terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Manuel Rodrigues Lourenço ou MANDI da primeira dupla caipira "Mandi e Sorocabinha"

Manuel Rodrigues Lourenço- Mandi (1901-1987) e Olégário José Godoy - Sorocabinha (1895-1995) formavam a dupla sertaneja mais antiga do Brasil,durante a gravação do programa Som Brasil,1981/1984.
Manuel Rodrigues Lourenço- Mandi (1901-1987) formaram a dupla mais antiga do Brasil, Mandi e Sorocabinha,durante a gravação do programa Som Brasil, dirigido por Rolando Boldrin1981/1984.

Olegário José Godoy, o Sorocabinha nasceu em
 Dois Córregos/SP em 03 de janeiro de 1895 e faleceu em 
São Paulo/ SP em 10 de julho de 1995.
Manuel Rodrigues Lourenço, o Mandi nasceu em
 Anhembi/SP em 25 de janeiro de 1901 e faleceu em
 Piracicaba/SP em 12 de março de 1987.
Olegário José, o Sorocabinha, era filho do machadeiro e cantador Nhô Juca Sorocaba, também conhecido por Sorocabão. Manuel Rodrigues Lourenço era professor primário e formou em 1917 o Quarteto Caboclo, juntamente com Luís Antônio de Oliveira Júnior, Astrogildo de Lima Peazza e Antônio Ferraz de Arruda. A dupla se conheceu quando o então diretor do Grupo Escolar Rural de Dois Córregos, Manuel Lourenço, viu o caboclo Olegário tocando viola num armazém. Em 1924, Sorocabinha viajou para São Paulo em companhia de Cornélio Pires, fazendo apresentações na capital paulista, no Cine República, com a Turma Caipira formada por Arlindo Santana, Caçula, Ferrinho, Mariano, Sebastião Ortiz, Sorocabinha e Zico Dias. Em 1929, voltou a se encontrar com Cornélio, que estava criando a sua Turma Caipira. Viajou para São Paulo, apresentando-se por cerca de um mês no Cine Paulista em shows diários. No mesmo ano viajaram para o Rio de Janeiro, onde realizaram as primeiras gravações de músicas caipiras. Em seguida rumaram para Santos, onde fizeram as últimas apresentações da Turma Caipira. Pouco depois, Sorocabinha se uniu a Manuel Rodrigues, que adotou o nome de Mandi para criar a Turma Caipira Victor. A dupla gravou cerca de 64 discos pela Colúmbia, RCA Víctor, Odeon e Parlophon. Em 1932, participaram do filme "Vamos Passear", no qual cantaram "Caboclo Feliz", "Caipira Mulato"e "Imposto do Selo". As músicas da dupla são consideradas documentos históricos por falarem de temas da época, como a crise de 29, a Revolução Constitucionalista de 32 e outros. Em 1934, gravaram "Tempo Ruim" e "A Muié que Cortô o Cabelo", de autoria da dupla. Em 1936, Sorocabinha mudou-se para São Paulo, o que dificultou a continuação da dupla, pois Mandi permaneceu em Piracicaba. Mesmo assim, a dupla ainda duraria mais dois anos. Sorocabinha continuaria com outros parceiros até 1951, quando encerrou definitivamente a carreira. (Texto extraído do site Dicionário Cravo Albin).

Nenhum comentário: