sábado, 3 de dezembro de 2011

Obras de revitalização do Calçadão de São José do Rio Preto serão retomadas em janeiro


 O Calçadão de Rio Preto apresenta um novo visual. A partir deste sábado, dia 3 de dezembro, a Constroeste, empresa contratada para realizar a Revitalização da Área Central, fará uma pausa nos trabalhos da primeira etapa da obra em virtude do horário especial do comércio para o Natal. O trabalho será retomado no dia 9 de janeiro.
De acordo com o presidente da Emurb, Lizst Abdala, oficialmente a empresa encerraria a primeira fase de obras na última quarta-feira, dia 30 de novembro, mas como o horário especial de Natal só terá início na próxima segunda-feira, dia 5, a Constroeste concluirá alguns detalhes neste final de semana.
 "Fizemos um acordo com os comerciantes para que as obras fossem paralisadas aos sábados, quinto dia útil e dia 20 de cada mês. Com isso, reduzimos o impacto da obra nos dias de maior fluxo no calçadão, porém, perdemos dias importantes de trabalho" afirma.
Segundo Abdala, todo o projeto está concluído, faltando apenas a conclusão de duas faces de marquise na rua Jorge Tibiriçá, em frente a praça Rui Barbosa, e na rua Bernardino de Campos, entre as ruas Silva Jardim e Jorge Tibiriçá. As obras serão retomadas no dia 9 de janeiro.
“Os demais pilares de contenção e marquises dos estabelecimentos comerciais das ruas Tiradentes, Jorge Tibiriçá e Bernardino de Campos estão prontos. Além das marquises finalizadas, o Calçadão recebeu novo sistema de drenagem, tubulação subterrânea para redes de energia elétrica, telefonia e TV a cabo, novo piso impermeável, rampas de acessibilidade, linhas-guia para deficientes visuais, novos bancos, jardinagem, 84 árvores, além de algumas ornamentais, e uma nova iluminação, com luminárias duplas”, informa Abdala.
Os comerciantes podem programar as ações de vendas para o final de ano sem preocupações. “Elas certamente serão um sucesso. Temos plena convicção de que o Calçadão receberá um movimento extra neste fim de ano, tanto por pessoas que irão fazer compras de Natal, como para as que irão até o local especialmente para visualizar as mudanças que o Calçadão já recebeu”, diz.
 Para os comerciantes, a expectativa é de muito movimento e de recuperação das vendas. Segundo a gerente da Mega Modas, Elaine Gutierrez Dias, por um tempo, as obras dificultaram a passagem de consumidores, porém, transformaram o Calçadão.“Confesso que durante a obra enfrentamos dificuldades pelo fato de ter homens trabalhando e pelo trânsito de caminhões, mas, no fim das contas, acredito que tudo será compensador. Nossa expectativa é de ter um movimento intenso nos próximos dias, ainda mais por estarmos situados em um dos pontos mais bonitos do Calçadão, na Bernardino, em frente à praça. Os canteiros, o estacionamento e as luminárias ficaram lindos. Deram novo visual ao lugar. Ficou bom para quem vem comprar e bom para nós, que trabalhamos aqui”, afirma Elaine.
Para o gerente da Óticas Rio Preto, Marco Agreli, o andamento da obra preocupou um pouco no início. “Devido ao esquema de atividades proposto, em intercalar a obra entre uma rua e outra, muitas vezes parecia que em certos pontos não existia movimentação de trabalhadores. Porém, mesmo com esses intervalos a obra fluiu e o Calçadão ficou lindo e acho que ficará ainda mais. Nossa esperança é que o movimento triplique e que consigamos recuperar as vendas perdidas durante a obra”, diz.
 A expectativa da gerente da loja Desejo Bijuterias e Acessórios, Isabel Cristina Guerci, é a mesma dos demais comerciantes, de ter um movimento intenso e superar as vendas.
 “Perdemos um pouco de clientes durante a obra, mas admito que o Calçadão hoje é outro. Mudou muito e ainda vai mudar. Acredito que não há melhorias sem transtornos. Tenho certeza que as pessoas virão à Área Central para ver como ficou, e com isso, nosso movimento irá voltar ao normal e até aumentar”, afirma Isabel.

Nenhum comentário: