terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dominós vão orientar crianças sobre a dengue e Saúde realiza 252 atendimentos durante feira do Nova Esperança

A partir desta terça-feira, 20/12, agentes de saúde sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto irão distribuir nas visitas casa a casa onde houver crianças, dominós educativos que contém dicas sobre como evitar a dengue. A medida faz parte do Plano de Ações contra a Doença, lançado pela Prefeitura no último mês de outubro.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, o dominó – que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde - propõe acabar com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, de forma divertida. Ao todo deverão ser distribuídos 5 mil encartes com o jogo, para que seja recortado pelas crianças.
 “Já utilizamos essa estratégia no ano passado e deu certo. Nessa época do ano, a maior parte das crianças já está de férias, em casa e essa é uma forma diferenciada de orientá-las sobre dengue, pois se tornam multiplicadores das medidas de prevenção no convívio com a família”, afirma o gerente.
 As peças do dominó contêm dicas simples sobre como manter a caixa d’água tampada, limpar as folhas secas de calhas, colocar areia em vasos de plantas e evitar jogar no lixo qualquer recipiente que possa se tornar um potencial criadouro.
 Ações
Neste ano, de janeiro a 19 de dezembro foram registrados no município 842 casos de dengue, sendo que 31 foram contraídos fora do município, quantidade 97% menor do que em todo o ano de 2010.
 O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
 Outra ação foi à contratação de 186 novos agentes de saúde, o que totalizará 575 agentes de saúde. Também continua a Faxina D, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, que já retirou das ruas desde o início do ano mais de 58 mil toneladas de material inservível.
 Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Saúde realiza 252 atendimentos 
durante feira do Nova Esperança

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realizou um total de 252 atendimentos à população durante o lançamento da feira-livre do bairro Residencial Nova Esperança, realizado no último sábado, 17/12.
 O atendimento foi realizado por meio do projeto “Viva Feira, Feira Viva”, que remodelou as barracas e realizou cursos de capacitação para os feirantes. O programa tem como objetivo revitalizar as feiras e estimular a presença de consumidores.
 Foram oferecidos exames preventivos com aferição de pressão arterial e testes de glicemia. As pessoas que tiveram resultado alterado foram orientados a agendar consulta médica na unidade de saúde para acompanhamento do quadro.
 A feira-livre do Nova Esperança será realizada sempre aos sábados na Avenida Acácio Fernandes, a partir das 16 até às 20 horas. Trinta feirantes irão comercializar seus produtos, sendo que a Prefeitura autorizou dois moradores do bairro a integrarem o quadro de feirantes.

Nenhum comentário: