sábado, 17 de dezembro de 2011

Selo postal celebra relações diplomáticas entre Brasil e Qatar



A paixão pelo futebol inspira esse novo selo que os Correios lançam no dia 19 de dezembro, na cidade de Brasília (DF), encerrando a programação filatélica 2011. A peça filatélica, de tiragem limitada com 300 mil exemplares, celebra a amizade entre Brasil e Qatar, anfitrião da Copa do Mundo de Futebol de 2022, ratificando a importante consolidação da relação diplomática entre o Brasil e aquele país, dotado de grandes recursos e alta capacidade de desenvolvimento.
Com arte de José Carlos Braga, o selo retrata a relação de amizade entre os dois países: Brasil e Qatar, usando como tema uma paixão em comum - o futebol, por meio da representação de dois jogadores, que, de forma simétrica, chutam simultaneamente uma mesma bola na posição “de bicicleta”, contextualizando o equilíbrio na relação entre os dois países. Essa simetria permite um efeito lúdico de alternância da imagem na estampa do selo: ora o jogador está posicionado acima e ora abaixo. Demonstrando a integração entre os países, atrás do jogador do Brasil tremula a bandeira do Qatar, e atrás do jogador do Qatar tremula a bandeira do Brasil. As técnicas utilizadas são impressão em ofsete a 4 cores com retícula estocástica e impressão em relevo seco.
Cada selo custará R$ 2,70 e poderá ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO
O Qatar, país localizado em uma minúscula área geográfica na retaguarda asiática para a região do Oriente Médio, no meio marítimo dos países do Golfo, famoso pela pesca de pérolas no passado, hoje se tornou a pérola da paz e ícone da estabilidade e do crescimento sustentável. É um dos mais importantes centros de produção de gás natural do Planeta, alcançando o patamar de segunda maior renda per capita no mundo.
Apesar de possuir um pequeno território, tem enorme coração vital, é amante da vida e apaixonado pela paz, e quatro décadas após a independência do Estado do Qatar, em 1971, recebeu mudanças substanciais resultantes dos esforços e cooperação de seus habitantes e do seu governo, lideradas por sua Alteza, o Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani.
O Qatar hoje, com a generosidade da natureza e a força de seu povo, é centro absoluto de uma vida moderna, economicamente expressiva, educacionalmente distintiva, coberto de liberdade, justiça e segurança que lhe proporcionaram ser o país que abraça as maiores conferências internacionais e demais eventos políticos, econômicos, sociais e esportivos a nível regional e mundial, sobretudo por essa terra declarada através da Al - Jazeera como polo ilustre da liberdade de imprensa, irá receber, orgulhosa, o próximo mundial de futebol em 2022.
No Qatar, além da cultura singular, é possível encontrar diversos estilos arquitetônicos, grande diversidade de atividades e lazer e vários monumentos antigos que imprimem anos de história. Sua capital, Doha, a maior cidade do país, é onde se concentra a maior atividade financeira e por isso tornou-se excelente lugar para grandes negócios.

Nenhum comentário: