terça-feira, 20 de setembro de 2011

2,9 mil estudantes participam do Provinha Brasil de Matemática nesta quarta-feira


Um total de 2.927 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas da rede municipal de ensino sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, participam nesta quarta-feira (dia 21/9) da primeira edição do Provinha Brasil de Matemática. Ao todo, alunos de 32 escolas vão fazer a avaliação.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. 
Segundo Sueli Petronilia Amancio Costa, responsável pela gerência do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, as provas serão aplicadas pelos próprios professores das instituições de ensino participantes, que também serão responsáveis pela correção dos testes.
O teste, que terá 20 questões, será aplicada nos períodos da manhã e tarde, conforme programação de cada escola.
A Provinha Brasil de Matemática vem somar com a Provinha Brasil de Leitura, já aplicada duas vezes por ano, desde 2008, pelo Inep. De acordo com o Inep, com o teste será possível fazer o diagnóstico do aprendizado em matemática para melhor orientar a prática dos professores.
A partir do próximo ano, a distribuição e a aplicação da provinha de matemática seguirão o mesmo calendário da provinha de português, com edições no início e no final do ano letivo. “A mudança visa a permitir o melhor acompanhamento da evolução do desempenho das crianças”, afirma o Inep, por meio de sua assessoria.

Nenhum comentário: