quarta-feira, 30 de março de 2011

Saúde realiza mutirão de exames papanicolaou no Jardim Felicidade e São José do Rio Preto 1


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Diretoria de Atenção Básica, realiza nesta quarta-feira (30/3) mutirão noturno para exames preventivos de papanicolaou na UBSF -Unidade Básica de Saúde da Família que atende os bairros Jardim Felicidade e Rio Preto 1, ambos localizados na região Leste do município. A iniciativa faz parte de ciclo de eventos alusivos à promoção da saúde que serão desenvolvidos em UBSs do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância da prática de atividades físicas e exames preventivos. De acordo com a Diretoria de Atenção Básica, pode participar do mutirão qualquer mulher que seja residente na área de abrangência da Unidade de saúde e tenha idade a partir de 20 anos. O atendimento será realizado das 17 às 20 horas. O horário alternativo é uma forma de atender à população que trabalha durante o dia. Durante o mutirão, a usuária do SUS -Sistema Único de Saúde não precisa agendar consulta, basta comparecer à Unidade de Saúde portando documentos pessoais e caso já possua o Manual Vivendo com Qualidade deve levá-lo. Na ocasião também serão realizados exames pré-agendados de eletrocardiograma. Também serão realizados exame preventivo da mama, além de testes sorológicos para HIV, Sífilis e Hepatite. O resultado do exame deve ser retirado na própria Unidade a partir do dia 15 de abril. Casos em que forem constatadas  alterações serão encaminhados para tratamento específico.
Outras ações
No último sábado (26/3), a UBSF -Unidade Básica de Saúde da Família Cidade Jardim realizou o “Mexa-se, coração”, que orientou a população local sobre a prática correta de exercícios físicos e alimentação saudável. Nesta terça-feira (29/3) os moradores da Estância Santa Catarina, na área de abrangência da UBSF Engenheiro Schmitt, receberam orientação sobre saúde bucal. Na quinta-feira (31/3), a UBSF Jardim Simões/Renascer realiza mutirão de exames preventivos noturno. Na ocasião serão oferecidos à população exames como o papanicolaou, preventivo de câncer de útero, mamografia, além de testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite. 
Papanicolaou 
Simples e rápido, o papanicolaou é um exame que pode detectar ainda no início o câncer de colo de útero, o que aumentam as chances de um bom prognóstico da doença. Nos últimos seis anos, segundo levantamento do programa de Saúde da Mulher, a doença causou o óbito de 60 mulheres no município. Por mês, são realizados em média 2,1 mil exames em toda a rede pública de saúde do município. Pode ser realizado em qualquer Unidade de Saúde do município, mediante agendamento prévio com a enfermagem ou durante consulta médica com o ginecologista.

Mutirão noturno preventivo, na 
UBSF Jardim Felicidade/Rio Preto 1
Data – 30/3/2011
Horário – a partir das 17h 

Mutirão preventivo, na
UBSF Jardim Simões/Renascer 
Data: 31/3/11 
Horário: a partir das 17h

Nenhum comentário: