domingo, 25 de dezembro de 2011

Casa de Presépios é atração em Nova Granada


Uma tradição que passou de pai pra filha há muitas e muitas décadas. Em Nova Granada, no interior de São Paulo, um presépio que tem mais de um século mantém vivo o espírito de Natal.
 Por fora e por dentro, a casa da professora Hygia Therezinha Ferreira é cheia de surpresas. O clima do Natal foi colocado em cada detalhe. São tantos objetos decorativos que ganham vida com tantas histórias relacionadas.
 A coleção de mini presépios é uma das atrações. Alguns são tão pequenos que cabem na palma de uma mão. A professora conta que eles vieram de várias partes do mundo, de presente ou comprados pela família.
 Na parte exterior de casa fica a grande atração. O presépio fica em um cômodo separado e foi montado pelo pai da professora, há 101 anos. Maria, João e o menino Jesus estão rodeados por casinhas e igrejas bem coloridas, em estilo colonial, para lembrar as origens nordestinas do pai de Hygia. Centenas de outros personagens fazem companhia para a sagrada família.
 Uma tela com os três pastores e a estrela de Belém decora o ambiente e foi pintada pela mãe de Hygia. A iluminação dá um toque diferente e tudo preservado do jeito que eles deixaram há mais de um século.
 O espaço cumpre seu papel de incentivar a reflexão sobre o verdadeiro motivo do natal: o nascimento de Jesus. O presépio está aberto desde ontem  dia 24 até ao dia 6 de janeiro todas as noites das 19h30 às 21h. O endereço para visitação é Rua José Barone Marcadante, 551, em Nova Granada.

Nenhum comentário: