quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estância Terras de São José recebe nesta sexta-feira (17/6) ônibus do Saúde Itinerante


A Estância Terras de São José será o loteamento visitado pelo projeto Saúde Itinerante nesta sexta-feira (17/6). A região compreende as áreas da UBS –Unidades Básicas de Saúde do Jaguaré e UBSF –Unidades Básicas de Saúde da Família São José do Rio Preto I e São Deocleciano. Das 8 às 17 horas, uma equipe, com cerca de 30 profissionais da área da saúde, atende à população local com consultas médicas e odontológicas. O projeto tem percorrido, desde fevereiro, áreas de loteamentos em fase de regularização. No total, 18 loteamentos já foram visitados, atendendo uma média de 800 pessoas em cada uma das ações. O serviço disponibiliza estrutura de uma Unidade de Saúde, priorizando o atendimento preventivo, por meio de um ônibus com apoio de profissionais de saúde. Durante a permanência da Unidade Itinerante, a população tem acesso a atendimento médico, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos como papanicolau e testes sorológicos.
Projeto
A Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, percorre regiões da cidade já pré-determinadas.
Além dos serviços oferecidos no ônibus, os agentes de saúde realizam buscas ativas a gestantes que faltam a pré-natais e vacinação; de sintomáticos respiratórios e de hansênicos. É feito monitoramento das crianças matriculadas no Programa Bolsa-família. Campanhas de combate à dengue e prevenção contra as DSTs também são realizadas durante as visitas aos loteamentos. 

Nenhum comentário: