segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Informativo da Oficina Cultural Fred Navarro


PROGRAMAÇÃO JANEIRO A MARÇO DE 2012 

AUDIOVISUAL
O CINEMA CONTEMPORÂNEO: O RETRATO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA ATRAVÉS DOS “FAVELA MOVIES” – 2ª EDIÇÃO
Coordenação: junykp!.
16 a 20/1 – segunda a sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: Interessados em geral, independentemente de conhecimento prévio na área audiovisual. Verificar classificação indicativa de cada exibição.
Inscrições: 5 a 14/1.
Seleção: primeiros inscritos*.
40 lugares por exibição.
*Em virtude do espaço limitado, optamos por realizar inscrições prévias para todo o ciclo de exibição, durante o período determinado, visando atender confortavelmente a todos os interessados. Entretanto, caso haja interesse do público em assistir filmes isolados, a inscrição poderá ser feita antes da sessão.
Programa:
Dia 16: “Pixote – A Lei do Mais Fraco” (Hector Babenco, 1981, 128’; indicação: 14 anos).
Dia 17: “Tropa de Elite 2” (José Padilha, 2010, 116’; indicação: 16 anos).
Dia 18: “Carandiru” (Hector Babenco, 2003, 148’; indicação: 16 anos).
Dia 19: “O Invasor” (Beto Brant, 2002, 97’; indicação: 18 anos).
Dia 20: “O Homem do Ano” (José Henrique Fonseca, 2003, 113’; indicação: 14 anos).
Ciclo de exibição de filmes brasileiros da vertente denominada “Favela Movies”, produções que têm como característica marcante a representação da realidade violenta da periferia de grandes centros urbanos, notadamente Rio de Janeiro e São Paulo. Cada encontro será precedido de uma breve apresentação da obra e, após a exibição, seguirá um debate sobre os temas presentes no filme.
Bacharel em Letras, o professor, artista e produtor junykp! é especialista em Cultura Hip-Hop e Intervenção Urbana Artística. Em seu mestrado em Audiovisual pela ECA-USP, pesquisa o videoclipe.
OFICINA DE INICIAÇÃO AOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO AUDIOVISUAL
Coordenação: Wiliam Pianco.
3 a 11/2 – sextas-feiras – 18h às 22h | sábados – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: interessados em audiovisual sem conhecimento prévio, a partir de 16 anos.
Inscrições: 5 a 31/1.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
A oficina apresenta os principais elementos estruturais que constituem as formas de expressão audiovisual – roteiro e narrativa, fotografia e direção de arte, som, edição e montagem, direção –, com o objetivo de fornecer aos participantes recursos para uma análise mais consistente dos processos que contam com o uso de imagem e som.
Wiliam Pianco é graduado em Comunicação Social pela Unicsul, de São Paulo, e mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos; desenvolve pesquisas nas áreas de cinema, história, globalização, comunicação e pós-modernidade.
PROCEDIMENTOS CRIATIVOS NA INTERNET: WORKSHOP TEÓRICO E PRÁTICO SOBRE O AUDIOVISUAL ON-LINE
Coordenação: Denise Agassi e Eduardo Salvino.
9 e 10/3 – sexta-feira – 18h às 22h | sábado – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: professores, estudantes de arte e interessados em geral com conhecimento básico em informática, acima de 13 anos. Pré-requisito: computador pessoal para acompanhamento da atividade.
Inscrições: 2/2 a 3/3.
Seleção: carta de interesse e breve currículo.
25 vagas.
O workshop estimula produção e crítica audiovisual na internet com base na arte contemporânea. Para tanto, os participantes serão incentivados a criar vídeos com celulares, câmeras e afins para inseri-los na web com o auxílio de serviços on-line, como sites de busca, blogs etc., e refletir sobre os resultados de tais processos.
Bacharel em Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais, a artista multimídia e pesquisadora Denise Agassi atua no campo da fotografia, videoarte, mídias móveis e net art; é vice-líder do grupo de pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM).
Artista multimídia e pesquisador, Eduardo Salvino é formado em Artes Visuais, com mestrado em Comunicação e Semiótica; integra o grupo de pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM). Expôs suas obras na Escola São Paulo, Galeria Vermelho e SESC Pompéia, dentre outros espaços.
FOTOGRAFIA
OFICINA: FOTOGRAFIA DE 
Coordenação: Paulo Brazyl.
14/1 a 11/2 – sábados – 9h às 12h e 13h às 16h.
Público: fotógrafos amadores e profissionais, com câmera própria (semiprofissional ou profissional).
Inscrições: 5 a 10/1.
Seleção: entrevista. 14/1 – sábado – 9h às 12h.
15 vagas.
A atividade tem por objetivo orientar fotógrafos, profissionais e amadores, para o registro fotográfico de espetáculos. Para tanto, técnicas de captação, edição, formatação e tratamento de imagem serão examinadas com profundidade e aplicadas, na prática, na produção de fotos das apresentações do evento “Janeiro Brasileiro da Comédia”.
Fotógrafo, artista plástico e designer gráfico, Paulo Brazyl já atuou como gestor cultural, coordena projetos culturais desde 2003 e atualmente ministra aulas de fotografia em Presidente Prudente e região.
LITERATURA / ARTES PLÁSTICAS
CICLO DE LEITURAS: ENCANTAR & ILUSTRAR
Coordenação: Conceição Lopes e Mileny Goto.
7 a 28/3 – quartas-feiras – 14h às 17h.
Público: crianças de 7 a 12 anos 
Inscrições: 6/2 a 5/3.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
O ciclo propõe-se a apresentar a literatura de forma prazerosa, por meio da contação de histórias seguida por ilustração das mesmas feitas pelo público infantil, a fim de que as crianças relacionem texto escrito e imagens, o que estimula a percepção e a criatividade ao conferir maiores possibilidades de interpretação.
Conceição Lopes é licenciada em Letras e realiza oficinas e sessões de contação de histórias em diversos espaços culturais da região, como o projeto voluntário “A Hora do Conto”, em desenvolvimento.
Mileny Goto é artista plástica e designer gráfica. Atua como desenhista de moda e ilustradora de livros, e ministra atividades para crianças e adultos, como a oficina “Brincando de Ilustrar”, realizada em 2010 na Bienal do Livro de São José do Rio Preto.
ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE ARTE NAÏF PARA CRIANÇAS
Coordenação: Orlando Fuzinelli.
2 a 30/3 – sextas-feiras – 15h às 17h.
Público: crianças de 8 a 12 anos.
Inscrições: 7 a 29/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Nesta atividade a prioridade é despertar o interesse do público infantil pela arte primitivista – cuja principal característica é a representação da cultura popular brasileira por meio de cores vivas –, a fim de possibilitar e incentivar a produção artística das crianças.
Artista plástico autodidata, Orlando Fuzinelli ministra palestras e cursos sobre arte naïf em São José do Rio Preto (onde foi diretor do Museu de Arte Naïf) e região e já realizou importantes exposições, sendo premiado diversas vezes.
TEATRO
OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Coordenação: Juliana Medeiros.
8 a 22/3 – quintas-feiras – 9h às 11h.
Público: crianças de 8 a 12 anos.
Inscrições: 8/2 a 6/3.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
A atividade propõe jogos teatrais para o público infantil com vistas a trabalhar as capacidades de observação, improvisação e reflexão, contribuir para o desenvolvimento da comunicação oral e da expressão corporal e estimular a imaginação e a experimentação da arte.
Juliana Medeiros, bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, é responsável pelas atividades de Artes Cênicas do SESI de São José do Rio Preto, onde ministra cursos e desenvolve montagem de espetáculos.
ATIVIDADES NA REGIÃO
POLONI
CULTURA TRADICIONAL
WORKSHOP: MANIFESTAÇÕES DA CULTURA TRADICIONAL CAIPIRA
Coordenação: Evandro Ferreira.
15 a 29/1 – domingos – 9h às 13h.
Público: professores, estudantes universitários, integrantes de grupos folclóricos e culturais e demais interessados, a partir de 16 anos.
Inscrições: 5 a 13/1.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
Local: Salão dos Santos Reis: Praça dos Santos Reis, s/n – Poloni (SP).
Com o objetivo de valorizar e demonstrar a importância das manifestações tradicionais no processo da formação da identidade cultural da região, o workshop promoverá o reconhecimento de saberes, hábitos, histórias, crendices e festas populares do noroeste paulista.
Atuante nas áreas de turismo regional e patrimônio cultural, Evandro Ferreira é formado em Turismo, com pós-graduação em Gestão de Projetos (Centro Universitário de Votuporanga) e em Cultura e Arte Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto).
GUAPIAÇU
TEATRO
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Perpétuo Peralta.
27/2 a 28/3 – segundas e quartas-feiras –14h às 16h.
Público: crianças e adolescentes, a partir de 12 anos.
Inscrições: 1 a 23/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Casa do Trabalhador Antônio Luiz Vilella: Rua Rui Barbosa, 605 – Guapiaçu (SP).
A oficina busca intermediar o primeiro contato dos participantes com as artes cênicas a partir de exercícios e jogos teatrais que têm por objetivo desenvolver a espontaneidade, a observação, a percepção e a interpretação.
Ator, diretor e dramaturgo, Perpétuo Peralta foi orientador do Projeto Ademar Guerra e é diretor da premiada Cia. da Boca, em São José do Rio Preto.
VOTUPORANGA
ARTES PLÁSTICAS
WORKSHOP: PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES PLÁSTICAS
Coordenação: Lúcia Santos.
17 e 31/3 – sábados – 9h às 12h e 13h às 16h.
Público: artistas plásticos e visuais, estudantes de pintura e desenho, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/2 a 10/3.
Seleção: carta de interesse e currículo resumido.
20 vagas.
Local: Pinacoteca do Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo: Avenida dos Bancários, 3299 – Votuporanga (SP).
O workshop tem por objetivo investigar, discutir e refletir sobre o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas plásticos e visuais. A proposta é estimular o fazer artístico como possibilidade de comunicação e expressão individual, reconhecendo a identidade cultural e as conexões globais.
Lúcia Santos é especialista em Arte-educação pela Escola de Comunicação e Artes da USP e pós-graduada em Artes Plásticas. Atualmente coordena atividades na área de Artes Plásticas no SESC Rio Preto.

Oficina Cultural Fred Navarro 
(17) 3234 2405 / 3212 9235 
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 
Imperial - São José do Rio preto / SP
frednavarro@oficinasculturais.org.br
Horário de atendimento: Segunda a sábado das 9h às 18h

Nenhum comentário: