segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fique Sabendo realizou 1,7 mil testes e Rio Preto tem baixo risco para epidemia de dengue


A Campanha de exames anti-HIV – Fique Sabendo 2011, realizada pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, durante 12 dias, de 19/11 a 30/11, totalizou 1.741 testes de diagnóstico para o vírus da Aids.
Foram realizados 1.238 testes em Unidades de Saúde, 392 na Unidade Itinerante (caminhão) e 111 no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A campanha foi encerrada no último dia 1º de dezembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra Aids.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar, a testagem para diagnóstico do vírus HIV tem sido intensificada no município desde o início da gestão. Em 2009, foram realizados 16.582 exames. Já no ano passado, foram 20.725 e neste ano, de janeiro a outubro, 17.916. “A campanha atingiu o objetivo de aumentar a testagem no município”, afirma.
Com o fim da campanha, os interessados em fazer o teste para diagnóstico de HIV podem procurar qualquer uma das 25 unidades de saúde do município ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Nesta terça-feira, 6/12, o Conselho Municipal de Psicologia, em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids, realiza mesa redonda sobre prevenção em doenças sexualmente transmissíveis e HIV. O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório do Conselho. O evento é direcionado a profissionais de saúde e psicólogos.

 Casos
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 3.956 casos de Aids, sendo que a faixa etária predominante está entre 20 e 34 anos, com 52,8% dos casos positivos.
Desse total, 1.952 estão vivos,o que corresponde a 49,34%. Do total de casos, 2.690 (68%) são de pessoas do sexo masculino e 32% (1.266) do sexo feminino.
A estimativa é de para cada caso positivo registrado no município – hoje são 3.956 notificados – existe pelo menos uma pessoa que tenha o vírus HIV e desconheça a própria situação, por nunca ter feito o teste para detectar a doença.

 São José do Rio Preto tem baixo 
risco para epidemia de dengue 

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, nesta segunda-feira, 5/12, aponta Rio Preto como uma das 277 cidades do país que têm um índice satisfatório em relação à quantidade de focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, ou seja, o município foi classificado com baixo risco de uma potencial epidemia da doença.
O levantamento foi baseado no resultado do LIRAa 2011  (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), cujo índice do município nos meses de outubro e novembro, foi de 0,6,  considerado satisfatório pelo Ministério e Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ao todo 561 cidades brasileiras participaram da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Desse total, o mapa revelou 48 cidades em situação de risco de dengue, com LIRa igual ou acima de 4 e outros 236 em situação de alerta, com índice entre 1 e 3.
Para o secretário de saúde, José Victor Maniglia, a boa classificação do município reflete o resultado das ações empreendidas pelo município na prevenção e controle da dengue. “Todo o departamento e equipe da Vigilância em Saúde foram reformulados, foram realizados investimentos em veículos, insumos, além da contratação de pessoal”, afirma.
Somente neste ano 186 novos agentes de saúde foram contratados por meio de processo seletivo, o que vai totalizar um total de 575 agentes de saúde. Todo o efetivo já está nas ruas.
O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Outra ação anunciada são os arrastões com horário estendido, que têm sido realizados das 8 às 20 horas.
Entre as estratégias também está a reativação do Gabinete de Crise da Dengue, com a participação de todos os departamentos da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e extensão do horário de trabalho dos agentes de saúde, aproveitando o horário de verão, com o objetivo de trabalhadores, que no horário comercial não estão em casa.
Também estão previstas palestras educativas sobre dengue em cultos religiosos, distribuição de material educativo em feiras-livres, pedágios em avenidas e locais de grande circulação para orientação da população, além de campanha específica nas escolas do município, Aeroporto, Estação Rodoviária e agências de turismo.
O convênio com a Famerp, para isolamento do vírus da dengue entre os casos positivos da doença diagnosticados na cidade, também foi renovado.
Neste ano, de janeiro a 05 de dezembro foram registrados no município 838 casos de dengue, quantidade 96,57% menor do que em todo o ano de 2010.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: