sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil de são José do Rio Preto instala equipamento para dobrar produção


A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil de São José do Rio Preto está instalando um novo equipamento que visa aumentar de 40 para 90 toneladas por hora a capacidade da reciclagem de restos de construção. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos neste mês de fevereiro. De acordo com o gerente do complexo de reciclagem, Norival Teixeira da Costa, a quantidade de entulho da construção civil que a Usina recebe passou de 750 para 1,1 mil toneladas por dia. “Com o peneirão será possível em um único processo de usinagem apurar os materiais de base e sub-base o que dará mais agilidade e eficiência a manutenção de estradas rurais e outros serviços”, informou Costa. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos Lima Bueno, explicou que foram investidos cerca de R$ 200 mil na aquisição deste novo maquinário. “O peneirão prevê o dobro da capacidade de produção e proporciona uma pavimentação ecológica com 100% de aproveitamento. O equipamento elimina todos os contaminantes de resíduos da construção civil”, explicou. O projeto de instalação deste novo equipamento é de responsabilidade técnica das Secretarias do Meio Ambiente e Serviços Gerais.
Usina de Reciclagem

A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil é referência para todo o Brasil. Recebe material dos 16 Pontos de Apoio mantidos pela Prefeitura e que erradicaram os mais de 1,4 mil locais de descarte clandestino. Depois de separado e selecionado, o entulho é transformado em areia grossa, brita tipo 1 e pedrisco. Este material serve de matéria-prima para a fabricação de mais de 30 tipos de produtos, como guias, bancos, estacas e mesas, entre outros. Os 16 Pontos de Apoio recolheram em 2010 cerca de 30 mil toneladas de entulho, que se transformaram em 5 mil guias de rua, 2,5 mil filetes para canteiros, 2 mil blocos de vedação, entre outros produtos.

Nenhum comentário: