sábado, 2 de abril de 2011

Centenário do Guarani Futebol Clube é comemorado em selo postal pelos Correios


Em comemoração ao centenário do Guarani Futebol Clube, os Correios emitem hoje na cidade de Campinas (SP), um selo postal (de emissão comemorativa). Trata se de mais um clube homenageado, que compõe a Série Clubes de Futebol – Rumo à Copa de 2014.
De autoria dos artistas R. E. Macedo e F. P. Silva, o selo apresenta, em primeiro plano, a logomarca comemorativa do Centenário do Guarani Futebol Clube, cujo desenho foi baseado no distintivo oficial do Clube, acrescido de contornos dourados, ano de centenário e flâmula dourada com o indicativo de 100 anos. Em segundo plano, é representado o momento da conquista do Título de Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1978, ocorrida no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em 13 de agosto daquele ano. As estrelas simbolizam as grandes conquistas do Clube: a dourada, o título de Campeão Brasileiro, em 1978, e a prateada, o título de Campeão Brasileiro da Taça de Prata, em 1981. A cor verde caracteriza o Clube. Foi utilizada a técnica da computação gráfica.
Foram impressos 300 mil selos a R$ 1,10 cada (1º Porta Carta Comercial). 
A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).



Histórico
O Guarani Futebol Clube foi fundado na cidade de Campinas, estado de São Paulo, no dia 2 de abril de 1911, por um grupo de jovens: Pompeo de Vito, Hernani Matallo, Vicente Matallo (primeiro presidente do Clube), Antonio de Lucca, Romeo de Vito, José Trani, Luiz Bertoni, Angelo Panattoni, Miguel Grecco, José Giardini, Júlio Palmieri, todos descendentes de italianos, e Alfredo Seiffert Jacoby Jr., descendente de alemães.
A fundação do clube deu-se em uma reunião na Praça Carlos Gomes, quando os jovens escolheram o nome em homenagem à ópera “O Guarani”, obra mais conhecida do maestro e compositor clássico Antonio Carlos Gomes, nascido em Campinas, no século XIX, e reconhecido internacionalmente.
O Guarani Futebol Clube tornou-se, com o passar dos anos, o principal clube de futebol profissional de uma cidade do interior, em todo o Brasil. Foi o primeiro clube do interior paulista a ser Campeão Estadual Amador, em 1944. Os primeiros títulos da era profissional foram os de campeão da 2ª divisão paulista de 1949 e dos Torneios-Início dos Campeonatos Paulistas de 1953, 1954 e 1956. A Taça dos Invictos da Gazeta Esportiva, em 1970, e a Taça Almirante Heleno Nunes (referente à conquista do primeiro turno do Campeonato Paulista), em 1976, são marcos da ascensão do Clube nos anos 70. O auge dessa evolução foi marcado pelo inédito Campeonato Brasileiro conquistado em 1978.
Até hoje, o Guarani é o único clube do interior a ter conquistado o título da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O time conquistou, ainda, dois vice-campeonatos brasileiros, em 1986 e 1987, classificando-se em três oportunidades para a disputa da Taça Libertadores da América, principal competição sul-americana de futebol.
Seu primeiro estádio, inaugurado em 1923, deu lugar, em 31 de maio de 1953, ao “Brinco de Ouro da Princesa”, um dos maiores estádios particulares do Brasil, já tendo recebido públicos superiores a 50.000 pessoas.
Seu apelido é “Bugre”; seu mascote, um índio.
O Guarani integra o “Clube dos 13”, entidade que congrega os principais clubes de futebol do Brasil.


Nenhum comentário: