sábado, 9 de julho de 2011

Correios registram em selo os 200 anos da Associação Comercial da Bahia


Os Correios lançam no próximo dia 15 de julho na cidade de Salvador (BA), um selo (de emissão comemorativa), de tiragem limitada com 300 mil exemplares, em comemoração aos 200 Anos da Associação Comercial da Bahia. O selo terá valor facial de R$ 1,10 e poderá ser adquirido nas
agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
A peça filatélica reproduz a logomarca do bicentenário da Associação Comercial da Bahia, destacando, ao centro, a imagem atual de sua sede, posicionada sobre o número 200, indicando os dois séculos da entidade. Acima, o nome da ACB e o ano de sua fundação. A aplicação da cor azul em diversas tonalidades sugere a ideia de passado, presente e futuro, além de conferir ao motivo enfocado um ar de nobreza e perenidade. O design ficou a cargo do artista Domingos Guerra Junqueira, que utilizou as técnicas de fotografia e de computação gráfica.


HISTÓRICO
A primeira entidade de classe do Brasil e a mais antiga das Américas, criada no dia 15 de julho de 1811, a Associação Comercial da Bahia – ACB comemora, neste ano, 200 anos de atuação ininterrupta.
Quem passa pela Praça Conde dos Arcos, em Salvador, capital do Estado da Bahia, logo se depara com o imponente prédio em estilo inglês, do século XIX, sede da Associação Comercial da Bahia, edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Salvador já era “uma das cidades mais comerciantes da Monarquia”, como escreveu, a 12 de abril de 1811, o governador D. Marcos de Noronha e Brito, VIII Conde dos Arcos, em carta endereçada ao Conde de Linhares, pedindo a aprovação da Coroa para a criação de uma casa destinada “ao corpo do comércio, onde tivessem lugar as transações, costumes e estilos da classe comerciante na Bahia”.
No dia 15 de julho de 1811 - data considerada a oficial de criação – recebe o VIII Conde dos Arcos a resposta positiva de Dom João VI, determinando que se pusesse em execução “a construção do edifício que se destine à ‘Casa do Comércio’, no terreno que sobeja do serviço das peças da Bateria de São Fernando”. Salvador já era o principal centro de distribuição de mercadorias para as demais capitanias e para os portos da Europa, África e do Prata.
Em 1840, a pioneira Praça do Comércio reorganiza-se como Associação Comercial da Bahia, regida por estatutos próprios, e com os seus administradores eleitos por um colegiado. O advento do primeiro Código Comercial do Brasil - Lei nº. 556, de 25 de junho de 1850, e a instalação do
Tribunal do Comércio da Província, em 13 de janeiro de 1851, contribuem, decisivamente, para o fortalecimento da entidade.
Na Primeira República, já extrapola suas ações e ganha visibilidade além de seu universo natural de comerciantes. A instituição firma-se como palco de importantes eventos políticos, econômicos e sociais da Bahia e do Brasil. Ministros e Secretários de Estado passaram pelo Palácio da ACB, a
exemplo dos presidentes Getúlio Vargas e Washington Luiz, autoridades eclesiásticas, personalidades da República Velha e Nova. Foi o local da assinatura do ato para implementação do Polo Petroquímico de Camaçari, em 1970.
O rico acervo restaurado e preservado ao longo dos últimos anos, aberto à visitação pública, exibe objetos e documentos de época, além de telas a óleo, que estampam vultos e feitos da maior importância para a história, a exemplo do mural de Cândido Portinari retratando o desembarque da
Família Real de Dom João VI na Bahia.
A ACB integra um nicho composto de uma ampla pluralidade de setores da economia, responsável por mais de 60% do PIB baiano (agricultura, comércio, indústria e serviços), e que gerou, nos anos recentes, direta ou indiretamente, mais de 46% das vagas de emprego no Estado.
Revigorada e conectada à dinâmica do mundo globalizado, a Associação Comercial da Bahia celebra o bicentenário de suas lutas em favor do desenvolvimento da Bahia e do Brasil, sempre em defesa dos interesses da comunidade e do empresariado que representa.
Com a emissão desse selo, os Correios registram os 200 anos de reconhecido trabalho desenvolvido ininterruptamente pela Associação Comercial da Bahia.


Nenhum comentário: