quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Programa Arborização Rio Preto chega neste sábado (10/09) ao Bairro Boa Vista


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza, no próximo sábado (10/09), o plantio de mudas de árvores nativas, no Bairro Boa Vista. É o Programa Arborização Rio Preto, que tem como meta plantar 1,5 mil mudas no bairro, a partir deste mês. 
Será a quarta etapa do plantio, que começou pela região Norte, onde passou pelos Bairros Nato Vetorazzo; Parque da Cidadania e Santo Antonio. 
Durante o plantio, policiais militares e do Corpo de Bombeiros, junto com agentes da Secretaria do Meio Ambiente, vão bater casa a casa para um arrastão visando conscientizar os moradores da necessidade de plantar as mudas no bairro, considerado um dos maiores da região central e com pouca cobertura vegetal. 
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, informa que a ação casa a casa se fez necessária devido às características do bairro, que tem muitas residências alugadas e que permanecem vazias durante a semana. O bairro também tem muitos idosos. “Trata-se de uma região com perfil diferente e tivemos de adequar nossa ação para obter resultado e atingir a meta de plantio”, explica Bueno. 
O plantio das mudas é feito em frente às residências, após autorização dos moradores e será realizado em duas etapas.  “É dos maiores bairros de Rio Preto e vamos precisar de muitos parceiros para atingir a meta”, avalia o coordenador do projeto, engenheiro Érico Trindade, que convocou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e as igrejas além das escolas, para auxiliar no plantio.
O programa utiliza mudas doadas pela CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz e prioriza espécies de pequeno porte para serem plantadas em locais próximos a rede de energia elétrica e de porte médio nos locais distantes da fiação de energia. “Até julho nossa meta é o plantio de 15 mil mudas. 
Até o final do ano queremos plantar 30 mil mudas”, calcula Lima Bueno. 
O objetivo é ampliar a área verde de Rio Preto com o plantio de espécimes nativas.  Estão sendo utilizadas as seguintes mudas:  
PEQUENO PORTE
Cássia Bicapsular
Dedaleiro
Flamboyant Mirim
Ipê de Jardim
MÉDIO PORTE
Aroeira Pimenteira
Aroeira Salsa
Guaramirim
Ipê Amarelo
Ipê Branco

Nenhum comentário: