sábado, 16 de outubro de 2010

Saúde intensifica combate à hanseníase por meio de campanha até ao final deste mês


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto intensifica as ações de combate à hanseníase por meio de campanha anual, que ocorre no período de 10 a 31 de outubro. Em toda a rede municipal de saúde, os agentes têm orientado os pacientes a ficarem atentos aos sintomas da doença. Além disso, será distribuído material explicativo em hospitais, penitenciárias, casas abrigo, igrejas e outros. Entre os sintomas, as pessoas devem ficar atentas, principalmente, para manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, que não suam, nem pegam pó e sem pelos, também observar presença de caroços e inchaços avermelhados e doloridos, diminuição da força do 5º dedo das mãos, dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas nos nervos dos braços mãos e pés. “Se a pessoa apresentar um desses sintomas, basta procurar qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município e agendar uma consulta com o clínico geral, que vai avaliar o caso. Se a suspeita for realmente da doença, a pessoa será encaminhada para o Ambulatório de Assistência e Controle da Hanseníase, onde será avaliada por um dermatologista sanitário e serão realizados exames para confirmação da doença”, explica a médica Maria Rita Cury, interlocutora da Vigilância e controle da hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde.  No Ambulatório, o paciente vai receber todo o tratamento necessário. Para formas paucibacilares (não transmissíveis), o tratamento é feito à base de rifampicina (uma dose supervisionada mensal) e dapsona (dose auto-ministrada diária) por seis meses, e para as formas multibacilares (transmissíveis), neste caso é usada rifampicina/clofazimina. Além de médicos especializados no trato da doença, o ambulatório também tem à disposição, às quartas-feiras, um terapeuta ocupacional para realização de prevenção e tratamento das incapacidades físicas do paciente. 
Hanseníase
A hanseníase é causada por uma micobactéria conhecida como “bacilo de Hansen”. A transmissão acontece por meio das vias respiratórias pela tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente não tratada. Em Rio Preto, embora a doença já tenha sido eliminada como problema de saúde pública, porque são registrados menos de um caso para cada 10 mil habitantes como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante que a população esteja alerta. Em 2009, foram registrados no município 17 casos da doença. Neste ano, são 24 até o começo de outubro.  “A busca constante de casos é prioridade da Saúde”, afirma a médica Maria Rita Cury.

Riopretense convocada para Mundial Paraolímpico


Foi convocada para integrar a Seleção Brasileira Paraolímpica no Campeonato Mundial do IPC -Comitê Paraolímpico Internacional a atleta Ana Tércia Venâncio Soares, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer/CAD/Vetnil. A competição começará no dia 20 de janeiro do ano que vem, em Christchurch, Nova Zelândia. Ana Tércia, que é deficiente visual, e seu guia Rogério Meireles Franco embarcam no dia 4 de janeiro para um período de adaptação em Sydney, na Austrália, e depois seguem para as competições na Nova Zelândia. Ana Tércia, que possui somente 5% da visão, compete no atletismo nas provas de velocidade em 100, 200 e 400 metros rasos e no revezamento 4 por 100 metros. Ela é recordista mundial e ocupa a primeira colocação do ranking na categoria T12. “Foi uma surpresa ser chamada para o Mundial, pois eu havia sofrido uma lesão e não estava obtendo os meus melhores resultados. Mas agora, me recuperei e estou treinando muito, principalmente porque são somente sete mulheres representando o Brasil e eu estou entre elas”, comenta Ana. As outras seis atletas, quatro com deficiência visual representam os Estados do Acre e Santa Catarina e duas com deficiência física representam o Distrito Federal. Ana já participou das Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, também representando a Secretaria de Esportes, e foi classificada entre as 10 melhores do mundo. Também competiu na etapa nacional onde, competindo com 300 mulheres, ficou entre as sete melhores. E agora cobiça conseguir uma vaga para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012. “A única diferença entre mim e Maurren Maggi ou Fabiana Murer é a deficiência visual, pois eu me sinto competente tanto quanto elas”, afirma Ana Tércia que conta com a parceria total de seu guia Rogério Franco, que treina tanto quanto ela, já que deve correr em todas as competições ao seu lado. “Eu treino todos os seis dias da semana tanto quanto ela e até me cobro muito por isso, porque eu não posso comprometer a prova dela. Se eu errar, é a Ana que vai perder, somente sou o guia”, comenta. “Eu era faxineira e de repente descobri que tinha degeneração no nervo óptico, a visão vai sumindo conforme o tempo, e descobri no esporte que eu poderia superar as dificuldades. Vou continuar sendo a melhor e honrar toda a ajuda que recebi”, finaliza Ana Tércia Soares.

Monica San e seu A ESPERA DAS FLORES


Quando enfim os botões q'inda estão entreabertos
alargarem sorrisos nos lábios incertos
Quando os tons de carmim que outrora cingidos
se fizerem presentes nos lábios unidos

Há de ser primavera rendendo o outono
desfazendo no abraço os nós do abandono
Há de o canto das aves soar na alvorada
anunciando que é tempo de amar e mais nada

Quando houver o meu riso no teu desaguado
corredeira dos sonhos há tanto dormidos
e no amor nos fizermos de dois um só ato

saberei das manhãs que jamais floresciam
que eram noites dormentes de olhares perdidos
e que em vãos eloquentes às flores bramiam.


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida dia 16 mês de outubro de 2009

*

Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro
 Esteves da Silva, (Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929).
(Continua na edição do ano passado).


*

Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou este belo poema de Carlos Theobaldo (Rio de Janeiro - RJ) e seu SECRETA SOLIDÃO  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 16 mês de outubro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

17 anos de saudades de José Dias Nunes ou Tião Carreiro da famosa dupla sertaneja

Tião Carreiro e Pardinho dupla que encantou o Brasil.
José Dias Nunes, conhecido como Tião Carreiro (Montes Claros, 13 de dezembro de 1934 — São Paulo, 15 de outubro de 1993), foi um cantor brasileiro de música sertaneja de raiz e muitas duplas são influenciadas por sua música. Criado numa fazenda nos arredores de Araçatuba, Interior do estado de São Paulo, começou a tocar violão ainda pequeno, com 8 anos de idade, quando também já cuidava do arado e dos afazeres na roça.  Aprendeu a tocar viola caipira na adolescência, praticamente sozinho, sem nunca ter tido um professor. Isto porque em 1950, com apenas 13 anos, Tião Carreiro trabalhava no Circo Giglio, onde já cantava em dupla com seu primo Waldomiro da dupla Palmeirinha & Coqueirinho. O dono do circo dizia que "dupla de violeiros tinha que tocar viola" enquanto que na época, Tião tocava violão. No  mesmo ano, o mesmo circo apresentava em Araçatuba a dupla Tonico & Tinoco. E enquanto os irmãos estavam no hotel, Tinoco havia deixado sua viola no circo e Tião aproveitou para "decorar a afinação escondido". Tião Carreiro cantou em diversas duplas, tendo adotado diferentes nomes artísticos, tais como Zezinho (com Lenço Verde), Palmeirinha (com Coqueirinho) e Zé Mineiro (com Tietezinho). Lenço Verde e Coqueirinho eram pseudônimos do mesmo parceiro, o Waldomiro, que era primo de Tião Carreiro. Suas parcerias mais famosas foram com Antônio Henrique de Lima (o Pardinho) e Adauto Ezequiel (o Carreirinho, Falecido em 2009 e foi o Professor de Tião Carreiro). Alcançou sucesso ao formar dupla com Pardinho, e foi o inventor do pagode de viola — não se confunda com o pagode do samba — mas hoje em dia, esse termo é muito conhecido entre os violeiros. Dentre os maiores sucessos de Tião Carreiro temos: Pagode em Brasília, que foi o primeiro pagode, criado juntamente com Teddy Vieira e Lourival dos Santos, em 1959, Boi Soberano, Filhinho de Papai, Cochilou Cachimbo Cai entre outros. A discografia de Tião Carreiro soma mais de 45 discos, tornando-se hoje em dia considerada "Cult" pelo admiradores de Música Sertaneja, é encontrada facilmente em qualquer loja de discos do Brasil. Tião ficou doente ainda no auge de sua carreira, com diabetes. Veio a falecer no dia 15 de outubro de 1993 em São Paulo.
Discografia
1961- Rei do Gado - Tião Carreiro e Pardinho
1962- Meu Carro é Minha Viola - Tião Carreiro e Carreirinho
1963- Casinha da Serra - Tião Carreiro e Pardinho
1964- Linha de Frente - Tião Carreiro e Pardinho
1964- Repertório de Ouro - Tião Carreiro e Pardinho
1965- Os Reis do Pagode - Tião Carreiro e Pardinho
1966- Boi Soberano - Tião Carreiro e Pardinho
1967- Pagode na Praça - Tião Carreiro e Pardinho
1967- Os Grandes Sucessos de Tião Carreiro e Pardinho
1967- Rancho dos Ipês - Tião Carreiro e Pardinho
1968- Encantos da Natureza - Tião Carreiro e Pardinho
1968- Tião Carreiro e Pardinho e Seus Grandes Sucessos
1969- Em Tempo de Avanço - Tião Carreiro e Pardinho
1970- Sertão em Festa - Tião Carreiro e Pardinho
1970- Show - Tião Carreiro e Pardinho
1970- A Força do Perdão - Tião Carreiro e Pardinho
1971- Abrindo Caminho - Tião Carreiro e Pardinho
1972- Hoje eu Não Posso Ir - Tião Carreiro e Pardinho
1973- Sucessos de Tião Carreiro e Pardinho
1973- Viola Cabocla - Tião Carreirinho e Pardinho
1973- A Caminho do Sol - Tião Carreiro e Pardinho
1974- Modas de Viola Classe "A" - Tião Carreiro e Pardinho
1974- Esquina da Saudade - Tião Carreiro e Pardinho
1974- Tangos em Dueto - Tião Carreiro e Pardinho
1975- Modas de Viola Classe "A" - vol. 2 - Tião Carreiro e Pardinho
1975- Duelo de Amor - Tião Carreiro e Pardinho
1976- Os Grandes Sucessos de Tião Carreiro e Pardinho vol. 2
1976- É Isto que o Povo Quer - Tião Carreiro em Solos de Viola Caipira
1976- Rio de Pranto - Tião Carreiro e Pardinho
1977- Pagodes - Tião Carreiro e Pardinho
1977- Rancho do Vale - Tião Carreiro e Pardinho
1978- Terra Roxa- Tião Carreiro e Pardinho
1978- Viola Divina - Tião Carreiro e Paraíso
1979- Disco de Ouro - Tião Carreiro e Pardinho
1979- Golpe de Mestre - Tião Carreiro e Pardinho
1979- Pagodes vol. 02 - Tião Carreiro e Pardinho
1979- Tião Carreiro em Solo de Viola Caipira
1979- Seleção de Ouro - Tião Carreiro e Paraíso
1980- Homem até Debaixo d´água - Tião Carreiro e Paraíso
1981- Prato do Dia - Tião Carreiro e Paraíso
1981- 4 Azes - Tião Carreiro & Paraíso & Pardinho & Pardal
1981- Modas de Viola Classe "A" - vol 3 - Tião Carreiro e Pardinho
1982- Navalha na Carne - Tião Carreiro e Pardinho
1983- No Som da Viola - Tião Carreiro e Pardinho
1984- Modas de Viola Classe "A" - vol 4 - Tião Carreiro e Pardinho
1985- Felicidade - Tião Carreiro e Pardinho
1986- Estrela de Ouro - Tião Carreiro e Pardinho
1988- A Majestade do Pagode - Tião Carreiro e Pardinho
1992- O Fogo e a Brasa - Tião Carreiro e Praiano
1994- Som da Terra - Tião Carreiro e Pardinho
1994- Som da Terra - Tião Carreiro e Pardinho - vol. 2 - Pagodes
1994- Som da Terra - Tião Carreiro e Pardinho - vol. 3 - Modas de Viola
1996- Saudades de Tião Carreiro - Diversas Duplas
1998- Sucessos de Ouro - Tião Carreiro e Pardinho - As Românticas
1999- Popularidade - Tião Carreiro e Pardinho
2001- Warner 25 anos - Tião Carreiro e Pardinho

Social comemora Dia Mundial da Alimentação


A equipe técnica do Banco Municipal de Alimentos, gerenciado pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, fará neste sábado (16/10), quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, orientação à população sobre maneiras de higienização, nutrição saudável e conscientização da importância do reaproveitamento dos alimentos. Nesta data, também é lembrada a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O Banco Municipal de Alimentos foi criado em maio de 2004, faz parte do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional com a função de trabalhar a educação alimentar, além do aproveitamento dos alimentos, evitando desperdício. São 32 funcionários que trabalham com o processo diário de arrecadação e distribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis. Para isso, como explica a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes, o Banco de Alimentos conta com importantes parcerias como a Ceasa Rio Preto, feiras livres, três redes de supermercados e convênio com agricultores do assentamento da cidade de Promissão. “Atendemos 57 instituições sociais. São entidades que trabalham com crianças, adultos em clínicas de recuperação, idosos, moradores de rua e associações de moradores de baixa renda. O Banco de Alimentos beneficia 800 famílias semanalmente e 12.713 pessoas todos os meses. Em média, 70 toneladas são arrecadadas por mês”, conta a presidente do Fundo. Os alimentos perecíveis como frutas, legumes e verduras são distribuídos in natura e os produtos não perecíveis da cesta básica também são arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade por meio dos vários eventos e campanhas realizados ao longo do ano. O Banco de Alimentos é coordenado pela assistente social Maria de Fátima Soares. O local possui ainda uma padaria e um setor de culinária que atende às solicitações das instituições cadastradas junto ao Fundo Social. No espaço são produzidos pães, bolos, salgados, tortas e sucos. Também, em parceria com a Pastoral da Criança, produz 600 quilos por mês de multimistura, utilizada para suprir as necessidades de crianças desnutridas de creches, idosos, enfermos e moradores que necessitam de complemento alimentar. Em 2009, o Banco iniciou os trabalhos com equipamentos que foram doados pela Embrapa, capacitando e treinando profissionais para manuseio de seladora a vácuo e desidratador de alimentos. Com a utilização destes aparelhos modernos é possível produzir alimentos a vácuo, como chuchu, abobrinha, mandioca e cenoura e desidratar frutas como banana, maçã e tomate, o que gera o aproveitamento de 100% dos alimentos, proporcionando melhor qualidade dos produtos a serem distribuídos.

Dia Mundial da Alimentação
Local: Praça Rui Barbosa
Data: 16/10
Horário: 9h às 14h

Secretaria da Saúde inicia a partir deste sábado (16/10) Campanha de Combate à Sífilis Congênita


A Secretaria de Saúde e Higiene de São José do Rio Preto inicia a partir deste sábado (16/10) uma campanha de conscientização em função do Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado pela Sociedade Brasileira de Doenças Transmissíveis no terceiro sábado de outubro. Durante todo o mês, no município 35 faixas alusivas a data estarão em pontos estratégicos como o Terminal Rodoviário, Shoppings, rotatórias, maternidades e Unidades Básicas onde também serão intensificadas as orientações de prevenção da doença, principalmente às gestantes. Neste período, spots educativos, produzidos pelo CEDUS – Centro de Educação Sexual do Rio de Janeiro, também serão veiculados na Rádio Educativa (FM 106,7). Eles foram gravados pelos atores Tony Ramos, Glória Pires, Orlando Moraes e Camila Pitanga. A Sífilis é uma doença infecto-contagiosa sistêmica que acomete todo o organismo e evolui lentamente de forma crônica. Ela pode comprometer múltiplos órgãos como pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. De acordo com algumas características de sua evolução, a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária ou Tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita. É por isso que o objetivo da Campanha é conscientizar as gestantes e orientar os médicos a pedirem os exames indicados. O Ministério da Saúde preconiza a realização de exames durante o pré-natal e um teste no momento do parto, independentemente da história epidemiológica, classe social e outros. Em Rio Preto, desde 2007, o município tem testado 100% das parturientes. Na rede SUS, a Secretaria de Saúde tem feito controle total das gestantes que realizam pré-natal. Os exames são centralizados no laboratório municipal que semanalmente disponibiliza a relação de gestantes testadas e esses dados são cruzados com o banco do SISPRENATAL, onde consta o registro de todas as pacientes que estão sendo atendidas na rede SUS. Apesar de todas as ações importantes para a prevenção e controle da doença, tem sido registrada uma mudança no perfil epidemiológico da sífilis. Segundo a coordenadora das Doenças Crônicas Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica, Ana Maria Rodrigues, houve um aumento significativo no aumento da bactéria Treponema pallidun causadora da doença, principalmente na população muito jovem, consequentemente um aumento em mulheres grávidas.“Foram diagnosticados três casos de sífilis congênita em 2008 e 2009, mas neste ano já são 11. O aumento também se deve a um problema social que estamos vivendo, a maioria das gestantes é usuária de drogas, principalmente de crack. Essa população torna-se mais vulnerável e de difícil acesso aos serviços de saúde”, explica Ana Maria.
Sífilis Congênita
A infecção do feto pelo Treponema é feita pela placenta, a partir do quarto mês da gestação. As manifestações da doença, na maioria dos casos, estão presentes já nos primeiros dias de vida e podem assumir formas graves, inclusive podendo levar ao óbito da criança.

CICC e Unesp levam mostras interativas ao Sesc


Neste sábado e domingo (16 e 17/10), a Unesp e o CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura apresentam mostras interativas no Sesc Rio Preto, das 14 horas às 18h30. A atividade visa à divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 18 a 24 de outubro. Em Rio Preto, ela será realizada nos dias 19, 20 e 21, no auditório do CICC, por meio do II Encontro sobre Ciência, Divulgação de Ciência e Alfabetização Científica, uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Sesc, Unesp e CICC. Durante a exposição, alunos da Unesp e monitores do CICC vão levar um pouco de física, matemática e biologia aos visitantes. Dentre os experimentos da mostra, estão o Gerador de Van der Graff – o famoso aparelho formado por uma esfera de alta voltagem que arrepia os cabelos de quem o toca –, um insetário e variados jogos da matemática. Já o Encontro, que será realizado no CICC, tem como principal destaque uma discussão, comandada pelo astrônomo Ronaldo Mourão, sobre diversidade cósmica. Doutor pela Universidade de Paris e membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Carioca de Letras, Mourão é criador e primeiro diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Ministério da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. A palestra acontece no dia 19, às 10 horas, e o debate, às 14 horas, será mediado pelo astrônomo do CICC, Alexandre Neves. O astrônomo também vai abordar o tema “Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast”, no dia 20, e integrar a mesa-redonda “Ciências marginais e os novos paradigmas”, com a participação dos professores da Unesp de Rio Preto Elso Drigo Filho, Augusto Agostinho Neto e José Roberto Ruggiero. Outro destaque do evento consiste em uma mesa-redonda, no dia 21, que vai discutir os dilemas e as ações frente à questão da água em Rio Preto no século XXI, tendo como participantes o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, Lima Bueno; o superintendente do Semae -Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto, Antonio Tavares Ranzani; o diretor-executivo da Empresa Ekoara Tecnologia Ambiental Ltda, Artur Bastos; e o gerente de energia elétrica da Usina Cerradinho, Hebert Moraes. A mediação será de responsabilidade do vice-diretor da Unesp/Ibilce, Vanildo Luiz Del Bianchi. A programação do Encontro também prevê uma palestra sobre como não divulgar ciência e outra sobre ficção científica, além de workshop cultural sobre produção e música,  com a cantora e compositora Consuelo de Paula. As inscrições para o Encontro podem ser feitas na secretaria do CICC. Para visitar a exposição no Sesc não é necessário realizar inscrição. Ambas as atividades têm entrada franca. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426.

Exposição de mostras interativas no Sesc
Data: 16 e 17/10
Horário: 14h às 18h30
Local: Sesc Rio Preto, avenida Francisco Chagas de Oliveira, 1.333
Entrada franca 

II Encontro sobre Ciência, Divulgação
 de Ciência e Alfabetização Científica
Data: 19 a 21/10
Local: CICC, avenida João Batista Vetorazzo, 500 - Distrito Industrial
Entrada franca

Secretaria de Cultura iniciou neste mês o projeto “Orquestra de Cordas de Rio Preto”


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto iniciou neste mês o projeto “Orquestra de Cordas”. Formada por instrumentos de cordas friccionadas e teclado, conta com a participação de 23 músicos. O objetivo é resgatar valores sociais e despertar nos jovens o interesse pelo fazer e o saber cultural. O projeto tem parceria da Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto. Participam da Orquestra jovens entre 15 e 25 anos. Dos 23 músicos, 12 são violinistas, seis violistas, três violoncelistas, um contrabaixista e um pianista. As aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo são ministradas pelo maestro Saulo Schneck e as de músicas de Câmara pelo pianista Flávio do Amaral. Os ensaios e as aulas são aos sábados, no Núcleo Municipal de Artes Roberto Farath, no Jardim Soraya. O projeto tem a coordenação de Eunice Dumbra. A “Orquestra de Cordas” é resultado da antiga “Orquestra Jovem de Rio Preto”, que pelo projeto da Faperp, “Música pra Gente”, foi contemplada pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, no ano de 2005, e possibilitou pesquisas e intercâmbios culturais aos integrantes, por meio de equipamentos adquiridos pelo programa. Desde sua criação, em 1999, cerca de 80 jovens já passaram pela Orquestra. Atualmente, vários integrantes, que participam do projeto desde o início, estão inseridos no mercado de trabalho. Outros seguiram estudo na área de música em grandes universidades estaduais. 
Histórico
Em 1999, o maestro Saulo Schneck idealizou o Projeto Escola Jovem de Rio Preto, ministrando aulas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) no antigo Núcleo de Ensino Musical, hoje Núcleo Municipal de Artes Roberto Farath. Uma das matérias da grade curricular do curso de música, intitulada “Prática de Orquestra”, deu início às atividades de uma Orquestra, que passou a estudar em seu repertório arranjos da nossa música popular de autores como Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento e outros. Aos poucos, com o crescimento técnico musical dos integrantes da Orquestra, foram incluídas no repertório peças elaboradas a partir do nosso folclore, com arranjos do Maestro Ernest Mahle e de compositores como Bella Bartók, Villa-Lobos, Haydn, Mozart, Corelli, Bach e outros.

 Fechamento Museus

A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto informa que a partir desta segunda feira (18/10) o Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva”, o Museu Histórico e Pedagógico “Dom João VI”, a Pinacoteca Municipal, as Salas Cascatinha e Inhana e Cláudio Malagoli, localizados no 2º andar do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, estarão fechados para a visitação. O local ficará fechado para a montagem do 3º Salão de Artes Plásticas, que será realizado de 29 de outubro a 27 de novembro.

A Página da Vida dia 15 mês de outubro de 2009


*

Byafra (que até 1998 adotava o pseudônimo com 'i' - Biafra), nome artístico de Maurício Pinheiro Reis, (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1957) é um cantor brasileiro.(Continua na edição do ano passado). 

*

Para ver as fotos e a continuação das matérias acima ou este belo poema de Divanilde Vitória Campos Fregonez (Mirassol – SP) e seu PEQUENA POETISA  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

*

Elias Nechar esta extraordinária  personalidade muito conhecida  em toda Catanduva  e também na Comarca de Araraquara e hoje faria seus 99 anos e como  aniversariante no dia de hoje consta  no livro   “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida dia 15 mês de outubro de 2008


**

**

**

Para ver a foto ou a continuação da matéria da Maria do Rosário mais conhecida como  Duda Laguna ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do título ou do nome desejado que o link te levará a edição deste dia e mês de dois anos atrás. Confira!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

2º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana


O 2º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana começou nesta quarta-feira (13/10), no Teatro da Unip, com a Conferência de Abertura sobre Sexualidade e Violência na Educação, ministrada pelo professor-doutor Cesar Nunes da Unicamp. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com as instituições de ensino Unilago, Unirp, Unip, Unorp, Faceres, Unifev, Famerp e Faperp, Sobrape -Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte e Lepesp -Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Esporte. O Congresso vai até sábado (16/10) e conta com cursos no período diurno e palestras no noturno. As inscrições podem ser feitas na hora do evento e são ilimitadas. Além das palestras e cursos, serão apresentados trabalhos e pesquisas realizados pelos estudantes do curso de educação física. O evento tem o objetivo de ampliar os conhecimentos das diferentes áreas do esporte, socializar os resultados das pesquisas recentemente desenvolvidas, incentivar discussões acadêmicas e técnicas de temas de intervenção das áreas dos profissionais da saúde, do esporte, da educação e socializar conhecimentos a respeito de temas que interferem no desempenho do cidadão comum, do aluno e do esportista. “Eventos como este é importante para que possamos divulgar o que é produzido na área esportiva e psicológica. Essas pesquisas das faculdades auxiliam professores nas escolas e projetos sociais a lidar da maneira correta com seus alunos e focar a importância dos estados emocionais na área esportiva”, comenta o coordenador de esportes educacionais e presidente da comissão organizadora do evento, Altair Moioli.



Programação

SEXTA-FEIRA – 15/10
8h às 10h – Cursos de Extensão e Aprofundamento
Sala 01
Curso 09 – Como as novas tendências do mercado de wellness e fitness afetam a aderência dos clientes
Prof. Esp. Paulo Alexandre Freixo – Atma Studio – SP
Sala 02
Curso 10 – Futebol: noções práticas para a preparação das equipes de competição
Prof. Antonio Carlos Fedato Filho – S. C. Corinthians – São Paulo – SP
Sala 03
Curso 11 – Aspectos técnicos e pedagógicos das lutas
Prof. Cesar Antonio Parro – UNIP – São José do Rio Preto - SP
Teatro
Curso 12 – Basquete em Cadeira de Rodas.
Prof. Ricardo José de Souza – IWBF | SUDERJ
10h30 às 12h – Mesa Redonda
Teatro
Avaliação Psicológica no Esporte
Prof. Dr. José Maria Montiel – Universidade São Francisco
Prof. MS. Daniel Bartholomeu – UNISAL-SP
14h às 17h30 – Cursos de Extensão e Aprofundamento
Sala 01 
Curso 13 - A prática do Voleibol: implicações técnicas e psicológicas
Prof. Cezar Douglas da Silva – Vôlei Futuro Araçatuba 
Sala 02 
Curso 14 – Aspectos teóricos e práticos do Handebol
Ivan Maziero (Macarrão) – Esporte Clube Pinheiros – São Paulo - SP
Sala 03
Curso 15 – Vigorexia: é possível que a prática de exercício não seja saudável?
Profª MS. Rosana Garcia – UNIP – São José do Rio Preto-SP
Teatro
Curso 16 – Educação Física na Infância
Profª. Drª Irene Conceição Andrade Rangel – Londrina - PR
18h – Saguão
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
19h – Pátio – Performances Artísticas
Apresentação de danças
20h – Teatro - Mesa Redonda: Esporte e Mídia
Prof. Dr. Afonso Antonio Machado – UNESP, Rio Claro – SP
Prof. Maurício Fragata – Fragata Marketing de Entretenimento – SP 

SÁBADO – 16/10
8h – Saguão – Apresentação de trabalhos
9h – Teatro - Conferências de encerramento
Terapia para atletas em período de competição
Prof. Dr. José Maria Montiel – Universidade São Francisco
Prof. MS. Daniel Bartholomeu – UNISAL-SP
11h – Secretaria – Entrega de Certificado
As inscrições podem ser feitas na hora do evento e as taxas custam, para estudante R$ 60,00, para profissionais R$ 90,00, para professores da Secretaria de Esportes e de Educação R$ 20,00. Todos os inscritos ganharão certificados e materiais sobre as palestras e cursos. Para participar como ouvinte das palestras não precisa se inscrever e nem pagar nada.


2º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada
 ao Esporte e à Motricidade Humana
Data: 13/10 à 16/10
Horário: das 8h às 21h, dependendo da palestra ou curso.
Local: Teatro da Unip, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/nº - Jardim Tarraf II
Informações: (17)2137-5000; (17)3201-8890 ou pelo site: www.psicologiadoesporte.esp.br

Francisco José Zambianchi ou Kiko Zambianchi é o artista "cinquentão" do dia de hoje

Kiko Zambianchi, nome artístico de Francisco José Zambianchi (Ribeirão Preto, 14 de outubro de 1960), é um cantor, guitarrista e compositor brasileiro. Começou a tocar guitarra na adolescência, tendo participado de festivais estudantis e peças de teatro, fez shows pelo interior, formou a banda Vida de Rua e aos 23 anos mudou-se para São Paulo, onde foi contratado em um mês pela gravadora EMI. Lançou no final de 1984 o single de "Rolam as Pedras" que estourou nas rádios paulistas e posteriormente em todo o Brasil. Depois disso Zambianchi lança pela EMI o LP Choque, que emplacou três sucessos: a faixa-título, "Rolam as Pedras" e "Primeiros Erros" e ainda tem a participação de Lulu Santos e Marina Lima nas músicas "Nossa Energia" e "Quem Sofre sou Eu" respectivamente. "No meio da rua", outra faixa do disco, entra na trilha sonora do programa Armação Ilimitada da Rede Globo. Marina Lima grava "Eu te amo você" de autoria de Kiko e estoura nas rádios de todo o país e no mesmo ano Erasmo Carlos grava outra música composta por Zambianchi chamada "Manchas e Intrigas". O disco seguinte, Quadro Vivo, foi lançado em 1986 também pela EMI e mostra algumas variações musicais que se seguem por toda a carreira do artista. Já não apresenta um rock simplesmente e em suas músicas já se percebe um pouco de black music. No show de lançamento em São Paulo sobe ao palco para uma participação especial, Dado Vila Lobos da Legião Urbana para cantar ao lado de Kiko "Será" e "Ainda é cedo". Zambianchi toca com Charly García em São Paulo e vai ao seu show novamente no Rio. A faixa "Alguém" incluída na trilha sonora da novela "Roda de Fogo" Rede Globo, projetando seu nome nacionalmente. E tem um vídeo feito exclusivamente para o fantástico com a participação da, até então desconhecida, Carolina Ferraz com quem era casado na época. A faixa "Quadro Vivo" foi bem executada nas rádios, e também ganhou video clipe no Fantástico. E "Nossos Sentimentos" também teve boa repercussão. Em 1987 é lançado o álbum homônimo Kiko Zambianchi, o último lançado pela EMI. Um disco que Zambianchi muda completamente o seu estilo de tocar e apresenta um novo gênero musical, com metais e muito funk presentes o tempo todo mas sempre com uma visão voltada ao Rock and roll. O disco conta com a presença de grandes instrumentistas como Bocato, Léo Gandelman, Jorjão Barreto, Serginho Delamônica entre outros. "Limousine" é o single escolhido pela gravadora, "Você Perde" entra na novela Roda de Fogo da Rede Globo e ganha clipe no Fantástico, e "Tina" é muito executada nas rádios. O curioso é que a capa deste disco foi censurada na pela gravadora, apenas por Kiko aparecer ao lado de uma Limousine (sendo este o antigo nome do álbum). Em 1989 é a vez de Era das Flores, que já fez parte do término da relação do artista e da gravadora EMI. A música "Demônia" toca nas rádios e "Blecaute", música da peça de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, também é bem executada. "Tente de novo amanhã" também é executada nas rádios. Em 1990 gravou uma versão de "Hey Jude", dos Beatles, especialmente para a novela Top Model. A versão, feita por Rossini Pinto, alcançou o topo das paradas de sucesso de todo o país e foi incluída no disco posteriormente. O êxito estrondoso com esse cover não foi bem o que Kiko Zambianchi queria para sua carreira e ele foi pressionado pela gravadora para gravar músicas mais comerciais. Como não aceitou a proposta de virar um artista "romântico", Kiko pediu rescisão do seu contrato com a EMI. Depois disso o Brasil se voltou para a música sertaneja. A maioria dos artistas considerados "dos anos 80" foram praticamente retirados do mercado nacional com poucas exceções. Kiko Zambianchi trabalhou com trilhas sonoras para teatro durante esse período. Foi indicado ao Prêmio APETESP de teatro pela melhor trilha no ano de 1996 com a peça "As Priscilas de Elvis" de Ana Ferreira. Em 1997 lançou o CD KZ, pela gravadora Warner, com remixes de antigos sucessos e músicas inéditas ao lado de Franco Jr, o DJ Mau Mau (M4J), Lee Marcucci e Hans Z. Nesse disco podemos ouvir regravações das composições "Jóia" de Caetano Veloso e "Palco" de Gilberto Gil. Fez em 1998 a trilha da peça "Da Boca pra Fora" de Marcelo Rubens Paiva, também fez algumas trilhas para televisão. Em 2000, foi presença marcante no sucesso do disco "Acústico MTV" da banda Capital Inicial. Nesse trabalho Kiko cantou, arranjou e emprestou o seu maior hit para se tornar o maior hit do disco. Foi a maior vendagem conseguida pela banda em toda a sua carreira e Zambianchi fez mais de 250 shows com a banda por todo o país inclusive o auge do sucesso, o Rock in Rio. Com o sucesso, Kiko foi novamente convidado para trabalhar no disco seguinte do Capital, Rosas e Vinho Tinto. O Capital gravou "Mais" e "Como Devia Eestar" ambas compostas por Alvin, Dinho e Zambianchi. O Ira! grava "Logo de Cara" música composta por Zambianchi e Marcelo Rubens Paiva no disco Ao vivo MTV. Em 2002 é contratado pela gravadora Abril Music e lançou Disco Novo, seu sexto CD solo. O single "Norte e Sul" é escolhido pela gravadora para lançar o trabalho. A música "Tudo é Possível" de sua autoria e que já havia sido sucesso na interpretação da banda O Surto, entra como parte da trilha do seriado Malhação da Rede Globo. No mesmo ano grava o Luau MTV, com destaque para as canções "Ando Jururu" de Rita Lee e "Feira Moderna" de Beto Gudes. Mas depois disso a Abril Music fecha as portas devido a problemas financeiros. Em 2003 Erasmo Carlos volta a gravar outra música do compositor intitulada "O Impossível". Kiko também participou de um show de Erasmo Carlos que deu origem ao CD e DVD ao vivo do cantor onde a mesma música foi novamente regravada desta vez pelos dois juntos em São Paulo. Em 2004 Kiko Zambianchi começa a trabalhar com o produtor americano Disco D e fazem juntos o tema de abertura festa de premiação Hip Hop Honors da VH1 que até 2006 permanecia a mesma. Ajuda o produtor a se instalar no Brasil para a criação do selo "BRAZA" enquanto trabalham juntos. Em 2006 a música "Deu na Loka" de Kiko, antes gravada por Patrícia Coelho é transformada em versão em inglês recebendo o nome de "Right Away" e gravada pelo rapper americano Lil Scrappy, produzido por 50 Cent. A música foi incluída em mais dois discos em 2007 após o falecimento do seu amigo Disco D. Atualmente Kiko se prepara para gravar CD e DVD acústico ao vivo, com os maiores sucessos da carreira, e a gravação ocorrerá em Ribeirão Preto, sua terra natal, em outubro de 2010, para lançamento em 2011.
DISCOGRAFIA: Álbuns de estúdio : Choque (1985) /// Quadro Vivo (1986) /// Kiko Zambianchi (1987) /// Era das Flores (1989) /// KZ (1997) /// Disco Novo (2002) /// Acústico (2011) /// DVDs ao vivo:  Luau MTV (2002) /// Acústico (2011) /// Coletâneas: Meus Momentos (1996) /// Série Bis (2000) /// Série Retratos (2004).

Entrega de órtese e prótese da Rede Lucy Montoro


A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto entrega nesta sexta-feira (15/10) órteses e próteses da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O benefício faz parte do atendimento que foi realizado no município em julho deste ano pela Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro ficou no município por dois dias.   No veículo, que possui cinco consultórios, foram realizados atendimentos às pessoas com deficiência, previamente agendadas de acordo com as suas necessidades. Na ocasião foram contempladas 60 pacientes que já saiam da consulta com sua necessidade de órtese e ou prótese  atendida, aparelhos necessários para ajudá-las nas questões de mobilidade e melhoria na qualidade de vida. Os que precisaram ser feitos sob medida (20 pessoas) serão entregues nesta sexta-feira”, explica Evanilda Amaral, secretária interina dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia. A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, tem como proposta oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, proporcionado pela reabilitação multidisciplinar. A proposta do governo do Estado é de que a Rede Lucy Montoro já existente seja composta de unidades fixas nos municípios de São Paulo, Campinas, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e outros dois no Vale do Paraíba. Os Institutos irão atender pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes.

Secretaria de Assistência promove “Vamos Brincar”


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove nesta sexta-feira (15/10), das 14 horas às 16h30, no Parque Ecológico, o Encontro “Vamos Brincar”, com a participação das famílias atendidas pelo Programa Familiaridade nos dez CRAS -Centros de Referência de Assistência Social. Os encontros grupais do programa abordaram durante este mês o tema criança, tratando do seu desenvolvimento, o seu papel na família e na sociedade, além da importância do brincar e do fortalecimento de vínculos. A partir dessa discussão, será realizado o Encontro “Vamos Brincar”. São esperadas cerca de 500 pessoas,  entre elas: mães, pais e filhos. Serão realizadas oficinas pedagógicas para que os pais junto com seus filhos produzam pipas, bijuterias, brinquedos, participem de brincadeiras antigas como pular corda, corrida do saco, corrida do ovo, bem como divirtam-se nos brinquedos que o próprio Parque oferece. O objetivo central desse trabalho é fortalecer a família e seus vínculos, despertar o papel de proteção dos pais e responsáveis, bem como estimular a afetividade, fraternidade e respeito. No dia também serão oferecidos: cachorro quente, refrigerante, pipoca, algodão doce e ‘sacolinha’ com guloseimas.

Alunos vão aprender sobre canalização do rio Preto


Alunos da rede municipal de ensino participam nesta sexta-feira (15/10) de palestra interativa sobre a obra de canalização do rio Preto. O encontro acontece no Parque Ecológico-educativo “Danilo Santos de Miranda”, às 14 horas. A apresentação do Trabalho Técnico Socioambiental sobre a obra de drenagem urbana sustentável do rio Preto será feita pela equipe da empresa Values Gestão e Treinamento, contratada pela Prefeitura de São José do Rio Preto para acompanhar e desenvolver ações de educação ambiental. Durante a palestra será feita apresentação de material didático-audiovisual sobre como estão sendo realizadas as obras de canalização do rio Preto, que tiveram início este ano, na avenida Philadelpho Gouvea Netto. Esta é a maior obra de combate às enchentes da história de São José Rio Preto. Com a ampliação da calha do rio Preto – canal por onde passa o rio - a vazão da água vai aumentar dos atuais 80 metros cúbicos por segundo para 320 metros cúbicos por segundo. O encontro será acompanhado de debate e esclarecimento de dúvidas com os participantes.


Palestra “Canalização do rio Preto”
Local: Parque Ecológico-educativo “Danilo Santos de Miranda”
 – avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1.300 - Jardim São Francisco
Horário: 14h

A Página da Vida dia 14 mês de outubro de 2009


*

*

CATUÍPE é uma expressão indígena que significa
 "Águas Cristalinas"  e também o nome artístico de uma das...
(Continua na edição do ano passado).  

*

Para ver as fotos ou dar continuidade nas matérias acima ou ver este belo poema de Dorothy Jansson Moretti (Sorocaba – SP) e seu ÌRIS NA TREVA  basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 14 mês de outubro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Trânsito realiza monitoramento em vias da cidade


Monitoramento realizado pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de São José do Rio Preto indica que nas avenidas José Munia e Juscelino Kubitschek mais de 30% dos motoristas não respeitam o limite de velocidade, de 60 Km/hora. O levantamento está sendo realizado desde o início deste mês. Aparelhos de VDM, medidor para contagem de veículos e velocidade, foram instalados em seis pontos.  Até terça-feira (12/10), na avenida José Munia, sentido centro-bairro, foi registrado o tráfego de 9.260 veículos e desses, 38%, 3.527 estavam acima do limite de velocidade. No mesmo período, na avenida Juscelino Kubitschek o índice se repete. De 4.670 veículos 1.778 estavam acima de 60 km/hora, resultando em 38% de motoristas infratores. Na avenida Alberto Andaló foi registrado movimento de 13.996 veículos trafegando sentido centro-bairro. Desse total, 845 veículos estavam com velocidade superior aos 60 km/hora. Na direção contrária, bairro-centro, foram registrados 15.797 veículos e 1.466 acima da velocidade permitida. Na avenida Cenobelino de Barros Serra, sentido rua Capitão Faustino para a avenida João Bernardino Seixas Ribeiro, o VDM registrou 4.471 veículos e 176 acima dos 60 Km/hora. No sentido contrário, da avenida João Bernardino de Seixas Ribeiro para a rua Capitão Faustino, foram 2.875 veículos registrados e 107 acima do limite de velocidade permitido. O secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Aparecido Capello, considera que com a utilização do VDM será possível traçar um perfil do motorista rio-pretense e verificar em quais pontos as autuações ocorrem por puro descaso dos condutores. “Percebemos de imediato, infelizmente, que grande parte dos motoristas não se preocupa em respeitar o limite de 60 km/hora no perímetro urbano”, destaca Capello.

Marga Seoane e seu belíssimo HOJE...


Hoje ... 
Eu entendo que o amor deve ser sempre mais forte e crescer ...
apesar dos contratempos.
Uma boa pessoa para acordar,
não ser mais bonito aos olhos dos outros,
mas vai ser perfeito com seus próprios olhos. 
Você vai acordar para encontrar mais forte
o poder real em seu ser.

ERI pinta JOHNSON borda 15,16 às 21h e 17 às 20h

A Página da Vida dia 13 mês de outubro de 2009

*

Hoje minha prima Maria nascida e residente na Cidade Feitiço 
completa mais um aniversário,e é uma enorme...
(Continua na edição do ano passado).

*


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 13 mês de outubro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

200 anos hoje de Nísia Floresta Brasileira Augusta, considerada a pioneira do feminismo no Brasil

Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, atual Nísia Floresta, 12 de outubro de 1810 — Ruão, França, 24 de abril de 1885) foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos. Filha do português Dionísio Gonçalves Pinto com uma brasileira, Antônia Clara Freire, foi batizada como Dionísia Gonçalves Pinto, mas ficou conhecida pelo pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Floresta, o nome do sítio (fazenda) onde nasceu. Brasileira é o símbolo de seu ufanismo, uma necessidade de afirmativa para quem viveu quase três décadas na Europa. Augusta é uma recordação de seu segundo marido, Manuel Augusto de Faria Rocha, com quem se casou em 1828, pai de sua filha Lívia Augusta. Neste mesmo ano, o pai de Nísia havia sido assassinado no Recife, para onde a família havia se mudado. Em 1831, ela dá seus primeiros passos nas letras, publicando em um jornal pernambucano uma série de artigos sobre a condição feminina. Do Recife, já viúva, com a pequena Lívia e sua mãe, Nísia vai para o Rio Grande do Sul onde se instala e dirige um colégio para meninas. A Guerra dos Farrapos interrompe seus planos e Nísia resolve fixar-se no Rio de Janeiro, onde funda e dirige os colégios Brasil e Augusto, notáveis pelo alto nível de ensino. Em 1849, por recomendação médica leva sua filha, gravemente acidentada, para a Europa. Foi em Paris que morou por mais tempo. Em 1853, publicou Opúsculo Humanitário, uma coleção de artigos sobre emancipação feminina, que foi merecedor de uma apreciação favorável de Auguste Comte, pai do positivismo. Esteve no Brasil entre 1872 e 1875, em plena campanha abolicionista liderada por Joaquim Nabuco, mas quase nada se sabe sobre sua vida nesse período. Retorna para a Europa em 1875 e, três anos depois, publica seu último trabalho Fragments d’un ouvrage inédit: Notes biographiques. Nísia morreu de pneumonia e foi enterrada no cemitério de Bonsecours. Em agosto de 1954, quase setenta anos depois, os despojos foram transladados para o Rio Grande do Norte e levados para sua localidade natal, Papari, que já se chamava Nísia Floresta. Primeiramente foram depositados na igreja matriz, depois foram levados para um túmulo no sítio Floresta, onde ela nasceu. Sua mais completa biografia, Nísia Floresta - Vida e Obra, foi escrita por Constância Lima Duarte, em 1995. Um livro de 365 páginas, editado pela Editora Universitária (da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) que, em 1991, havia sido apresentado como Tese de Douturamento em Literatura Brasileira da autora, na USP/SP. O primeiro livro escrito por ela, e o primeiro no Brasil a tratar dos direitos das mulheres à instrução e ao trabalho intitula-se Direitos das mulheres e injustiça dos homens, e foi inspirado no livro da feminista inglesa Mary Wollstonecraft: Vindications of the Rights of Woman. Mas Nísia não fez uma simples tradução, ela se utiliza do texto da inglesa e introduz suas próprias reflexões sobre a realidade brasileira. Não é, portanto, o texto inglês que se conhece ao ler estes Direitos das mulheres e injustiça dos homens. Nesta tradução livre, temos talvez o texto fundante do feminismo brasileiro, se o vemos como uma nova escritura, ainda que inspirado na leitura de outro. Foi esse livro que deu à autora o título de precursora do feminismo no Brasil e até mesmo da América Latina, pois não existem registros de textos anteriores realizados com estas intenções, mas ela não parou por ai, em outros livros ela continuará destacando a importância da educação feminina para a mulher e a sociedade. São eles: Conselhos a minha filha, de 1842; Opúsculo humanitário, de 1853; A Mulher, de 1859. Em seu livro Patronos e Acadêmicos - referente às personalidades da Academia Norte-Riograndense de Letras, Veríssimo de Melo começa o capítulo sobre Nísia da seguinte maneira: “Nísia Floresta Brasileira Augusta foi a mais notável mulher que a História do Rio Grande do Norte registra”. De fato, a história e a obra de Nísia são de uma importância rara. “Infelizmente, a falta de divulgação da obra de Nísia tem sido responsável pelo enorme desconhecimento de sua vida singular e de seus livros considerados de grande valor”, diz Veríssimo.

Túmulo de Nísia Floresta localizado em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte.

Rahssi e seu belíssimo CENÁRIO VIVO


Porque faço da vida um palco
E do desenho que faço da boca, 
O caminho para chegar à risada... 
Dos olhos, eu faço caminhada, e eles sozinhos;
Constroem rios, perfuram marcas.
E quando eles chovem, eu viro água...
Da farinha que me pinta a cara,
 eu faço escadas (subo todas). 
Não me conheço por vezes! 
E por vezes, sou conhecida em demasiado... 
Alguns me apontam as feridas, 
Outros me sopram os calos.
Outro dia, passei rápido numa vitrine
 e dei de cara com minha cara, 
Sem nada. Sem farinha, boca pintada...
 Tomei um susto daqueles! 
Corri pra casa, refiz-me os passos, 
Subi no palco e voltei pro meu teatro...


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida dia 12 mês de outubro de 2009

*

Hoje dia das Crianças, e como venho fazendo desde o
 primeiro dia da primavera, estou publicando...
(Continua na edição do ano passado).

*

*

Para ver as fotos ou dar continuidade nas matérias acima ou ver este belo poema de meu amigo Clovis Ribeiro da Silva Filho (São José do Rio Preto – SP) e seu LAGRIMAS DAS FLORES  ou a biografia abaixo basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

*

Walter Farah Junior é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 12 mês de outubro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Antônio José Santana Martins ou nosso querido Tom Zé é o artista aniversariante


Tom Zé, nome artístico de Antônio José Santana Martins (Irará, 11 de outubro de 1936) é um compositor, cantor e arranjador brasileiro. É considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. 


A partir da década de 1990 também passou a gozar de notoriedade internacional, especialmente devido à intervenção do músico britânico David Byrne. Nascido em uma família abastada por conta de um bilhete premiado de loteria, Tom Zé passa a primeira infância no sertão baiano. Depois transfere-se para Salvador para seguir estudos ginasiais. Mais tarde, ele diria que sua cidade natal era "pré-Gutenberguiana", pois sua música era transmitida por comunicação oral. Adolescente, passa a se interessar por música e estuda violão. Tem alguma experiência tocando em programas de calouros de televisão nos anos 1960, e acaba entrando para a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, que tem entre seus professores na época Ernst Widmer, Walter Smetak e o dodecafonista Hans Joachim Koellreutter. Na mesma época, se alia a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia no espetáculo Nós, Por Exemplo nº 2, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Com o mesmo grupo, vai a São Paulo encenar Arena Canta Bahia, sob a direção de Augusto Boal, e grava o álbum definidor do movimento Tropicalista, Tropicália ou Panis et Circensis, em 1968. Em 1968, leva o primeiro lugar no IV Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com a canção "São Paulo, Meu Amor". Passou a década de 1970 e 1980 avançando ainda mais seu pop experimental em álbuns relativamente herméticos, sem atrair a atenção do grande público. No final dos anos 1980, é "descoberto" pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads), em uma visita ao Rio de Janeiro, que lança sua obra nos Estados Unidos, para grande sucesso de crítica. Lentamente sua carreira vai se recuperando e Tom Zé passa a atrair platéias da Europa, Estados Unidos e Brasil, especialmente após o lançamento do álbum Com Defeito de Fabricação, em 1998 (eleito um dos dez melhores álbuns do ano pelo The New York Times). Tom Zé compôs, na década de 1990, música para balés do Grupo Corpo. Em 2006 foi lançado o filme Fabricando Tom Zé, um documentário de Décio Matos Jr, sobre a vida e obra do músico.
DISCOGRAFIA: Álbuns de estúdio...1968 Grande Liquidação - Rozemblit /// 1970 Tom Zé - RGE  /// 1972 Tom Zé - Continental (relançado em 1984 como Se o Caso é Chorar) /// 1973 Todos os Olhos - Continental /// 1976 Estudando o Samba - Continental /// 1978 Correio da Estação do Brás - Continental /// 1984 Nave Maria - RGE /// 1990 Cantando com a Plateia /// 1992 The Hips of Traditions - Luaka Bop/Warner Bros /// 1997 Parabelo - Trilha sonora da Cia. de Dança Grupo Corpo (com Zé Miguel Wisnik)- Continental/Warner Music /// 1998 No Jardim da Política /// 1998 Com Defeito de Fabricação - Luaka Bop/WEA /// 2000 Jogos de Armar (Faça Você Mesmo) - Trama /// 2002 Santagustin - Trama /// 2002 20 preferidas - Trama
2003 Imprensa Cantada - Trama /// 2003 Jogos de Armar - Trama /// 2005 Estudando o Pagode-Segregamulher e Amor - Trama /// 2006 Danç-Êh-Sá - Pós-Canção/Dança dos Herdeiros do Sacrifício/7 Caymianas para o Fim da Canção - Tratore /// 2008 - Estudando a Bossa - Biscoito Fino /// 2010 - Pirulito da Ciência" - Biscoito Fino.
Coletâneas - 1990 The Best of Tom Zé - Luaka Bop/Warner Bros /// 1994 Tom Zé - Warner 
Participações - 1968 Tropicália ou Panis et Circensis - Philips /// 2002 Eu Vim da Bahia - BMG Brasil

Abner Sohel e seu belíssimo ESMALTE

não interessa chorar 
pequena garota triste
cristais esmaltados
nas tabernas da minha 
solidão

não se vá agora
que era hora
de me redmir
aquele pássaro
me deixou 
sem imagens
de outro sol

tem óleo
no minha pele
e meu peito
em calos
as unhas depressivas
e as mãos cansadas
de escrever
de comer
de preencher
de arrumar
e recolher
e juntar
o que se quis
perder

tem um espirito 
na vitrine
daquele prédio
de dezembros
coagulando esse
espaço esse pedaço
de tempo e céu
que pausado
em neblina
rouba e luz
de um sorriso qualquer
de um passado
que nunca soube
o seu lugar

de outro dia
outro arrependimento
olhando para trás
desejando voltar
atrás

só me resta chorar
pequena garota 
triste
tem óleo 
nas suas penas
pequenas
quantidades
de ilusão
pequena
tristesa

cristal esmaltado
fagulha recanto
trabalho de uma
pobreza da manhã


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida dia 11 mês de outubro de 2009

*

Hoje dia nacional dos  portadores de necessidades
especiais  de ordem física ou motora, resolvi criar esta...
(Continua na edição do ano passado). 

*

Maria Esther Andion Bueno (São Paulo, 11 de outubro
 de 1939) é uma ex-tenista brasileira, atuante ...
(Continua na edição do ano passado). 

*

Para ver as fotos ou dar continuidade nas matérias acima ou ver este belo poema de Basilina Pereira (Ituiutaba – MG) e seu ENCONTRO DE PRIMAVERA  ou a publicidade do Passeio pela Vida ou a biografia abaixo basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

*


 Venâncio Lima Ferreira  em “ A História de Catanduva
 de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 11 mês de outubro de 2008


**

**

**


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

Semana da Pedagogia e a sua programação

As "pedagogetes" e sua calorosa recepção. 



Veja a programação dos dias anteriores: 


*
Primeiro dia da Semana de Pedagogia 

**
Segundo dia da Semana de Pedagogia

***
 Terceiro dia da Semana de Pedagogia

****
Quarto dia da Semana da Pedagogia

*****
Quinto e último dia da Semana da Pedagogia