quarta-feira, 30 de março de 2011

Oficina Cultural Fred Navarro e sua programação e atividades gratuítas deste primeiro semestre


As Oficinas Culturais de todo o estado abrem inscrições para cursos gratuitos a partir do dia 5 de abril. Serão oferecidos cerca de 700 atividades com quase 24 mil vagas para cursos de artes plásticas, história em quadrinhos, cinema, teatro, dança, circo, literatura, música e audiovisual, entre outros, sempre com o objetivo de formar novos públicos, capacitar pessoas que trabalham diretamente com cultura e colaborar para a pesquisa e experimentação das diversas linguagens artísticas. A Oficina Cultural Fred Navarro, de São José do Rio Preto, oferece 9 atividades, que acontecerão na sede. A região será contemplada com 50 projetos que serão desenvolvidos em parceria com as prefeituras municipais, com atividades como: exposições e mostras artísticas, debates, oficinas, workshops entre outros, que auxiliam no desenvolvimento cultural de todos os municípios, abraçando diferentes públicos, como crianças, jovens, adolescentes, pessoas da terceira idade e com deficiências e muitos outros. A programação completa (inclusive da região) você encontra no site: www.oficinasculturais.org.br

Programação da sede:
  
OFICINA DE DESENHO “CRIAÇÃO E OBSERVAÇÃO”
Coordenação: Guto
30/04 a 18/06 – sábados – 9h às 12h
Público: estudantes e profissionais das áreas de moda, arquitetura e artes plásticas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 11 a 28/04
Seleção: carta de interesse
15 vagas 
Quem coordena é o artista plástico Guto, graduado em Educação Artística–Artes Plásticas pela UNESP. Como arte-educador, ministra oficinas sobre diversas linguagens, das artes circenses à área do grafite.
Nesta atividade o aluno terá contato com os conceitos e técnicas de representação gráfica, por meio do desenho de observação, além de desenvolver a capacidade de captar elementos como formas, luz, linha e dimensão, e transmiti-los ao desenho.

WORKSHOP “LEITURAS DO SIGNO: PLASTICIDADE”
Coordenação: Geraldo Matos
15 a 17/06 – quarta a sexta-feira – 18h30 às 20h30
Público: interessados em artes plásticas, a partir dos 14 anos.
Inscrições: 16/05 a 13/06
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas 
Geraldo Matos cursa Licenciatura em Filosofia. Como artista plástico, possui intensa vivência cultural e apto a trabalhar com gráficos informatizados. Desenvolve softwares com o objetivo de tornar visíveis aspectos do signo teorizados por Charles SandersPeirce. Este workshop proporcionará a discussão das implicações da principal teoria a respeito dos signos pela perspectiva da plasticidade. Com isso ele 
pretende conduzir o olhar do participante para uma melhor percepção e apreciação do universo conceitual da arte contemporânea, principalmente no que diz respeito às artes plásticas, levando-o a entender a presença do signo em uma obra.

OFICINA DE FOTOGRAFIA “FRAGMENTOS URBANOS”
Coordenação: Nathy Silva
20/04 a 08/06 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: iniciantes na área de fotografia que tenham máquina fotográfica digital compacta ou do tipo DSLR
Inscrições: 05 a 18/04
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas 
A coordenação é de Nathy Silva que tem em seu currículo a organizadora do coletivo fotográfico Click Role, além de várias exposições em nossa cidade e também no exterior (Portugal e Argentina).
Esta oficina tem como foco, desenvolver e estimular a percepção, a criatividade e o olhar apurado na área da fotografia. Os participantes serão incentivados a focar sua visão nos detalhes de construções urbanas em geral, e aprenderão técnicas para o aperfeiçoamento de suas fotos.

OFICINA DE DESENHO – ESTILO MANGÁ
Coordenação: Silas Fernando
11/04 a 30/05 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: iniciantes na área, a partir de 13 anos.
Inscrições: 05 a 09/04
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas 
Coordenada por Silas Fernando, experiente professor de desenho, da cidade de Barretos. Coordena, desde 1999, diversos cursos na área, como desenho clássico, infantil, mangá e desenho para pintura em tela. Esta atividade foi programada para atender jovens que estão no início da aprendizagem do estilo japonês de HQ. Consta no programa a história e a cultura do mangá, os principais desenhistas e suas obras, além da prática do desenho e da criação de personagens.

OFICINA DE APERFEIÇOAMENTO EM DESENHO MANGÁ
Coordenação: Silas Fernando
06/06 a 22/08 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: ilustradores e estudantes de desenho com conhecimentos básicos em mangá
Inscrições: 16/05 a 04/06
Seleção: carta de interesse
20 vagas 
Esta atividade, também coordenada por Sila Fernando, já contempla um público que possui conhecimentos do mangá, e tem como objetivo aprimorar e apurar o traço dos participantes, além de trabalhar procedimentos relacionados à composição da cena e à ação propriamente dita.
  
OFICINA DE INICIAÇÃO À LEITURA E ESCRITA MUSICAL
Coordenação: André Vernino
12/04 a 28/06 – terças-feiras – 18h30 às 20h30
Público: músicos e instrumentistas iniciantes, a partir dos 16 anos
Inscrições: 05 a 11/04
Seleção: carta de interesse
20 vagas 
Coordenada por André Vernino que é habilitado em Iniciação Musical e Didática do Piano para educadores, na Itália. Aperfeiçoou seus estudos ainda nesse país e na França. Ministra cursos de iniciação e percepção musical, além de atuar como regente e professor de piano.
Nesta atividade ele propõe  os interessados, principalmente músicos “de ouvido”, na leitura e escrita musical, apresentando todas as vantagens desse meio de comunicação. O conteúdo será abordado de forma a manter o contato contínuo com o som e a música real, com atividades de 

audição, canto e execução instrumental.

WORKSHOP DE PREPARAÇÃO VOCAL
Coordenação: Isis de Paula
04 e 11/06 – sábados – 9h às 12h
Público: cantores, arte-educadores, atores e outros interessados com conhecimento, a partir de 16 anos.
Seleção: carta de interesse
30 vagas 
Isis de Paula é graduada em Fonoaudiologia pela UNESP e mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Tem atuado na preparação vocal de atores e ministrado palestras nessa área.
Este curso é voltada àqueles que utilizam a voz como seu instrumento de trabalho. Terão a oportunidade de conhecer os caminhos para dinamizar o desempenho vocal. 

OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS PERFORMÁTICAS
Coordenação: Sarah Carvalho
12/04 a 31/05 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: atores, dançarinos e estudantes de artes cênicas, acima de 18 anos
Inscrições: 04 a 11/04
Seleção: carta de interesse
20 vagas 
Sarah Carvalho possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Desenvolveu projeto na área de pesquisa de performance. Produz eventos relacionados às artes cênicas e trabalhos com videoperformance. Com sua experiência, a coordenadora desta atividade visa ampliar o conhecimento da linguagem da performance — cada vez mais presente nas artes cênicas —, por meio de um panorama de seus fundamentos teóricos, de exercícios práticos e de laboratórios vivenciais.
  
OFICINA DE TÉCNICAS PERFORMÁTICAS – BODY ART
Coordenação: Sarah Carvalho
07/06 a 02/08 – terças-feiras – 17h30 às 21h30
Público: atores, dançarinos e demais estudantes de artes cênicas, com conhecimentos em arte performática, acima de 18 anos.
Inscrições: 16/05 a 04/06
Seleção: currículo
20 vagas 
Nesta oficina Sarah trabalhará a capacidade de se usar o corpo como objeto de arte, como suporte de símbolos, relacionando a arte ao cotidiano e reeditando certas práticas utilizadas por sociedades “primitivas”, como pinturas corporais, ritos e exercícios que exploram diferentes planos de expressão —corporalidade, oralidade e interioridade.


OFICINA CULTURAL FRED NAVARRO
 fones (17) 3234 2405 / 3212 9235   
R: Coronel Spínola de Castro, 5084 – Imperial  
Cep: 1505-500 – São José do Rio Preto / SP
Twitter: @oficinacultural
E mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br

Nenhum comentário: