terça-feira, 6 de setembro de 2011

Rio Preto registra queda de 96% na Dengue


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou uma queda de 96,82% no número de casos de Dengue, nos primeiros oitos meses deste ano, com relação ao mesmo período do ano passado em Rio Preto. São 763 casos de janeiro a agosto deste ano contra 24 mil em 2010. 
O número de óbitos por dengue registrados no município também diminuiu: caiu de 11, registrados de janeiro a agosto de 2010, para 01 este ano. 
Frank Hulder de Oliveira,  coordenador da Vigilância Ambiental de Rio Preto, atribui a redução a um conjunto de fatores, que vão desde a intensificação da ação de campo promovida pela Secretaria de Saúde, como ao Programa Faxina D, realizado em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, que retira criadouros do mosquito Aedes aegypti de terrenos e calçadas. “Todo o trabalho dos agentes de saúde foi reformulado, foi criada uma equipe somente para a realização de bloqueios, foram comprados novos equipamentos e veículos para o trabalho de campo dos agentes de saúde. Toda a ação foi reorganizada”, afirma. São 400 agentes de saúde atuando nas ruas.O projeto Faxina D, retirou 30 mil toneladas de lixo de terrenos e ruas, em seis meses.
Orientações 
São 25 unidades de saúde do município e cinco unidades de pronto atendimento, preparadas para atender qualquer pessoa que apresente sintomas de Dengue. O coordenador da Vigilância Ambiental afirma que a população deve se manter alerta e evitar o acúmulo de água parada no interior de suas residências, mesmo com o tempo seco registrado nos últimos dias em Rio Preto. “Se a pessoa sentir febre alta, dor de cabeça ou no corpo, mal-estar geral ou manchas avermelhadas pelo corpo, deve procurar atendimento médico imediatamente na Unidade de Saúde mais próxima e se automedicar”, orienta Oliveira.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: