sábado, 9 de outubro de 2010

Sete artistas plásticos expõem no Centro Cultural até 6 de novembro suas “Esculturas e Diversidades”


O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe até 6 de novembro a exposição coletiva “Esculturas e Diversidades”. Estão expostas 24 peças de sete artistas plásticos rio-pretenses. A mostra conta com obras em cerâmica, cimento, papel machê e técnicas mistas. Uma das peças que mais chamam a atenção é do artista plástico Taypa, é a junção de um tronco humano ao de uma árvore de cor vermelha. A escultura foi nascendo durante o processo de criação. “Eu tinha o molde em que se colocam as roupas e o tronco da árvore. Resolvi juntá-los e assim fui criando a peça”, diz Taypa. É dele também a escultura de chão, feita em cerâmica e arame, que representa a figura de um bebê, ligado pelo cordão umbilical a um vaso, na forma de útero, ao lado de um rosto. Para ele, ambas as esculturas são reflexivas. “Eu tento retratar a sociedade, a consciência, a evolução e o desencanto”, comenta. A artista plástica Teresinha Bília trouxe para a exposição o conjunto “Episódios de uma Criação”. Produzidos em cimento, o conjunto têm seis peças que retratam a adoração, intimidade, anunciação, natividade, sagrada família e desencanto. Além desta, há um casal de baianos com adereços característicos. Além dos dois, participam da exposição os artistas pláticos Norma Vilar, Márcio Gonçalves, Marcos Sestini, Araguaí e Cristiana de Freitas.

“Esculturas e Diversidades”, exposição coletiva
Data: até dia 6 de novembro
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão
 – Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – Centro

5ª Etapa do Paulista de Águas Abertas - SJRP


São José do Rio Preto receberá neste domingo (10/10) a penúltima etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas. A competição de natação será realizada na Represa Municipal. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Federação Aquática Paulista e contará com a participação de 207 atletas de todo o Estado. O circuito será realizado dentro do espelho número 1 da Represa Municipal, o lago em frente à Swift, e os atletas competirão nas provas longas, de 4 quilômetros; médias, de 2 quilômetros, e curtas, de 1 quilômetro. A concentração começará às 7 horas e as provas médias e longas a partir das 8h30. A disputa encerrará com as provas curtas. “É a primeira vez que trazemos para Rio Preto um evento de natação em águas abertas no nível do Campeonato Paulista. Isso é muito importante para a cidade, já que temos 16 competidores de Rio Preto, assim eles se sentem em casa”, comenta Paulo Palmeira, coordenador de esportes de competição e chefe da delegação dos Jogos Abertos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Dos 16 atletas competindo pela cidade, dois são líderes de categorias e estão em condições de título, já que esta é a quinta das seis etapas do circuito. O líder da categoria Sênior masculino da prova longa é Gustavo Lourenço Del Campo, de 22 anos, com 60 pontos. O líder da categoria Junior 2 masculino da prova curta e longa é Paulo Roberto Palmeira Junior, de 18 anos, somando 59 e 74 pontos respectivamente. A pontuação é somada do 1º ao 14º colocado. O campeonato é aberto ao público e gratuito para quem quiser assistir.

5ª Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas
Local: Espelho 1 da Represa Municipal – em frente a Swift
Data: 10 de outubro
Horário: a partir das 7h
Gratuito.

9 de outubro – Dia Mundial dos Correios


A comunicação registra a história

O ano é 490 a.C. O exército grego, vitorioso sobre o persa na batalha de Maratona, incumbe o mensageiro Fidípedes de levar a notícia a Atenas. Depois de correr este percurso, ele tem fôlego apenas para anunciar “Vencemos”!, e cai morto. A história inspirou a prova olímpica da maratona. E constitui o primeiro registro de um serviço postal. A partir de então, enviados percorreriam países para levar mensagens verbais e, mais tarde, escritas.
A existência de tão antigo serviço se comemora em 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios – data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU). Para marcar o dia, a entidade promove anualmente, desde 1972, o Concurso Internacional de Redação de Cartas, que tem como público-alvo estudantes de 9 a 15 anos de idade. 



Uma carta marcou o descobrimento do Brasil

A certidão de nascimento do Brasil é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, em 1500, dando notícias das terras “descobertas”. Dava-se o primeiro passo para a existência do serviço de correio no País.
Décadas depois, já no Brasil colonial, os serviços postais se reportavam aos correios em Portugal. A chegada da família real, no século 19, abre caminho para que o serviço se desenvolva. Dessa época data a elaboração do 1º Regulamento Postal do Brasil, que selou seu funcionamento regular.

Você sabia?
A UPU é uma organização não governamental que reúne 190 países. Foi criada em Berna, Suíça, em 9 de outubro de 1874.
Aos 136 anos de existência, a UPU tem como missão integrar mundialmente aos serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega dentro de cada Estado-membro.
A entidade já foi dirigida por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que atuou como presidente da UPU entre 1985 e 1995.

Maravilhas do Rio de Janeiro são retratam
 em selos personalizados pelos Correios

Os Correios lançaram no último dia 27 de setembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), uma folha de selos personalizados que homenageia pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro e, como as demais, poderá ser adquirida em qualquer Agência dos Correios. Sua composição foi elaborada a partir de 12 fotografias diferentes da Riotur que retratam as riquezas naturais, arquitetônicas e históricas daquele Estado. A arte finalização da folha de selos é do artista João Carlos de Araujo. Foram produzidas 10 mil folhas.
Cada modelo personalizado tem valor facial de 1º Porte da Carta Comercial, atualmente R$ 1,05, válido para postagens em território nacional. Caso o cliente queira utilizá-los em envio de correspondências para o exterior, basta completar o valor do porte internacional com outros selos. 


O Selo Personalizado é mais uma alternativa que os Correios oferecem aos clientes para ampliar o segmento de correspondência social e comercial.
 Conheçam as emissões que homenageiam outros estados 
do País por meio dessa modalidade de selo.
 Acessem: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/modelos.cfm 

Rio Preto está preparada para o Arena Cross


Solidariedade e ação. A sexta e última etapa do Arena Cross, que acontece neste sábado (9/10), na Represa Municipal de Rio Preto, rendeu ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, 5.541 quilos de alimentos. Os mantimentos foram entregues à presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes, pelos gerentes das concessionárias Honda, Danda Motos e Faria Motos, e Rede Recapex. Foram arrecadados em troca dos ingressos arroz e feijão. “Rio Preto vai sediar a última etapa de um evento esportivo importante como o Arena Cross, que projeta o nome da nossa cidade no circuito nacional. Além disso, a população mais necessitada ainda ganha com os donativos entregues pelo público que irá prestigiar o evento”, diz a primeira-dama Eliana Lopes. “O evento, além de trazer esportes radicais para a cidade, tem um compromisso social”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, José Carlos Marinho. Já está com tudo pronto para o início das competições. A pista foi exclusivamente montada para receber o campeonato. A obra começou no dia 15 de setembro e foram necessários três mil metros cúbicos de terra. Esta é a segunda vez que a pista é construída na Represa Municipal. O público, além de ver os competidores da Equipe Honda no campeonato, também podem participar de sessões de autógrafos. Os pilotos estarão reunidos neste sábado (9/10) na concessionária Honda Danda, a partir das 10 horas, para dar autógrafos, conversar e tirar fotos. Quem comparecer levará para casa um adesivo e um boné com as assinaturas de Swian Zanoni, que é o líder da categoria Pró e também de Leandro Silva, João Paulino “Marronzinho”, Wellington Garcia e Jean Ramos. Os treinos para o Arena Cross começam às 13 horas. As baterias para a decisão do campeonato começam às 19 horas. A final da competição promete movimentar o sábado.

6ª Etapa do Arena Cross
Local: Represa Municipal – ao lado do Clube do Lago
Data: 9/10
Horário: treino às 13h; competição às 19h 

Autógrafos com pilotos da Equipe Honda
Data: 9/10
Horário: 10h
Local: Honda Danda, avenida Bady Bassitt, 4.746

A Página da Vida dia 9 mês de outubro de 2009

*

O 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana de São José do Rio Preto foi lançado...(Continua na edição do ano passado). 

 *

A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente...(Continua na edição do ano passado). 


Para dar continuidade nas matérias acima ou ver este belo poema de Michel Rafe Filho (São José do Rio Preto – SP) e seu AS FLORES  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 9 mês de outubro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

4.444 postagens e 95 seguidores no Blogger

Hoje me deparei com este número 4.444 postagens feitas no Blogger e me sinto renovado a transpor alguns limites que a princípio  pareciam impossiveis, logo no início teve um amigo que sugeriu que fosse passear com os cachorros ainda bem que não ouvi a sua solicitação e outro dado que fiz também questão de registrar foi o número de seguidores, uma vez que esse recurso tem poucos meses. Minhas responsabilidades acredito que estão aumentando e faço questão de levar o lado positivo nas mensagens e também a informação bem ampliada dos eventos de minha querida cidade.  Vamos em frente e com muita paz, saúde e amor do Altíssimo.

Jane Arroyo expõe "Cores e Formas" na Cultura


A Casa de Cultura “Dinorath do Valle” recebe, a partir desta quarta-feira (6/10), até o dia 15 de outubro, a exposição “Cores e Formas”, da artista plástica Jane Arroyo. Estão expostas 16 obras, em estilo acadêmico e contemporâneo, com técnicas mistas. Há telas com temas florais e três desenhos produzidos a carvão. A artista plástica possui um ritmo de produção acelerado. As telas expostas foram produzidas entre os anos de 2009 e 2010. “Algumas são bem recentes, foram terminadas na semana passada”, comenta Jane. A maioria dos quadros tem temas florais. “Gosto muito de pintar flores, pois me desprendo e sinto uma liberdade maior”, diz a artista plástica. Entre as obras, destacam-se três desenhos de nus feminino feitos a carvão. “Sempre gostei muito de desenho, porém requer uma técnica mais avançada do que a pintura”, explica. Autodidata, Jane pinta faz 20 anos, sendo seis profissionalmente. Desde pequena, sempre gostou muito de desenhar e logo se interessou pela pintura. Esta é a segunda vez que a artista plástica expõe seu trabalho para o público. Recentemente, na primeira quinzena de setembro, a obra de Jane esteve exposta no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. Para ela, esta é uma nova oportunidade do seu trabalho ser reconhecido. “Como faz pouco tempo que mostro minhas obras para o público, espero que eles gostem e que meu nome fique reconhecido no meio artístico”, diz Jane.

Exposição “Cores e Formas”, de Jane Arroyo
Data: 6 a 15 de outubro
Local: Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, 
praça Cacilda Becker - Vila Universitária
Informações: (17) 3226-3366

Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino - SJRP


São José do Rio Preto será sede do Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino, que começa dia 11 e vai até dia 16 de outubro, no Ginásio de Esportes Antônio Natalone, com lutas todos os dias, inclusive no feriado (12/10), das 14h às 21h. A competição é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a Confederação Brasileira de Boxe. São esperados cerca de 280 atletas, além de auxiliares, árbitros e presidentes das federações. O Campeonato será dividido nas categorais: cadete, onde disputam meninos de 15 e 16 anos, divido em 11 faixas de peso, e a adulta, com idade mínima de 17 anos e máxima de 34 anos, divido em 10 faixas de peso. Os atletas começam a chegar em Rio Preto a partir deste sábado (9/10) e representam os estados de São Paulo, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. “A competição terá dois destaques, as presenças do Campeão Mundial Juvenil e Campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura, David Lourenço da Costa, e da Campeã Mundial de Boxe Feminino, a atleta Roseli Feitosa, como convidada especial”, comenta Antônio Bosco, secretário geral da Confederação Brasileira de Boxe. Para quem quiser assistir, o Campeonato de Boxe terá entrada franca.

Campeonato Brasileiro de Box Masculino

Local: Ginásio de Esportes Antônio Natalone, 
rua Duque de Caxias, s/nº - Parque da Represa.
Data: 11 a 16/10
Horário: 14h às 21h
Informações: (17) 3201-8890
Entrada Gratuita.

Semana da Pedagogia e a programação desta sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Trabalho e Educação
Mediadora: Nathalya Tukamoto Silva

8h00min...Palestra: A Formação de Intelectuais e a Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo. Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto). /// 10h00min... Intervalo /// 10h30min... Palestra: Projeto Pedagógico para Escolas do Campo. Profª. Drª. Ilma Ferreira Machado (Unemat/Cáceres-MT). /// 12h30min... Almoço /// 13h30min... Mini-Curso: O Projeto Político-Pedagógico da Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF. Adelar João Pizetta. (Coordenação Política Pedagógica da ENFF). Parte 1. /// 16h00min... Intervalo /// 16h30min... Mini-Curso: O Projeto Político-Pedagógico da Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF. Adelar João Pizetta . (Coordenação Política Pedagógica da ENFF). Parte 2. /// 18h00min... Sessão de Comunicações e Exposição de Painéis /// Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 19h00min... Atividade Cultural: Folia de Santos Reis do Mestre Joaquim Moreira (São José do Rio Preto – SP) /// 20h00min... Conferência Encerramento: Gramsci, Trabalho e Educação. Profº. Drº. Marcos Del Roio (FFC/Unesp-Marília). (Agenda sujeita a alterações).

Veja a programação dos dias anteriores: 


*
Primeiro dia da Semana de Pedagogia 

**
Segundo dia da Semana de Pedagogia

***
 Terceiro dia da Semana de Pedagogia

****
Quarto dia da Semana da Pedagogia

A Página da Vida dia 8 mês de outubro de 2009

*

Waldir Pereira, mais conhecido como Didi
(Campos dos Goytacazes, 8 de outubro de1928
— Rio de Janeiro, 12 de maio de 2001),...
(Continua na edição do ano passado).

*

*

Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou este belo poema de Julice da Gama Alves de Carvalho (São José do Rio Preto – SP) e seu ENCANTAMENTO... ou a biografia abaixo do Luizinho Ribeiro  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

*

Luizinho Ribeiro é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro de história  “Dicionário Rio-Pretense – São José do Rio Preto de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 8 mês de outubro de 2008

**

** 

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Secretaria de Saúde participa de Mutirão Nacional de Saúde no Riopreto Shopping Center.


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto participa nesta sexta-feira (8/10) do Mutirão Nacional de Saúde promovido pelo Lions Clube Sul e Unimed Rio Preto, que será realizado das 11 às 18 horas, no Riopreto Shopping Center. Para o evento foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde vacinação contra hepatite B, difteria e tétano (Dupla adulta), febre amarela, caxumba, rubéola e sarampo (Tríplice viral), além de orientação nutricional e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como Aids, HIV e hepatite. Os interessados em atualizar o calendário vacinal devem apresentar documento de identidade e, se possível, caderneta de vacinação à equipe que vai estar de plantão no local. Também serão distribuídos preservativos à população.

Mutirão Nacional de Saúde
Data: 8/10
Horário: 11h às 18h
Local: Riopreto Shopping Center

Terminam nesta sexta as apresentações das peças do Teatrânsito


Terminam nesta sexta-feira (8/10) as apresentações das peças inscritas no 1º Festival Municipal de Teatro Juvenil, o Teatrânsito. E no sábado (9/10) será realizado o encerramento com a entrega dos prêmios aos primeiros colocados, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Nelson Castro. As montagens foram produzidas por alunos do ensino fundamental II e médio. A seleção também está sendo realizada no Teatro Nelson Castro, a partir das 14h30. Pelo regulamento, os espetáculos são, obrigatoriamente, sobre cinto de segurança e o uso da cadeirinha para crianças até 10 anos ou com altura inferior a 130 centímetros. “O objetivo do Festival é multiplicar conceitos de comportamentos seguros no trânsito entre os jovens. Vamos premiar as melhores peças e estimular a criatividade e integração dos jovens nos problemas da comunidade”, explica o secretário de Trânsito, Aparecido Capello.  Cada peça tem no máximo 30 minutos de duração. Um corpo de jurados está escolhendo as três melhores montagens. São eles: Severino Silva, rio-pretense considerado motorista padrão, por nunca ter levado uma multa; Juliana Dantas, funcionária da Apatru; Gianda Oliveira, jornalista da Secretaria Municipal de Comunicação Social; pelo publicitário Kleber Miranda, funcionário do Departamento de Educação da Secretaria de Trânsito; Maristela Mota dos Santos, supervisora de ensino da Secretaria de Educação, e pelo soldado Silvio Rigonato. As três melhores peças receberão prêmio em dinheiro. O 1º colocado receberá R$1,5 mil para os alunos; R$500 para a escola e R$500 para o professor coordenador do grupo. O 2º colocado receberá R$1,5 mil, sendo R$325 para a escola; R$325 para o professor e R$750 para os alunos. O 3º colocado leva um troféu e R$1mil em prêmio, que será dividido em R$255 para a escola; R$255 para o professor e R$500 para os alunos. Os demais participantes receberão medalhas de honra ao mérito. O Festival Teatrânsito é organizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança. As apresentações são abertas ao público, mas é necessário reservar o ingresso pelo telefone 3213-9641. 

Programação
8/10
Horário: 14h30
Escola: Justino Jerry Faria
Peça: Brincando com o perigo 

9/10
Encerramento do Festival e premiação
Horário: 19h30

“As surpreendentes descobertas na história da medicina” no 2º Seminário de Cultura


A programação do 2º Seminário de Cultura segue hoje (7/10) com a palestra “As surpreendentes descobertas na história da medicina”, que será ministrada pelo médico Wilson Daher, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. A entrada é gratuita. A palestra aborda os aspectos úteis das mais variadas descobertas da medicina, que fizeram com que as experiências saíssem do campo de estudos para serem aplicadas em benefício da sociedade. “As descobertas da anestesia, que possibilitaram o alívio da dor; dos micro-organismos e da anti-sepcia, que diminuiu consideravelmente o número de infecções; as vacinas; os antibióticos, enfim, tudo aquilo que deu mais segurança em relação à vida”, explica Daher, comentando alguns temas da palestra. Segundo o médico, a palestra é destinada a todos que queiram saber um pouco mais sobre medicina e não se restringe somente aos médicos. “Pretendo fazer uma palestra para leigos, explicando e detalhando as questões e termos científicos”, diz Daher. Durante a palestra, serão mostradas ao público algumas curiosidades que existem por trás das descobertas médicas. Wilson Daher é psiquiatra e doutor em Ciências da Saúde. Foi professor da FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Autor do livro “Memorial de uma faxineira e outras histórias contadas e recontadas”.

2º Seminário de Cultura

“As surpreendentes descobertas na
história da medicina”, por Wilson Daher

Data: 7/10
Horário: 20h
Local: Rio Preto Automóvel Clube, 
avenida Alberto Andaló, 2.769 – Centro
Entrada franca

Prefeito inaugura Centro para tratar o agressor


O prefeito Valdomiro Lopes e a secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire, inauguram hoje (7/10), às 16 horas, o Centro de Reeducação e Atendimento da Família em parceria com a Cáritas Diocesana. O local é um dos poucos no País especializado na ressocialização do agressor, ou seja, do homem que agride mulheres. “Nós temos conhecimento de que no Brasil outras duas instituições realizam trabalho semelhante, mas de acordo com a ministra da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire, igual ao de Rio Preto não tem nenhum no Brasil”, informa a secretária, Regina Chueire. Uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados fará o atendimento. Os profissionais já passaram por treinamento. A equipe atuará preventivamente no social e psicológico e dará acompanhamento jurídico.  Os encaminhamentos para o Centro de Reeducação serão feitos pelos delegados, juízes e pelo Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência. Egressos, que infringirem a Lei Maria da Penha, também poderão ser atendidos. A Secretaria da Mulher disse que não há uma previsão de quantos atendimentos serão realizados nesse início de trabalho. Porém, garantiu que o Centro está preparado para atender a demanda. Lembrando que, essa é mais uma ação de São José do Rio Preto, cidade Polo que compõe mais de 100 municípios da região no Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres.

Palestra

Amanhã (8/10) será ministrada a palestra “Trabalho com o agressor” por dois psicólogos especialistas nesse tipo de atendimento, Sérgio Barbosa e Leandro Andrade. O evento será no auditório Juan Bérgua, que fica no piso térreo da Prefeitura, a partir das 9 horas, e é aberto aos profissionais interessados, mas as vagas são limitadas. “Esses dois psicólogos integraram a equipe multidisciplinar que capacitou nossos profissionais que farão atendimento no Centro. Um trabalho de extrema importância que resultou na extensão de suas informações  para que outros profissionais possam ter acesso à filosofia desse trabalho e, até mesmo, entendam melhor o atendimento que estaremos realizando no Centro de Reeducação”, informou Regina Chueire. 

Inauguração do Centro de Reeducação
e Atendimento da Família
Data: 7/10/10
Horário: 16h
Local: rua Dr. Assis Brasil, 599 – Anchieta 

Palestra “Trabalho com o agressor”
Data: 8/10
Horário: 9h
Local: auditório Juan Bérgua, Paço Municipal,
avenida Alberto Andaló, 3.030 - Centro
Informações: 3222-2041

Semana da Pedagogia e a programação desta quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ambientes Não-Escolares
Mediadora: Jhanaína Ruedo de Almeida

8h00min...Mini-Curso: O Pedagogo na Arquitetura: A Organização dos Espaços na Educação Infantil. Arq. Martha Alves. Parte 1. /// 10h00min...Intervalo /// 10h30min... Mini-curso: O Pedagogo na Arquitetura: A Organização dos Espaços na Educação Infantil. Arq. Martha Alves. Parte 2. /// 12h30min... Almoço /// 13h30min... Palestra: Saúde e Educação – Em Busca de Novos Caminhos. Ana Carolina P. N. S. Rosa. (Serviço Público Municipal – Núcleo de Apoio à Saúde da Família  (NASF) /// 16h00min... Intervalo /// 16h30min... Mini-Curso: Música, Corpo e Movimento: Dinamizando as Relações Sociais e o Aprendizado. Marisa Bottaro (UAB-Ufscar) /// 18h00min... Sessão de Comunicações e Exposição de Painéis
Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 19h00min... Atividade Cultural: Grupo de Teatro de Bonecos Ibilce/Unesp – Rio Preto /// 20h00min... Mini-Curso: Pedagogia Empresarial: A Reestruturação Produtiva, Os Modos de Socialização e as Novas Pedagogias nas Empresas. Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto). (Agenda sujeita a alterações).

Veja a programação dos dias anteriores: 


*
Primeiro dia da Semana de Pedagogia 

**
Segundo dia da Semana de Pedagogia

***
 Terceiro dia da Semana de Pedagogia


A Página da Vida dia 7 mês de outubro de 2009

*

Vai começar a edição 2009 da Expo Rio Preto,
a maior  feira agropecuária da região dos ...
(Continua na edição do ano passado). 
 *

Rosa Maria e nossa amiga de ginástica do Núcleo
 Castelinho  nasceu em São José do Rio Preto e ...
(Continua na edição do ano passado).
*

*

Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou este belo poema de Paulo Cesar Paschoalini (Piracicaba – SP) e seu METAMORFOSE...  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

*

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro  “ A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 7 mês de outubro de 2008


 **

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Abertura da 49ª Expo – Exposição Agropecuária e Industrial de São José do Rio Preto será amanhã


A 49ª Expo –Exposição Agropecuária e Industrial de São José do Rio Preto será aberta oficialmente nesta quinta-feira (7/10), a partir das 12 horas, em cerimônia com a presença do prefeito Valdomiro Lopes. O evento, um dos principais do País, será realizado no Recinto Alberto Bertelli Lucatto. A Feira terá a presença dos mais importantes criadores das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Angus, Guzerá, Gir Leiteiro, Girolando, Holandesa e Tabapuã. Expositores de cavalos das raças Mangalarga e Lusitano e criadores de ovinos também têm presença confirmada. Parte dos dois mil animais que participam dos julgamentos no primeiro turno da Expo já está no recinto. As raças Tabapuã, Nelore e Nelore Mocho ocupam os pavilhões recém-reformados. Na programação de sexta-feira tem: às 8 horas, será realizado o julgamento dos animais da raça Tabapuã; às 9 horas tem início o II Curso de Noções de Morfologia e Julgamentos de Zebuínos, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ); no mesmo horário, o público que se inscreveu poderá conferir a palestra “Controle você o futuro do seu empreendimento rural”, com Miriam Bueno; na parte da tarde, às 14 horas, Fábio Leonel, professor da Fatec de Rio Preto, ministra palestra com o tema “Manejo pré-abate em frangos”. À noite o público confere o show beneficente da dupla Rionegro & Solimões. A entrada será um quilo de alimento não-perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto. “A programação da Expo está recheada de atrações, informações e negócios, tanto para os produtores, criadores, empresários e para o público em geral. É essa mistura que faz do evento um dos maiores do Estado de São Paulo”, afirma o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento e presidente da Expo 2010, Moacyr Seródio. Dois importantes leilões acontecem nesta sexta-feira (8/10) durante a Expo Rio Preto.  No Villa Conte, a partir das 20 horas, será realizado o II Leilão Riquezas da Raça Nelore promovido pela Agropecuária Bionatus, Fazenda Porto Seguro, Mundial Agropecuária e Agropecuária NRio. O leilão pretende reunir 300 convidados. Serão expostos 30 lotes de doadoras prenheses e quatro bezerras da raça Nelore. Os destaques deste leilão, segundo o criador Elzo Vilani, são as famílias das vacas “Espanhola”, “Libra”, “Bilara”, “Ryaza”, “Betina”. No Recinto de Exposições Anísio Haddad, no mesmo dia e horário, será realizado o 4º leilão da Fazenda Matão. Serão oferecidos fêmeas e machos de Tabapuã da geração 2009, prontos para competir em pista, aspiração e prenhes das melhores fêmeas jovens das matrizes da fazenda. O evento é promovido pela Usina Cerradinho e será transmitido ao vivo pelo site da leiloeira.

Sala SESC de CINEMA programação deste mês

“Hora do Conto” estória e músicas de Preto Moreno


O projeto “Hora do Conto” inicia nesta quinta-feira (7/10) suas atividades de outubro. Neste mês, a participação será do músico e escritor Preto Moreno, todas as quintas-feiras, às 15 horas, no Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa. A “Hora do Conto” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e tem por objetivo despertar o interesse da leitura nas crianças de maneira prazerosa e lúdica. Serão trabalhados dois aspectos com as crianças, para que elas absorvam o aprendizado ao máximo, as criações de histórias e musicais. No início da atividade, Moreno irá trabalhar um aquecimento de canto, de maneira espontânea. “Cada criança diz uma palavra, que associada à próxima palavra da outra criança, cria-se uma história musicada”, explica. Dessa forma, a atividade se torna um exercício de estimulação dos processos associativos, utilizando a música como elo de criação. “As crianças começam a pensar na música como algo possível de ser criado por eles próprios, sendo necessária somente a memória das palavras e junção das mesmas, de modo que se tornem uma ação”, comenta Moreno. Além disso, também serão apresentadas histórias clássicas, como os Três Porquinhos e João e Maria. As histórias serão cantadas e terá a participação das crianças, que encenarão algumas partes, utilizando máscaras confeccionadas pelo músico.

“Hora do conto”, com Preto Moreno

Data: 7, 14, 21 e 28 de outubro (quintas-feiras)
Horário: 15h
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública
 Municipal  Dr. Fernando Costa –
Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, 1º andar

Anderson Dias Lopes (Monte Aprazível - SP) e seu COMO É MINHA CIDADE


Minha cidade surgiu
Às margens de um riacho,
Foi um valoroso capitão
Que deu o primeiro nome ao chão

Partindo desta descoberta
Muitas construções foram abertas,
Sempre com muito trabalho e amor
Aqui não para de chegar morador!

Esta cidade é aconchegante
Temos bairros, comércios, e escolas para estudar,
Aqui eu nasci e moro
E pra sempre vou ficar!

Neste lugar há várias represas,
A cada amanhecer há muitas belezas
Vivo bem despreocupado,
Pois posso caminhar livre para todo o lado!

Esta cidade cresce dia e noite,
Ela não para não!
Com seus moradores honestos
É muito amor no coração!


Aluno se classifica para fase estadual 
da Olimpíada de Língua Portuguesa 

            Anderson Dias Lopes, aluno da 4ª série A da escola Raul Vieira Luz, foi vencedor da etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa na categoria Poema para alunos do 5º ano. Com o nome Como é minha cidade, o poema de Anderson, que foi orientado pela professora Elenir Boracini,a segue agora para a fase estadual da olimpíada para concorrer com alunos de todo estado de São Paulo. Durante as comemorações do Dia das Crianças, o prefeito Wanderley Sant’Anna  parabenizou o aluno, professora e a escola pelo desempenho.



Semana da Pedagogia e a programação desta quarta-feira, 6 de outubro de 2010


 Educação de Jovens e Adultos
Mediadora: Patrícia Muriel de Souza

8h00min... Mini-Curso: O Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. Profª. Drª. Maria Denise Guedes (Ibilce/Unesp – Rio Preto). Parte 1. /// 10h00min... Intervalo /// 10h30min... Mini-Curso: O Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. Profª. Drª. Maria Denise Guedes (Ibilce/Unesp – Rio Preto). Parte 2. /// 12h30min... Almoço /// 13h30min. Mini-Curso: Jogos e Atividades Lúdicas na Educação Matemática de Jovens e Adultos. Prof. Dr. José Carlos Miguel (FFC/Unesp – Marília). Parte 1. /// 16h00min... Intervalo /// 16h30min... Mini-Curso: Jogos e Atividades Lúdicas na Educação Matemática de Jovens e Adultos. Prof. Dr. José Carlos Miguel (FFC/Unesp – Marília) . Parte 2. /// 18h00min... Sessão de Comunicações e Exposição de Painéis /// Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 19h00min... Atividade Cultural: Grupo de Dança do Eldorado /// 20h00min... Mini-Curso: Processo de Trabalho do Educador da EJA do Campo. Profª. Drª. Nágela Aparecida Brandão (FAE-UEMG). (Agenda sujeita a alterações).

Veja a programação dos dias anteriores
 dando um clic nos títulos ou temas abaixo: 

*
Primeiro dia da Semana de Pedagogia 

**
Segundo dia da Semana de Pedagogia


A Página da Vida dia 6 mês de outubro de 2009

*

O Programa Unidos no Esporte, desenvolvido pelo
 Departamento de Esportes Comunitários, da Secretaria ...
(Continua na edição do ano passado).
*

Onde as cores, formas e texturas conversam com a 
movelaria, a arquitetura, com as artes e com o...
(Continua na edição do ano passado). 
*

Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou este belo poema de Maria de Lurdes Games Thomé de Souza (São José do Rio Preto – SP) e seu FALTOU VOCÊ...  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 6 mês de outubro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Unidos no Esporte tem programação especial do mês das crianças


O Projeto Unidos no Esporte da Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Esportes Comunitário, dá início nesta quarta-feira (6/10) às comemorações do mês da criança. Serão realizadas várias atividades e passeios para os atendidos pelo projeto. Participam do programa cerca de 250 crianças portadoras de necessidades especiais. As aulas são realizadas no Complexo Esportivo Antônio Natalone. Além dos passeios, as crianças receberão lanches oferecidos pelas Secretarias de Educação e Esportes e Lazer e Fundo Social de Solidariedade. O local de passeio nesta quarta-feira (6/10) será no Clube de Campo da ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar. As atividades promovidas na ADPM serão: natação, jogos com bola e caminhada. O horário do passeio segue o mesmo das atividades normais, para a turma da manhã será das 8h30 às 10h30 e a da tarde das 14h30 às 16h30. A saída para os passeios será da própria instituição de ensino da criança e elas se encontrarão no local do evento. Todos os passeios serão gratuitos.

Mês da Criança no Unidos no Esporte.
Data: 6/10
Local: ADPM Clube de Campo.
Horário: 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30
Gratuito.

Nosso Vôleibol adaptado feminino conquista campeonato na vizinha cidade de Guapiaçu -SP

Cléa durante inauguração da ATI da represa municipal

A equipe feminina de voleibol adaptado da Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto conquistou o primeiro lugar no Campeonato Limig – Liga da Melhor Idade, realizado em Guapiaçu. As competições começaram no mês de fevereiro e terminaram no último sábado (2/10). A anfitriã conquistou o vice-campeonato. A atividade de vôlei adaptado é realizada somente para pessoas acima de 55 anos. Os treinos acontecem no Centro Regional de Eventos, todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30. “Além de incentivar o esporte entre aqueles que chegaram à terceira idade, eles ainda competem e conquistam títulos para a cidade”, afirma a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários, Cléa Márcia Bernardelli.

Treino de Vôlei Adaptado da Terceira Idade

Local: Centro Regional de Eventos, 
avenida José Munia, 5.650 – Nova Redentora
Data: Terças e quintas-feiras
Horário: 14h às 16h30
Informações: 3201-8890
Programa Gratuito.

Luciano Pedro Mendes de Almeida e seu belo lema In nomine Jesu (Em nome de Jesus)


Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida SJ (Rio de Janeiro, 5 de outubro de 1930 — São Paulo, 27 de agosto de 2006) foi um religioso jesuíta, bispo católico brasileiro, foi o quarto arcebispo de Mariana.



 Dom Luciano era filho do Conde Cândido Mendes de Almeida Júnior e Emília de Melo Vieira Mendes de Almeida (segundos Condes Mendes de Almeida); neto do primeiro Conde Mendes de Almeida; bisneto do jurista e senador do Império Cândido Mendes de Almeida; e, por este, trineto de Fernando Mendes de Almeida e tetraneto de João Mendes de Almeida. Também era trineto de Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês de Paraná. Dom Luciano era irmão do acadêmico Cândido Antônio Mendes de Almeida, terceiro Conde Mendes de Almeida e reitor da Universidade Cândido Mendes. Fez seus primeiros estudos no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (1941-1945) e no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (1946-1950). Ingressou na Companhia de Jesus no dia 2 de março de 1947. Realizou estudos na Casa de Formação dos Jesuítas em Nova Friburgo (1951-1953) e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1955-1959). Fez seu doutorado em Filosofia na Universidade Gregoriana (1960-1965). Sua ordenação presbiteral deu-se a 5 de julho de 1958, em Roma. Emitiu seus votos definitivos na Companhia de Jesus no dia 15 de agosto de 1964. Foi professor de Filosofia (1965-1972); instrutor da terceira provação na Companhia de Jesus (1970-1975); membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (1974-1975). Foi nomeado pelo Papa Paulo VI, no dia 25 de fevereiro de 1976, bispo auxiliar de São Paulo e titular de Turris in Proconsulari. Sua ordenação episcopal deu-se a 2 de maio do mesmo ano, pelas mãos do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, OFM, Dom Clemente José Carlos de Gouvea Isnard OSB e Dom Benedito de Ulhôa Vieira. Exerceu a função de bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo e responsável pela Pastoral do Menor no período de 1976 a 1988. O Papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Mariana no dia 6 de abril de 1988. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi secretário-geral no período de 1979 a 1986, e presidente de 1987 a 1995. Na Cúria Romana foi membro da Comissão Pontifícia Justiça e Paz (1996 – 2000) e membro da Comissão do Secretariado para o Sínodo (1994-1999). Foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (1995-1999); em 1997 foi eleito delegado da CNBB à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997). Figura de destaque do episcopado brasileiro, atuou na defesa dos direitos humanos e no serviço aos pobres. Dom Luciano Mendes de Almeida foi o 4º arcebispo de Mariana, sucedeu a Dom Oscar de Oliveira e foi sucedido por Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Luciano foi o principal celebrante da
 ordenação episcopal dos seguintes bispos:

Dom Jacyr Francisco Braido, CS
Dom Alessio Saccardo, SJ
Dom José Geraldo da Cruz, AA
Dom Armando Bucciol

Dom Luciano foi concelebrante da
 sagração episcopal de:

Dom Olívio Aurélio Fazza, SVD
Dom Fernando Legal, SDB
Dom Aloysio José Leal Penna, SJ
Dom Hilário Moser, SDB
Dom João Evangelista Martins Terra, SJ
Dom Werner Franz Siebenbrock, SVD
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Dom Manuel Parrado Carral
Dom Pedro Luiz Stringhini

Semana da Pedagogia e a programação desta terça-feira, 5 de outubro de 2010

 Movimentos Sociais
Mediador: Saulo Mesquita dos Santos Cerqueira

8h00min...Mini-Curso: Movimento Estudantil, Movimentos Populares e Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV). Drª. Alessandra Rodrigues Freitas (Direito – Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Mestranda em Sociologia e Direito – Universidade Federal Fluminense – UFF) e Camila Rodrigues (Pedagogia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU). Parte 1. /// 10h00min...Intervalo /// 10h30min. Mini-Curso: Movimento Estudantil, Movimentos Populares e Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV). Drª. Alessandra Rodrigues Freitas (Direito – Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Mestranda em Sociologia e Direito – Universidade Federal Fluminense – UFF) e Camila Rodrigues (Pedagogia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU). Parte 2. /// 12h30min...Almoço /// 13h30min. Mini-Curso: Educação Popular e a Conquista do Poder Real dos Trabalhadores – Alexandre Ferreira e Queila Normando (Coletivo de Educação do Movimento Terra Livre ). Parte 1. /// 16h00min...Intervalo /// 16h30min... Mini-Curso: Educação Popular e a Conquista do Poder Real dos Trabalhadores – Alexandre Ferreira e Queila Normando (Coletivo de Educação do Movimento Terra Livre ). Parte 2. /// 18h00min. Sessão de Comunicações e Exposição de Painéis - Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 19h00min... Atividade Cultural: É Poesia Popular! Cia Forrobodó de Teatro /// 20h00min...Mini-Curso: Movimentos Sociais e Educação na América Latina. Prof. Dr. Antonio Cicero Cassiano Souza. Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES – RJ). (Agenda sujeita a alterações).

Veja a programação dos dias anteriores: 


*
Primeiro dia da Semana de Pedagogia 


A Página da Vida dia 5 mês de outubro de 2009


*

*

*

Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou o belo poema de Isabel Cristina Alves (Tabapuã – SP) e seu “AS FLORES QUE NÃO MORRERÃO” ou ver este belo pensamento de Rebelo da Silva basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 5 mês de outubro de 2008


**
  
**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Semana da Pedagogia e a programação desta segunda-feira, 4 de outubro de 2010


Alfabetização
Mediadora: Betania Aparecida Ferreira

7h00min. Credenciamento /// 8h00min...Cerimônia de Abertura Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE / UNESP  - Profª. Drª. Maria Denise Guedes (Coordenadora do Curso Pedagogia Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 9h00min...Oficina: Leitura e Escrita na Infância: Contribuições para a Prática Docente. Profª. Drª. Maria Betanea Platzer (Doutora pela Unicamp). ///10h00min...Intervalo /// 10h30min...Oficina: Alfabetização e Letramento: Desafios. Profa. Dra. Ana Lúcia Guedes Pinto (Unicamp) /// 12h30min...Almoço /// 13h30min...Oficina: Alfabetização na Educação Infantil: Brincar, Jogar, Cantar e Dançar. Profª. Drª. Maria do Carmo Monteiro Kobayashi (Unesp/Bauru) /// 15h00min...Oficina: Refletindo sobre Práticas Inclusivas. Profª. Drª. Solange Vera Nunes de Lima D’Água (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 16h00min...Intervalo /// 16h30min...Oficina: Alfabetização de Deficientes Visuais. Profª. Drª. Fátima Inês Wolf de Oliveira (FFC/Unesp-Marília) /// 18h00min...Sessão de Comunicações e Exposição de PainéisCoordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (Ibilce/Unesp – Rio Preto) /// 19h00min...Atividade Cultural: Grupo de Violão do Ibilce/Unesp – Rio Preto /// 20h00min...Mesa-Redonda: Das Cartilhas às Atuais Propostas para Alfabetização: Algumas Considerações. Profª. Drª. Maria do Rosário Longo Mortatti (Unesp/ Marília) e Profº. Dr. Luiz Carlos Cagliari (Unesp/ Araraquara). /// Coordenação: Profª. Drª. Maria Antonia Granville (Ibilce/Unesp – Rio Preto). /// Agenda sujeita a alterações

Coleta Seletiva em domicílio no bairro Castelinho

Impresso de esclarecimento deixado nas residências 

Começou nesta segunda-feira (4/10) a coleta seletiva em domicílio no bairro Castelinho em São José do Rio Preto.  A ação faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. Seis catadores cadastrados na Cooperlagos –Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis irão visitar as residências, uma vez por semana, sempre no período da manhã para recolher o material armazenado pelos moradores.“Estou animado com o trabalho. Vou poder ganhar mais, além de contribuir com o Meio Ambiente”, contou o catador Lucio João de Souza. No primeiro dia da coleta, a empregada doméstica Josefa Cassiano contribuiu com uma caixa cheia de produtos recicláveis. “É muito importante esse trabalho e os moradores da casa já deixaram tudo separado para eu entregar”, disse. Serão recolhidos produtos recicláveis como jornais e revistas, embalagens de vidros e de plástico, papelão, isopor, latinhas de alumínio, garrafas pet e óleo de cozinha usado, além de lixo eletrônico (peças de TV, computador, telefone, rádio, etc). Os catadores somente não farão coleta de lixo orgânico, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e lâmpadas. Todo o material será levado para o Ponto de Apoio do bairro, separado e recolhido pela Cooperlagos, que ao final do mês, divide entre os cooperados o valor da venda dos produtos. Atualmente a cooperativa possui 68 pessoas que recebem em média R$ 700,00 mensais. O próximo bairro que terá implantado o projeto de coleta seletiva em domicílio será o São Francisco. O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, juntamente com a Cooperlagos, Ares –Associação Rio-pretense de Educação e Saúde, em parceria com a I&T –Informação e Técnicas, empresa de consultoria, e Secretaria da Saúde.

1º Teatrânsito inicia hoje apresentação das peças


Começa nesta segunda-feira (4/10) a apresentação das peças do 1º Festival Municipal de Teatro Juvenil, o Teatrânsito. As montagens foram produzidas por alunos do ensino fundamental II e médio. A seleção será no Teatro Nelson Castro, a partir das 14h30. Pelo regulamento, os espetáculos serão sobre cinto de segurança e a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças até 10 anos ou com altura inferior a 130 centímetros. “O objetivo do Festival é multiplicar conceitos de comportamentos seguros no trânsito entre os jovens. Vamos premiar as melhores peças e estimular a criatividade e integração dos jovens nos problemas da comunidade”, explica o secretário de Trânsito, Aparecido Capello. As apresentações vão até sexta-feira (8/10). Cada peça deve ter no máximo 30 minutos de duração. Durante esse período, um corpo de jurados estará escolhendo as três melhores montagens. E no sábado (9/10), às 19h30, acontece o encerramento do Festival e a premiação.   O corpo de jurados que irá avaliar as peças é formado por Severino Silva, rio-pretense considerado motorista padrão, por nunca ter levado uma multa; Juliana Dantas, funcionária da Apatru; Gianda Oliveira, jornalista da Secretaria Municipal de Comunicação Social, e pelo publicitário Kleber Miranda, funcionário do Departamento de Educação da Secretaria de Trânsito. As três melhores peças receberão prêmio em dinheiro: o 1º colocado receberá R$1,5 mil para os alunos; R$500 para a escola e R$500 para o professor coordenador do grupo. O 2º colocado receberá R$1,5 mil, sendo R$325 para a escola; R$325 para o professor e R$750 para os alunos. O 3º colocado leva um troféu e R$1mil em prêmio, que será dividido em R$255 para a escola; R$255 para o professor e R$500 para os alunos. Os demais participantes receberão medalhas de honra ao mérito. O Festival Teatrânsito é organizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança e terá os prêmios custeados com recursos da própria pasta. As apresentações são abertas ao público, mas é necessário reservar o ingresso pelo telefone 3213-9641. 

Programação

4/10
Horário: 14h30
Escola: Paul Percy Harris
Peça: SOS Vida
Horário: 15h15
Escola: Luiz Jacob
Peça: Os músicos que tremem

5/10
Horário: 14h30
Escola: Oscar Salgado Bueno
Peça: A dança das cadeiras
Horário: 15h15
Escola: Roberto Jorge
Peça: O cinto salva, a cadeirinha protege. Seja responsável.

6/10
Horário: 14h30
Escola: Coopen
Peça: A vida de quem fica
Horário: 15h15
Escola: Michel Pedro Sawaya
Peça: Juventude Consciente

7/10
Horário: 14h30
Escola: Darcy Ribeiro
Peça: Com cinto
Horário: 15h15
Escola: João Deoclécio da Silva Ramos
Peça: Tudo porque eu não usei o cinto de segurança

8/10
Horário: 14h30
Escola: Justino Jerry Faria
Peça: Brincando com o perigo

9/10
Encerramento do Festival e premiação
Horário: 19h30