terça-feira, 14 de junho de 2011

Selo personalizado e carimbo comemorativo marcam os 50 anos do nosso IELAR


No mês de comemoração do cinquentenário do Instituto Espírita Nosso Lar – IELAR, os Correios lançam nesta quarta-feira (15), durante Sessão Solene, às 20 horas, na Câmara Municipal de Rio Preto, Rua Silva Jardim, 3357 – Centro, São José Rio Preto (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 50 anos de história do Instituto. 
Na ocasião, o IELAR também será homenageado com a outorga da “Medalha 19 de Julho e o Diploma de Gratidão da Cidade de São José do Rio Preto”, nos termos do Decreto Legislativo nº 1.116/2011, de autoria do vereador Dr. Emanuel Pedro Tauyr.
O lançamento das peças filatélicas teve total adesão da atual Diretoria, através da iniciativa da funcionária do IELAR, Adriana Tavares, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados  e do carimbo comemorativo alusivos ao cinquentenário da entidade. 
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa ao centro o número 50, abaixo 1961 – 2011, em alusão ao cinquentenário e ao período de existência da instituição. 
No interior do número “0”, a flor que é a logomarca do IELAR. Na parte superior a inscrição CINQUENTENÁRIO. Completam o conjunto visual, os dizeres: Instituto Espírita Nosso Lar. 
Foram confeccionadas 1.212 unidades do selo, as quais serão utilizadas nas postagens de correspondências do Instituto.



Já o carimbo comemorativo, de autoria do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, apresenta ao centro a imagem da logo do Instituto Espírita Nosso Lar acompanhado ao lado direito pelos dizeres “50 anos”. Ao redor, em círculo, os dizeres: IELAR – Instituto Espírita Nosso Lar – Correios – São José do Rio Preto-SP e o período de circulação do carimbo: 15.6 a 14.7.2011, período esse em que, após seu lançamento oficial (15), ficará na Agência Central dos Correios de Rio Preto (Rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo após esta data
encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


HISTÓRIA
Fundado em 1961, o IELAR tem uma história que antecede sua fundação. Esse antecedente tem nome: Rosalina Longo Fasanelli, ou D. Rosa, como ela gostava de ser chamada.
À época, muitos morriam em casebres e ao se recolher seus parcos bens, encontravam-se uma receita médica já envelhecida, sob a imagem de um santo, mas nenhum sinal do remédio.
D. Rosa, com fé e coragem começa a fornecer remédios aos mais necessitados. Pedia-os, ganhava-os, doava-os. A casa de D. Rosa na rua XV de Novembro, fica conhecida como Centro Espírita da Rua XV e, em seu quarto, não há mais um centímetro sequer desocupado.
Todo o espaço disponível guarda, organizados em caixas, remédios e roupas. Atraídos pela nobreza e grandeza do trabalho, surgiram voluntários. D. Rosa contava agora com a ajuda de amigos. A necessidade de um maior espaço físico é urgente. Juntos alugam um galpão na rua Rubião Júnior, próximo ao Colégio Santo André, onde antes funcionava uma carvoaria.
Com muito trabalho, os voluntários limparam o local e ergueram paredes de Eucatex para dividir o espaço.
O local ficou muito bom e foi batizado de Grupo Fraterno Irmã Eunice. Alguns anos depois mudaria para o novo local, num terreno doado pela gestão municipal, onde, com muito empenho dos abnegados, constituiu-se a nova sede sob o nome agora oficial de INSTITUTO ESPÍRITA NOSSO LAR.
Atualmente o IELAR é a maior obra filantrópica social da região e uma das maiores do estado de São Paulo, contando com 20.000 colaboradores e 350 voluntários, prestando atendimento humanizado nas diferentes áreas: saúde, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização em nível de proteção básica e de proteção especial com dois abrigos para vítimas de violência, sendo um infantil e um para mulheres vitimizadas.
 Fonte: http://www.ielar.com.br


Nenhum comentário: