segunda-feira, 18 de abril de 2011

Paixão de Cristo espera reunir milhares de fiéis em nossa vizinha cidade de Bálsamo - SP


Considerada uma das encenações da Paixão de Cristo mais vista de toda a região Noroeste Paulista, mais uma vez os fiéis da paróquia Nossa Senhora da Paz, em Bálsamo, se preparam para a “Caminhada com Jesus” com a encenação da Paixão de Cristo, que ocorre na madrugada da sexta-feira, dia 22 de abril.
 O início da “Caminhada com Jesus”, como hoje é conhecido o evento, remonta à madrugada da Sexta Feira Santa de 1986, na qual se deu início a uma procissão em Bálsamo, com a finalidade de lembrar a Paixão de Cristo. Nesta época tal procissão era realizada por mais ou menos 27 pessoas, que percorriam um trajeto de quase quatro quilômetros e meio, desde a capela de Nossa Senhora Aparecida, na cidade, até um Cruzeiro, já na zona rural. Durante a caminhada era rezada e meditada a Via Sacra ao longo de todo o caminho. Com o passar do tempo, o número de pessoas que participavam desta procissão foi aumentando. Então, em 1997 foi criada uma encenação da paixão e morte de Jesus Cristo, representada por fiéis da comunidade. A encenação tinha início em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os atores e demais fiéis percorriam o trajeto mencionado, somente à luz de velas e meditando a Via Crucis até chegarem ao Cruzeiro, onde era encenada a crucificação e morte de Jesus.
No início, a encenação era realizada de maneira simples, mas todos gostaram da idéia. Com o passar do tempo, ela foi evoluindo, passando a ter mais integrantes, mais detalhes e efeitos, sempre contando com o apoio da comunidade de forma geral. No ano de 2004, o evento teve grande repercussão, tendo sido mostrado numa reportagem em rede nacional, contando com cerca de 80 fiéis na encenação, mais de 4 mil fiéis na procissão e com a presença do então bispo diocesano, Dom Orani João Tempesta.  Em 2009, devido ao grande público esperado, o evento teve início no palco da praça central de Bálsamo e chegou a contar com mais de 100 fiéis na encenação. O público neste mesmo ano superou 5.000 fiéis. Desta vez foi Dom Paulo Mendes Peixoto quem também esteve presente prestigiando o evento. Assim como nos anos anteriores, em 2011 a Caminhada com Jesus terá três etapas: início da encenação da Paixão de Cristo às 3 horas da manhã no Palco da Praça Central de Bálsamo, em frente à Igreja Matriz, em seguida a caminhada penitencial com a meditação da Via Sacra e por fim, no Cruzeiro, a encenação da crucificação e morte de Jesus. A expectativa de público para este ano é maior ainda. Por isso, alguns detalhes para a comodidade dos fiéis estão sendo preparados. Novamente será realizada a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem repassados a famílias carentes. Haverá no local do início da encenação um ponto para a coleta dos alimentos. Assim, os organizadores pedem a colaboração de todos para que levem se possível qualquer gênero e quantidade de alimentos não perecíveis. A intenção da Caminhada com Jesus, ao longo destes anos, tem sido proporcionar um momento de interiorização no qual se possa fazer uma revisão de nossas vidas segundo o exemplo de Jesus e que se possa sentir o amor demonstrado por Ele a toda a humanidade. Um amor incondicional, sem limites, que nem mesmo a morte conseguiu destruir.
   
 Monte Aprazível assiste à peça
 sobre Paixão de Cristo 

O ginásio de esportes de Monte Aprazível recebe, no dia 22, às 20h, o espetáculo “O maior julgamento da história”, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A apresentação diz respeito à Paixão de Cristo. São 80 atores amadores em cena, com trilha sonora dublada em dolby digiatal. Mais informações pelo site www.paixaodecristo.monteaprazivel.com. (texto de Harley Pacola).

Um comentário:

Equipe Caminhada com Jesus - Bálsamo disse...

Olá Amigos!

Muitíssimo obrigado por colaborar conosco na divulgação da Caminhada com Jesus 2011.
Faço parte da equipe que organiza o evento e fiquei muito feliz ao vê-lo divulgado em vosso blog. Espero que assim como aqui, tenha dado tudo certo em relação a vossa encenação!
Que Deus vos abençoe! É o que desejamos de coração!
Muito obrigado!
Equipe Caminhada com Jesus - Bálsamo.