sábado, 9 de abril de 2011

Correios italianos lançam selo para comemorar beatificação de João Paulo II


Os Correios italianos imprimirão uma tiragem de 12 milhões de exemplares do selo comemorativo da beatificação do papa João Paulo II, que serão lançados no próximo dia 29 de abril.
O selo é estampado com um retrato fotográfico de Karol Wojtyla, tirado em 8 de dezembro de 1998 pela fotógrafa Grzegorz Galazka, na ocasião da bênção da estátua da Virgem Imaculada, em Roma. Cada selo custará 0,60 euros (R$ 1,30).



A impressão será feita em pequenas folhas com 15 exemplares cada. Em suas bordas estarão estampadas a logo da Diocese de Roma e frases comemorativas, incentivando a compra da folha inteira como lembrança. Também será colocado à venda um boletim com um artigo do cardeal Agostino Vallini, vigário geral do Santo Padre para a Diocese de Roma. A solenidade de lançamento do selo será na capital italiana.
A cerimônia de beatificação de João Paulo II ocorrerá em 1º de maio e será presidida pelo papa Bento XVI, no Vaticano.

Correio britânico lança selos
 com animais em extinção

Série especial foi criada para comemorar os 50 anos da ONG ambiental WWF 
O Royal Mail, o Correio Britânico, lançou no último dia 22 de março uma coleção especial de oito selos para comemorar os 50 anos de existência da WWF, uma das maiores ONGs ambientais do mundo.  
Os selos comemorativos representam animais que estão em perigo de extinção, como o rinoceronte negro, o elefante africano, o panda vermelho, o urso polar, o cão selvagem africano, o gorila da montanha, o mico-leão-dourado e o leopardo.



Eustasio Fernández Santos


Eustasio Fernández Santos nasceu na cidade de Celada del Camino na Espanha em 9 de abril de 1930.Sacerdote, diretor administrativo do Colégio São José desde 1998 e de 1984 a 1989; diretor, secretário e diretor administrativo do Colégio Santo Agostinho São Paulo de 1967 a 1982 e de 1990 a 1997. Formado pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1959 e FMU, São Paulo, em 1982.

Secretaria da Saúde de Rio Preto orienta professores e alunos sobre cuidados com a voz


Em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza, entre os dias 11 e 15 de abril, campanha de orientação voltada à população sobre cuidados com a voz. Serão visitadas por fonoaudiólogas escolas, CRASs –Centros de Referência de Assistência Social, Unidades de Saúde e o Núcleo de Reabilitação Física. Segundo a fonoaudióloga da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Viana, durante as visitas dos profissionais da saúde, nas escolas, por exemplo, professores e também alunos serão orientados sobre como manter uma boa voz. “Casos em que forem diagnosticadas quaisquer alterações serão encaminhados às Unidades de Saúde de referência”, afirma. Entre as dicas da especialista para se ter uma boa voz estão: evitar ingestão de bebidas e alimentos gelados e falar muito alto. Já comer maçã é outra orientação para ter uma voz mais límpida. “Profissionais que utilizam muito a voz, como professores e locutores de rádios, devem fazer exercícios específicos de 
aquecimento e desaquecimento sempre antes e após iniciarem o trabalho com a voz”, alerta a fonoaudióloga. Para orientação de professores da rede pública de ensino, a Secretaria de Saúde mantém o programa Escola da Voz, já implantado nas instituições de ensino do município. “Nesse programa, 
os profissionais recebem orientação sobre os cuidados com a voz e dicas de exercício para serem realizados antes e após o término das aulas”, diz Ana Cristina. 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (11/4/2011)
7h às 15h - Agendamento para orientações 
sobre voz no Núcleo Municipal de Reabilitação
8h30 - Escolinha da Voz com alunos do Maternal
EEI Neide Egea Laguna | Parque da Cidadania
9h30 - Orientação na Sala de Espera da UBSF Caic/Cristo Rei
11h - Escola da Voz com professores
EEI Neide Egea Laguna | Parque da Cidadania
13h30 - Escolinha da Voz
EEI Pinóquio
15h - Escolinha da Voz com alunos do Maternal
EEI Tacla Said Benetti | Santo Antônio 

Terça-feira (12/4/2011)
7h às 15h - Agendamento para orientações 
sobre voz no Núcleo Municipal de Reabilitação
8h às 10h - Escolinha da Voz com Jardim I e II
EEI Irmã Dulce | Santo Antônio
Escolinha da Voz
EEI Ida Teresa Montressor
11h - Escola da Voz com Professores
EEI Irmã Dulce | Santo Antônio
11h às 13h30 | 14h30 às 16h30 
– Orientação à população na sala de 
espera da UBSF Parque da Cidadania
13h30 - Escola da Voz com professores
EM Daisy R. Trefiglio | Parque da Cidadania 

Quarta-feira (13/4/2011)
7h às 15h - Agendamento para orientações 
sobre voz no Núcleo Municipal de Reabilitação
8h30 - Escolinha da Voz com estudantes
EEI Pinóquio
13h - Escola da Voz com professores
EEI Georgina Atra Hawilla (Dona Jota) | Renascer
14h - Escola da Voz com o grupo da Terceira Idade
CRAS Antunes no Poliesportivo Maria Lucia
17h30 - Escola da Voz com Professores
EM Dinorath do Valle 

Quinta-feira (14/4/2011)
7h às 15h - Agendamento para orientações 
sobre Voz no Núcleo Municipal de Reabilitação
8h às 12h - Orientações abertas a 
população/funcionários na sala de 
espera da UBSF Maria Lucia
14h - Escola da Voz com o grupo da Terceira Idade
CRAS Santo Antônio na ECO -Escola de Competencia
15h - Escolinha da Voz com os maternais
EEI Silvia Covas no Renascer 

Sexta-feira (15/4/2011)
7h às 15h - Agendamento para orientações 
sobre Voz no Núcleo Municipal de Reabilitação
8h às 12h - Orientações à população e 
funcionários na sala de espera da UBSF Renascer 

BURUNDANGA - Teatro beneficente, neste sábado (9/4) dia de se divertir e ajudar


Embalado pelo Hino Nacional Brasileiro, interpretado por Vanusa, na assembléia legislativa de São Paulo, o coronel Marruá comanda uma revolução em defesa dos latifundiários. Ambientada nas proximidades do golpe militar de 1964, esta comédia tece críticas a problemas políticos e sociais ainda hoje tão presentes em nosso cotidiano.  BURUNDANGA quer dizer confusão, mas Lima Barreto, usou-o para caracterizar o panorama político e social da Primeira República. A comédia se aproxima muito da história recente do País, porque a situação que apresenta tangencia o golpe militar de 1964, e serve também à atual situação  política brasileira, com todos os seus escândalos.

Espetáculo :  BURUNDANGA
Direção : Manoel Neves Filho
Local: Teatro GTR - Rua Argemiro Rodrigues 
GouIart nº 1887 – Parque Estoril
Contatos para o evento:
(017)9166-2735 / 8812-0750 / 3234-3422 
c/ Zan ou Manoel
Data: 09/04/2011 (Sábado)   
Horário: 20:30 horas - Ingressos: R$10,00

A Página da Vida dia mês de abril de 2010


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia mês de abril de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 9 mês de abril de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Preto Moreno mostra trabalho na Educativa FM


No espaço exclusivo para os artistas rio-pretenses, o destaque é Preto Moreno. O cantor, com mais de 40 anos de carreira, foi o primeiro vencedor do Festival de Música Popular de Rio Preto. A bagagem cultural tem ainda a produção de dois mil textos de crônicas e poesias. Atualmente, se dedica à produção de um novo CD de músicas infantis. Um artista completo que mostra um pouco mais do seu trabalho neste sábado (9/4), às 18 horas. Aproveitando o período de Páscoa, em que o consumo de chocolate aumenta, a Rádio Educativa traz, distribuídos na programação, spots sobre nutrição e a importância de determinados alimentos. Além disso, até o dia 24 deste mês, os ouvintes acompanham boletins especiais sobre esta época do ano: significado, curiosidades e muito mais. Na segunda-feira (11/4), “o Viver Bem” traz uma entrevista com o nutricionista Fernando Loria sobre a alimentação do dia-a-dia. Entre outras orientações, ele fala sobre os riscos do consumo excessivo de sal, do açúcar refinado e dá dicas de  alimentos ricos em cálcio para as pessoas que têm intolerância ao leite. O nutricionista lembra que alimentos cheios de açúcar, como o chocolate, por exemplo, devem ser consumidos em pequenas quantidades. "É impossível pensar em Páscoa sem chocolate. Mas é preciso moderação", alerta. Já na sexta-feira (15/4), a endocrinologista Francine Mattias Sivieri esclarece todos os mitos sobre a reposição hormonal e a menopausa. Na entrevista, voltada para a saúde das mulheres, a médica lembra que alguns homens também passam pela chamada andropausa. O programa “Viver Bem” vai ao ar na segunda e sexta-feira, às 14h. A programação traz ainda notícias da cidade, no “Informe Rio Preto”, de segunda a sexta-feira, às 7h45. E os mais importantes nomes da música nacional e internacional no “Especial Sons”, exibido de segunda a sexta-feira, às 18 horas. Mais detalhes da programação, no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Comunicação.

Pe. Haroldo vem para ministrar aula de Yoga


O padre Haroldo Raham, fundador e presidente da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas de Campinas, vem a Rio Preto neste final de semana para ministrar o curso de Yoga, uma técnica de relaxamento que trabalha o corpo e a mente. As aulas acontecem neste sábado, dia 9, a partir das 13h, e no domingo, dia 10, a partir das 8h, no salão da paróquia Nossa Senhora do Brasil, localizada na rua Manoel Maria de Freitas, S/Nº, no bairro São Deocleciano. Mais informações e inscrições pelo telefone (17) 3224-5616. A taxa de participação é de R$ 20.

Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança promove mobilização educacional


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, realiza neste sábado (9/4) ação educativa nos principais cruzamentos da cidade.  Trata-se de um pedágio, a partir das 8 horas, que vai contar com apoio dos atiradores do Tiro de Guerra. Serão distribuídos adesivos com slogans educativos contra o hábito de jogar lixo nas ruas; passar em poças d’agua sem ver o pedestre ao lado; carregar carga solta com risco de acidente e a emissão de gás por aberturas no escapamento do veículo. “Essas quatro atitudes dos motoristas são infrações de trânsito passíveis de multa. Queremos conscientizar as pessoas de que é preciso mudar hábitos”, explica o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, que firmou parceria com o Tiro de Guerra para implementar também outras campanhas de conscientização. Nessa ação, o Tiro de Guerra vai disponibilizar 95 atiradores que serão distribuídos em 11 cruzamentos.

 São eles:
1.  
Avenida Arthur Nonato
co
m a Avenida Murchid Homsi 
2.  
 Avenida Governador Adhemar Pereira de Barros
com a Avenida Murchid Homsi
3.  
 Avenida Brigadeiro Faria Lima
com o Viaduto da Rodovia Washington Luís
4.  
Avenida Arthur Nonato
com a Avenida Brigadeiro Faria Lima
5.  
Avenida Clóvis Oger
com Rua Doutor Waldemar Buchala - IPA
6.  
 Avenida Clóvis Oger
com a Avenida Comendador Vicente Filizolla
7.  
Avenida Nossa Senhora da Paz
com a Avenida México
8.  
 Rua Coutinho Cavalcante
com a Avenida México
9.  
 Avenida Lino José de Seixas
com a Alameda das Orquídeas (Bairro - Centro)
10.
Avenida Lino José de Seixas
com a Alameda das Orquídeas (Centro - Bairro)
11.
Avenida Mirassolândia
com a Avenida Antonio Antunes Júnior (nas duas pistas)

Selo personalizado e carimbo marcam os 85 anos do Grupo Graciano R. Affonso S/A Veículos


Sinônimo de solidez no mercado brasileiro pela confiança e qualidade no atendimento, o Grupo Graciano R. Affonso S/A Veículos chega aos 85 anos uma empresa focada na satisfação de seus clientes.
Para marcar essa trajetória, os Correios lançam nesta quinta-feira (7), às 20 horas, no Gran Hotel Morada do Sol, Av. Brasil, 521 – Centro, Araraquara (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 85 anos de história do Grupo Graciano R. Affonso S/A Veículos.
O lançamento das peças é uma iniciativa da diretoria do Grupo, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados  e do carimbo comemorativo alusivos aos 85 anos de fundação do Grupo Graciano R. Affonso S/A Veículos.
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, o selo apresenta no centro, o monumento dos candangos, peça do escultor Bruno Giorgio, que simboliza os trabalhadores que construíram a cidade de Brasília. À sua direita, aparece o perfil do prédio do Congresso Nacional e, à sua esquerda, a imagem translúcida da Bandeira Nacional. Na segunda parte, o selo estampa em destaque a logomarca da Chevrolet GM sobreposta pelo número 85, referente aos 85 anos comemorados pelo Grupo Graciano R. Affonso S/A Veículos.   Completam o conjunto visual, os dizeres: GRACIANO – 1926 - 2011 – com Você, por Você, para Você.
Foram confeccionadas 3.600 unidades do selo, as quais serão utilizadas nas postagens de correspondências da Empresa.

Já o carimbo comemorativo, de autoria do Núcleo de Mídia Postal da Regional dos Correios de São Paulo Interior, apresenta ao centro também a logomarca da Chevrolet GM sobreposta pelo número 85, referente aos 85 anos comemorados pelo Grupo Graciano R. Affonso S/A Veículos. Abaixo, 1926 - 2011. Acima, em destaque, GRACIANO. Ao redor, em círculo, os dizeres: CORREIOS – ARARAQUARA-SP – 7 a 27.4.2011 (referente ao período de circulação do carimbo) – COM VOCÊ, POR VOCÊ, PARA VOCÊ.  
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Araraquara (Av. Brasil, 570 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


HISTÓRIA
Um ano da chegada da GM ao Brasil, nasce a GRACIANO R. AFFONSO S.A. VEÍCULOS.
Fundada em 1926, pelo imigrante português Graciano da Ressurreição Affonso, no município de São José dos Campos – SP e logo em seguida transferida para Araraquara – SP.
Tem como presidente e principal acionista, o Sr. Jorge Affonso, cargo que exerce desde 1.988,  com um modelo de gestão exemplar, focado na valorização dos seus colaboradores e ao constante investimento em recursos  que possibilitam um atendimento mais dinâmico e uma maior qualidade nos seus serviços, transformaram a Graciano, em sinônimo de solidez de mercado, confiança e qualidade no atendimento, sendo uma das mais  conceituadas concessionária Chevrolet do Brasil.
Estes são alguns dos princípios que marcam a história da GRACIANO R. AFFONSO S.A. VEÍCULOS - umas das maiores e mais antigas concessionárias da rede Chevrolet/GM no Brasil.
Atualmente instalada na Avenida Sete de Setembro, no bairro do Carmo, a Graciano se destaca não só pela sua estrutura física, mas pela sua equipe,  motivada e treinada. Sua boa atuação dá todo o suporte necessário aos proprietários de um Chevrolet, desde a venda de peças e acessórios, à manutenção especializada. 
Graciano da Ressureição Affonso
Sr. Graciano, fundador desta empresa, já  falecido, nasceu em Concelho de Bragança, Portugal, aos 06 de março de 1900, integrando, com a família, contingente de portugueses que chegou  ao Brasil, na condição de imigrante, sem escolaridade. Em 03 de janeiro de  1926 inicia,  em  São  José  dos  Campos - SP,  seu  primeiro empreendimento, uma concessionária  autorizada para comercialização de veículos Chevrolet, nessa região.  A marca Chevrolet  se instalara no Brasil pouco antes, um ano, em 26 de janeiro de 1925.
Pouco tempo decorrido de  sua nomeação conseguiu a transferência da Concessionária Chevrolet para Araraquara, onde se mudara instalando-se, inicialmente na Rua Carlos Gomes, depois na Avenida Brasil e atualmente na Avenida Sete  de Setembro. A  trajetória  do Sr. Graciano  sempre  foi  pautada  de muito sucesso fruto de intensa dedicação pessoal. Merecem registros, como principais empreendimentos sua condição de: Concessionário Chevrolet, Usina de Açúcar  e Álcool, cinco famosos e charmosos cinemas, na cidade. 
Grupo
O  grupo familiar constitutivo  da Graciano  R.  Affonso  S/A  Veículos,  matriz em Araraquara, em destaque,  está situada na avenida Sete de Setembro, bairro do Carmo.
No decorrer dos anos,  no campo automobilístico, tiveram   realizações paralelas com   aquisições de novas    concessões  Chevrolet,   instaladas  nas  cidades  de   Bariri, Ibitinga (brevemente em sua nova e  moderna instalação), Itápolis e Matão. Fonte: www.graciano.com.br



Prazo de inscrição para 2º Festival Nacional de Música Sertaneja está acabando

Os interessados em participar do 2º Festival Nacional de Música Sertaneja têm poucos dias para efetuarem as inscrições, que ficam abertas até o dia 30 deste mês. O evento será realizado de 20 a 22 de maio, no Teatro Municipal Nelson Castro. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, clicando no banner do concurso. Para a inscrição, devem ser apresentadas cinco cópias da letra impressa, CD com a música gravada, xérox do RG, CPF e comprovante de residência, além da ficha de inscrição corretamente preenchida. O material deve ser enviado para o Teatro Municipal Nelson Castro, via Correios ou pessoalmente. Cada candidato pode inscrever duas canções, sendo que somente uma poderá ser classificada. A música pode ser interpretada por cantores solo, duplas ou trio. Na apresentação será permitido apenas violão, viola e acordeon. As expectativas para esta edição do Festival estão grandes. “Fora as inscrições de Rio Preto e região, já recebemos, até o momento, materiais de Bauru, Diadema, Jau, Belo Horizonte, Porto Alegre, entre outras cidades”, afirma o coordenador do evento, Edvan Gaúcho. A segunda edição do Festival Nacional de Música Sertaneja será realizada em três dias. No dia 20 será a apresentação das duplas de Rio Preto e região (cidades com até 100 quilômetros de distância do município), 21, de compositores nacionais e no dia 22 será realizada a final. Para os cinco primeiros colocados, o cachê será distribuído da seguinte forma: R$ 6 mil (primeiro lugar), R$ 4 mil (segundo lugar), R$ 2 mil (terceiro lugar), R$ 1,5 mil (quarto lugar) e R$ 1 mil (quinto lugar). Do sexto ao décimo colocado o cachê será de R$ 500. Além do dinheiro, do primeiro ao quinto lugar receberão troféus.

2º Festival Nacional
de Música Sertaneja
Inscrições
Data: até 30 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: Teatro Municipal Nelson Castro –
 Avenida Feliciano Salles Cunha, 1.020 – Vila Itália
Informações: (17) 3234-4297

Adair Medeiros dos Santos lança hoje às 20.00 horas o livro "O Amor é maior que Tudo"



Será lançado hoje (sexta-feira - dia 8 de abril), no salão da igreja Nossa Senhora do Brasil no Bairro São Deocleciano às 20h00 em Rio Preto, o livro "O Amor é maior do que Tudo" do autor Adair Medeiros dos Santos. 

A Página da Vida dia 8 mês de abril de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 8 mês de abril de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 8 mês de abril de 2008


***  

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saúde Itinerante chega ao Residencial Bela Vista


O projeto Saúde Itinerante, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nesta sexta-feira (8/4) o residencial Bela Vista, localizado na região Norte do município. A visita será realizada das 8 às 17 horas. O projeto, que tem por objetivo levar atendimento de saúde a moradores de loteamentos não regularizados, disponibiliza estrutura de uma Unidade de Saúde em locais distantes, priorizando o atendimento preventivo, por meio de um ônibus com apoio de profissionais de saúde. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Paula Sodré, durante a visita do projeto a população tem acesso a atendimento médico, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos como o papanicolaou e testes sorológicos. Ao todo, 10 loteamentos ainda não regularizados já foram visitados pela equipe do projeto desde o início do mês de fevereiro. Neste período, mais de 4.502 pessoas passaram por atendimento.
Projeto 
Durante o projeto, uma Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos percorre regiões da cidade já pré-determinadas. Na próxima semana, a equipe vai estar na região do Residencial Alvorada.

Projeto Saúde Itinerante 
Data: 8/4/2011 
Horário: 8h às 17h 
Local: Residencial Bela Vista 

Prefeitura publica edital para concurso da Saúde


A Prefeitura de São José do Rio Preto publica nesta sexta-feira (8/4), no Diário Oficial do Município, edital do concurso público para preenchimento de 374 vagas da área da Saúde. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Vunesp, www.vunesp.com.br, instituição que será responsável pela realização dos exames, a partir dos dia 18 de abril até 17 de maio. As vagas são para assistente social, biólogo, cirurgião-dentista; enfermeiro; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico da família e comunidade; médico ginecologista; médico neuropediatra; médico pediatra; médico pediatra plantonista; médico psiquiatra; médico veterinário; médico clínico geral; nutricionista; psicólogo; técnico administrativo em saúde pública. Para se inscrever o candidato tem de ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, no caso de estrangeiro, gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições legais; estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos; ser considerado apto física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo; não registrar, no âmbito estadual e federal nos últimos 5 (cinco) anos,antecedentes criminais; não ter sido demitido do serviço público Federal, Estadual ou Municipal, em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço  público);  comprovar os requisitos exigidos para o exercício do cargo elencados no quadro do item 3, Capítulo I, deste Edital; ter idade inferior a 70 anos. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.vunesp.com.br, durante o período de inscrição, das 10 horas de 18 de abril às 16 horas de 17 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 35 para os cargos de nível médio e de R$ 70 para os de nível superior. A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 3 de julho deste ano. E a prova de títulos para os cargos de nível superior será também no dia 3 de julho, mas no período da tarde. O edital completo do concurso estará publicado nesta sexta-feira (8/4) no Diário Oficial do Município e poderá ser acessado, também a partir desta sexta-feira (8/4) no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, ou no site da vunesp, www.vunesp.com.br. 

Festival SESC Melhores filmes 2011

I Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida do Noroeste Paulista


Acontece no dia 15 deste mês o lançamento oficial do I Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida do Noroeste Paulista. O evento será no auditório da Swift, às 10 horas, e reunirá representantes de diversas modalidades esportivas, do Brasil e de outros países. Esta será a primeira vez que São José do Rio Preto irá sediar um Congresso Internacional. O evento está sendo organizado pelas Secretarias de Esportes e Lazer e Educação e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Unirp – Centro Universitário de Rio Preto, por meio do curso de Educação Física. O Congresso acontece de 18 a 22 de maio e tem como objetivo capacitar profissionais das áreas de saúde, esporte, educação, acadêmica e comunidade em geral, nos mais diversos segmentos. As inscrições podem ser feitas on line, diretamente no site:  www.unirp.edu.br/eventos.html . A inscrição para o Congresso dá direito ao envio de trabalhos, participação nas palestras, fóruns, mesas de debates e simpósios, além da escolha de um curso e uma oficina. São 15 cursos e 25 oficinas, onde serão discutidos temas relativos ao esporte, educação, fitness e qualidade de vida. Os cursos serão ministrados por atletas conhecidos nacional e internacionalmente, como o ex-nadador Gustavo Borges; o técnico da seleção Paulista de Basquete Sub17, Pablo Costa; o Técnico de Futsal do Palmeiras, Walmir Souza; o técnico de atividade Física para 3ª Idade, de Portugal, Nuno Manuel Frade de Sousa, entre outros. Como parte do evento, de 19 a 21 de maio, acontece a Feira de Esportes e Qualidade de Vida, na Swift, na Represa Municipal. A Feira é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade e nela estarão expostos trabalhos científicos, além de materiais esportivos, equipamentos para ginástica e suplementos alimentares. Será aberta a toda população e a entrada será um quilo de alimento não-perecível. No dia 21, acontecerá a 1ª Corrida Noturna de São José do Rio Preto, com largada prevista para as 19h30, em frente da Swift. A comunidade poderá participar, mas as inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo site do evento até 16 de maio. 

I Congresso Internacional de Educação Física
 e Qualidade de Vida do Noroeste Paulista.
Lançamento: 15/4/2011
Data do Congresso: 18 a 22/5/2011
Inscrições: www.unirp.edu.br/eventos.html
Informações: (17) 3211-3061 e no site da UNIRP

Saúde vai orientar sobre doenças durante evento da “Médica: Feira da Saúde e Beleza 2011”


Pelo menos 50 profissionais da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto participam a partir desta quinta-feira (7/4) da “Médica: Feira da Saúde e Beleza 2011”, que será realizada até o próximo dia 10 pela Acreditar Empreendimentos, na Swift. Entre os serviços que serão oferecidos à população durante o evento estão orientação sobre dengue, conjuntivite,  distribuição de material educativo, vacinação, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e glicemia. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Paula Sodré, também será realizada orientação de postura por fisioterapeutas do programa Escola da Coluna, prática de Lian Gong com monitores, coleta de sorologia para exames de HIV, Sífilis e Hepatites Virais que funcionará no Caminhão da Saúde, além de orientação a diabéticos e hipertensos sobre glicemia e pressão arterial. “Profissionais de três diretorias da Secretaria de Saúde – Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde – vão orientar a população sobre os  principais atendimentos na rede pública de saúde, além de oferecer à população exames preventivos”, afirma. Outra ação será a atualização do calendário vacinal de quem passar pela feira. Serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e duplo adulto (difteria e tétano). “Para ser vacinada basta que a pessoa apresente documentação e, se possível, caderneta de vacinação”, afirma Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde. Agentes de saúde também vão conscientizar a população sobre dengue. Dois deles vão estar vestidos de Aedes  aegypti para distribuição de fôlderes com orientações sobre como se evitar a doença. Também vai estar disponível material informativo sobre conjuntivite, hepatite, meningite e Influenza A, além de dentistas que vão realizar avaliação odontológica e prevenção do câncer bucal, no ônibus da Saúde. 
Feira 
A “Médica: Feira da Saúde e Beleza 2011”, que é um evento da Acreditar Empreendimentos, espera um público de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento. Ao todo serão 115 estandes com empresas e serviços da área de saúde e beleza. Na programação, está prevista visita da ex-miss Brasil, atriz e apresentadora do programa “Hoje em Dia”, da TV Record, Natália Guimarães, e do zootecnista e apresentador do quadro “Dr. Pet”, no “Domingo Espetacular”, também da Record, Alexandre Rossi.

“Médica: Feira da 
Saúde e Beleza 2011”
Data: 7 a 10/4/2011
Horário: 17h às 22h
Entrada: Gratuita
Local: Swift

A Página da Vida dia 7 mês de abril de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 7 mês de abril de 2009


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 7 mês de abril de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Amado Jacob ou JACOZINHO da famosa dupla sertaneja faria hoje se estivesse entre nós 67 anos


Nascidos em Assis-SP, filhos de Gabriel Jacob (1902 - 1979) (grande catireiro paranaense conhecido como Jacó da Viola) e de Dona Maria Joana de Jesus (1911 - 1982), Jacó e Jacozinho, de acordo com diversos biógrafos, teriam formado a dupla a partir do Trio Flor da Mata, formado por três filhos do casal. No entanto, as diversas biografias que existem tanto nos livros como também na internet, sobre a excelente dupla que foi Jacó e Jacozinho, são em sua maioria contraditórias e, de forma muito estranha, contendo muitas mentiras e muitas "fantasias" que não aconteceram com a dupla. As informações aqui expostas foram fornecidas por Pedro Rafael Jacob que, juntamente com seu pai Pedro Jacob, formou a dupla "Jacó e Jacozito". O Trio Flor da Mata, portanto, nunca existiu, de acordo com a informação de Pedro Rafael Jacob, o Jacozito. Alguns biógrafos também costumam mencionar Caviúva-PR como sendo a cidade-natal da dupla, no entanto, a informação de que a família é natural de Assis-SP, foi fornecida pelo próprio Pedro Rafael Jacob, o Jacozito, que integrou a dupla "Jacó e Jacozito. Gabriel Jacob e Maria Joana tiveram um total de 9 filhos, os quais tomaram diferentes rumos; foram eles: José Jacob (1932 - 1972), João Jacob (1934 - 1981), Antonio Jacob (1938 - 1981), Benedito Jacob (1942 - 1965), Sebastião Jacob (1943 - 1981), Amado Jacob (06/04/1944 - 06/2001), Aparecida Jacob (1946), Pedro Jacob (04/10/1948 - 9/03/2009) e Inês (1950). A dupla que se iniciou com o nome "Jacó e Jacozinho" era formada por Benedito Jacob e Amado Jacob, que gravaram os dois primeiros discos 78 RPM. Já no primeiro LP, gravado em 1964, a dupla passou a ser formada por Antonio Jacob e Amado Jacob que permaneceram até 1980, quando do falecimento de Antônio. Outras referências bibliográficas apontam Pedro Jacob e Amado Jacob como sendo os integrantes originais da dupla, no entanto, Pedro, que era o oitavo filho do casal, costumava substituir um ou outro em shows e no rádio quando acontecia algum imprevisto. Portanto, de um modo geral, Antônio e Amado foram os irmãos titulares que integraram a dupla até o início da década de 1980. 
Jacó e Jacozinho estrearam então nas gravações em 1962 quando gravaram pelo Selo Sertanejo o disco 78 RPM CH-10317, tendo no Lado A o arrasta-pé "Papai Me Disse" (Jacó e Jacozinho) e, no Lado B, a Moda de Viola "Castigo de Fazendeiro" (Sulino e Roque José de Almeida). 
Com a mesma formação (Benedito Jacob e Amado Jacob), a dupla gravou em 1964 o segundo disco, o 78 RPM CH-10422, também pelo Selo Sertanejo, tendo no Lado A a Moda de Viola "Nora Perversa" (Sulino e Moacyr dos Santos) e, no Lado B, o Rasqueado "Saudade Também Tem Hora" (Sulino e Moacyr dos Santos). Em 1964, a dupla, já formada por Antônio Jacob e Amado Jacob, gravou o primeiro LP. E, com essa formação, a dupla continuou gravando ininterruptamente até 1980, sempre na Continental (hoje Warner), gravadora na qual foi a dupla que mais vendeu discos na década de 1970, ao lado de Tião Carreiro e Pardinho. De acordo com Pedro Rafael Jacob, o Jacozito, a dupla "Jacó e Jacozinho" gravou mais de 40 discos, tendo sido 28 de "Jacó e Jacozinho", 2 de "Amado e Antônio", além de 7 CD's da dupla mais recente "Jacó e Jacozito". 
A dupla, em sua formação original, fez bastante sucesso principalmente na década de 1960, notabilizando-se com uma vocalização não tradicional, com dissonância e mudanças de tonalidade. E, na mesma época, a dupla atuava na Rádio Nacional de São Paulo, onde eram cartazes num programa que ia ao ar todas as sextas-feiras às 20:00 horas. Gravaram músicas de diversos compositores, dentre os quais Lourival dos Santos, Moacyr dos Santos, Sulino, Carreirinho, e também músicas de autoria deles próprios. Calcula-se que aproximadamente 3/4 do repertório da dupla era formado por composições de Lourival dos Santos e Moacyr dos Santos. Um fato curioso aconteceu em 1974 quando Jacó e Jacozinho resolveram gravar a música humorística "Pepino" (Jacó e Jacozinho) ("Eu não quero mais pepino / nem do grosso nem do fino..."). Como não queriam "confundí-la com o tradicional repertório caipira raiz", eles "criaram outra dupla", apenas para cantar as músicas engraçadas: a dupla "Amado e Antônio", integrada pelos mesmíssimos Jacó e Jacozinho, que usaram os próprios nomes de batismo, dupla essa que chegou a gravar dois LP's. Lamentavelmente, existem até hoje algumas pessoas que se aproveitam do nome da dupla "Amado e Antonio", fazendo shows e enganado os fãs. Há muita confusão em relação a essa dupla, que na verdade não existe mais. Tendo gravado mais de duzentas músicas, a dupla "Jacó e Jacozinho" foi também a que mais influenciou a dupla "Chitãozinho e Xororó", cujos integrantes eram seus fãs e ouviam seus sucessos no rádio da serraria em Astorga-PR, onde viveram a infância. 
Em 1980, o Antonio Jacob gravou um disco com o Pedro Jacob, que ocupou o lugar do Jacozinho, já que Amado se encontrava gripado e não podia fazer o disco. Em 1981, Antonio Jacob (o Jacó da formação principal da dupla) faleceu vítima de problemas cardíacos. É errada a informação de que Antônio teria falecido vítima de traumatismo craniano, após uma queda na qual bateu a cabeça, como tem sido informado erroneamente em algumas biografias. Diversas emissoras de Rádio e TV divulgaram diversos boatos infundados, sobre Jacó e Jacozinho, informando inclusive que um dos irmãos teria sido culpado pelo falecimento de Antonio Jacob. A família inclusive se viu obrigada a mover alguns processos jucidiciais contra essas emissoras. 
Também de acordo com informações de Pedro Rafael Jacob, o Jacozito, entre 1977 e 1982, faleceram cinco irmãos, além dos respectivos pais, Gabriel e Maria Joana, período no qual a dupla praticamente não teve atividade. E em 1982, o Amado Jacob gravou um último disco com o Pedro Jacob para cumprir o contrato na gravadora onde destaca-se a música “Sete Irmãos” um pequeno resumo da vida da dupla e sua família. Dessa vez foi Pedro Jacob que ocupou na dupla o lugar do Jacó, já que Amado Jacob era o Jacozinho. Esse disco, de acordo com Pedro Rafael Jacob, foi uma tentativa de volta da dupla aos palcos; no entanto a saúde de Amado não permitiu que ele continuasse a carreira artística e a dupla praticamente "se calou", fazendo apenas alguns shows em locais perto de casa onde residiam. E Amado Jacob, o Jacozinho, também gravou 2 CD's, nos quais manteve o nome da dupla "Jacó e Jacozinho". Ainda de acordo com Pedro Rafael Jacob, o Jacozito, Amado Jacob "gravou 2 discos sozinho, colocando as duas vozes, somente para matar a saudade dos estúdios e poder registrar suas últimas composições, pois ele sofria de Doença de Chagas, causa essa que o levou a um infarto quando ele veio a falecer. Ele nunca teve diabetes; ninguém da família do meu pai tem essa doença (...) Foi essa mesma doença que levou Amado Jacob (Jacózinho) a deixar a vida artística em 1972: com sua saúde frágil ele decidiu cuidar somente da parte de repertório e composição; ele ainda saiu nas capas dos discos até 1979, porque o contrato com a gravadora Continental exigia. Assim meu pai, Pedro Jacob, passou a se chamar Jacózinho, inclusive distribuindo sua renda em shows com meu tio Amado. Daí a 'inverdade' de dizer que 'eles não se davam'... Isso é mentira, nunca existiu esse atrito entre eles..." E apareceu um novo talento: Pedro Rafael Jacob que, quando contava 17 anos começou a cantar com seu pai, o Pedro Jacob. Pouco tempo depois, nascia, na década de 1990, a nova dupla "Jacó e Jacozito", já mencionada nesse resumo biográfico. Pai e filho seguiram em frente, valorizando a música caipira raiz, fazendo sucesso em sua nova carreira, levando seu repertório a todos os cantos do Brasil em shows que também reviveram antigos sucessos da dupla Jacó e Jacozinho. Conforme mencionado acima, a dupla "Jacó e Jacozinho" retornou à cena no ano de 1995, quando Pedro Jacob formou a dupla com seu filho, dupla essa que passou a se chamar "Jacó e Jacozito". O primeiro CD foi lançado em 1996, intitulado "Grandes Sucessos da Família Jacó". Veio depois o segundo que é o "Pai e Filho". Seguiram mais 5 CD's, que totalizam 7 CD's da dupla "Jacó e Jacozito": "Contos e Músicas de Milagres", "Acústico Jacó e Jacózito para Jacó e Jacózinho", "Bailão do Jacó e Jacózito", "Mete a Botina" e o mais recente que é o disco da "Tropeada do Globo Rural" chamado "Modas de Mulas Famosas". Esse CD inclusive também homenageia Pedro Jacob que era "muladeiro" por "hobby". A dupla "Jacó e Jacozito" se mantive "na estrada" por 13 anos fazendo shows e trabalhando, provando que "enquanto houver um Jacó, nossa tradição nunca vai morrer", de acordo com as palavras de Pedro Rafael Jacó, o Jacozito. O irmão de Jacozito, por outro lado, tem o nome do avô, Gabriel Jacob e, em 2007, ele foi considerado como o melhor produtor de disco sertanejo do ano, tendo gravado CD's de todos os maiores nomes da chamada música sertaneja moderna (entre eles Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Cézar e Paulinho, Di Paulo e Paulino, Pedro e Thiago, Rio Negro e Solimões, etc.). E, há três anos Gabriel Jacob vem atuando como contra-baxista da "Banda Domingão" no programa "Domingão do Faustão". Pai e Filho mantiveram as tradições e carregaram a música sertaneja raiz como profissão, Herança deixada pelo avô Gabriel Jacob e retransmitida por Pedro Jacob e Pedro Rafael Jacob, respectivamente, "Jacó e Jacozito" .
Pedro Jacob, no entanto, quando contava 60 anos de idade, vinha sofrendo com problemas cardíacos e amanheceu morto, na manhã de 19/03/2009, em sua residência em Osasco-SP. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Bela Vista, em Osasco-SP, deixando um enorme vazio na história da música caipira raiz. 

Abertas as inscrições para o 2º Teatrânsito


A Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de São José do Rio Preto e a Apatru –Associação Preventiva de Acidentes e Assistência às Vítimas de Trânsito promovem, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, o 2º Festival de Teatro Juvenil, o Teatrânsito. As inscrições já estão abertas. O evento promove espetáculos com temas inspirados na segurança no trânsito. As peças serão apresentadas nas escolas de Ensino Fundamental II e Médio das escolas da rede pública e particular. “O objetivo é promover a interação entre jovens alunos do ensino Fundamental II e Médio, educadores e profissionais da cultura para multiplicar conceitos de comportamentos seguros no trânsito, junto a pedestres, ciclistas, motociclistas e motorista,” explica o secretário de Trânsito, Aparecido Capello. As inscrições dos grupos devem ser feitas pela escola, preenchendo uma ficha de inscrição que estará disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança. Cada grupo deverá ter um professor coordenador e um aluno representante. O número máximo de componentes por apresentação ficará a critério de cada escola, lembrando apenas que cada montagem deverá ter em seu núcleo, um professor coordenador, os alunos atores e os que compõem a equipe técnica. A escola pode inscrever mais de um espetáculo. Os alunos menores de 18 anos precisam anexar à ficha de inscrição a autorização do pai ou responsável para a participação no Festival. Caso contrário, o professor coordenador do Festival na escola não aceitará a ficha de inscrição do grupo. Os inscritos terão de criar roteiros, cenários e figurinos para as peças teatrais. Todas as montagens deverão ser de temas voltados à segurança no trânsito e deverão ter no máximo 30 minutos de duração.  As inscrições vão até 20 de junho, na Secretaria de Trânsito. Em caso de mais de 15 grupos inscritos, será feita uma pré-seleção dos grupos e apenas os quinze primeiros selecionados deverão se apresentar. A pré-seleção, se necessária, se dará entre os dias 21 a 30 de junho. No dia 1º de julho será publicada no Portal Rio Preto a listagem dos grupos selecionados. A Mostra Oficial será de 22 a 26 de agosto, a partir das 19 horas, e a finalíssima no dia 27 de agosto, quando se apresentam, às 20 horas, os três primeiros colocados. Os três primeiros grupos teatrais classificados na Mostra Oficial receberão um troféu e um prêmio em dinheiro destinado à escola, ao professor coordenador e ao grupo de alunos participantes:

1º colocado: um troféu, medalhas aos integrantes e a importância de R$ 3 mil, sendo:
R$ 750 para a escola
R$ 750 para o professor coordenador do grupo teatral
R$ 1,5 mil para o grupo de alunos.

2º Colocado: um troféu e a importância de R$ 2,2 mil sendo:
R$ 550 para a escola
R$ 550 para o professor coordenador do grupo teatral
R$ 1,1 mil para o grupo de alunos.

3º Colocado: um troféu e a importância de R$ 1,5 mil, sendo:
R$ 375 para a escola
R$ 375 para o professor coordenador do grupo teatral
R$ 750 para o grupo de alunos.

Haverá entrega de prêmios (troféus) individuais como: melhor ator e melhor atriz; melhor ator e atriz coadjuvantes; melhor direção; figurino; cenografia. Todos os alunos participantes de todos os grupos receberão medalhas de Honra ao Mérito.
Inscrições e maiores informações: Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Segurança, avenida Alfredo Folchini, 1.734, Estância Jockey Club, telefone: (17) 3213-9660, ramais 9672, 9674 ou 3213-9641 e 3213-9643.

Dia Mundial da Saúde terá caminhada


Uma caminhada na Represa Municipal nesta quinta-feira (7/4) faz um alerta à população do município para a importância da prática de atividades físicas para se ter uma boa saúde. A ação, realizada em parceria pelas secretarias de Saúde e Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, tem início previsto para às 7 horas. Segundo o coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde, Antônio Caldeira, o objetivo da caminhada é aumentar o conhecimento da população em relação às atividades físicas e incentivar a prática regular como forma de evitar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O médico explica ainda que a falta de atividades físicas é o quarto maior fator de risco para morte na população mundial. “O recomendado é a prática de exercícios por pelo menos meia hora diária, em pelo menos cinco dias da semana. Se não tiver todo esse tempo, a pessoa pode mudar a rotina trocando o elevador pelas escadas”, exemplifica. Após a caminhada, os participantes poderão participar de uma aula de Lian Gong, prática oriental em 18 movimentos que auxilia no tratamento e prevenção de síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas, além de outras doenças crônicas.

Caminhada em prol da saúde
Data: 7/4/2011
Horário: 7h
Saída: ponto de partida da caminhada será 
de frente da Secretaria do Meio Ambiente

Raul Decio Spinelli no registro de "ERAM 59"



Faço hoje um modesto registro do aniversário de Raul Decio Spinelli  que se estivesse entre nós hoje faria 70 anos e fez no último dia 24 de agosto 50 anos de falecimento na tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo. O detalhe deste terrível acidente é que todos os jovens que faleceram eram do sexo masculino. 

Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade dando um clique no título abaixo:



Secretaria da Saúde participa da “Médica: Feira da Saúde e Beleza 2011” de 7 a 10 de abril na Swift


Orientação sobre dengue, conjuntivite,  distribuição de material educativo, vacinação, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e glicemia. Esses são alguns dos serviços que a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto vai oferecer durante a “Médica: Feira da Saúde e Beleza 2011”, que será realizada de 7 a 10 de abril, na Swift. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Paula Sodré, profissionais de três diretorias da Secretaria de Saúde – Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde – vão orientar a população sobre os principais atendimentos na rede pública de saúde, além de oferecer à população exames preventivos. “Entre os serviços que serão oferecidos está a orientação de postura por fisioterapeutas do programa Escola da Coluna, prática de Lian Gong com monitores, coleta de sorologia para exames de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de orientação a diabéticos e hipertensos sobre glicemia e pressão arterial”, afirma a enfermeira. Outra ação será a atualização do calendário vacinal de quem passar pela feira. Serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e duplo adulto (difteria e tétano). “Para ser vacinada basta que a pessoa apresente documentação e, se possível, caderneta de vacinação”, afirma Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde.Agentes de saúde também vão conscientizar a população sobre dengue. Dois deles vão estar vestidos de Aedes  aegypti para distribuição de fôlderes com orientações sobre como se evitar a doença. Também vai estar disponível material informativo sobre conjuntivite, hepatite, meningite e Influenza A, além de dentistas que vão realizar avaliação odontológica e prevenção do câncer bucal, no ônibus da Saúde.
Feira
A “Médica: Feira da Saúde e Beleza 2011”, que é um evento da Acreditar Empreendimentos, espera um público de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento. Ao todo serão 115 estandes com empresas e serviços da área de saúde e beleza. Na programação, está prevista visita da ex-miss Brasil, atriz e apresentadora do programa “Hoje em Dia”, da TV Record, Natália Guimarães e do zootecnista e apresentador do quadro “Dr. Pet”, no “Domingo Espetacular”, também da Record, Alexandre Rossi.

A Pagina da Vida dia 6 mês abril de 2010


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Pagina da Vida dia 6 mês abril de 2009


**

**

**

** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Pagina da Vida dia 6 mês abril de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 5 de abril de 2011

S. J. do Rio Preto registra caso de dengue tipo 4


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto registrou o primeiro caso de dengue do tipo 4 no município. Trata-se de uma mulher de 31 anos, moradora do Jardim Vivendas, que teve os primeiros sintomas da doença no final do mês de fevereiro. A mulher já está curada e não teve complicações pela doença. A confirmação do caso foi anunciada nesta segunda-feira (4/4), em entrevista coletiva à imprensa pelo secretário de Saúde, José Victor Maniglia. O caso foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Instituto Adolfo Lutz e também pelo Departamento de Virologia da Famerp -Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto após isolamento do vírus. O resultado final dos exames ficou pronto na manhã desta segunda-feira. Até então, a Diretoria de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde, e Instituto Adolfo Lutz, da ecretaria de Estado da Saúde, só haviam confirmado a circulação de casos da doença causados pelos vírus DEN1, DEN2 e DEN3 no município. A paciente, que teve os primeiros sintomas da doença no dia 26 de fevereiro e procurou atendimento médico no dia seguinte na UPA Central. Em 27 de fevereiro apresentou febre, dor nos olhos, dor de cabeça e corpo, além de prostração. A mulher relatou que não viajou para estados brasileiros onde já foram registrados casos de dengue 4, mas que realizou viagens na região. A provável localidade de origem da contaminação está em investigação. Até o momento, o município contabiliza 161 casos de dengue, incluindo o de dengue 4, os outros são do tipo clássico e sem registro de complicações. Não há óbitos até o momento. 
Orientações
Segundo o secretário de Saúde, José Victor Maniglia, o momento é de alerta para a população, que deve manter neste momento todas as ações para evitar o acúmulo de água parada no interior de suas residências. “Como esse tipo de vírus nunca foi registrado no município, ninguém está imune, todos estão suscetíveis a desenvolver a doença”, afirma. Embora Rio Preto tenha registrado entre janeiro e fevereiro deste ano 71 casos contra 8.640 em 2010, o secretário afirma que a população deve ficar alerta. “Se a pessoa sentir febre alta, dor de cabeça ou no corpo, mal-estar geral ou manchas avermelhadas pelo corpo, deve procurar atendimento médico imediatamente na Unidade de Saúde mais próxima. É importante não se
automedicar”, ressalta. São quatro tipos de vírus que transmitem à dengue – DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Os sintomas são os mesmos para os quatro tipos de vírus – febre alta, dor no corpo e articulações, dor nos olhos, indisposição geral, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e, em casos mais graves, sangramentos. Quando uma pessoa tem a dengue por um tipo específico fica imunizada apenas por essa variação da doença, podendo desenvolver a doença ainda por outras três vezes. A cada nova recontaminação são maiores as chances de complicações da doença.
Ações
Maniglia também reforçou que todas as ações para controle da dengue têm sido ininterruptas no município. “Temos mais de 400 agentes de saúde nas ruas, equipes especiais formadas, mas também precisamos da ajuda da população”, afirma. Nesta segunda-feira (4/4), Rio Preto, bem como outras cidades paulistas, deram início às ações da Semana Estadual de Combate à Dengue. No município, a ação-chave até o final da semana será um pente fino em 96 escolas consideradas imóveis especiais devido ao grande número de circulação de pessoas. A ação é realizada em parceria com agentes da Sucen -Superintendência de Controle de Endemias e visa eliminar qualquer tipo de potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Já nesta terça e quarta-feira (5 e 6/4), profissionais de saúde da rede pública de saúde, entre eles médicos e enfermeiros, participam de capacitação para atualização sobre os riscos da circulação do vírus da dengue tipo 4 e intensificação da assistência e notificação dos suspeitos no município. O curso será realizado no Teatro Nelson Castro, a partir das 19h30, e também é aberto a profissionais de rede privada. Outra ação no combate à dengue no município é a Faxina D, mutirão de limpeza iniciado no último mês de janeiro com o objetivo de eliminar potenciais criadouros do mosquito, além de diminuir a quantidade de entulho descartado na cidade, sensibilizando a população para que mantenha limpos os locais visitados. O mutirão limpa ruas, avenidas, canteiros centrais, áreas verdes, institucionais e sarjetas, terrenos públicos e particulares, além de fazer também o plantio de árvores. Em pouco mais de dois meses, já foram retirados das ruas da cidade 11,8 mil toneladas de material inservível. No mesmo período, em parte das áreas limpas, já foram plantadas 5.020 mudas de árvores e vistoriados 39.622 imóveis. Simultaneamente às ações da Semana e Faxina D, os agentes de saúde também têm realizado diariamente bloqueios mecânicos (visita em domicílio para busca ativa de criadouros) e os bloqueios químicos, por meio de nebulização de inseticida. Também continuam as ações de coleta de material inservível pela Cooperativa de Carroceiros em terrenos baldios e linhões, fiscalização em pontos estratégicos (floriculturas, cemitérios, borracharias, entre outras) e fiscalização em imóveis especiais (locais de grande circulação de pessoas como faculdades, hospitais, empresas, indústrias. Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. 
A ligação é gratuita. 

Saúde realiza Encontro de "Cuidadores de Idosos"


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto promove a partir desta terça-feira (5/4), até o próximo dia 27/4, Encontro de Familiares de Cuidadores de Idosos na área de abrangência da UBS -Unidade Básica de Saúde Vila Toninho. Foram abertas 50 vagas para a comunidade. O objetivo do encontro é a sensibilização, por meio de abordagem e troca de experiências, em temas comuns do envelhecimento. Entre as palestras previstas para o encontro estão temas como cuidados gerais e direitos dos idosos; doenças mais comuns e vacinação prevista para a terceira idade; cuidados com a coluna, fisioterápicos e exercícios para a saúde, entre outros. Dividido em seis módulos, o evento será realizado por meio de reuniões temáticas nos dias 5, 6, 12, 13, 26 e 27 de abril, das 19 às 21 horas, no salão paroquial da Igreja de Santa Edwiges. 

PROGRAMAÇÃO

Dia: 5/4
Tema: A convivência com o Idoso e seus direitos
Palestrantes
Viviana Gagliardi Delbone
(Assistente Social | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)
Rosilei Spósito dos Santos
(Psicóloga | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)

Dia: 6/4
Tema: Cuidados Fisioterápicos e exercícios físicos
Palestrantes
Valéria Aparecida Egami
(Fisioterapeuta | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto) 
Vitor Matheus Seixas
(Educador Físico | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)

Dia: 12/4
Tema: Doenças mais comuns em idosos/Alzheimer e o risco da automedicação
Palestrantes
Juliana B. Meirelles
(Médica | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)
Karen Peguim Barbosa
(Farmacêutica | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)

Dia: 13/4
Tema: Vacinação e nutrição
Palestrantes
Marília Cattozatto dos Reis
(Enfermeira | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)
Bruna Borges Roca
(Nutricionista | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)

Dia: 26/4
Tema: Cuidados gerais com idosos e prevenção de DST
Palestrantes 
Aurides Gonçalves Pereira Furtil
(Enfermeira | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)
Sabrina Gonçalves de S. Felipe
(Assistente Social | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)

Dia: 27/4 
Tema: Cuidados com saúde bucal e disfagia.
Palestrantes 
Valéria Fusco Mendes
(Dentista | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)
Anielly Fonseca Valero Afonso
(Fonoaudióloga | Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto)

SESC - Programação desta semana

Bosque Municipal tem três novos moradores




Nasceu em março, no Bosque Municipal, três filhotes resultado de procriação em cativeiro. São um veado-catingueiro, uma anta e um cervo-dama.  O veterinário responsável pelos animais do Bosque, Bernard Von Shimovsky, disse que os nascimentos ocorrem normalmente na Primavera, mas com animais em cativeiro não há época definida para procriação. Os filhotes, já adaptados ao ambiente, podem ser observados pelos visitantes. A anta é considerada o maior mamífero da América do Sul, possui hábitos solitários e o casal é encontrado junto apenas durante o acasalamento e a amamentação. A fêmea tem geralmente apenas um filhote e o casal se separa logo após o acasalamento. Já o veado-catingueiro, natural do Cerrado, 
é um cervídeo com tendência a vida solitária, reunindo-se apenas para se acasalar. É uma espécie sem galhada. O macho adulto mede pouco mais de um metro e pode pesar vinte quilos. Ele tem pelos mais longos e macios, se comparado ao veado-mateiro. A perda do habitat e a caça são as principais causas para o declínio populacional, que estaria levando o veado-catingueiro rumo à extinção. O cervo-dama é um cervídeo de porte médio, natural do sul da Europa. É uma espécie que consegue se adaptar a uma grande variedade de habitats, porém, a floresta é o seu lugar predileto. O macho apresenta chifre desenvolvido, palmado com numerosas pontas, durante o período reprodutivo; logo após, este cai e inicia-se o crescimento de outro. Seu chifre é renovado a cada ano. De acordo com Bernard, no Bosque o maior volume de reprodução é entre as aves, que começam a ter filhotes em agosto. As aves que mais se reproduzem em cativeiro são os Jacus; as Perdizes; os Pavões e os Marrecos. Entre os mamíferos, a onça parda se reproduzia muito, então o casal foi separado e hoje são três fêmeas no mesmo recinto. O veterinário esteve participando, na última semana, do Congresso Brasileiro de Zoológicos, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, no qual se discutiu o futuro dos animais em cativeiro. “Nosso maior desafio é garantir recintos que sejam cada vez mais integrados à Natureza”, diz ele.

Bosque Municipal
Horário de funcionamento: 
terça a domingo das 8h às 17h
Endereço: rua Cristóvão Colombo 
(marginal da BR-153), no Jardim Nazareth.