quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VIII Ginga Rio Preto acontece dias 28, 29 e 30 de outubro e Rio-pretense fica em sétimo no Mundial de Triathlon


A Associação de Capoeira Sol da Liberdade de Rio Preto promove de 28 a 30 de outubro o VIII Ginga Rio Preto, evento de batismo e troca de cordas dos alunos de capoeira da Escola Municipal Zumbi dos Palmares e Academia Nagoya.
Na sexta-feira (28/10), a partir das 19 horas, será realizada a abertura do evento, com uma roda de capoeira da Escola Municipal Zumbi dos Palmares. A entrada é aberta ao público.
No sábado (29/10), às 9h40, acontece uma roda de apresentação, na Praça Dom José Marcondes. A partir das 14 horas será realizada uma aula de Maculelê, um segmento da capoeira que utiliza bastões, com o Contra Mestre Curiango, do Grupo Cordão de Ouro de Botucatu. 
Em seguida, às 18h30 tem início o batismo e a troca de cordas dos alunos, na Clínica Corpore, com entrada gratuita. 
No dia 30 de outubro, domingo, às 9h40, será realizada uma aula de capoeira na Escola Estadual Cardeal Leme, com o Mestrando Apache, da Associação Cultural Capoeira Movimento, de Rio Preto. Para finalizar o evento, às 13 horas acontece uma grande roda de capoeira. As atividades são abertas ao público em geral. 
Participam do evento os grupos Associação Cultural Capoeira Movimento, Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro (Botucatu), Etnia Brasil, Carybé Capoeira, Centro Cultural Mareja, Grupo Candeias (Goiânia), ASCAL Capoeira (São Paulo), Grupo de Capoeira Pena de Ouro (São Carlos), Grupo de Capoeira Alumbe (Jaboticabal), Roda Capoeira (Belo Horizonte) e Grupo de Capoeira Jacarandá (São Paulo). Os integrantes da Associação Sol da Liberdade de Três Lagoas e Araraquara também confirmaram presença no festival. 
O VIII Ginga Rio Preto tem parceria com a Diguim Tattoo, Empório da Gula, Programa Escola da Família, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Academia Nagoya Sports, Elmazgraf, Lo-Pneus, Clínica Fênix, Clínica Corpore, Central Portas, Escola Estadual Cardeal Leme e Escola Municipal Zumbi dos Palmares.

PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de outubro, sexta-feira
19h – Abertura do evento
Escola Municipal Zumbi dos Palmares, 
rua Clodulpho Sellman Benevides, 421 - Vila Hipódromo 

Dia 29 de outubro, sábado
9h40 – Roda de apresentação
Praça Dom José Marcondes
14h – Aula de Maculelê com o Contra Mestre Curiango, 
do Grupo Cordão de Ouro (Botucatu)
18h30 – Batismo e troca de cordas
Clínica Corpore, Avenida Juscelino Kubitschek 
de Oliveira, 3.581 – Moisés Miguel Haddad 

Dia 30 de outubro, domingo
9h40 – Aula de Capoeira com o Mestrando Apache, 
da Associação Cultural Capoeira Movimento
13h – Roda de capoeira
Escola Estadual Cardeal Leme, Rua Independência, s/nº - Centro

Rio-pretense fica em sétimo no
Campeonato Mundial de Triathlon 

O atleta rio-pretense da equipe Pronadar Felipe Barbosa, 18, conquistou a sétima posição no Campeonato Mundial de Triathlon Cross Country (X-Terra), realizado no Hawaí, ilha Mauí. O triatleta disputou na categoria para competidores de 15 a 19 anos, eram 15 atletas do mundo inteiro nesta categoria e Felipe terminou a prova com 3 horas 5 minutos e 8 segundos.
“Foi um excelente tempo, ele se dedicou muito para esta competição. Esta foi a primeira vez que o Felipe competiu internacionalmente. Essa prova é uma das mais importantes do mundo e ficar entre os 10 já pode ser considerado uma vitória, estamos muito satisfeitos com o resultado que alcançado”, explica Marcelo Lopes, um dos treinadores de Barbosa em Rio Preto. Barbosa conseguiu a vaga no Hawaí depois de fazer o melhor tempo na etapa realizada em Manaus (AM). 
“Ele é muito dedicado e está conseguindo resultados impressionantes no esporte. Acreditamos muito no potencial de Barbosa. No Hawaí ele foi o quarto melhor brasileiro em toda a competição, haviam 20 atletas do Brasil na disputa, entre eles vários profissionais”, destaca o treinador da academia Pronadar.
O competidor de Rio Preto treinou por mais de três meses para esta prova, a principal de cross triathlon no calendádio dos triatletas. Durante os treinos o atleta corre e pedala em estradas de terra e nada na piscina da Pronadar, onde simula o percurso de águas abertas.
“Colocamos bóias e tiramos as raias da piscina para simular um percurso em águas abertas. Além disso, em alguns treinos, utilizamos represas e estradas de terra da região para que o treino fique ainda mais fiel ao percurso encontrado nas competições”, explica Rodrigo Langeani, treinador de natação de Felipe.

Nenhum comentário: