quinta-feira, 28 de abril de 2011

Unesp/Ibilce de Rio Preto elege nova diretoria

Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira e José Roberto Ruggiero


Foi realizada, nesta terça-feira (26/04) à noite, a apuração de votos da eleição de diretor e vice-diretor da Unesp de Rio Preto/ Ibilce para o quadriênio 2011-2015. A vencedora do pleito foi a chapa composta pelo professor José Roberto Ruggiero, do Departamento de Física, para o cargo de diretor, e pela professora Maria Tercilia Vilela de Azeredo Oliveira, do Departamento de Biologia, candidata a vice-diretor. Foram colhidos votos de professores, servidores técnico-administrativos e alunos nos dias 25 e 26; já a homologação dos resultados, será feita na segunda-feira (02/05). Os professores – que tomam posse no dia 27 de maio – irão assumir a posição hoje ocupada pelo diretor do Ibilce, Carlos Roberto Ceron, e seu vice, Vanildo Luiz Del Bianchi, cuja gestão termina no dia 29 de maio.  Feliz com o resultado, o diretor eleito destacou que sua atuação será pautada pelo lema do diálogo com a comunidade, conforme repetiu várias vezes no período de campanha. “Vamos dar prioridade à realização de reuniões com os diferentes setores para buscar a melhor articulação entre as funções de trabalho e o atendimento às principais demandas em ensino, pesquisa e extensão”.  A vice-diretora eleita, Maria Tercília, enfatizou que o período de campanha, embora rápido – cerca de três semanas – possibilitou à sua chapa um conhecimento mais atual quanto às necessidades de cada área do câmpus. “Iremos então acrescentar e modificar algumas ações em nossa proposta de gestão”, disse.  Entre as questões gerais que pautam as propostas de Ruggiero e Maria Tercília, estão: decidir se a diversidade das áreas cientificas e técnicas que compõem o Instituto é o melhor caminho para alcançar a excelência e a internacionalização buscadas pela universidade; planejar o uso do atual espaço físico do câmpus; e acompanhar a criação do parque tecnológico na cidade, por meio de uma participação ativa nesse processo.
 Processo eleitoral
Os quatro candidatos foram unânimes em ressaltar a tranquilidade com que transcorreu a campanha eleitoral, sendo pautada pelo respeito entre as pessoas. “Fiz questão de ser o primeiro a parabenizar a dupla vencedora, pois, antes de tudo, essa foi uma disputa entre colegas”, afirmou o professor Raul Aragão Martins, candidato ao cargo de diretor em chapa formada com o professor Fernando Luís Fertonani.  A Comissão Eleitoral, presidida pela professora Araguaia Roque, enalteceu o respeito e a cordialidade que marcaram a conduta dos professores das duas chapas: “A comissão eleitoral ficou satisfeita com a participação ativa da comunidade universitária no processo eleitoral e também com a boa vontade demonstrada no atendimento de nossas solicitações por parte de todas as instâncias administrativas e acadêmicas do Ibilce”, disse.
 Professores eleitos
Ambos os docentes eleitos para os cargos de diretor e vice-diretor têm em seu currículo extensa experiência em atividades administrativas da Universidade. Professor da Unesp há 32 anos, o professor José Ruggiero relata que, pelo menos em 16 deles, foi membro da Congregação, órgão máximo do Instituto. Pós-doutor em Física Fundamental pela Universidade de Trieste, na Itália, e livre-docente pela Unesp, Ruggiero atualmente é representante no CO (Conselhos Universitário da Unesp) e no Cade (Conselho de Administração e Desenvolvimento). Atua, ainda, a convite da Pró-Reitora de Graduação como articulador dos cursos de graduação em Física da Unesp.
 Docente do Ibilce desde 1983, Maria Tercília atua na área de genética. É livre-docente em Biologia Celular e, atualmente, está inscrita para realizar o concurso de professor titular. Tem ampla atuação junto aos cursos de graduação em Biologia e em Engenharia de Alimentos e junto aos Programas de Pós-Graduação em Biologia Animal e Genética – nesse último, também na área administrativa, tendo sido coordenadora e vice-coordenadora. É vice-presidente da CPEU (Comissão Permanente de Extensão Universitária), membro titular da Câmara Central de Graduação, na subárea de Ciências Biológicas, e já realizou atividades em mais de 60 diferentes comissões designadas por portarias.

Nenhum comentário: