sábado, 4 de junho de 2011

Correios lançam neste domingo e divulgam em bloco de selos espécies da fauna marinha


Os Correios lançam neste domingo (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, na cidade de Recife/PE, um bloco (de emissão especial) composto de quatro selos, que destacam espécies da fauna marinha: Águas-vivas (Pelagia sp e Phyllorhyza punctata), Lulas (Sepioteuthis sepioidea), Polvo (Octopus insularis) e Estrelas-do-mar (Oreaster reticulatus). O bloco Ilustra o habitat dessas espécies como: algas, corais e fundo de areia, além de outros habitantes naturais, como os peixes. No canto inferior direito, a logomarca da Exposição Filatélica Internacional no Japão – Philanippon 2011, a ocorrer em Yokohama, no período de 28/7 a 2/8/2011. Na composição da peça filatélica, o artista Anderson Moreira Lima utilizou as técnicas do desenho com lápis de cor em papel Canson e computação gráfica.
Foram impressos 200 mil blocos, com valor facial de R$ 2,70 cada selo (R$ 10,80 o bloco). A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
A costa brasileira possui mais de 8 mil quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico e oferece uma rica rede de ecossistemas, indo de regiões tropicais às subtropicais. Ao longo de sua extensão, possui características bem diversas, abrigando igualmente uma rica variedade de fauna marinha. Dentre os tipos de animais marinhos temos as águas-vivas, as lulas, os polvos e as estrelas-do-mar, das quais destacamos as respectivas espécies: Pelagia sp e Phyllorhiza punctata, Sepioteuthis sepioidea, Octopus insularis e Oreaster reticulatus.
Pelagia sp e Phyllorhiza punctata – espécies de águas-vivas, possuindo corpos de consistência gelatinosa e delicada, são, na verdade, predadores vorazes. Com seus tentáculos longos, armados com milhares de pequenas estruturas denominadas cnidas, capturam peixes e pequenos organismos marinhos. Embora temidas por nós, a maioria das espécies é inofensiva para o ser humano, como é o caso da Pelagia sp., Phyllorhiza punctata e muitas outras. Os indivíduos adultos de ambas as espécies são relativamente grandes (até 50 cm de diâmetro) e possuem 8 braços orais. A Phyllorhiza punctata, cujo corpo é marrom salpicado de pontos brancos, pode ser encontrada próxima à costa, muitas vezes encalhada nas praias. É comum em águas quentes no mundo todo. As espécies de Pelagia têm coloração mais sutil, seus corpos são translúcidos, com pigmentação azulada ou avermelhada. São comuns em águas oceânicas tropicais e subtropicais do globo.
Sepioteuthis sepioidea – espécie de lula tropical de águas rasas, conhecida como lula recifal. É identificada pelo formato oval do corpo e pelas nadadeiras, que ocupam quase toda a margem lateral do manto. Como a maioria das lulas, é uma predadora voraz. As presas, como peixes, moluscos e crustáceos, são capturadas pelos seus dois longos tentáculos, sendo levadas até à boca com a ajuda dos braços mais curtos. As lulas recifais possuem capacidades de comunicação e camuflagem, utilizando mudanças variadas de cores, formatos e texturas do corpo, por meio do controle nervoso de células com pigmentação, chamadas cromatóforos. Como outros cefalópodes (classe de moluscos marinhos), morrem após a reprodução, as fêmeas, imediatamente após colocarem os ovos. Já os machos podem fertilizar muitas fêmeas em um período curto de tempo, antes de morrer. Octopus insularis – espécie de polvo descrita recentemente (2008), é a mais comumente encontrada nas águas rasas das ilhas oceânicas do nordeste brasileiro e, também,nem ambientes rochosos e sistemas recifais da costa nordestina até a Bahia. Polvo de porte médio (cerca de 1 Kg), caracterizado pelos braços curtos e grossos e cabeça larga. Possui a pele rugosa e a presença de papilas, com a coloração no ambiente natural variando de marrom ao vermelho-amarronzado. É uma espécie carnívora, que se alimenta, principalmente, de pequenos crustáceos, bivalves e gastrópodes. Seu ciclo de vida é curto (6 meses a 1 ano). A fêmea cuida dos embriões e morre após a eclosão dos ovos. Os machos morrem após a reprodução. Os polvos vêm se constituindo num importante recurso pesqueiro no Nordeste do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, pois possuem diversas características biológicas, nutricionais e econômicas, que os apontam como um recurso pesqueiro propício a sustentar pescarias rentáveis e sustentáveis em longo prazo. Oreaster reticulatus – espécie de estrela-do-mar, que pode ser encontrada ao longo de toda a costa brasileira, à exceção do Rio Grande do Sul. Habita áreas rasas de fundo arenoso ou banco de fanerógamas (plantas que produzem flores e sementes), podendo também ser encontrada em substrato lamoso característico de manguezais e áreas próximas a recifes. É um animal onívoro micrófago (alimenta-se de pequenas partículas), podendo comer desde algas filamentosas, diatomáceas e detritos, a ouriços, pepinos-do-mar, larva de caranguejo, poliquetas, copépodas e tecidos de esponjas. Predador, devora, inclusive, animais da mesma espécie e é presa de peixes e gastrópodos (grande classe de moluscos). Possui importante uso medicinal, apresentando papel terapêutico importante. É bastante comercializada para a aquariofilia e como objeto decorativo.  Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio da Filatelia, destaca a riqueza da fauna marinha e sua biodiversidade, ratificando a importância da preservação e proteção do ecossistema em mares e oceanos.


Semana Preventiva de Saúde (6 à 10/6) a partir de segunda-feira na UBSF da Caic e Cristo Rei


A partir da próxima segunda-feira (6/6), até sexta-feira (10/6), os moradores dos bairros Caic, Cristo Rei e proximidades poderão participar da Semana Preventiva de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, na UBSF -Unidade Básica de Saúde da Família Caic/Cristo Rei. A iniciativa faz parte do ciclo de eventos alusivos à promoção da  saúde que são desenvolvidos em UBSs do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância dos exames preventivos. Segundo a gerente da Unidade, Vanessa Nascimento, durante toda a semana serão realizados, em horários diferenciados, coleta de papanicolau, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de exames específicos para a saúde do homem, como o preventivo de câncer de próstata. 

PROGRAMAÇÃO SEMANA PREVENTIVA

UBSF CAIC/CRISTO REI (6 à 10/06/11)

SEGUNDA FEIRA (6/6)
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal, na EMEI Agostinho Brandi
TARDE (14h às 17h): atividades voltadas para saúde do homem e do trabalhador na empresa HOKEN (testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis)

TERÇA-FEIRA (7/6)
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados e busca ativa de hipertensos e diabéticos, na unidade e no supermercado Carrefour (8h às 11h)TARDE (14h às 17h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados NOTURNO (17h às 21h): mutirão de exames preventivos do programa Saúde do Homem (realização de toque, solicitação de PSA, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais e sobre doenças sexualmente transmissíveis).

QUARTA-FEIRA (8/6)
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal, na Creche Maria Luiza
TARDE (14h às 17h): atividades voltadas para saúde do homem e do trabalhador, na Rede Record (testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis).

QUINTA-FEIRA (9/6)
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados

SEXTA-FEIRA (10/6)
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal, na Creche Maria Luiza TARDE (14h às 17h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados 

Feiras do Caic e Vila Toninho recebem amanhã (5/6) projeto “Viva Feira, Feira Viva”


Neste domingo (5/6) as feiras-livres dos bairros Caic e Vila Toninho, ambas localizadas na região Sul do município, recebem as barracas da Prefeitura dentro do projeto “Viva Feira, Feira Viva”. Neste final de semana, serão realizados exames de glicemia e aferição de pressão arterial. Pacientes que tiveram o exame alterado serão encaminhados para consulta médica. O objetivo é de que gradativamente o serviço seja estendido para as outras feiras que são realizadas semanalmente no município. O projeto “Viva Feira, Feira Viva” tem por objetivo promover a revitalização das feiras-livres da cidade. As barracas foram padronizadas eliminando a poluição visual e tornando as feiras mais funcionais. Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras estão menos poluídas. O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes.  Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha. As lonas personalizadas são patrocinadas pelas empresas Agrometal, Encalso, MRV, Setpar, Robobens, Banco do Brasil, Sebrae e Senac, que são os parceiros do projeto. Além da padronização, os feirantes também têm participado de capacitações. São cursos de manipulação de alimentos, sobre marketing para o setor de feiras livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional, técnicas de vendas, entre outros.

Projeto Viva feira 

Local: feira-livre do Caic (Avenida Romano Calil)
Ações: aferição de pressão arterial e testes de glicemia
Horário: a partir das 8 horas 

Local: feira-livre da Vila Toninho (Rua Antônio L. Santos)
Ações: aferição de pressão arterial e testes de glicemia
Horário: a partir das 8 horas 

Amanhã (5/6) tem festa no Parque Ecológico


O Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda comemora cinco anos neste domingo (5/6). Haverá muita animação e distribuição de pipoca, algodão doce e refrigerantes, das 9 às 17 horas. Na parte da manhã, a Polícia Ambiental também estará presente entregando mudas e cartilhas sobre meio ambiente. Atividades educacionais e recreativas para festejar o aniversário do Parque começaram na quarta-feira (1º/6) e vão até o dia 10 deste mês. Monitores do próprio Parque promoveram gincanas e outras recreações com as crianças e adolescentes que foram até o local. Na próxima semana (7 a 10/6) as atividades continuam como parte da programação da IX Semana Integrada do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. A programação completa da Semana pode ser acessada no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página principal.

Semana de Comunicação aborda a era digital


A paróquia Nossa Senhora do Brasil promove entre os dias 5 e 8 de junho, a IV Semana de Comunicação, com o tema da 45º Dia Mundial das Comunicações 2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O evento é aberto a participação de toda comunidade. O padre Ernesto preside missa de abertura da Semana no dia 5 de junho, às 19h30. O diácono permanente da Diocese de São José do Rio Preto, José Maurício Mendonça, abre as atividades no dia 6 de junho, às 19h30, ele aborda o tema  “Meios de Comunicação de massa e o Cristo comunicador”. Na terça-feira, dia 7 de junho, às 19h30, o professor Eder Ralha falará sobre “As novas tecnologias e o anúncio da palavra: Formas de mediação”. Para encerrar a Semana de Comunicação, o padre Ernesto convidou o sociólogo, professor e comentarista da Rádio Interativa FM, Luciano Alvarenga. Ele vai dialogar a questão “A era digital: o ontem e o hoje”. A paróquia Nossa Senhora do Brasil fica localizada na rua Manoel Maria de Freitas, 89, no bairro São Deocleciano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3224-5616 ou no site www.paroquiansbrasilriopreto.com.br

A Página da Vida dia 4 mês junho de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 4 mês junho de 2009


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 4 mês junho de 2008


***

***

 ***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

As festas juninas abordadas com humor e Banda Ecclésis na Rádio Educativa FM 106.7


Você sabia que a festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, na época da colônia? E que a quadrilha é de influência dos franceses? A partir de segunda-feira (6/6), curiosidades desta festa tão tradicional nos nosso País serão exibidas na programação da Rádio Educativa Rio Preto FM. O tema da série, com boletins especiais, é: “Festa Junina também é curtura, sô”. A dengue e a importância de cada um de nós na luta contra o mosquito transmissor também estarão em foco na grade de programação da 106,7 Mhz. Novas informações sobre como se prevenir e cuidar da sua saúde estarão no ar a partir da semana que vem. É o rádio como importante instrumento de comunicação para orientar a população e evitar o surgimento de novos casos da doença. A série especial sobre os cuidados com a saúde da boca, com dicas de três especialistas no assunto, também continua no ar. O ouvinte ainda acompanha uma enorme diversidade de temas ao longo do dia na Educativa FM. São boletins a cada 20 minutos, que informam sobre educação, meio-ambiente, economia, emprego, saúde, utilidade pública e muito mais. O “Viver Bem” desta segunda-feira (6/6), às 14 horas, traz uma entrevista com o tema "Transtornos Alimentares". A psicóloga Cláudia Mouraria, especialista no tratamento da anorexia e bulimia, fala sobre as causas e complicações desses transtornos, que atingem principalmente as mulheres. "A anorexia começa geralmente com uma dieta. Mesmo depois de emagrecer, as pessoas que têm o transtorno ainda não conseguem se enxergar magras e reduzem cada vez mais a alimentação, a ponto de ficarem doentes", afirma a especialista. Ela também fala sobre o tratamento, que deve ser multidisciplinar. Na parte musical, neste sábado (4/6), a Rádio Educativa FM traz a banda Ecclésis, de Rio Preto. Formado desde 1998, o grupo conquistou, no ano passado, o título de melhor disco independente, num importante concurso voltado para a música católica. O programa será exibido às 18 horas. Outras informações sobre a programação no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Comunicação.

São José do Rio Preto será palco neste sábado da final do Campeonato Paulista de Judô


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Federação Paulista de Judô, realiza neste sábado dia (4/6) a final do Campeonato Paulista de Judô. Na disputa estão os títulos estaduais das classes Sub 15 (pré-juvenil) e Sub 23. A abertura do evento será às 8h45, no Centro Regional de Eventos, com o desfile das delegações. A prova vai contar com a participação de 558 judocas, divididos da seguinte forma:
Classe sub-15 feminino - 119 participantes
Classe sub-15 masculino - 160 participantes
Classe sub-23 feminino - 101 participantes
Classe sub-23 masculino - 178 participantes
O Campeonato visa, além de apontar os campeões paulistas, estimular a prática da modalidade, principalmente em Rio Preto que já se destaca com o Projeto Criança Esporte Judô, uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Rio Preto Automóvel Clube, que atende cerca de 1 mil crianças, divididas em 15 núcleos instalados nos mais diversos bairros da cidade.

Final do Campeonato Paulista de Judô
Data: 4/6/11- sábado
Horário: 8h45
Local: Centro Regional de Eventos, 
avenida José Munia, 5.650 - Chácara Municipal
Informações: 3216.4000 - 3201.8890
Entrada: gratuita

“São José do Rio Preto, um exemplo a ser seguido”


A Special Kids Photography fez uma homenagem especial à Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia. Além de conceder certificado de participação no “Programa Nacional de Incentivo à Criação de Mídia Inclusiva”, desenvolvido pela entidade, de integração e valorização da pessoa com deficiência, também postou no seu blog (http://specialkidsphotography.com.br/capacitacao/sao-jose-do-rio-preto-um-exemplo-a-ser-seguido) uma matéria especial sobre o curso de fotografia realizado pela pasta para profissionais e amadores. O título da reportagem é “São José do Rio Preto, um exemplo a ser seguido”. O curso ensinou como fotografar pessoas com deficiência, por meio de aulas teóricas e práticas. Os alunos foram orientados em como conseguir um bom resultado. Para isso, as técnicas aplicadas foram desde a abordagem até como lidar com cada particularidade da pessoa com deficiência para se ter fotos expressivas e plasticamente bonitas. O curso foi ministrado por Rubens Vieira. Ele é especialista nesse tipo de fotografia, com capacitação realizada nos Estados Unidos. Participaram profissionais do município e fotógrafos amadores de entidades como Apae –Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Renascer, Apatru –Associação Preventiva de Acidentes e Assistência às Vítimas de Trânsito, bem como funcionários municipais das Secretarias de Cultura e Esportes e Lazer. “Pessoas com deficiência estão cada vez mais presentes na nossa comunidade. Registrar sua inclusão nos esportes, no cotidiano, no trabalho, escolas e em outras ações com excelência faz parte dos objetivos desta Secretaria”, ressalta a secretária dos Direitos e Política para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire. A Special Kids Photography utiliza a fotografia como instrumento de inclusão social, com a pretensão de mexer com a comunidade para mostrar como indivíduos com deficiência podem ser integrados a sociedade e, com isso, acabar com preconceitos. 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo promove neste sábado às 20.00 horas o Baile da Terceira Idade


A paróquia Nossa Senhora do Carmo de São José do Rio Preto realiza no próximo dia 4 de junho, sábado, às 20h, o Baile da Terceira Idade. Segundo o Júlio Vieira da Pascom, o convite pode ser adquirido a R$ 7 e a mesa custa R$ 2. Os convites estão à venda na secretaria paroquial. Podem participar toda a comunidade. Toda a renda do evento será revertida para as obras paroquiais. A paróquia Nossa Senhora do Carmo fica na rua Cristovão Colombo, 935, no Jardim América. Mais informações no (17) 3224-0170

Estância São Lucas recebe Saúde Itinerante


O projeto Saúde Itinerante, que consiste em levar atendimento de saúde a loteamentos não regularizados, visita nesta sexta-feira (3/6) a Estância São Lucas, localizada na área de abrangência da UBSF -Unidade Básica de Saúde da Família do São Deocleciano. O atendimento será das 8 às 17 horas. Ao todo, 17 loteamentos ainda não regularizados já foram visitados pela equipe do projeto desde o início do mês de fevereiro. Nesse período, mais de 15 mil pessoas passaram por atendimento. O serviço disponibiliza estrutura de uma Unidade de Saúde, priorizando o atendimento preventivo, por meio de um ônibus com apoio de profissionais de saúde. Durante a permanência da Unidade Itinerante, a população tem acesso a atendimento médico, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos como papanicolau e testes sorológicos.
Projeto 
A Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, percorre regiões da cidade já pré-determinadas.

Projeto Saúde Itinerante 
Data: 3/6/2011 
Horário: 8h às 17h 
Local: Estância São Lucas 

A Página da Vida dia 3 mês junho de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 3 mês junho de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 3 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Domingo próximo ou que vem tem a 5ª Feijoada do Mané de Solidariedade


A “Feijoada do Mané é um evento que agrega diversão, cultura e gastronomia. Na programação cultural teremos este ano a Banda Seu Moço com grande sucesso em nossa região, o Riverboat’s Jazz Band , que interpreta Jazz de todos os tempos e faz grande sucesso no Bar Brahma em São Paulo, sendo destaque em grandes cruzeiros e na festa do Peão em Barretos 2010, o “Pagode Nosso Estilo” grande grupo de pagode também de nossa região além de “Up’s Nigth ”, espetáculo multimídia envolvendo imagens com o Vj Stallone. No Buffett OBB e com a presença de grandes marcas de nossa cidade e região, tudo isso regado à Chopp Brahma – e Caipirinhas com Frutas Tropicais – Open Bar. 

Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo decidiu colocar grade para proteger capivaras


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, pretende instalar, até julho, gradil no Lago 2 do Parque da Represa. A grade será instalada para evitar que as capivaras tenham acesso à rua. Os animais, que vivem em manadas e gostam de comer durante a noite, costumam atravessar as vias públicas dos arredores e constantemente têm sido atropelados. A Secretaria já aprovou o modelo de grade que será instalado. De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, a grade será em baixa e com cor neutra. Elas serão instaladas em toda extensão do Lago 2. Serão 1,9 mil metros de grade com altura de 70 centímetros. “É o suficiente para evitar que os animais saiam das margens do Lago”, diz Caio Urbinatti, administrador do Parque da Represa. No momento, a Secretaria está providenciando a licitação para a aquisição da cerca. 

Peneira Oficial do Santos vai selecionar atletas amanhã em São José do Rio Preto


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Projeto Mundo Novo Ielar, realiza nesta sexta-feira (3/6) a primeira “peneira” oficial do Santos Futebol Clube, para nascidos em 1994 a 2001. A comissão técnica das categorias de base do Santos F.C. vem exclusivamente a Rio Preto realizar peneira para a seleção de atletas, com o intuito de garimpar novos talentos e reforçar as suas equipes.
Os observadores do Santos F.C. preferem que os treinadores levem sua equipe inteira e não somente os craques, porque o entrosamento em campo favorece a observação dos olheiros. Cerca de 800 adolescentes de Rio Preto e região devem participar do teste que será realizado em dois períodos, manhã e tarde, de acordo com o ano de nascimento. O professor de educação física e coordenador do Projeto Mundo Novo Ielar Fernando Reis Alves, disse que após a peneira, os adolescentes selecionados vão para o Centro de Treinamento Rei Pelé, na cidade e Santos (SP), onde ficam por duas semanas passando por testes. Se forem escolhidos já assinam contato imediatamente com o Clube. Além do professor Fernando, participa da seleção o técnico de futebol de Rio Preto José Antonio Liberato, conhecido como professor Maizena, ex-jogador de futebol. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ou no local do evento, na hora da seleção. A participação e inscrição são totalmente gratuitas. Qualquer garoto nascido a partir de 1994 até 2001 pode se inscrever e participar.

1ª “Peneira” de meninos 
nascidos em 1994 a 2001 
Data: 3/6/11 
Horário:  8h às 12h, para atletas nascidos em 97 / 98 / 99 / 2000 / 2001
Horário: 13h às 18h, para atletas nascidos em 94 / 95 / 96
Local: campos 1 do Distrito Industrial (Cidade da Criança) 
Informações: 3201-8890  - 8807.9253, com professor Fernando
Peneira totalmente gratuita e a inscrição poderá ser feito no local 

Atletas estão otimistas na busca pelo bicampeonato dos Jori em Votuporanga - SP


A delegação rio-pretense, campeã em 2010 dos Jori –Jogos Regionais do Idoso, embarcou otimista para a competição deste ano. Na busca pelo bicampeonato, a comitiva é composta de 88 pessoas, sendo 78 atletas.  O embarque para a 15ª edição dos Jori –Jogos Regionais do Idoso que, neste ano, será realizada na cidade de Votuporanga, foi nesta quarta-feira (1º/6), às 7 horas, do Centro Regional de Eventos. As competições vão até domingo (5/6). A delegação rio-pretense participa de todas as modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. “Estamos bastante otimistas. Acreditamos que iremos conseguir uma boa colocação”, disse a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cléa Márcia Bernadelli. Os Jogos são realizados em duas fases: regional e estadual. Participam da segunda fase os três primeiros colocados de cada modalidade. A fase estadual está prevista para acontecer de 23 a 27 de novembro, na cidade de São José dos Campos. 

A Página da Vida dia 2 mês junho de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 2 mês junho de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 2 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

São José do Rio Preto recebe a belíssima exposição “A Química no Cotidiano”


Será inaugurada nesta quinta-feira (2/6) e fica até dia 30 de junho a exposição “A Química no Cotidiano”, no CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura. A mostra itinerante, produzida pela Sociedade Brasileira de Química e pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, já passou pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP de São Carlos e pelo Museu Interativo de Ciências, em Franca (SP). A proposta é mostrar a relação da química a áreas variadas, destacando a importância dessa ciência. Essa é uma das atividades preparadas no Brasil para celebrar o Ano Internacional da Química. Com vinte paineis ilustrativos, ela mostra a química presente em tudo o que nos cerca: alimentos, saúde, agricultura, energia e comunicação. Paralelamente, monitores do CICC vão apresentar experimentos que, utilizando elementos do cotidiano, como a aspirina, ensinam fenômenos químicos, a exemplo da precipitação, da liberação de gases etc. Essa mostra se somará a outra já presente no CICC, também em celebração ao Ano Internacional da Química, Biografia de Marie Curie. A exposição fotográfica aborda a história da famosa personagem da ciência do século XX, que ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1903, e o Prêmio Nobel de Química, em 1911. Além da biografia, a contribuição de Marie Curie à ciência também fica evidente no material exposto no pátio do CICC. Para visitar as exposições, basta se dirigir ao CICC dentro de um de seus horários de funcionamento: quartas e sextas, das 8 às 17 horas; quintas, das 13 às 22 horas; e sábados e domingos, das 13 às 19 horas. A entrada é franca. Interessados em agendamentos de grupos devem entrar em contato pelo telefone (17) 3232-9426. O CICC fica na avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial. 

Sobre o Ano Internacional da Química

Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química, pela Sociedade Brasileira de Química, pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Unesco -Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e a Iupac -União Internacional de Química Pura e Aplicada. As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Sinquisp -Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo. O AIQ conta com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, LANXESS, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins. Mais informações no site oficial do evento em http://quimica2011.org.br. 

Exposição “A química no cotidiano” 
e “Biografia de Marie Curie”
Data: 2/6 a 30/6
Local: CICC – avenida João Batista Vetorazzo, 500 - Distrito Industrial
Entrada franca
Mais informações: (17) 3232-9426

Exposição de arte ressalta luta contra Aids no município de São José do Rio Preto


Desta quarta-feira (1º/6) até o 12 de junho, o Plaza Avenida Shopping abriga a exposição “A luta contra a Aids”, que traz 12 obras criadas para ilustrar o calendário “Somos iguais. Preconceito não“, lançado pela Secretaria  de Saúde de São José do Rio Preto, em dezembro do ano passado. Criado com o objetivo de mostrar a importância das ações de prevenção, diagnóstico precoce da Aids e luta contra o preconceito, o calendário foi idealizado por técnicos do Programa Municipal de DST/Aids e lançado em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids. “Cada mês é ilustrado por uma obra de arte de um artista local, agora essas obras integram a exposição no shopping”, informa Aracelis de Castro Aschar, coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ Aids e Hepatite. Participam da exposição Fuzinelli, Marcelo Lopes, Rita Caniato, J.L. Silva, Réasilvia, Bill Ferrari, Terezinha Bília, Érika Floriano, Martins, Mª Emília e A. Garcia Lopes. Já a obra da artista Norma Villar é uma escultura. Durante a exposição, na semana que compreende os dias 6 a 10 de junho, técnicos do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ Aids e Hepatite vão estar no shopping com mesa de prevenção e orientação à população sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos e material educativo.

Exposição “A luta contra a Aids”
Telas e escultura que representam a 
luta contra a AIDS e preconceito
Data: 1º a 12/6
Horário: 10 às 22 horas
Local: Plaza Avenida Shopping,
 avenida José Munia, 4.775 – 2º Piso 

1º Encontro da Juventude, terá como tema “Juventude e Sustentabilidade”


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio cultural do Sesc realiza na sexta-feira (3/6), das 8h30 às 17 horas, o 1º Encontro da Juventude, que terá como tema “Juventude e Sustentabilidade”. O evento vai reunir cerca de 400 integrantes do Programa Ação Jovem, destinado a pessoas de 15 a 24 anos, que frequentam os grupos das 12 unidades fixas dos Cras -Centro de Referência de Assistência Social. No local, será discutida a relação do jovem com a sustentabilidade e o consumo, por meio de diversas atividades, como bate-papo, oficinas, exibições de filmes e dinâmicas. “Acreditamos e investimos nos nossos jovens. Conhecemos suas potencialidades e sabemos que eles podem ser ótimos multiplicadores dentro de seus territórios. Aliados a isso temos um tema atual, que é a sustentabilidade. Acredito que o Encontro irá gerar ótimos frutos para os nossos jovens, suas famílias, e a saúde do planeta”, ressalta Ivani Vaz de Lima, secretária municipal de assistência social. O objetivo é fortalecer a articulação entre os jovens, conscientizando-os sobre o papel da juventude na defesa do meio ambiente, avançando em ações mais eficazes e que correspondam às necessidades dos locais de origem dos jovens, incentivando, assim, o protagonismo. “O ponto alto será o bate-papo com o biólogo Taciano Gonçalves. Por meio de exemplos práticos ele mostrará a importância do papel do jovem para a sustentabilidade e que o pensar sustentável vai além do modismo”, explica Renata Corrêa Leite Oliveira, chefe do setor de políticas para a juventude, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Dentro do segmento “demonstração”, os jovens do Cras Vila Toninho apresentam a esquete teatral “Sustentabilidade: abrindo o caminho”. Sustentabilidade foi um dos temas trabalhados 
neste início de ano, pelo Programa Ação Jovem. Durante discussões, os jovens puderam compreender o que é sustentabilidade e que torná-la possível requer conhecimentos variados e, principalmente, sensibilidades múltiplas. Dessa forma, o pensamento torna-se potencial criador e, do envolvimento dos jovens no assunto, nasce a esquete que, como obra artística pretende envolver outros jovens no mesmo pensamento, tocá-los, sensibilizá-los e, despertá-los para suas responsabilidades, para olharem-se como responsáveis pelo mundo em que vivem. 

Programação 

bate-papo
Juventude e Sustentabilidade - com Taciano Gonçalves, biólogo.
Discussão sobre ações sustentáveis e consumismo, para uma formação crítica sobre o consumo.
Às 9h30.
No Teatro.
demonstração
Talentos Jovens
Apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens que participam do Programa Ação Jovem, em diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança e artes visuais.
Às 9h30 e às 13h30.
No Teatro.
recreação
Jogos Cooperativos
Ações realizadas em conjunto, com a proposta de integrar o grupo e promover a convivência e o bem-estar.
Às 10h30.
No Ginásio de Esportes.
oficinas
Customização
Com Lorena Dutra Amaral, design de moda.
Recicle sua roupa. Crie um visual descolado para as peças de roupa que você não usa mais.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
oficina
Lixo Doméstico: O que reciclar?
Com grupo PET Química Ambiental - Programa de Ensino Tutorial - UNESP.
Dinâmica para discutir quais resíduos são ou não recicláveis, como separá-los e qual o melhor destino do que produzimos: o lixo doméstico.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
oficina
Ambiente em Foco
Com grupo de extensão PACA – Postura Ativa Frente a Causa Ambiental -  UNESP.
Ações que podemos realizar em nosso dia-a-dia, que propiciam mudanças significativas em nosso orçamento e saúde, sem falar dos benefícios ao meio ambiente.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
oficina
Instrumentos de Percussão
Com o músico Luís Fernando Freitas.
Construção de instrumentos de percussão com materiais reaproveitáveis.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
exibição em DVD
Ilha das Flores
Direção: Jorge Furtado. Brasil: 1989, 13min.
Documentário em curta-metragem que aborda a economia que gera relações desiguais entre os seres humanos. Após a exibição haverá um bate-papo.
Às 14h30 e às 15h30.
No Teatro.
Programa Ação Jovem
O Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu 

desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, busca, por meio do Programa Ação Jovem, somar esforços para a superação da situação de exclusão e vulnerabilidade social pela qual se encontra parcela da população jovem do Estado de São Paulo, criando oportunidades para aqueles que ainda não concluíram a escolaridade básica.
Seu objetivo é promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica.
Entre os objetivos específicos estão: incentivar o retorno e/ou permanência na escola; estimular a conclusão do ensino médio; promover ações complementares; propiciar acesso a cursos profissionalizantes; e favorecer a iniciação no mercado de trabalho.
O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto.
- O período de permanência no programa é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, sendo o máximo de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo aos critérios de elegibilidade do programa. 
- Por descumprimento de condicionalidade, o jovem poderá ser desligado a qualquer tempo.

Balanço financeiro do quadrimestre tem superávit de R$ 84 milhões


A Prefeitura de São José do Rio Preto apresentou nesta sexta-feira (27/5), em audiência pública, a avaliação da execução orçamentária e o cumprimento das metas fiscais do município no primeiro quadrimestre deste ano. De janeiro a abril, o município arrecadou R$ 284 milhões, enquanto o previsto na LOA – Lei de Diretrizes Orçamentária era de R$ 259,7 milhões. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de R$ 42, 2 milhões, o que representou um crescimento de 17,4%. Os números foram apresentados pela secretária da Fazenda, Mary Brito Silveira, em cumprimento ao parágrafo 9º do artigo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige a prestação de contas das receitas e despesas do município a cada quadrimestre. As despesas foram de R$ 199,7 milhões. Com isso, o superávit orçamentário no período é de R$ 84,7 milhões. A secretária esclareceu que esse superávit é comum no primeiro quadrimestre, uma vez que a receita tributária tem seu “ponto máximo”, em geral no primeiro quadrimestre. Por outro lado, as despesas têm sua execução mais concentrada no segundo semestre. De acordo com a legislação, que prevê que a dívida dos municípios não exceda 120% da Receita Corrente Líquida, São José do Rio Preto poderia buscar operações de crédito de até R$ 924,8 milhões. De acordo com a secretária, o aumento de receita desse início de ano se deve ao pagamento de IPTU -Imposto Territorial Urbano, IPVA -Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores e ICMS –Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. No caso do IPTU, a arrecadação foi de R$ 50,8 milhões, enquanto LOA previa R$ 42,9 milhões; IPVA foi de R$ 42 milhões, o previsto era 37,5, e do ICMS de R$ 39,9 milhões, quando o esperado era de R$ 38,9.

Hora do Conto apresenta obra de Gilson Sales


Consagrado como projeto de incentivo à leitura, o projeto “Hora do Conto”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, apresenta uma novidade em junho. Desta vez, a “Hora do Conto” terá como atração na abertura o mágico Luciano Daguano, com números e truques de mágicas, num cenário de circo. Em seguida, Luciano e Durval Telles vão contar a história “O esquilo guloso”, do escritor Gilson Sales, por meio da manipulação de bonecos. A proposta de Durval é resgatar valores, ao mesmo tempo que estimula o gosto pela leitura de uma forma diferente. A Hora do Conto, projeto iniciado em 2009 pela Secretaria Municipal de Cultura, tem por objetivo dinamizar as atividades de leitura na Biblioteca, formar novos leitores e incentivar o hábito da leitura entre as crianças de uma maneira lúdica e prazerosa. Desde o início do projeto, cerca de 3,7 mil crianças se encantaram com as histórias contadas.

A Hora do Conto –  
“O esquilo guloso”, 
do escritor Gilson Sales
Data: toda quinta-feira, a partir das 15h.
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca
 Pública Municipal "Dr. Fernando Costa",
 praça Jornalista Leonardo Gomes, 1
Informações: (17) 3202-2310

A Página da Vida dia 1 mês junho de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 1 mês junho de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 1 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 31 de maio de 2011

As melhores charges do mês maio de Lézio Junior

















Todo último dia de cada mês, estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

"Aves em Frente e Verso", de Reinaldo Feres e o convite de lançamento do livro nesta quinta-feira


Aves em frente e verso" é resultado do talento e sensibilidade do zoólogo e professor da Unesp Rio Preto, Reinaldo Feres. A obra surgiu do hobby do professor, que gosta de fotografar cada canto do Ibilce e as aves que por ali vivem. Esse material foi transformado em uma exposição de dois blocos – “Ibilce em P&B” e “Natureza” – e no livro “Aves em frente e verso” (HN Editora e Publieditorial, 2011), uma realização do Ibilce em parceria com a HN Editora e Publieditorial, com o apoio cultural da Constroeste e da Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto).

Para ver sua bela exposição de fotos




A exposição, que conta com 20 fotos, foi inaugurada na segunda-feira (30/05) e permanece no Ibilce até sexta; já o lançamento do livro, conforme convite acima será realizado na quinta-feira (02/06), às 19 horas, no saguão do prédio principal do Instituto. “Só se respeita o que se conhece. Nesse sentido, meu trabalho serve para mostrar a diversidade, em todos os sentidos, que temos por aqui, incentivando-nos a preservá-la”, diz Feres. A iniciativa do professor integrará a 27ª edição da Semana da Biologia da Unesp Rio Preto/Ibilce.



Estande do Secovi é atração na 7ª Construweek


A 7ª ConstruWeek, Feira de Empreendimentos Imobiliários, será novamente sede do Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Rio Preto e região. O objetivo do encontro é de apresentar as possibilidades de crescimento do mercado local, promover um intercâmbio de informações entre empresários de Rio Preto e região, além de abordar, discutir e esclarecer assuntos do setor. O evento será realizado no dia 3 de junho, das 10h às 12h, no Pavilhão da Swift. O credenciamento terá início às 9h30. O Encontro Secovi será coordenado por Joaquim Ribeiro, Diretor Regional do Secovi Rio Preto e região, Vice-Presidente da FENACI - Federação Nacional dos Corretores de Imóveis e do SCIESP - Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo e Presidente da ARAI - Associação Rio-pretense das Administradoras de Imóveis. O evento terá a presença dos palestrantes Flávio Amary, vice-presidente do Interior do Secovi-SP e Diretor Regional do Secovi Sorocaba que abordará o tema Mercado Imobiliário e o Novo Consumidor da Classe Média e o professor Carlos Leite, arquiteto e professor-doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Fundação Dom Cabral que falará sobre Desenvolvimento Imobiliário e as Cidades Sustentáveis. O evento é voltado para empresários e profissionais do setor imobiliário, autoridades governamentais da região, dirigentes de entidades de classe e imprensa. A entrada é um quilo de alimento não perecível. A ConstruWeek começa dia 3 de junho e vai até domingo, dia 5 de junho, no Pavilhão da Swift. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 20h.

45º Dia Mundial das Comunicações Sociais e o convite de missa com o Bispo Dom Paulo



"Verdade, Anúncio e Autenticidade de Vida, 
na era digital"

É Com grande alegria  que ,O Bispo DOM PAULO MENDES PEIXOTO ,  A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) e o SDC Sistema Diocesano de Comunicação da Diocese de São José do Rio Preto, CONVIDA, a todos para participarem da missa  em
 Celebração ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais,  no dia 04 de Junho de 2011 às 19:30 horas (sábado)na Paróquia de Santa  Terezinha do Menino Jesus  localizada a Praça Santa Terezinha, 566, Parque Industrial, São José do Rio Preto. Vamos celebrar este dia, num hino de ação de graças a Deus Pai para que seu Reino seja anunciado a todos com a comunicação e também pela invenção das novas tecnologias para que possam se colocar a serviço da verdade e do amor. A  realidade construída pela comunicação digital é irreversível, como sabemos, fazendo surgir uma cultura nova, afetando, em larga medida, os relacionamentos. A propósito, é aos relacionamentos que o Papa Bento XVI dedica parte significativa de sua bela mensagem para o 45º Dia mundial das Comunicações Sociais. A sua presença é de suma importância.
Atenciosamente,
Lourdinha Barbosa, coordenadora da
 PASCOM/SJRPR (17)91332636
Site-Bispado.org.br 
e-mail: lhursomary@yahoo.com.br


Terminam nesta terça (hoje) inscrições para eleições do Conselho Municipal de Saúde


Terminam nesta terça-feira (31/5) as inscrições para os interessados em concorrer às eleições para conselheiros locais de saúde com validade para o biênio 2011/2013. Todo o processo é coordenado pelo CMS -Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Preto. Os Conselhos Locais, que funcionam nas 25 Unidades Básicas de Saúde, são uma extensão do Conselho Municipal de Saúde. Os conselheiros têm por objetivo garantir a participação dos usuários e dos funcionários, juntamente com a Prefeitura, na administração e controle das ações e serviços nas Unidades. Nesta eleição, serão duas categorias para votação, uma para o segmento de usuários, em que pode concorrer qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e outro para o segmento dos trabalhadores, os quais são funcionários da saúde. O conselheiro local é o representante eleito pela comunidade para propor, avaliar, fiscalizar e ajudar a definir as prioridades das ações que serão executadas pela Secretaria de Saúde. Para o cargo representando a categoria usuário, pode se candidatar qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que seja morador da área de abrangência da unidade na qual vai se candidatar há mais de um ano. Já para trabalhador de saúde pode concorrer qualquer funcionário da rede, independente do vínculo empregatício. Ambos os mandatos são de dois anos e não há remuneração para o cargo. Para participar basta que o interessado leve um documento de identidade e um comprovante de residência até a Unidade Básica de Saúde do bairro em que mora. A eleição ocorre por meio do voto direto de usuários do SUS -Sistema Único de Saúde, na categoria usuários e na de funcionários, os próprios trabalhadores votam. Dúvidas podem ser sanadas diretamente no Conselho Municipal de Saúde, no telefone (17) 3222-1042 ou diretamente no local, localizado na rua Antônio de Godoy, 3857. Cada unidade de saúde tem a data de votação pré-definida pelo Conselho Municipal de Saúde, conforme programação abaixo.

Cronograma das eleições para
 conselheiros locais de saúde

AGENDA DAS ELEIÇÕES DOS CONSELHOS 
LOCAIS DE SAÚDE - BIÊNIO 2011/2013

Nas UBS/UBSF – Das 7h às 17h.

a) DISTRITO I
Área de Abrangência             Data da Eleição
UBS Jardim Americano             DIA 1º/6/11
UBS Vila Elvira                          DIA 1º/6/11
UBS Parque Industrial              DIA 2/6/11
UBS Vila Anchieta                     DIA 3/6/11
UBS Central                              DIA 3/6/11 

b) DISTRITO II
UBSF Renascer                        DIA 6/6 /11
UBSF Gonzaga de Campos      DIA 7/6/11
UBSF Parque da Cidadania     DIA 8/6/11
UBSF Gabriela                          DIA 9/6/11
UBS Vetorazzo                       DIA 10/6/11
UBS Santo Antonio                DIA 13/6 /11
UBS Solo Sagrado                  DIA 14/6/11 
UBSF Maria Lucia                   DIA 15/6/11
UBS Eldorado                          DIA 16/6/11
UBS Vila Mauor                       DIA 17/6/11 

c) DISTRITO III
CSE Estoril                             DIA 22/6/11
UBS São Francisco                DIA 22/6/11

d) DISTRITO IV
UBS Engenheiro Schmitt        DIA 27/6/11
UBSF CAIC                              DIA 28/6/11
UBS Vila Toninho                    DIA 29 /6/11
UBSF Cidade Jardim                DIA 30/6/11

e) DISTRITO V
UPA Jaguaré                       DIA 20/6/11
UBSF São Deocleciano        DIA 20/6/11
UBS Talhado                        DIA 21/6/11
UBSF Felicidade/Rio Preto I  DIA 21/6/11 

A Página da Vida dia 31 mês maio de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.