terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Projeto Saúde Itinerante (ônibus da saúde) atendeu 11,9 mil pessoas em 10 meses

  
Desde que foi implantado, em fevereiro deste ano, o projeto Saúde Itinerante criado pela Prefeitura de São José do Rio Preto e mantido pela Secretaria de Saúde para atendimento a moradores de loteamentos não regularizados e de bairros distantes, sem unidades de saúde, realizou um total de 11.917 atendimentos, média de 1,1 mil mensais.
 No mesmo período também foram cadastradas 9.632 pessoas que não tinham registro no Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde de referência, o que vai facilitar o acompanhamento dessas famílias.
 O programa prevê atendimento médico, odontológico e realização de exames preventivos à população, tais como papanicolaou, aferição de pressão arterial, glicemia, atualização do calendário vacinal de adultos, tudo em um ônibus adaptado com consultórios.
 Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos.
 Para o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Gonçalves Borges, o projeto tem tido boa aceitação da população, que tem uma oportunidade extra para atendimento médico no município. “O Saúde Itinerante inclusive conseguiu aumentar o índice de exames de prevenção, no que se refere a papanicolaou, por exemplo, tivemos neste ano um aumento de 45% na realização desse exame em relação ao ano passado”, afirma o médico.
 O Saúde Itinerante está todas as quartas-feiras no Residencial Nova Esperança, sempre das 17 às 21 horas, inclusive será realizado atendimento normalmente neste dia 28/12. Às sextas-feiras, o projeto atende a loteamentos ainda não regularizados.
 “Para ser atendido, o munícipe deverá comparecer até o local em que o ônibus vai estar estacionado portando documentos pessoais”, explica a coordenadora do programa de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Juliana Chimello.

Projeto Saúde Itinerante 
(ônibus da saúde) 
Data – 28/12/2011 
Horário – 17 às 21 horas 
Local – Bairro Nova Esperança
(rua Projetada 26, número 477, em  frente à creche)

Nenhum comentário: