quinta-feira, 7 de julho de 2011

Espetáculo iraniano é destaque desta sexta-feira(8/7) na programação do FIT - SJRP


Pela primeira vez, o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto recebe uma produção iraniana na sua grade. O espetáculo “Where were you on january 8th?”, do Mehr Theatre Group, de Teerã, é um dos destaques da programação desta sexta-feira (8/7), que conta com outras nove montagens e uma atividade de mediação. O espetáculo do Oriente Médio será apresentado no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 21 horas.
Dirigido por Amir Reza Koohestani, o espetáculo fala sobre a situação vivida pelos jovens iranianos nos dias atuais. Nos diálogos, por meio de ligações telefônicas, percebemos que os jovens procuram maneiras de falarem e de serem ouvidos. A peça reflete os acontecimentos de maio-junho de 2009, após a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente da república.
No mesmo dia, serão apresentados os espetáculos nacionais “Savana Glacial”, do Grupo Físico de Teatro (RJ), às 19 horas, no Teatro SESC; “Hospital da Gente”, do Grupo Clariô de Teatro (SP), às 19 horas, na Swift – Espaço 3; e “Navalha na Carne”, da Bateia Cultura (RJ), às 23 horas, na Swift – Espaço 6.
Os espetáculos de rua também fazem parte da programação. “O Grande Circo dos Irmãos Saúde”, do Circo-Teatro Artetude (DF), será apresentado em duas sessões, às 11 horas e 16 horas, no Parque da Cidadania e na Praça da Paróquia São Francisco de Assis, respectivamente; “Automákina –
Universo Deslizante”, do Grupo de Teatro de Pernas pro Ar (RS), às 16 horas, no Parque Ecológico-educativo Danilo de Santos Miranda; e “Este Lado para Cima – Isto não é um espetáculo”, da Brava Companhia (SP), às 16 horas, na Praça Dom José Marcondes.
Além destes, os espetáculos locais “Processo Metamorfose”, da Cia. Núcleo 2 e “Sobre Fragmentos de Realidade”, da Com-tato Cia. De Dança, também serão apresentados. O primeiro, em duas sessões, às 10 horas e 17 horas, nas praças Dom José Marcondes e Cônego Lauro de Souza Gurgel, na Vila Ercília, respectivamente; e o segundo, na Swift – Espaço 1, também em duas sessões, às 19 horas e 21 horas.
Para fechar a grade de programação desta sexta-feira, tem apresentação do espetáculo infantil “A Revolução dos Bichos”, da Cia. Fractal de Teatro (SP), às 16 horas e 19 horas, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI). Também, às 16 horas, tem a palestra “Políticas da Forma”, com Paulo
Arantes, na Swift – Espaço 4, dando início às atividades de mediação.
A programação completa pode ser vista pelo site http://www.festivalriopreto.com.br/. A 11ª edição do FIT é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, com apoio do ProAC e SESI, patrocínio da Caixa Econômica Federal e Bebidas Poty, e realização do SESC-SP, Prefeitura de São José do
Rio Preto e Governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: