quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Núcleo de Reabilitação entrega cadeiras de rodas


O Núcleo de Reabilitação Municipal, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, entregou nesta quinta-feira(22/12), 27 cadeiras de rodas a pacientes atendidos pela instituição. O material faz parte do programa de Órteses, Próteses e Meios de locomoção, mantido pelo município em parceria com o governo federal.
Segundo a coordenadora de reabilitação física da Secretaria de Saúde, Neuseli Lamari, o Núcleo é responsável pelo atendimento de pacientes não só de Rio Preto, mas de outros 100 ligados à Direção Regional de Saúde (DRS-XV). No local são oferecidos programas de reabilitação física, órteses, próteses e meios de locomoção.
Uma das beneficiadas nesta quinta foi Francisca Balera, 85 anos, moradora de Rio Preto, que tem dificuldades de locomoção devido a uma fratura no fêmur. “Essa cadeira vai auxiliar bastante nos cuidados com ela, principalmente em casa”, afirma a filha, Dalva.
Outro paciente beneficiado foi D.S.P., 17 anos, que teve paralisia cerebral ao nascer. “A cadeira será muito útil”, afirma a mãe do adolescente Lucinéia Souza.
Somente neste ano deverão ser distribuídos um total de 1.078 próteses, órteses e outros meios de locomoção, o que vai beneficiar cerca de 800 pacientes.
Atendimento
Para ser atendido no Núcleo de Reabilitação Municipal, é necessário que o interessado seja encaminhado de uma unidade de saúde. A pessoa deve procurar a unidade mais próxima de casa e solicitar o encaminhamento. Em Rio Preto, qualquer uma das 25 unidades de saúde, bem como o Ambulatório de Especialidades (ARE), podem realizar o encaminhamento. O tratamento e as próteses são gratuitos e custeados pelo SUS.

Nenhum comentário: