sábado, 24 de setembro de 2011

Parceria entre Prefeitura e Guarani será por 10 anos e “Viva Feira” no Solo Sagrado e Ipiranga


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo acertou nesta semana os últimos detalhes da parceria com a Usina Açúcar Guarani, dentro do projeto Empresa Amiga da Cidade. A usina ficará responsável pelas árvores do Lago 3 do Parque da Represa,  por 10 anos. A empresa já começou o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas, nas proximidades da ciclovia. 
O objetivo é reflorestar as APPs- Áreas de Preservação Permanente no entorno do lago. De acordo com a bióloga Márcia, analista ambiental da Guarani, a arborização do local vai considerar também a questão urbanística e deve mesclar espécies nativas com exóticas. Serão utilizadas 39 espécies de árvores do cerrado e exóticas. Entre elas, Flamboyants, Ipês, Paineiras, Palmeiras, Pau Brasil, Quaresmeiras, Resedás, Aroeiras e embaúba, entre outras. 
O secretário de meio ambiente e urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, se reuniu com a direção da Açúcar Guarani na última quarta-feira (21/09), na sede da usina em Olímpia, para definir os últimos detalhes da parceria. “Além do plantio, eles vão cercar o terreno onde serão plantadas as mudas e instalar bancos e lixeiras”, informa Bueno
O projeto faz parte de uma iniciativa do município em buscar parcerias para viabilizar a arborização em vários pontos da cidade. Além da Guarani, o Praça Shopping também aderiu ao projeto e vai iniciar o plantio de 800 mudas em outubro,  em uma área de APP, próxima a BR-153.  

“Viva Feira” no Solo Sagrado
 e Ipiranga neste domingo

Neste domingo (25/9) as feiras-livres dos bairros Solo Sagrado e Ipiranga recebem as barracas da Prefeitura dentro do projeto “Viva Feira, Feira Viva”. Serão realizados exames de glicemia e aferição de pressão arterial. 
O projeto “Viva Feira, Feira Viva” revitalizou as feiras-livres da cidade. As barracas foram padronizadas eliminando a poluição visual e tornando as feiras mais funcionais.   
Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras estão menos poluídas. 
O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. 
Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha.   
Além da padronização, os feirantes também têm participado de capacitações. São cursos de manipulação de alimentos, sobre marketing para o setor de feiras-livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional, técnicas de vendas, entre outros. 
  
Projeto Viva feira 
Local: feira-livre do bairro Solo Sagrado 
(Rua Joaquim L. Silva)
Ações: aferição de pressão arterial e testes de glicemia 
Horário: a partir das 8 horas até às 11h30 
  
Local: feira-livre do bairro Ipiranga
 (Avenida Castro Alves)
Ações: aferição de pressão arterial e testes de glicemia 
Horário: a partir das 8 horas até às 11h30 

Nenhum comentário: