete bandas, que tocam clássicos dos Beatles. Os ingressos podem ser trocados por um pacote de 5 quilos de arroz, nos pontos de troca disponíveis na cidade. No primeiro dia de evento (9/10), três bandas rio-pretenses, Segunda Época, The Shine Angels e Os Beatolados, sobem ao palco do Teatro Municipal. Formada por músicos que acompanharam a trajetória dos Beatles, o Segunda Época é uma das pioneiras da cidade a tocar músicas dos Beatles. O The Shine Angels é uma banda exclusivamente feminina, formada por estudantes de 16 a 20 anos. Já os Beatolados, surgiu após os músicos acompanharem o trabalho dos percussores e se espelharem em outras bandas que tocam Beatles. No dia 10 de outubro, terá a apresentação de três bandas da região. The Beatles Again, de Araraquara; The Wanteds, de Franca, e Welcome to the Rehearsal, de Jaú. No dia 11, para fechar a programação, terá a apresentação da banda de Belo Horizonte, Sgt. Peppers. Reconhecida no mundo, a banda já tocou em vários festivais Beatles, em destaque o “Beatles Week”, realizado em Liverpool, na Inglaterra. O ingresso, um pacote de 5 quilos de arroz, pode ser adquirido nos supermercados Carrefour, Atacadão e Wall Mart. Em cada local, há um espaço para o depósito do alimento, que deve ser comprado no próprio supermercado, e trocado pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade. 

Os Beatles

Conhecida pela sua última formação com os músicos John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison, Os Beatles foi um dos maiores fenômenos da música popular mundial. Mesmo após anos da extinção, possui novos fãs e suas músicas ainda continuam sendo tocadas no mundo inteiro. Com esta formação, os Beatles lançaram seu primeiro disco, o compacto “Love me Do”, em 1962. “Let it Be” foi o último gravado, no ano de 1970. Ao todo, o grupo possui 13 álbuns gravados, além de algumas coletâneas.

8ª A Hard Beatles Night

Data: 9 a 11 de outubro
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

Ingressos
Trocados por um pacote de 5 quilos de arroz, adquiridos nos
 supermercados Carrefour, Atacadão e Wall Mart

Festival Universitário de Música é cancelado e música selecionada no FEM é substituída


Devido ao pequeno número de inscrições, a Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto optou por cancelar o 2º FUM – Festival Universitário de Música, que seria realizado de 25 a 27 de outubro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

 “Clave de Vento” por “Flor de Lácio”

Devido à impossibilidade de participação no 6º FEM – Festival de Música Popular “Vinícius Nucci Cucolicchio”, por motivo de agenda, dos músicos Jaime Vaz Brasil e Cristian Sperandir, de Osório (RS), a música deles “Clave de Vento”, selecionada para o evento, será substituída por “Flor de Lácio”, de Fernando Cavallieri e Zé Edu Camargo, de Santo André (SP), que era a primeira suplente. Participam do FEM, 28 músicas, sendo 20 de compositores nacionais e oito de músicos rio-pretense. O evento será realizado de 28 a 30 de outubro, às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

VII CAMINHADA DA MELHOR IDADE (02/10)

A Página da Vida dia 1 mês de outubro de 2009


Foram escolhidas as obras que farão parte da 
exposição do 2º Salão de Artes de São José ...
(Continua na edição de amanhã).


*

Para ver  a continuação das matérias acima ou ver este belo poema de Claudecir de Lourdes Pascutti (São José do Rio Preto – SP)  e seu AQUELA FLOR AMARELA basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 1 mês de outubro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

John Royce "Johnny" Mathis é cantor popular americano completando hoje 75 anos


Nascido em Gilmer, Texas, no dia 30 de Setembro de 1935. Viveu boa parte da sua infância em São Francisco, Califórnia. Mathis começou a cantar publicamente na escola e em eventos da igreja, o pai rapidamente comprovou o talento do filho e providenciou escolas de canto. O pai de Mathis contratou um professor de voz quando ele tinha aproximadamente treze anos. Ele permanece um dos poucos cantores populares que receberam ajuda profissional para cantar e o treino incluiu ópera. Ele também era um talentoso atleta, ganhou quatro cartas atléticas na escola secundária e uma bolsa de estudos para atletas na Faculdade Estadual de São Francisco. Mathis também permaneceu boa parte da sua vida esportiva em São Francisco. Na própria faculdade ele quebrou o recorde mundial de salto alto do basquetebol (o registro mais alto foi de Bill Russell, saltando 1,96 metros). Na ocasião só quatro atletas Olímpicos tinham conseguido alcançar esta altura. Enquanto treinava para se tornar um professor, ele estava mostrando o seu talento a um concerto e assinou através dos Registros de Columbia. A decisão mais difícil dele estava entre ir para as provas Olímpicas para as quais ele tinha sido convidado, ou manter um compromisso para fazer as primeiras gravações dele que foram definidas em 1956. Embora Mathis tenha optado pela carreira artística, ele nunca perdeu completamente o entusiasmo por jogos esportivos. Um golfista ávido que completou num mínimo de cinco buracos em uma chance também foi anfitrião de vários torneios em nome dele nos EUA e no Reino Unido. Embora freqüentemente descreva-se como um cantor romântico, a Discografia dele inclui um vasto número de estilos: jazz, estouro tradicional, brasileiro e música espanhola, soul/R&B, soft rock, e Broadway/Tin e outros padrões. Ele desfrutou um pouco de visibilidade cinemática cedo quando ele cantou um dos primeiros sucessos dele, "Não é para eu dizer", no filme, Lizzie no qual ele também teve um papel suplente pequeno. Mathis também permanece altamente sinônimo com música de feriado, depois de ter registrado seis álbuns de Natal. Ele registrou mais de 130 álbuns e vendeu mais de 200 milhões de álbuns e participou de jogos em todo o mundo. Ele tem a distinção de ter a permanência mais longa de qualquer artista de gravação no Registro de Columbia, depois de ter estado com o rótulo de 1956 a 1963 e de 1968 para o presente. Ele é um de só alguns artistas de gravação cuja carreira atravessou seis décadas. Algumas das canções de grande sucesso incluem "Evie", "My love for you","Mariah"(trilha sonora de West side story),"Chances are", "It´s not for me to say", "Wonderful! Wonderful!", "The twelfth of never", "Wild is the wind", "Mundo "Divino", "Misty", "Pequeno", "A certain smile, "Gina", "O que vai minha Mary Say", "Em um Dia Claro (Você Sempre pode Ver)", "Eu estou na Casa ao Lado", "Quando uma Criança Nasce, "Ido, Ido, Ido", "Muito, muito Pequeno, muito Tarde" (com Deniece Williams), "A Última Vez eu Sentia Assim" (com Jane Olivor), e "Amigos apaixonados" (com Dionne Warwick). Mathis teve muito mais sucesso como um artista de álbuns. Os álbuns dele alcançaram sucesso em parte devido à reputação dele como um acompanhamento para sexo. Alguns dos álbuns célebres dele incluem "Divino", "Fielmente", "Fogo Aberto", "Dois Violões", "Esquenta", "Balance Suavemente", o "Humor de Johnny", e "Eu lhe Comprarei uma Estrela." Mathis continua executando e registrando regularmente os seus álbuns e o mais recente álbum dele é o "Isto não é Romântico": o Álbum de Padrões, foi recebido entusiasticamente por críticos.

As melhores charges do mês de Lézio Junior


Como faço sempre no último dia de cada mês, e hoje dando a continuidade em mostrar o trabalho deste  amigo chargista e caricaturista, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços do Brasil, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto.

“Noite Tropical” reúne cerca de 1 mil pessoas


A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Setor de Políticas para a Terceira Idade, em parceria com a Secretaria de Cultura, Palestra Esporte Clube e sociedade civil, realizou no dia 29 de setembro, a “Noite Tropical”. O salão social do Palestra foi todo decorado com flores e frutas. No local, cerca de 1 mil pessoas, que integram os 14 grupos de terceira idade do município e os lares São Vicente de Paulo, Esperança, Bethânia e Schmitt, mostraram muita animação. O baile foi comandado pela Banda Chapadão. As atrações começam já na entrada, onde os participantes recebem os colares florais e são convidados a se servirem na mesa de frutas. “A ocasião foi especial, pois, além de brindarmos a chegada da Primavera, celebramos o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro”, 
pontua a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima. A programação teve ainda a apresentação das coreografias “Falsa Cubana”, pelo estúdio de dança Maira e Armando, e “Samba Brasil”, uma homenagem ao tradicional samba de gafieira e ao pagode, feita pelo grupo de dança do “Santuário das Artes”. Nos grupos de terceira idade coordenados pelos CRAS -Centro de Referência de Assistência Social, os técnicos usaram o mês de setembro para desenvolver trabalhos com a temática Primavera. Conhecida como a estação das flores, a Primavera significa renascimento e esse foi o enfoque central das conversas dos grupos, as belezas que se colhe em cada época da nossa vida. “Não podemos esquecer que cada etapa da vida tem sua importância. Isso não é diferente na terceira idade e o nosso objetivo é chamar a atenção para o resgate e cultivo da cidadania, nessa fase, aliados ao lazer e cultura”, diz Ivani. Além da mesa de frutas, disponíveis na entrada do Clube, os participantes também puderam saborear lanches e sorvetes.

Campeonato Brasileiro em Cadeira de Rodas


São José do Rio Preto vai sediar o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da Primeira Divisão. A notícia foi dada ao prefeito Valdomiro Lopes pela presidente da Confederação da categoria, Naíse Pedrosa. A escolha é em razão da estrutura que o município oferece para a realização do evento.  “Viemos a Rio Preto treinar para o campeonato Sul-americano e gostamos muito do que vimos. A cidade oferece uma excelente estrutura para a realização do Campeonato, tanto no que se refere aos ginásios como nas acomodações dos atletas. Por isso, decidimos que o Brasileiro será aqui”, disse Naíse. O Campeonato será realizado de 8 a 12 de dezembro e participam as 10 melhores equipes do País. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, irá, além da estrutura, se comprometer com as viagens das equipes e premiação.

 Sul-americano 

A Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas está na cidade desde o dia 21 deste mês treinando para o campeonato Sul-americano. Para integrar a seleção, foram convocados quatro atletas rio-pretenses, representantes do CAD-Clube Amigos dos Deficientes. Nesta sexta-feira (1º/10) é o último dia de treinamento no município. São 15 atletas de vários Estados brigando por 12 vagas e os rio-pretenses Paulo Cesar Jatobá, Everaldo Caitano, Leandro Miranda e Erick Epaminondas estão confiantes de que conseguirão garantir as suas. O Sul-americano será na cidade de San Juan de Los Morros, na Venezuela, de 10 a 17 de novembro. A participação no Sul-americano visa garantir a vaga no Para-panamericano, no ano que vem em Guadalajara, no México, onde o país sede será adversário direto do Brasil na briga para conquistar uma vaga nos Jogos Paraolímpicos de 2012 em Londres. Depois de Rio Preto, já com os 12 atletas definidos, a seleção volta a se reunir em Mogi das Cruzes, no dia 30 de outubro, onde retoma os treinamentos para o Sul-americano.

1º Seminário “Envelhecendo e Saúde: os desafios da promoção da saúde no município de S.J.R.P.” debate políticas públicas no atendimento ao idoso


A Secretaria de Saúde, em parceria com a Sociedade de Medicina e Cirurgia, promovem nesta sexta-feira (1º/10), Dia Nacional e Internacional do Idoso, o 1º Seminário “Envelhecendo e Saúde: os desafios da promoção da saúde no município de São José do Rio Preto”, que será realizado na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia, das 8 às 13 horas. O evento, segundo o médico e coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde, Antônio Caldeira, tem por objetivo debater sobre as políticas públicas de atenção ao idoso, bem como promover um envelhecimento saudável da população. Hoje, o município possui em média, de acordo com a Conjuntura Econômica, 54 mil idosos. Em 2020, serão pelo menos 100 mil. Durante o evento, que será aberto pelo secretário de Saúde, José Victor Maniglia, serão divulgados os protocolos de saúde para os Institutos de Longa Permanência, bem como as políticas municipais para o tratamento do idoso. “Também teremos palestra com Carlos Alberto Machado, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que vai falar sobre ‘Os desafios do envelhecimento e qualidade de vida’ e com Ana Cláudia Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Promoção à Saúde, que vai debater sobre ‘Os desafios da promoção à saúde e mudança de hábitos”, informa Caldeira.


1º Seminário “Envelhecendo e Saúde:
 os desafios da promoção da saúde no
 município de São José do Rio Preto”

Data: 1º/10/2010
Horário: 8h às 13h
Local: Sociedade de Medicina e
 Cirurgia de São José do Rio Preto, 
Alameda Doutor Oscar Barros Serra Dória, 5.661

A Página da Vida dia 30 mês de setembro de 2009



Como faço sempre no último dia de cada mês,
 e hoje dando a continuidade em mostrar o trabalho
(Continua na edição do ano passado). 


O Grupo Gestor Intersetorial, que é coordenado pelas
 Secretarias Municipais de Assistência Social e de...
(Continua na edição do ano passado).


Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou ver este belo poema de Genoveva Aparecida Queiroz Tavares (São José do Rio Preto – SP) e seu RESTOS DE PRIMAVERA  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 30 mês de setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

História do Santo Sudário é ministrada amanhã (30/9) por Cecília Demian no Seminário de Cultura


Cecilia Demian durante entrevista com Joaquim Moreira. 
A programação do 2º Seminário de Cultura segue nesta quinta-feira (30/9) com a palestra “O Santo Sudário”, ministrada pela jornalista Cecília Demian, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. O Sudário de Turim, ou Santo Sudário, é uma peça de linho que, supostamente, teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após sua morte. Durante a palestra, Cecília irá explicar a história do Santo Sudário, as pesquisas científicas que demonstram sua autenticidade, bem como a posição da Igreja Católica em relação à peça e as características que desafiam a ciência. A jornalista também irá comentar sobre suas impressões pessoais diante do Santo Sudário. Ela foi conhecer o manto, uma relíquia de 2 mil anos, que esteve exposto pela última vez no ano de 2010, como enviada especial do Diário da Região para reportagens sobre a Turquia, Terra Santa e exposição do Santo Sudário. Na ocasião, mais de 5 milhões de pessoas visitaram a Catedral de Turim, onde fica a peça, nos 43 dias de exposição. Primeira mulher a ingressar na Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Cecília Demian é advogada e jornalista. Entrou no Diário da Região em 1989, como noticiarista da FM Diário. No jornal, exerceu as funções de repórter, chefe de reportagem, editora de suplementos, entre eles o Caderno de Domingo, e repórter especial. Atualmente, é editora de Projetos Especiais, editora do Di@rinho e Turismo, autora da página quinzenal Perfil, além de editora do projeto Jornal na Educação, para educadores e escolas. Em 2009, ganhou o Prêmio Comissão Europeia de Jornalismo de Turismo, com o suplemento Santa Europa, contemplada com uma viagem a Portugal e Espanha.

2º Seminário de Cultura
“O Santo Sudário”, por Cecília Demian
Data: 30 de setembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Rio Preto Automóvel Clube,
 avenida Alberto Andaló, 2.769 - Centro

Termina amanhã o prazo de inscrição para o FUM


O prazo de inscrição para o 2º FUM – Festival Universitário de Música termina nesta quinta-feira (30/9). Voltado para artistas que estejam cursando o ensino superior, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Cultura. O FUM será realizado de 25 a 27 de outubro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20 horas. Para se inscrever é necessário levar cinco cópias da letra da música, o CD com a gravação da música, a ficha de inscrição corretamente preenchida, xérox do comprovante de residência em São José do Rio Preto, xérox do documento de matrícula no Ensino Superior do compositor e dos músicos que farão o acompanhamento. É impreterível que todos os participantes da banda sejam universitários.  As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura. Cada candidato pode inscrever até duas canções, sendo que somente uma poderá ser selecionada. Entre as músicas inscritas, serão selecionadas até 20, levando em consideração o número de inscrições. Os primeiros colocados receberão um cachê no valor de R$ 3 mil (1º lugar) e R$ 2 mil (2º lugar), além da entrega de troféus. 

2º FUM – Festival Universitário de Música
Data: 25 a 27 de outubro
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Horário: 20 horas 

Inscrições
Data: até 30 de setembro
Local: Secretaria de Cultura, praça jornalista Leonardo Gomes, 1.

1ª Festa das Nações de Engenheiro Schmitt será neste sábado (02/10) a partir das 17 horas

Renda da festa será revertida a esta igreja e capelas

Será realizada no próximo sábado (2/10), a partir das 17 horas, na praça Santa Apolônia, a 1ª Festa das Nações de Engenheiro Schmitt. O evento é uma realização da Subprefeitura do Distrito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Além das barracas com comidas e bebidas típicas de algumas nações, a Festa terá ainda show da dupla Tonny e Cleber, a partir das 21 horas, também na praça Santa Apolônia. De acordo com os organizadores, é esperado para o evento cerca de 2 mil pessoas. As nações representadas com barracas de comidas e bebidas típicas serão a americana, brasileira, japonesa, chinesa, italiana, alemã e belga. As barracas e tendas foram doadas pela Secretaria Municipal de Cultura e as comidas serão feitas pela população do Distrito. “Eventos como este são de grande importância para o desenvolvimento turístico e econômico do Distrito, além de proporcionar diversão para os nossos moradores, que farão parte dessa grande festa neste fim-de-semana”, comenta Gelson Rastelli Júnior, subprefeito de Engenheiro Schmitt. O evento tem entrada gratuita, somente será cobrado, com preços acessíveis, o que for consumido nas barracas. Toda renda e as barracas serão revertidas para a Igreja de Santa Apolônia e capelas do Distrito.

1ª Festa das Nações do
 Distrito de Engenheiro Schmitt
Data: 2/10
Horário: a partir das 17h e show da
 dupla Tonny e Cleber a partir das 21h
Local: Praça Santa Apolônia, no
Distrito de Engenheiro Schmitt
Entrada gratuita.

R$ 842,4 mi é a previsão orçamentaria para 2011


A previsão orçamentária do município para o próximo ano, somando administração direta e indireta, é de R$ 842.434.400,00. A apresentação da LOA –Lei Orçamentária Anual foi realizada nesta terça-feira (28/9), em audiência pública no auditório da Câmara, pelo secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton Assis. O projeto de lei já foi encaminhado para análise e votação dos vereadores. Na administração direta, a receita líquida estimada é de R$ 681.452.500,00. Desse montante, R$ 191.383.500,00 são para a Secretária de Saúde, o que corresponde a 28%, bem acima dos 15% determinados por lei. Para a Educação serão R$ 180.136.700,00, ou seja, 26%. Na administração indireta a estimativa é de R$ 160.981.900,00, somando os recursos previstos para o Semae (R$ 100.024.000,00), Emcop (R$ 426.300,00) e Riopretoprev (R$60.531.600,00). O orçamento do município é formado pelas receitas correntes e de capital. E entre as principais fontes de receita estão o repasse do ICMS, calculado em R$ 146.000.000,00; a arrecadação do ISSQN, prevista em R$ 77.000.400,00, a cota-parte do IPVA, estimada em R$ 65.500.000,00, e do IPTU, de R$ 57.600.000,00. Nessa conta também estão às transferências dos recursos do SUS, R$ 75.023.500, e do Fundeb, R$ 80.400.000,00. A apresentação da audiência pública da LOA pode ser acessada no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Página da Vida, dia 29 do mês setembro de 2009


Nossa querida Noélia  faleceu no dia 25 de junho deste ano,
 no mesmo dia de Michael Jackson e Farah Faucett ...
(Continua na edição do ano passado).


*

 Personalidades aniversariantes no dia de hoje, Sylvio Benito Martini que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Fêlix Sahão Junior   em  “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida, dia 29 do mês setembro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

3º Salão de Artes Plásticas e o nome das 211 obras


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto divulgou nesta terça-feira (28/9) os nomes das 211 obras selecionadas para o 3º Salão de Artes Plásticas, que será realizado de 29 de outubro a 27 de novembro, na Pinacoteca Municipal. A comissão julgadora, formada pelas artistas plásticas Liliane Borges de Siqueira e Cássia Calvo do Nascimento, esteve reunida na última segunda-feira (27/9), na Secretaria Municipal de Cultura. Foram selecionadas 128 obras na categoria arte contemporânea, 50 em naif e 33 em acadêmica. Participam do Salão de Artes obras nas modalidades pintura, escultura, desenho, gravura, instalação e objetos. Na categoria contemporânea foram selecionadas 95 telas, desenhos e gravuras; 29 objetos e esculturas e quatro instalações. Em naif, 45 telas e cinco esculturas. Em acadêmico, somente telas. A mesma comissão julgadora irá se reunir no dia 22 de outubro para selecionar as obras que serão premiadas. Para a primeira colocada em cada categoria é destinado um cachê de R$ 3 mil, além da aquisição das obras, que passam a integrar o acervo do Museu de Arte Naif e da Pinacoteca. Para as demais três colocações, em cada categoria, terá a entrega de medalhas. Neste ano, o Salão de Artes recebeu 155 inscrições, cada artista pode inscrever até três obras. Foram 101 obras na categoria de arte contemporânea, 35 em acadêmica, e 19 em naif. Das 155 inscrições recebidas, 51 são de artistas plásticos rio-pretenses. O estado de São Paulo obteve o maior número de participantes (126), seguido por Paraná (12), Rio de Janeiro (5), Minas Gerais (4), Goiás (4) e Bahia (2), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). 

Confira abaixo as obras selecionadas 

Arte Contemporânea

“Janela com Magritte”, “Janela com nuvem” e “ Janela com Dali”, de Carmen Santerini – São Vicente – SP

“Babylon”, “Duas Renas” e “Bull Dogs no Jardim”, de Rosa Barreiros – São Paulo – SP

“Vestigios III”, de Silvana Canilotti – Curitiba – PR

“Marionete”, de Suzanne dos Santos Salviní – Arujá – SP

“Passarinho brincando com um carretel”, “Velho amigo elefante” e “Lembro da cristaleira”, de Reinaldo José da Silva Cavalcante – Rio Preto – SP

“A Espera da Vida”, de Fabíola Cristina Alves – Curitiba – PR

“Sem Título – RB 1410”, “It Never Entered My Mind (Gene Harris)” e “Recado Bossa Nova (Hank Mobley)”, de Roberto Bernardo – São Paulo – SP

“Pintura Nº 91”, de Felipe Martin de Góes – Barueri – SP

“Prelúdio a céu aberto para dias de provocação II”, de Eliara Ferreira da Silva Bevilaqua – Rio Preto – SP

“O Povo Brasileiro - 1” e “O Povo Brasileiro- 3”, de Alexandre Filiaci – Valinhos – SP

“Ordem Díptico” e “Prisão”, de Julia Bindo Dely – Curitiba – PR

“Triste Olhar”, de Janete Haidar Parolim – Olímpia – SP

“A Rosa Atômica”, de Aline Maria Z. de Aquino Raimundo – Rio Preto – SP

“Linhas Corpóreas” e “3x4”, de Rita de Cássia Lemos Bareia – Rio Preto – SP

“Dor” e “Mulher de Cor”, de Ronan Cliquet de Oliveira – São Paulo – SP

“Toten”, “Exercíto de luz” e “Manhattan”, de Alexandre Mazza Brasil – Rio de Janeiro – RJ

“Desafio”, de Luis Antonio Cossi – Rio Preto – SP

“Infância de Duchamp I”, “Infância de DuchampII” e “Infância de DuchampIII”, de Márcia Campos dos Santos – Santos – SP

“A noiva” e “Árvore dos desejos”, de Gabriela Domingues Noujaim – Rio de Janeiro – RJ

“Luz I”, “Luz II” e “Luz III”, de Esther Casanova – São Paulo – SP

“Com o Gosto”, “Para ouvir” e “Olhando”, de Dorothéia Marra – Rio Preto – SP

“Ecxpressão 2”, de Cláudia Ferreira Cabral – Rio Preto – SP

“Vitalidade”, de Camila Bertoni da Silva – Rio Preto – SP

“Dominó-Dado-Nó” e “Carta Descartada”, de Pietra Verbena Guerreiro da Silva – Araraquara – SP

“Primevo”, de Geraldo Matos – Rio Preto – SP

“Reflexos de São José do Rio Preto”, de Edison Gil Rodrigues Caldas – Rio Preto – SP

“Metamorfose Óptica Digital”, de Valdecir Gerotto – Rio Preto – SP

“Senju, Musashi Province” e “Sout Wind, Clear Sky”, de Saul Fernandes Neves – Belo Horizonte – MG

“A nova civilização do terceiro milênio”, de Fabiola Notari – São Vicente – SP

“Big-Bang (2)”, de Vladimir Munhóz Féboci – Neves Paulista – SP

“Metamorfose”, “Flexibilidade” e “Contemporânea”, de Norma Gonzales Vilar – Rio Preto – SP

“Formosa: Fusca Bala”, “Foto Tirada: Foto Posada” e “Ponto de Fuga: O Vazio”, de Juny Alessandro de Almeida – Rio Preto – SP

“Bom Bill” e “Passendo com Chita”, de Wilian Donizetti Ferrari – Rio Preto – SP

“Estudo Medicale 05” e “Estudo Medicale 06”, de Michael Jorge da Silva – Bauru – SP

“Claustro” e “Living”, de José Carlos Aragão – Belo Horizonte – MG

“Quem dera minha vida fosse assim”, de Ricardo Toledo Ferreira – Rio de Janeiro – RJ

“Desespero” e “Tortura”, de Mariana Novelli Hardman – Bauru – SP

“Silêncio”, “Vertigem” e “Segredos”, de Maria Inês Simões de Siqueira – Campinas – SP

“Tristezas”, de Rodrigo F. Bachmann – São Paulo – SP

“Leitura”, “Ventilador” e “Rede”, de Mariana Longo Baliego – São Paulo – SP

“Cidade II”, de Sônia Luiza Cruz – São Vicente – SP

“Desenho Espacial, Minhocão I” e “Desenho Espacial, Minhocão II”, de Tatiana Steter – São Paulo – SP

“Sem Título I” e “Sem Título III”, de Maria Sueli N. Espicalquis – São Paulo – SP

“Caixas-calendário”, de Sérgio Augusto de Oliveira – Guarulhos – SP

“Original 6”, “Original 7” e “Original 8”, de Paula Batista da Silva – Santo André- SP

“Na pele de Antônio”, de Antonio Pulquerio Filho – São Paulo

“Auto.retrato-díptico I”, “Auto.retrato-díptico II” e “Auto.retrato-díptico III”, de Vitor Mizael Rubinatti Dias – São Paulo – SP

“Rota de Fuga 5”, de Patrícia Rebello – Piracicaba – SP

“Bike Selin”, de Luis Guilherme Souza – São Paulo – SP

“Sem Título (2)”, de Éderson de Oliveira Teixeira – Rio Preto – SP

“Flores de Caterina”, “A Espreita de Wendy” e “A Trágica Morte do Pinguim Oliva”, de Rodrigo Scotto Sassi – São Paulo – SP

“Sem título”, de Érica Ferrari – São Paulo – SP

“O Sim” e “Frio Degelo”, de Aidê Maria Zorek – Curitiba – PR

“Auto Retrato I , II e III”, de Elisangela de Freitas Mathias – Piracicaba – SP

“Presença I”, de Fernando José Cherubim – São Paulo – SP

“Tramas I” e “Tramas III”, de Marilene Zanchet – Curitiba – PR

“UOMO”, “FAMÍLIUM” e “COMUNES”, de Lúcio Volpini – Rio de Janeiro – RJ

“Totem 'A' ” e “Totem 'B' ”, de Rogério Silva – Foz do Iguaçu – PR

“Eu amo e odeio o que eu não conheço ”, “Eu faço porque fazem, mas não sei o que é” e “Eu não tô nem aí”, de Camila Lagoeiro – Campinas – SP

“Fungos V” e “Fungos VI”, de Maicon Medeiros da Silva – Limeira – SP

“Engarrafado” e “Geminado”, de Sandra Tavares – Niterói – RJ

“Nascimento de Venus, num bordel na Bahia” , “Veranna numa tarde de Dezembro” e “Bruna quando os dias eram de sol”, de Luis Gustavo Martins – Campinas – SP

“Bordados urbanos I”, “Bordados Urbanos II” e “Bordados Urbanos III”, de Pamela Reis – Valparaíso – ES

“Camuflagem” e “Camuflagem III”, de Rosane Marochi – Irati – PR

“Devaneios” e “Devaneios (2)”, de Paul Setúbal – Aparecida de Goiânia-GO

“Domingo no Parque” e “Piquenique”, de Roberto Luiz dos Santos Cardoso – Brasília – DF

“Dogmatismo Perigoso”, de Antonio Pedro Belem – Marília – SP

“Varal III”, de Marilu Trevisan e Júlio Garbellini – Piracicaba- SP


Arte Acadêmica

“Baiana do acarajé” e “Desejo”, de Álvaro Jarra - Catanduva – SP

“Amparo”, de Alyne Lopes – Araraquara - SP

“Colégio Ezequiel” , “Cora Coralina, quem é você?” e “Imbá”, de Ary Reinaldo Sales – Rio Preto

“Os Puxadores de tora”, de Clodoaldo Geovani Martins – Agulha – SP

“A moça negra” e “A moça loira”, de Daniel Arcangelo de Campos – Rio Preto - SP

“Cortadores de cana”, de Evandro José dos Santos – Monte Aprazível - SP

“Ingenuidade – Série Divas” “Devaneios – Série Divas” e “Contemplação – Série Divas”, de Fátima de Jesus Marques – São Paulo – SP

“Por um fio”, de Itaiana Battoni – Araraquara - SP

“O Fotógrafo”, de Jesser Valzacchi – Catanduva - SP

“Manhã Fria”, de Jorge Marcovich – São Paulo - SP

“Princezinha da vovó”, “As meninas” e “O pequeno da vovó”, de Lélia Maria Luz Delmaschio – Rio Preto – SP

“Menino com minivaca”, de Marcia Abrita de Oliveira – Rio Preto - SP

“Sobrevivência” e “Abóboras”, de Maria Cecília Cosentino Franco – Rio Preto - SP

“Paisagem Rural” e “Casa da Rua Natal”, de Maria Dorothea da Costa Matos – Rio Preto – SP

“Olhos nos olhos”, de Nelson Aparecido Oliani – Catanduva - SP

“Conhecimento e Pesquisa” e “Aline e seu lenço branco”, de Paulo A. Tosta – Jaboticabal - SP

“Domingo na praça”, “Sonhos que se foram” e “Saudade de um Amor”, de Rodrigo Zaniboni – Catanduva - SP

“Pimentas” e “Rabanetes”, de Therezinha de L. D'Amico da Silva – Rio Preto – SP

“A felicidade não está no cardápio”, de Tiago Giacomini dos Santos – Orindiúva - SP


Arte Naif

“Diversão na cachoeira”, “O desespero na favela” e “O menino Peixe”, de Alex dos Santos - Jaboticabal - SP

“Colheita da Manga”, “Colheita da Melancia” e “Colheita do Abacaxi”, de Aloísio Dias da Silva – Marília- SP

“Cavalo”, “Pássaro” e “Homem do Passado”, de Antônio Anjo Gonçalves Filho – Rio Preto - SP

“A fazenda com pagamento atrasado”, “Despedida de solteiro na fazenda” e “Preparando para a colheita do arroz”, de Deraldo Clemente – Rio Preto - SP

“Feira Livre: Bugigangas, fé e misticismo”, “Severina na feira” e “Sandra Maria”, de Diógenes Oliveira – Teofilândia - BA

“Pôr-do-sol”, “Cafezal”e “Fazenda”, de Ezequiel Seixas Silva – Rio Preto - SP

“Mãe negra”, “Roda de capoeira” e “Fogo no circo”, de Florêncio Pereira Duarte – Rio Preto - SP

“Bordel”, “Procissão” e “Parque”, de Ilma Deolindo Nunes – Rio Preto - SP

“Falta de saneamento básico”, “Pamonhas de Piracicaba” e “A pescaria”, de Jair Nunes Pereira – Marília - SP

“Um dia de paz” e “Sítio Cainã e Caiã”, de José Antônio Carlos – Rio Preto - SP

“Carro de boi”, “Mãe”e “Fábrica”, de José Percio da Silva – Rio Preto - SP

“O circo”, “Luzes da cidade”e “A vila”, de Kelly V. Melgar – Rio Preto - SP

“Casal de escravas” e “Lavadeira”, de Margarida dos Santos Oliveira – Rio Preto - SP

“Grandes Lagos”, de Maria de Lurdes Bianca Mendonça – Rio Preto - SP

“Fazendinha 2”, “Colhendo bananas” e “Colhendo cana”, de Miguel Sampaio de Souza e Silva – Marília - SP

“Cabocla Teresa”, “Colonia de Férias II” e “Ronaldo sua fama e suas fãs ”, de Olinda Candida da Silva – Rio Preto - SP

“Tem bicho que parece gente e tem gente que já é bicho” e “Antônio Conselheiro e a Guerra dos Canudos”, de Orlando Fuzinelli – Rio Preto - SP

“Subino no Coqueiro”, “A Oração sobre os pés de Nossa Senhora” e “O milagre da Música”, de Rodrigo Silva – Rio Preto - SP

“Deus nos acuda” e “E agora, José?”, de Tereza Thiede Bilia de Moraes – Rio Preto - SP



3º Salão de Artes Plásticas

Data: 29 de outubro a 27 de novembro

Local: Pinacoteca Municipal – 2º andar do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão

1ª Semana de Prevenção do Câncer de Intestino


A partir desta quarta-feira (29/9) até 3 outubro quem passar pelo Riopreto Shopping Center vai saber, após percorrer uma réplica gigante do intestino grosso, com 15 metros de comprimento, como se prevenir contra o câncer. A estrutura faz parte da 1ª Semana de Prevenção do Câncer de Intestino promovida pela Associação dos Ostomizados de Rio Preto e região em parceria com a Disciplina de Coloproctologia da Famerp -Faculdade de Medicina de Rio Preto, Centro de Oncologia Rio Preto, Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem e com apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. Segundo o médico e coordenador da Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Francisco de Assis Gonçalves Filho, o objetivo da Semana é orientar a população que o câncer de intestino pode ser prevenido e se tratado precocemente aumentam as chances de cura do doente. “Para orientar a população uma equipe composta de médicos, enfermeiros e nutricionistas vão demonstrar como são as lesões neste órgão e que tipo de comportamento, como uma alimentação equilibrada, pode evitar o câncer”, afirma. Antes de percorrer o intestino gigante, os visitantes serão divididos em grupos. “Primeiro eles assistem um vídeo autoexplicativo e depois, com o auxílio de monitores, os grupos percorrem o interior do intestino”, afirma Gonçalves Filho. Além do intestino gigante, profissionais da Secretaria de Saúde vão orientar sobre o Serviço de Atendimento a Ostomizados, que funciona no prédio do Ambulatório de Especialidades e, além de Rio Preto, também faz atendimento regional.

1ª Semana de Prevenção do Câncer de Intestino

Data: 29 de setembro a 3 de outubro
Horário: 10h às 22h, de segunda a sábado;
domingo, das 14h às 20h.
Local: Riopreto Shopping Center,
 avenida Brigadeiro Faria Lima, 6.363
Valor da entrada – Gratuita

“Noite Tropical” amanhã no Palestra Esporte Clube



A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto promove nesta quarta-feira (29/9) baile para os grupos municipais da terceira idade. Será a “Noite Tropical”, a partir das 18 horas, no Palestra Esporte Clube. De acordo com os organizadores, são esperadas cerca de 1 mil pessoas, entre os integrantes dos 14 grupos da terceira idade coordenados pela Secretaria e mais os atendidos pelos lares São Vicente de Paulo, Esperança, Schmitt e Bethânia. A “Noite Tropical” é temática, decoração especial, mesas de frutas e colar hawaiano para os participantes. Para garantir a animação, o baile será comandado pela Banda Chapadão. “Cada grupo desenvolve atividades de acordo com suas características. E quando promovemos esses encontros com todos eles, é realizada a troca de experiências e isso acaba enriquecendo o trabalho de cada um. Além disso, a melhor idade também gosta de recreação e diversão, que ajudam a melhorar a qualidade de suas vidas”, disse a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima.

Noite Tropical
Data: 29/9
Horário: 18h
Local: Palestra Esporte Clube, rua General Glicério, 2.500 – Centro

Di Assis e seu belíssimo O VIOLEIRO E O GALO


Aconteceu no interior de um estado brasileiro aonde todos os que trabalhavamm em plantações sonhavam em ser artista popular. José era um exímio tocador de viola. Tanto é que todos o conheciam como “Zé da viola”. Trabalhava na plantação de tomates e nas horas de folga pegava a viola e era só satisfação para si e para os outros trabalhadores que afirmavam: - se o Zé da viola fosse para a capital seria um artista com certeza! Zé se entusiasmou, juntou um pouco de dinheiro, selou o seu cavalo e rumou para a capital que era bastante longe. Levaria vários dias para chegar. Depois de longo tempo cavalgando, por aquele sertão escaldante, estava próximo ao seu destino. Eis que necessitava fazer a travessia de um grande rio; travessia esta feita por uma barcaça, pois neste local não havia ponte encurtando, assim, a viagem. Porém o rio estava muito cheio e com a grande correnteza na era possível atavessar. O que fazer? Por sugestão do barqueiro foi a uma casa na cercania tentar arrumar um pouso até o dia seguinte. Bateu à porta e foi atendido por uma jovem senhora a qual expôs a sua situação. A mulher disse: - não posso lhe dar pouso porque sou viúva faz três anos. O que as pessoas conhecidas iriam pensar de mim? - Zé da viola ponderou: - posso dormir na varanda sem precisar entrar em sua casa. - A mulher pensou um pouco, olhou bem para o Zé (um caboclo forte e ainda bastante jovem) e disse: - Está bem! Mas não precisa dormir na varanda. Tenho um quarto vago. Assim, Zé foi aceito naquela casa, soltou o cavalo no pasto e entrou na residência recebendo uma estranha advertência: - sou viúva, meu quarto não tem porta, somente uma cortina e costumo dormir completamente nua. - Zé respondeu: - não se preocupe, sou respeitador e foi dormir. Levantou pela manhã e foi ao quintal da casa lavar o rosto no tanque. Ficou abismado com a quantidade de galos que havia no quintal; era mais de cinquenta e somente uma galinha. Ficou matutando que teria que ser ao contrário. Nisso surgiu a dona da casa. Depois do Bom dia, Zé comentou: estranho, são muitos galos para uma só galinha! - No que a mulher respondeu: - galo só tem um o restante é violeiro igual a você!


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida dia 28 mês de setembro de 2009



A Secretaria de Cultura de São José Rio Preto 
recebeu 320 inscrições para o 5º FEM -Festival ...
(Continua na edição do ano passado).

*

Para ver a continuação das matérias acima ou o belissimo poema de Ena Marques Garcia (Monte Aprazível – SP) e seu TRIBUTO À PRIMAVERA oueste belo pensamento de Francis Bacon basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

A Página da Vida dia 28 mês de setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos do Tim Maia e a continuação da matéria ou sobre nosso querido amigo e colunista Amaury Júnior ou também as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês de dois anos atrás. Confira e comente!

Lhasa de Sela a mais bela voz da música nômade

A mais bela voz do Lilith Fair 


Lhasa de Sela (27 de Setembro de 1972 - 1 de Janeiro de 2010) foi uma cantora nascida na pequena cidade de Big Indian, no estado de Nova Iorque. Sua ascendência era de um lado mexicana e de outro americano-judeu-libanesa. Filha de um professor, não convencional, que percorria os EUA e o México, difundindo o conhecimento, e de uma fotógrafa. Assim, passou sua infância, de maneira nômade, junto com seus pais e suas três irmãs. Sua obra musical mescla tradição mexicana, klezmer e rock e é cantada em três idiomas : espanhol, francês e inglês. Faleceu a 1 de Janeiro de 2010, em Montreal, Canadá, vítima de cancro da mama.

Discografia
1998 - La Llorona (Audiogram/Atlantic)
2003 - The Living Road (Audiogram/Nettwerk)
2009 - Lhasa

Videos
1997 - El Desierto
2005 - Con toda palabra

NOTA D'A PÁGINA: Fiquei sabendo somente hoje que esta cantora que me impressionou com sua potente e inconfundível voz faleceu na noite de sexta-feira do primeiro dia do ano, ela que morava há muitos anos no Canadá e foi atingida por um câncer de mama e lutou quase dois anos com muita coragem, morreu em casa na cidade de Montreal. Dela ainda hoje ouvi El Payande a melhor e  nona trilha do primeiro cd  de  Lilith Fair - A celebration of women in Music e dela tiro um exemplo de artista que hoje faria seus 38 anos. 
Lhasa, Descanse em Paz !!!