domingo, 3 de julho de 2011

10 motivos para começar a sua caminhada!


VALE A PENA CONFERIR!!!

Para quem é sedentária(o) ou seja, nunca praticou – ou está há muito tempo sem – uma atividade física, a caminhada pode ser a primeira iniciativa para deixar a preguiça de lado e mudar de vida. Por isso, a W Run listou, com a ajuda de três treinadores, os dez principais motivos para você começar a andar ainda hoje.
*Atividade acessível.
 Caminhar não exige tanto investimento financeiro quanto se tornar membro de uma academia, por exemplo. Um bom tênis e roupas adequados à atividade física já são suficientes para começar os treinos.

*Mais saúde.
 A caminhada superior a 40 minutos reduz as chances do aparecimento de determinados problemas como osteoporose, hipertensão, diabetes, infarto e até mesmo o AVC. Andar com regularidade ainda melhora o funcionamento do coração, que passa a bombear o sangue com menor esforço. Além disso, é possível ter mais controle dos níveis de colesterol.

*Ganhos em bem-estar. 
 Quem anda se sente mais disposta durante o dia, pois produz endorfina, o hormônio do prazer, e libera serotonina, substância associada à depressão.

*Sono tranquilo.
Se respeitar os limites do próprio corpo e praticar esse exercício de forma moderada, serão notados benefícios na qualidade do sono.
É possível perceber melhoras como a diminuição do tempo necessário para dormir, mais continuidade (tempo sem despertar) e menor sensação de cansaço.
*Mais amigos.
 A praticante pode aumentar o círculo de amizades ao optar por grupos de caminhada e, até mesmo, convidar algum familiar ou amigo para que ambos se sintam mais motivados.

*Perda de peso.
 Por ser uma atividade aeróbia, caminhar auxilia no emagrecimento – desde que aliada a uma boa alimentação. Esse ganho é ainda maior para as sedentárias, já que o esforço (e, consequentemente, a frequência cardíaca) é maior.

Mente saudável
 O sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigênio nos órgãos. Devido a maior oxigenação cerebral, há também uma melhora na memória.

Corpo tonificado
 Com a evolução das passadas após algumas semanas, é possível intensificar os treinos com subidas e utilizar ainda mais os membros inferiores. A musculatura ficará mais tonificada e os glúteos fortalecidos. Aliás, as caminhantes trabalham mais essa área do que as corredoras pela ausência da fase aérea da passada, ou seja, por permanecerem mais tempo com os pés no chão.

Ação antioxidante
 A maior produção de substâncias antioxidantes – que matam os agentes agressores do organismo – alcançada com a prática de uma atividade física ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Atividade de baixo impacto
 Por não causar muito impacto às articulações, as iniciantes podem caminhar até mais de quatro vezes por semana e por um período mais longo.

Fontes: Camila Hirsch, diretora-técnica da Personal Life Assessoria Esportiva no Rio de Janeiro (RJ), Christina Draheim, personal trainer da academia Top Spin Big Ball, de São Bernardo do Campo (SP) e Fernando Pessoa, treinador da Race Consultoria Esportiva, de São Paulo (SP).

Nenhum comentário: