sábado, 13 de agosto de 2011

Selo celebra relações diplomáticas de Brasil e Ucrânia - 120 anos do início da imigração


Com a Série Relações Diplomáticas, que será lançada no dia 24 de agosto nas cidades de Brasília (DF) e Mallet (PR), os Correios registram em selo postal (de emissão especial) os 120 anos do início da imigração ucraniana para o Brasil.  
O selo divulga duas igrejas Cristãs Ucranianas, uma na cidade de Kyiv, Ucrânia, e outra na colônia ucraniana brasileira, na cidade de Mallet, no estado do Paraná. À esquerda, visualiza-se a Catedral de Santa Sofia, com suas cúpulas douradas, de arquitetura bizantina, o primeiro monumento ucraniano inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. À frente, destaca-se o suntuoso Campanário da Catedral com quatro andares. À direita, a Igreja de São Miguel Arcanjo, a primeira construída no Brasil por imigrantes ucranianos; as paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos, trata-se de um bem histórico, cultural e patrimonial. O contraste das cores, ao fundo, no selo, retratando a noite e o dia, expressa, no conjunto, o relacionamento, a integração e o respeito entre os dois países. A criação das molduras usadas como acabamento foi inspirada na cultura ucraniana, bem como usado um grafismo decorativo como ornamento do selo, lembrando os bordados, xilogravuras e os tradicionais ovos pêssanka ucranianos. Foram utilizadas as técnicas de fotografias, por Mem. Nac. Sofia Kyïvska e Gilson Camargo, e desenho gráfico, pelo Departamento de Filatelia e Produtos da ECT.
Serão emitidos 300 mil selos, com valor facial de R$ 2,55 e poderá ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO
Atualmente, considera-se que no Brasil há em torno de meio milhão de ucranianos, sobretudo brasileiros filhos, netos, bisnetos e trinetos de imigrantes vindos da Ucrânia em numerosas levas, desde 1891, principalmente para o Estado do Paraná. Eles estão integrados à vida sociocultural, econômica e política do Brasil como cidadãos de pleno direito. Mesmo se alguns já até se esqueceram de sua identidade ucraniana, continuam, contudo, conscientes de suas raízes, em sua maioria; em localidades onde sua presença é compacta, preservam a cultura e, inclusive, ainda falam a língua do país de origem – Ucrânia.
A comemoração do centenário da imigração ocorreu durante todo o ano de 1991 de forma modesta, pois a Ucrânia acabara de declarar sua independência justamente naquele ano, no dia 24 de agosto de 1991 - declaração confirmada por mais de 90% da população em referendum efetuado em dezembro do mesmo ano.
O Brasil reconheceu a independência da Ucrânia logo após a extinção formal da União Soviética, ocorrida no final de 1991. As relações diplomáticas iniciaram-se a seguir, timidamente, mas foram tornando-se mais intensas, principalmente com a abertura da Embaixada do Brasil em Kyiv em meados de 1994 e a abertura da Embaixada da Ucrânia em Brasília, em junho de 1995, com as consequentes visitas oficiais recíprocas de Presidentes, da Ucrânia e do Brasil, e assinatura de numerosos acordos, culminando com a criação de uma empresa bi-nacional brasileiro-ucraniana, a “Alcantara Cyclone Space”, com sede em Brasília, para atuação conjunta na área aeroespacial.
Durante o ano de 2011, a comunidade ucraniana está festejando os 120 anos do início da imigração ucraniana para o Brasil. O nível da comemoração é bastante elevado, com a participação efetiva de órgãos oficiais de ambos os Governos, haja vista que durante a visita oficial à Ucrânia, em dezembro de 2009, o então Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Ucrânia, Viktor Iuschenko, entre outros numerosos documentos, assinaram um acordo de apoiar em nível oficial as comemorações do jubileu dos 120 anos. As relações entre os dois Países foram elevadas nessa oportunidade ao nível de parceria estratégica, e, nesse contexto, as comemorações dos 120 anos do início da imigração ucraniana no Brasil é uma data significativa para ambos os países, que reconhecem a importante função, empenho e atuação da comunidade ucraniana do Brasil.
O lançamento do selo comemorativo pelos Correios, ocorrendo na data da comemoração dos 20 anos de independência da Ucrânia e, também, declarada por lei data da comunidade ucraniana no Brasil, é um evento muito significativo. No mesmo dia, uma comitiva de quase duas centenas de brasileiros, em sua maioria descendentes de ucranianos, visita a Ucrânia e participa das comemorações do mesmo jubileu no País de origem.

O segredo do sucesso por Roberto Shinyashiki


Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. 
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. 
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. 
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.  Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está.  "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa. "

Secretaria da Saúde de São José do Rio Preto realiza Encontro de "Cuidadores de Idosos"


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto promove de 15 a 31 deste mês, Encontro de Cuidadores de Idosos na área de abrangência da UBS da Vila Elvira. Foram abertas 50 vagas para a comunidade. O público-alvo são familiares e cuidadores de idosos matriculados no Serviço de Atenção Domiciliar Especializado. O objetivo do encontro é a sensibilização, por meio de abordagem e troca de experiências, em temas comuns do envelhecimento. Entre as palestras previstas para o encontro estão temas como cuidados gerais e direitos dos idosos; doenças mais comuns e vacinação prevista para a terceira idade; cuidados com a coluna, fisioterápicos e exercícios para a saúde, entre outros. Dividido em módulos, o evento será realizado por meio de reuniões temáticas nos dias 15, 17, 23, 24, 29, e 31, das 19 às 21 horas, na Escola Estadual Professor Jamil Khauan, na rua Valparaíso com a avenida Major Léo Lerro, s/nº,  no Jardim Estrela.
  
Programação:

Dia: 15/8/11
Tema: Cuidados com a coluna e exercícios
 para a Saúde/ Cuidados Fisioterápicos
Palestrante:
Daniela M. L. Pinott - Fisioterapeuta
Secretária Municipal de Saúde

Dia: 17/8/11
Tema: Cuidados Gerais com o Idoso e
 Prevenção de DST
Palestrantes:
Ana Paula Parra Martins - Enfermeira
Secretária Municipal de Saúde
Rosana - Enfermeira DST/AIDS

Dia: 23/8/11
Tema:  Cuidados com a doença de Alzheimer
Palestrante:
João C. Cação Sílvia Soares - Médico
 Secretária Municipal de Saúde

Dia: 24/8/11
Tema: Cuidados com a Saúde Bucal e Nutrição
Palestrantes:
Gisele Rocco - Dentista
Secretária Municipal de Saúde
Julyanna Célico - Nutricionista
Secretária Municipal de Saúde

Dia: 29/8/11
Tema: A convivência com o idoso e seus direitos
Palestrantes:
Dulce - Psicóloga
Secretária Municipal de Saúde
Marilda do Amaral - Assistente Social
Secretária Municipal de Saúde

Dia: 31/8/11
Tema: Doenças mais comuns no idoso
Palestrante:
Manoel Carlos Líbano dos Santos - Médico
Secretária Municipal de Saúde

Encontro de Familiares
 “Cuidadores de Idosos”

Datas: 15, 17, 23, 24, 29, e 31
Horário: 19h às 21h
Inscrições: UBS da Vila Elvira
avenida Major Léo Lerro, 558
Local: Escola Estadual Professor Jamil Khauan
Rua Valparaíso com a avenida Major Léo Lerro s/nº - Jardim Estrela.
Observação: serão fornecidos certificados aos
 participantes com 100% de frequência. 

Semana da Família na Paróquia Divino Espírito Santo


"Homem e Mulher Deus os Criou" 

Domingo dia: 14/08
Às 08h00 e às 19h30 - Missa Com Benção dos Pais
Pai conserve em teu coração o pensamento de Deus, (Tb 4,21)

Segunda - Feira 15/08
20h00 - Encontro da Rede de Pequenas Comunidades
Tema: Família Berço das Vocações.

Terça - Feira: 16/08
20h00 – Palestra: Os Desígnios de Deus sobre o matrimônio e a família

Quarta - Feira: 17/08
20h00 – Filme: "Aparecida Um Milagre"

Quinta - Feira: 18/0820h00 - Grupo de Oração – Pregação sobre o tema: Homem e Mulher Deus os Criou.

Sexta - Feira: 19/0820h00 – Palestra: ECA – Direitos e Deveres do Menor e Adolescente. Dr Leandro – Defensor Público.

Dia 27/08
Sensacional Baile Para Casais às 21h00
Convite antecipados na Secretaria Paroquial

Paróquia Divino Espírito Santo
Avenida Alberto Olivieri, 2821 – Jd. Resid. das Laranjeiras
CEP: 15041-235 – São José do Rio Preto – SP
Fone / Fax: (17) 3236-4581

“Samara Bueno” no Tardes Musicais deste domingo, (14), no SESC Rio Preto



            Indie Rock é o estilo do contagiante show de Samara Bueno, que se apresenta neste domingo, dia 14, na Lanchonete do SESC Rio Preto, a partir das 17h. E é grátis.
            Samara Bueno (violão e voz), autodidata, junto com João Paulo (baixo) e Edson (bateria), imprime a musicalidade singular que escolheram e que lhe tem rendido belas críticas pelos apreciadores do indie-rock. Em seu repertório, famosos artistas do cenário musical alternativo, como Florence and the Machine, Kings of Leon, White Stripes e KT Tunstall.
            Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a Central de Atendimento
(17) 3216 9300.

Confira abaixo as próximas atrações
do programa Tardes Musicais:


Dia 14
Samara Bueno (Indie-Rock)

Com Samara Bueno (vocal e violão), João Paulo (baixo) e Edson (bateria).
Samara Bueno, autodidata, imprime nesta apresentação a singularidade musical que lhe tem rendido boa crítica junto aos apreciadores do indie-rock.
Com sua pegada acústica, Samara traz no repertório nomes exponenciais no cenário musical alternativo, como Florence and the Machine, Kings of Leon, White Stripes e KT Tunstall.

Dia 21
Lilás (MPB)

Com Lílian Franco (voz e violão) e Letícia Franco (voz e violão).
Lílian e Letícia Franco apresentam neste projeto a combinação de graça e afinação que as levam a palcos de todo o interior de São Paulo. Lílian, envolvida há muitos anos com a música, conduz o público com serenidade a viajar neste repertório inusitado que passa por canções de Flavio Venturini, Roupa Nova, Extreme, Tribalistas, entre outros.

Dia 28
Sr. Malte Acústico (Blues)

Com Caio de Carvalho (voz, gaita e sax) e Lucas Rocha (guitarra).
Nascida no fim dos anos 90, a intenção da banda é desmistificar o Blues como estilo musical absoleto. Nesta versão reduzida, a Sr. Malte traz em seu repertório grandes clássicos do Blues, que combinado com os mais de 10 anos de estrada, resulta numa apresentação versátil e concisa, mostrando
ao público que o Blues sempre esteve muito próximo do rock and roll.

Tardes Musicais com Samara Bueno
Data: 14, domingo.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações:
www.sescsp.org.br/riopreto ou (17) 3216 9300.
Grátis.

Espetáculo infantil “Histórias para
cantar”,   neste domingo, 14.
A programação do Teatro para Crianças, que traz todo domingo uma programação diferente, visando o maior contato do público infantil com a arte cênica, apresenta este mês a Cia. Teatral Boccaccione.
“Histórias para Cantar” é o espetáculo deste domingo, (14), baseado em obras literárias infanto-juvenis, realizado através de música ao vivo e encenação. A história é sobre seis jovens, que encontram passagens para “uma viagem inesquecível”, porém, cada um dos seis imagina um destino diferente. Esperando pelo embarque, deparam-se com um baú cheio de livros de estórias, que os levam para uma viagem ainda mais diferente da que haviam planejado.
            O Teatro para Crianças é gratuito, no Teatro do SESC Rio Preto, às 15h30. Retire seu ingresso a partir das 14h30 na Central de Atendimento. Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Confira abaixo a programação do
 Teatro para Crianças de agosto:


Dia 14
Histórias para Cantar

Com a Cia Teatral Boccaccione (Ribeirão Preto)
Um grupo de pessoas se encontra em um lugar indeterminado para fazer uma viagem inesquecível, mas no bilhete não estava descrito qual viagem seria e para qual lugar. No decorrer da história, descobrem que a viagem é aquela que só o livro pode proporcionar

Dia 21
Para Onde Leva o Rio

Com a Cia Teatral Boccaccione (Ribeirão Preto)
Lili, uma pintainha ainda jovem, tem uma missão: unificar o Reino Galináceo. Para isso, após muitas aventuras, ela é levada para uma terra distante da sua, que está em meio a uma guerra violenta entre frangos brancos e pretos.

Dia 28
O Pássaro das Mil Cores

Com a Cia Teatral Boccaccione (Ribeirão Preto)
Um menino, filho de pescador, encantado com a beleza do canto de um pássaro raro, resolve aprisionar a ave. Preso, o pássaro deixa de cantar e assim os animais somem da floresta e os peixes desaparecem dos rios, causando uma série de problemas de dificuldades para se viver no local.
Porém, um curumim descobre o motivo de tanta tristeza e encoraja o amigo branco a resolver a questão. A peça trata da liberdade e tem como cenário o Rio Amazonas, suas belezas e encantos.

Teatro para crianças com o
espetáculo Histórias para Cantar

Data: 14, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações:
www.sescsp.org.br/riopreto ou (17) 3216 9300.
Grátis.
***Retire seu ingresso a partir das 14h30 na Central de Atendimento.

A Página da Vida, dia 13 mês agosto de 2010






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 13 mês agosto de 2009



**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 13 mês agosto de 2008






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Famílias assinam contrato das casas do Residencial Parque Nova Esperança

Os selecionados às casas do Residencial Parque Nova Esperança assinam contrato dos imóveis nesta segunda-feira (15/8), a partir das 8 horas, no Centro Regional de Eventos. As famílias, que nos dias 20 e 21 de julho souberam a localização do imóvel em que irão morar, dão mais um passo em direção à realização do sonho da casa própria. Durante a assinatura dos contratos, nesta segunda-feira, as famílias serão recebidas em quatro blocos: o primeiro das 8 horas às 10 horas, o segundo das 10 horas ao meio-dia, o terceiro das 14 horas às 16 horas e, por fim, o último, das 16 horas às 18 horas. Os beneficiados têm de comparecer nos horários especificados previamente divulgados no Diário Oficial, no Portal Rio Preto, site
oficial da Prefeitura, e na sede da Emcop -Empresa Municipal de Construções Populares. As famílias têm de apresentar o recibo do depósito feito para registro dos contratos assinados em cartório. As que não conseguirem realizar o depósito da taxa até o dia da assinatura dos contratos poderão fazê-lo na unidade móvel da Caixa Econômica Federal que será instalada no Centro Regional de Eventos. Na segunda-feira, assinarão contrato 1.993 famílias. O restante, 498, os documentos ainda estão em análise pela Caixa. Os beneficiados com apartamentos no Residencial Vila Toninho farão a assinatura dos contratos em outra ocasião a ser marcada. Alguns dias após a assinatura dos contratos será realizada a entrega das chaves,
possibilitando a mudança das famílias. Com as chaves, os beneficiados receberão um kit com as torneiras e maçanetas da casa. Além disso, a construtora disponibilizará o manual de utilização do aquecedor solar e o termo de garantia do imóvel. As unidades do Residencial Parque Nova Esperança estão instaladas em terrenos de 200 metros quadrados. As casas fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e são voltadas à população que tem até três salários mínimos de renda mensal.

4ª Festa do Chocolate na paróquia N. S. do Brasil, Brechô e Semana da Famílial


A secretaria da paróquia Nossa Senhora do Brasil de Rio Preto já está com convites a venda para a 4ª Festa do Chocolate, que será realizada neste sábado, dia 13, a partir das 19h, no salão de festas. Os convites custam R$ 15.
O evento terá animação da dupla Léo Minas e Ruan. Durante a festa será promovido o 3º Concurso que irá eleger o rei e a rainha da Festa do Chocolate. Toda a renda será destinada para a construção do santuário. A paróquia Nossa Senhora do Brasil fica na rua Manoel Maria de Freitas,
S/Nº, no bairro São Deocleciano. Mais informações no (17) 3224-5616

Lar São Vicente de Paulo de Rio Preto
 promove amanhã Brechó Beneficente  

O Lar São Vicente de Paulo de Rio Preto mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo promove neste sábado, dia 13, das 8h às 12h, Brechó Beneficente de roupas, calçados, cintos, bolsas, cortinas, acessórios e cobertores. As peças usadas serão vendidas a partir de R$ 1. Toda a renda do evento será destinada para manutenção do asilo de velhinhos, que acolhe 45 internos ( vivem no asilo) e 21 no sistema centro dia ( à noite retornam ao convívio da família). O Brechó será no salão que fica ao lado do Cristo Redentor, rua Fernão Dias Paes Leme, 414, na Vila Maceno. Mais informações e doações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3224-6435.

Confira a programação da Semana da
 Família na igreja S. Rita de Mirassol

O padre Vanderlei Moncegatti convida os fieis da região e da comunidade da paróquia Santa Rita de Cássia de Mirassol para participarem da  programação da Semana Nacional da Família, que ocorre de 14 a 21 de agosto.
Confira a programação:
Dias 13 e 14 de agosto, abertura da Semana da Família com entronização da Imagem da Sagrada Família nas Missas.
No dia 13, a partir das 13h, Terço das Mil Ave Marias pelas famílias, na Matriz Santa Rita, dirigido pela R.C.C. Dia 15, encontros da rede - (4º Encontro do Subsídio da Rede de Comunidades) “Família, Berço das Vocações”.
Dia 18, Missa com Bênção das Famílias, às 20h, na Capela Nossa Senhora de Fátima (Beija-Flor).
A paróquia Santa Rita de Mirassol fica na rua Pedro Lopes do Anjos, 1351, no Jardim Santa Claúdia. Mais informações no (17) 3242-4145

Paróquia São Benedito de Nova Granada
realiza  a 3ª Semana da Família

Organizada pelo Projeto Família, a paróquia São Benedito, de Nova Granada, realizará, de 14 a 21 de agosto, a 3ª Semana da Família.
Tendo como tema “Família, berço da cidadania”, a semana terá a seguinte programação: 13 e 14/08 – Missas de abertura da Semana. Local: Igreja
Matriz 16/08 – Palestra nos setores da Rede de Comunidades, às 20h00. Tema: “Família, berço da cidadania”.  17/08 – Celebração da Bênção das Famílias, às 20h00. Local: praça da Igreja Matriz. 18/08 – Adoração ao Santíssimo Sacramento, nos setores da Rede de Comunidades, durante o dia
todo. Às 20h00, culto com os Ministros da Eucaristia e Ministros da Palavra, no mesmo local. Tema: “Família, Pessoa e Sociedade”. 19/08 – Reza do Santo Terço, às 20h00, na praça da Igreja Matriz. Tema: “Família em Oração”. 20 e 21/08 – Encerramento da Semana da Família em todas as missas
do final de semana.

Segunda fase da Campanha Nacional contra a Poliomielite é neste sábado


Neste sábado (13/8) pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos têm um compromisso inadiável. Trata-se da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.  A meta é vacinar 95% das 23.896 crianças no município que estão dentro da faixa etária para a imunização. É importante ressaltar que as que tomaram a vacina na primeira fase também devem receber as gotinhas nesta segunda etapa. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar 62 postos de vacinação, 25 deles, instalados em Unidades de Saúde, que vão funcionar das 8 às 17 horas. Os outros serão montados em shoppings, escolas, supermercados, bares e até lojas de departamentos e funcionarão no horário de atendimento de cada estabelecimento. Segundo a enfermeira e coordenadora-técnica do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Dias Barcelos, a segunda dose da vacina contra a pólio é indicada para todas as crianças abaixo de cinco anos, independente se estiver com o calendário vacinal em dia. “Essa dose é de reforço e fundamental para imunizar a criança contra a doença”, afirma. Apesar da pólio estar erradicada no Brasil, a vacina é necessária porque, segundo a Organização Mundial de Saúde, ainda existe transmissão da doença no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, que tiveram casos endêmicos, além de Tajiquistão, Angola, Chade, Sudão, Uganda, Quênia, Benin, Togo, Burkina Faso, Níger, Mali, Libéria, Serra Leoa, Mauritânia, Senegal, República Centro Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Nepal, Guiné, Camarões e Burundi, que registraram casos importados da doença. Para a imunização, pais e responsáveis devem levar a criança até o posto de vacinação mais próximo de sua casa com a caderneta de vacinação ou Manual Crescendo com Saúde, distribuído pela
Secretaria de Saúde logo que o bebê nasce. “A vacina não tem contra-indicações, são apenas duas gotinhas. Só não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão, como portadores do vírus HIV ou doenças que debilitam o sistema imunológico como câncer”, afirma Michela. Durante o sábado, 360 pessoas, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas e estudantes de cursos na área da saúde, vão trabalhar na campanha. Para saber o local de vacinação mais próximo de casa, o morador pode ligar na Secretaria de Saúde, nos números  3216.9745  e  3216.9746. Os locais de vacinação também podem ser consultados no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, http://www.riopreto.sp.gov.br/, na página da Secretaria de Saúde. A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nas salas de vacina de qualquer Unidade de Saúde. A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989. No Estado de São Paulo desde 1988 não há registros de casos da doença. Na primeira fase foram vacinadas 22.862 crianças com uma cobertura de 95,67%.

Agenda Sociocultural do nosso SESI

Amanhã no SESC às 10h30, 16h00 e 20h00


Workshop "Palavra na boca do ator"
O Sesc Rio Preto realiza o Workshop “Palavra na boca do ator”   neste sábado, dia 13.
            Integrando o especial CURTA TEATRO “Sede de quê?”, neste sábado, dia 13, acontece o workshop Palavra na Boca do Ator, com Juliana Calligaris, atriz e docente de Artes Cênicas e Montagem Cênica no Teatro Escola Incenna. 
            O objetivo do curso é a orientar os atores para que possam compreender as pulsações, os ritmos corporais, as contrações, as vibrações e as contradições, que a palavra dita e não dita causa no interior e no exterior do intérprete e em sua platéia.
            O workshop é na Sala de Expressão Corporal 1, a partir das 10h30, e gratuito. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento. Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216
9300.

Workshop
“Palavra na Boca do Ator”

Data: 13, sábado.
Horário: às 10h30.
Local: Sala de Expressão Artística do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações:
Grátis.
***Vagas Limitadas.
***Inscrições na Central de Atendimento.




OFICINA DE "MARCHETARIA"
Oficina de “Marchetaria”, no SESC Rio Preto, começa neste sábado, (13), e é gratuita
            Nos próximos sábados, dias 13, 20 e 27, o SESC Rio Preto oferece uma oficina gratuita de “Marchetaria”, das 16h às 19h, na Sala de Expressão Artística. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento.
            Quem administra o curso é o artesão Paulo Roberto de Carlos Nogueira. A oficina ensina a arte de combinar vários fragmentos de madeiras, incluindo diferentes cores, aproveitando suas cores naturais ou madeira colorida. Outros materiais também são utilizados com o objetivo de obter desenhos ornamentais mais ou menos complexos, aplicados sobre uma base também de madeira. O tema do mês é Bandeja, e os materiais estão inclusos.
            Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Oficina de Marchetaria
Data: 13, sábado.
Horário: às 16h.
Local: Sala de Expressão Artística do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto
ou (17) 3216 9300.
Grátis.

 Companhia Levante mostra neste
 sábado saga de judeus Bielorrussos 
         Durante toda a semana, do dia 9 ao dia 13, terça a sábado, o CURTA TEATRO “Sede de quê?”, trouxe ao público dez espetáculos de curta duração seguidos de bate-papos e uma atividade formativa para atores de teatro, com o objetivo de incentivar a pesquisa, a criação e a experimentação de artistas locais sobre a arte cênica.
E para encerrar a programação,  o espetáculo “Bielski” traz a Companhia Levante, em texto escrito e dirigido por Antônio Rogério Toscano. Criada a partir da história real, a peça conta a saga de refugiados no meio da floresta que constróem uma comunidade na qual soldados nazistas não ousaram chegar. O local chegou a ter cerca de 1.200 pessoas.
A montagem trata da história de uma família que, em meio à escalada de violência que dizimou mais de seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial, conseguiu organizar uma unidade de resitência em pleno território ocupado pelos nazistas e salvar centenas de judeus da morte.
A narrativa histórica sobre os Bielski, ensina ao presente como a força da coletividade pode fazer emergir, em meio à perseguição e à morte, uma sofisticada teia de relações sociais capaz de criar alternativas de sobrevivência a grupos humanos  fortalecidos pela interdependência.
Por este espetáculo a Cia. Levante foi indicada ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro nas categorias Dramaturgia. Trabalho apresentado em espaços não convencionais, trabalho apresentado no interior e litoral paulista, em sala convencional, rua ou espaço, não convencional e Projeto sonoro – elementos sonoros do espetáculo e sua realização cênica: palavra, canto, trilha original ou adaptada, arranjos e sonoplastia.
No elenco, estão Cleide Mariano, Conrado Gallucci, Cristiano Meirelles, Daniela Cavagis e Felipe Gomes Moreira. A direção e a dramaturgia são assinadas pelo professor de teoria teatral Antônio Rogério Toscano. A apresentação, como toda a programação do Curta teatro, é gratuita. Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto ligue: (17)
3216 9300 ou acesse www.sescsp.org.br/riopreto.

CURTA TEATRO “Sede de quê?”
Espetáculo “Bielski”

Data: 13, sábado.
Horário: ás 20h.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: 70 minutos de duração / Idade : 14 anos
Dramaturgia e direção: Antonio Rogério Toscano. Com: Cleide Mariano, Conrado Gallucci, Cristiano Meirelles, Daniela Cavagis e Felipe Gomes Moreira.
Textos de Peter Duffy, Nechama Tec, Paul Celan, Heiner Muller e Kurt Yoss foram utilizados como base para a criação da dramaturgia.
Grátis.

A Página da Vida, dia 12 mês agosto de 2010





 Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 12 mês agosto de 2009






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 12 mês agosto de 2008





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

Oficina Fred Navarro - Inscrições Abertas para o 2º Semestre - Atividades Gratuitas


São 509 atividades e mais de 18 mil vagas na capital, litoral e interior do Estado, com programação de música, teatro, dança, entre outras atividades. A Secretaria de Estado da Cultura abriu em 8 de agosto as inscrições para as atividades do segundo semestre que acontecerão nas sedes das 21 Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. As aulas começam em agosto e vão até dezembro. Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, as Oficinas Culturais, como parte do programa de formação cultural do Governo de São Paulo, oferecem conhecimento de qualidade a agentes culturais e artistas. “Neste semestre, nossa programação terá um enfoque especial para as áreas de capacitação e gestão cultural e para as ações voltadas ao desenvolvimento do potencial artístico e criativo da capital e do interior”. Criadas em 1986, as Oficinas Culturais são espaços onde são realizadas atividades variadas de formação como cursos, palestras, seminários e debates, e, também, são promovidas ações de difusão cultural como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música, mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.
Neste semestre serão oferecidas mais de 18 mil vagas, distribuídas pelas 21 Oficinas Culturais, seis delas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Vila Brasilândia e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). 
Entre as inúmeras atividades, destacam-se a oficina de Empreendedorismo Cultural: Concepção, Planejamento e Formatação de Projetos, com coordenação da organização social Horizontes, por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo, e o workshop e palestra com o tema Economia Criativa e Cidades Criativas, sob a coordenação da economista Ana Carla Fonseca, que acontecerá tanto na capital como no interior. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas
as atividades, os interessados podem acessar o site http://www.oficinasculturais.org.br/

PROGRAMAÇÃO OFICINA FRED NAVARRO

 Atividades com Início em Agosto:

OFICINA DE MODELAGEM EM
ARGILA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Coordenação: Lúcia Santos
19/8 a 14/10/2011 – sextas-feiras – 8h30 às 11h30
Público: portadores de deficiência visual com conhecimento na área a partir de 12 anos
Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores
Rua Antônio de Godoy, 5674 - Nova Redentora
São José do Rio Preto/SP
A oficina é uma oportunidade de aproximar o deficiente visual da produção plástica, estimulando a percepção tátil e as diversas formas de interação dos sentidos sensoriais, possibilitando o contato e reflexão sobre essa manifestação artística, na perspectiva do processo criativo e a construção da imagem através da percepção corporal.
Lúcia Santos é especialista em Arte-educação e licenciada em Educação Artística. Já atuou como professora de desenho e atualmente coordena atividades na área de Artes Plásticas no SESC Rio Preto.

CURSO DE FORMAÇÃO DE CORALISTAS
Coordenação: Maestro Paulo de Tarso
23/8 a 8/11/2011 – terças-feiras e sábados – 19h às 22h (terças) | 9h às 12h (sábados)
Público: interessados sem conhecimento prévio a partir de 16 anos

Oficina Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
A atividade irá trabalhar técnicas de canto com repertório variado, tornando o participante apto a cantar sob a regência de um maestro. As aulas terão conteúdo prático e teórico, oferecendo aos participantes as bases necessárias para a prática coral.
Paulo de Tarso é maestro há mais de 20 anos. Realizou estudos de regência coral e orquestral em diversas partes do mundo, notadamente na Alemanha. Coordena concertos de música erudita e movimentos corais na região.

OFICINA DE TEATRO
Coordenação: Leandro Aveiro
23/8 a 8/11/2011 – terças-feiras – 9h às 12h
Público: iniciantes na área a partir de 14 anos
Salão Paroquial Nossa Senhora do Brasil
Rua Augusto Stringari, s/nº - São Deocleciano
São José do Rio Preto/SP
A atividade inclui jogos e exercícios que irão propiciar o desenvolvimento de habilidades de expressão teatral, como compor personagens, improvisar e se utilizar da expressão vocal e corporal.
Leandro Aveiro é ator, diretor teatral e pedagogo. Trabalha com teatro há mais 15 anos e atualmente é diretor da Cia. Livre de Teatro, onde dirige
espetáculos para adultos e crianças.

OFICINA DE PRÁTICA DE ORQUESTRA
Coordenação: Daniel de Souza
24/8 a 30/11/2011 – quartas-feiras – 19h às 21h
Público: interessados com conhecimento intermediário na área a partir de 16 anos.
Assistência Social Formosa
Avenida Nelson da Veiga, 100 - Jardim do Bosque
São José do Rio Preto/SP
Nesta oficina os instrumentistas de sopros, cordas e metais terão conhecimento do funcionamento e conscientização do propósito de uma orquestra, onde o músico aprendiz terá a oportunidade de trabalhar percepção auditiva e a coordenação motora, de executar sob regência de um maestro,
oferecendo subsídios para o aprimoramento de suas habilidades musicais.
Daniel de Souza é professor de música em Rio Preto em diversas instituições de ensino, entre elas o Projeto Guri. Participa da implantação de projetos de difusão de música erudita na cidade e possui experiência na execução instrumental de saxofone, flauta transversal e piano.

Oficina Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
São José do Rio Preto/SP
telefones: 17 3234 2405 / 3212 9235
e-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br
site: http://www.oficinasculturais.org.br/

“Viva Feira Feira Viva ” terá testagem sorológica de hepatites nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira (12/8) a feira-livre do bairro Jardim Paulista recebe a barraca da Prefeitura dentro do projeto “Viva Feira, Feira Viva”. Serão realizadas testagens sorológicas de hepatites, dentro da programação da campanha municipal de prevenção da doença. O objetivo é de que gradativamente os serviços da barraca da Prefeitura sejam estendidos para as outras feiras que são realizadas semanalmente no município. O projeto “Viva Feira, Feira Viva” promoveu a revitalização das feiras-livres da cidade. As barracas foram padronizadas eliminando a poluição visual e tornando as feiras mais funcionais. Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras
estão menos poluídas. O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha. Além da padronização, os feirantes também têm participado de capacitações. São cursos de
manipulação de alimentos, sobre marketing para o setor de feiras-livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional, técnicas de vendas, entre outros.

Projeto Viva feira, Feira Viva
Local: feira-livre do bairro Jardim Paulista – Rua Bandeirantes
Ações: testagem sorológica de hepatites
Horário: a partir das 7h30 horas até as 11h30

Funcionários da Saúde também
fizeram testagem de hepatites

Mais de 130 funcionários da área de saúde fizeram o teste rápido de hepatite C, realizado na quarta-feira (10/8) pela Secretaria de Saúde, em parceria com o COREN -Conselho Regional de Enfermagem e Unimed. O objetivo é intensificar a testagem sorológica para a doença, inclusive em profissionais da saúde, visando o encaminhamento oportuno para tratamento. Vale ressaltar que as hepatites virais são doenças silenciosas e que podem levar à cirrose e câncer de fígado. A única forma de descobrir se a pessoa tem a doença é realizando o exame de sangue. A orientação da Secretaria é para que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento para
fazer o exame.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Arraiá do JUCA é atração dias 12 e 13 de agosto na paróquia Nossa Senhora do Carmo


O grupo de jovens (JUCA) Jovens Unidos do Carmo da paróquia Nossa Senhora do Carmo de São José do Rio Preto promove entre os dias 12 e 13 de agosto, às 20h, no salão de festas, o 4º Arraiá do JUCA. Haverá diversas barracas de comidas típicas e a apresentação da quadrilha formada por jovens da comunidade. A caneca que custa R$ 5 pode ser adquirida na secretaria paroquial e dá direito a uma bebida quente e uma cartela de bingo especial. Lembrando que para participar da festa não é necessário comprar a caneca. Os interessados podem fazer doações de prendas e entrega-las para o Júlio da Pascom. Mais informações no (17) 9604-5196 ou 3215-2872.
A festa será na paróquia Nossa Senhora do Carmo, que fica na rua Cristovão Colombo, 935, no Jardim América. Mais informações no (17) 3224-0170

Igreja Basílica Menor N. S. Aparecida inaugura a restauração do órgão de tubos


Após a restauração do órgão de tubos, a Igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida faz a inauguração do instrumento nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 19h, com uma celebração eucarística presidida pelo bispo dom Paulo Mendes Peixoto. A entrada ao público é de graça.  Segundo o padre Torrente, a apresentação contará com a participação do Coral de Vozes da Basílica sob regência da maestrina Ana Polotto.  Haverá a presença ilustre do organista Marcelo Gianini, atualmente reside na Suíça. Após a cerimônia religiosa, o padre Torrente fará a benção especial do órgão de tubos, em seguida será feito o descerramento das placas comemorativas e o lançamento do CD do SESC São Paulo. A Igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida fica localizada na praça Lafaeyte Libânio, S/Nº, no bairro Boa Vista. Entrada Franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3231-2050

5º Congresso de Municípios da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense


O prefeito Valdomiro Lopes participou nesta quinta-feira (10/8) da abertura do 5º Congresso de Municípios da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, que está sendo realizado no Ipê Park Hotel e vai até sexta-feira (12/8). Durante seu discurso, o prefeito Valdomiro destacou as várias ações importantes que o seu governo vem realizando, como a construção dos Núcleos da Esperança. Um projeto pioneiro que despertou o interesse da Unesco, tanto que Rio Preto será sede de evento internacional organizado pela
entidade. Valdomiro também falou do seu empenho em criar a região metropolitana de Rio Preto. Destacou ainda que para isso o primeiro passo é trabalhar pela recuperação das vicinais. Lembrou que conseguiu do Estado o compromisso de recapear 13 vicinais e que dessas seis estão em obras ou já concluídas.
Outro ponto importante que foi destaque do discurso do prefeito Valdomiro se refere ao transporte coletivo. “Em relação a uma série de medidas que estamos fazendo para melhoria do transporte coletivo, também propus iniciarmos em conjunto com outros municípios e a AMA uma discussão para desoneração do óleo diesel para o transporte coletivo. Com isso, é possível baratear em mais de 30% o valor da passagem dos ônibus municipais e intermunicipais”, disse Valdomiro. O presidente da AMA, Alberto César de Caires, deu início ao evento ao lado do chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, e de lideranças políticas de todo
o Estado. “Nossa missão é desenvolver a união dos municípios nas áreas econômicas e sociais buscando assim o desenvolvimento da região”, disse Caires. Em sua fala, Sidney Beraldo, ressaltou a integração dos municípios da nossa região e a evolução da Secretaria de Planejamento para da Agregação
do Desenvolvimento. Aproveitou a oportunidade também para anunciar que o governador  Geraldo Alckmin autorizou a liberação de todas as emendas parlamentares solicitadas pelos deputados e prefeitos da região.

Meio  Ambiente
 A área de saneamento básico é um dos tópicos que preocupa o governo estadual.  Segundo Beraldo, a meta é que até o ano de 2020 todas as cidades do Estado sejam “Municípios 300%”, ou seja, com coleta de lixo, água e esgoto tratados. 

5º Congresso de Município da AMA
Data: 10, 11 e 12/8
Horário: a partir das 8h30
Local: Ipê Park Hotel

A Página da Vida, dia 11 mês agosto de 2010




Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 11 mês agosto de 2009






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 11 mês agosto de 2008





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura define jurados do Programa Municipal Nelson Seixas 2011


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura,  já definiu a comissão julgadora da edição 2011 do Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural. Os 15 jurados deverão decidir em 30 dias, a contar da data de recebimento dos projetos, quais serão os selecionados.
Neste ano, 64 projetos foram inscritos, sendo 19 na área de teatro, 16 de literatura, 12 de música, 10 de artes visuais e sete de dança. Os jurados podem selecionar até quatro de cada área.
Os valores destinados para a execução dos trabalhos serão de R$ 12.722,00 para teatro; R$ 11.663,00 para dança; R$ 7.633,00 para música, R$ 7.103,00 para literatura e R$ 6.467,00 para artes visuais.
Os projetos selecionados serão divulgados em setembro.
O Programa Nelson Seixas tem como objetivo o desenvolvimento cultural, permitindo que projetos saiam do papel e sejam executados.

Jurados

Modalidade Teatro

José Fernando de Azevedo é dramaturgo e diretor integrante do Teatro de Narradores (SP) e professor da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (EAD-ECA/USP). Doutor em filosofia pela FFLCH (USP), na área de filosofia contemporânea/estética, com tese sobre o teatro de Brecht. Foi um dos curadores do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro
Contemporâneo, do programa Itaú Cultural, entre 2006 e 2009.
Kil Abreu é jornalista e pesquisador do teatro. Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Foi curador dos Festivais de Teatro de Curitiba e Recife, entre outros, e crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo!.  Dirigiu o Departamento de Teatro da Secretaria Municipal
de Cultura/SP. Dirigiu por dez anos a Escola Livre de Teatro de Santo André, onde também coordenou o Núcleo de Estudos do Teatro Contemporâneo. É membro da APCA -Associação Paulista de Críticos de Arte e mantém estudo sobre o teatro brasileiro contemporâneo como pesquisador do CNPq.
Marici Salomão é jornalista, dramaturga e professora de dramaturgia. Atualmente, responde pela Coordenação do Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, além de integrar a comissão julgadora do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Modalidade Literatura

Márcio Roberto Pereira é pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (Araraquara), doutor e mestre em Letras pela UNESP (Assis). É professor na UNESP (Assis) na área de Literaturas de Língua Portuguesa, e coordenador-geral do CILBELC - Centro
Ítalo-Luso-Brasileiro de Estudos Lingüísticos e Culturais - da UNESP/Assis. Possui obras publicadas sobre crítica e história literária e participação em congressos nacionais e internacionais sobre literatura. Atualmente possui vários projetos de pesquisa em andamento na UNESP/ Assis e no CEDAP/Assis (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa) sobre o tema do exílio e das relações entre espaço e literatura na contemporaneidade.

Francisco Claudio Alves Marques é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP. Professor assistente doutor em Língua e Literatura Italiana no campus da UNESP de Assis. Atualmente orientando projetos na mesma entidade voltados para o estudo da cultura popular brasileira: espetáculos populares e literatura de cordel. Autor do livro “Um pau com formigas ou o mundo às avessas: A sátira política e social nos folhetos do poeta popular Leandro Gomes de Barros no contexto da Primeira República” (no prelo Edusp/Fapesp). Desenvolve pesquisa em literatura italiana no Departamento de Letras Modernas da UNESP, sob o tema “Quando as mulheres “contam’’: Literatura feminina na Itália na primeira fase dos “Novecentos”.

Silvia Maria Azevedo possui doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Livre-Docente em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com
ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, intertextualidade, Joaquim Norberto de Sousa Silva, a Guerra de Canudos no jornais, literatura e história.

Modalidade Música

Leandro Barsalini desenvolve carreira artística atuando como baterista e percussionista desde 1994. Participou como percussionista extra na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e integrou o GRUPU -Grupo de Percussão da Unicamp, de 2003 a 2010. Apresentou concertos e oficinas nos EUA, Eslovênia, Croácia, Cuba, além de renomados festivais no Brasil. É professor de bateria e Rítmica no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp.

Jorge Oscar é contrabaixista consagrado no cenário musical brasileiro. Toca baixo acústico e elétrico, assim como atua com propriedade nas áreas popular e erudita. Gravou o cd solo Natural em duo com piano, e é autor de uma videoaula para contrabaixo elétrico. Professor do departamento de música da Unicamp, já tocou em orquestras sinfônicas e de câmara. Também tocou com vários artistas nacionais e estrangeiros, como Gal Costa, Ed Mota, João Donato, entre outros. Na área acadêmica é graduado pela faculdade Mozarteum em São Paulo e Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Eduardo Visconti possui graduação em música popular com habilitação em guitarra elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado (2005) e doutorado (2010) em música pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas dos seguintes temas: música popular brasileira,
música instrumental, ideologia, identidade cultural, guitarra, violão, harmonia, improvisação, arranjo e análise. Desde 2007 é professor de guitarra na graduação em música popular da UNICAMP. Em 2008 foi convidado para escrever um ensaio sobre a guitarra no Brasil no projeto Músicos do Brasil:
uma Enciclopédia, com patrocínio da Petrobrás.

Modalidade Artes Visuais

Matteo Bonfitto é formado pelo DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo, da Universidade de Bologna, Itália, e pela Royal Holloway University of London. Dentre os trabalhos artísticos cabe ressaltar Em Lugar Algum (Festival Internacional de Edinburgh, Escócia); Silêncio (Festival Internacional Santiago, Chile; Festival Internacional de Bayonne-Biarritz); All Scars are Nice and Clean (Studio Gallery – Londres, Inglaterra), e Native (Performance Studies - NYU). Em 2010 foi convidado a desenvolver pesquisas junto ao The Graduate Center - CUNY, em Nova Iorque.

Marcelo Lazzaratto é ator e diretor formado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP, e Professor-doutor em Interpretação Teatral no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Em 2000 criou a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, na qual exerce a função de diretor artístico, tendo realizado diversos espetáculos, dentre eles “Do Jeito que Você Gosta”, de William Shakespeare, indicada ao Prêmio Shell – 2011. Durante dez anos integrou a Cia. Razões Inversas sob direção de Marcio Aurélio, onde atuou em diversos espetáculos.

Hermes Renato Hildebrand possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Comunicação e Semiótica la PUCSP (2001). Atualmente é professor titular da PUC/SP e professor tempo parcial da UNICAMP. Atua de forma interdisciplinar com produções nas áreas de Educação, Artes, Interfaces e Mediações, por meio do Design de Interação utilizando a metodologia Pesquisa-ação. Foi vencedor do Prêmio Sergio Motta 2005/2006 da Secretaria do Estado de São Paulo para artistas hipermidiáticos.

Modalidade Dança

Renata Ferreira de Faria é formada em Bacharelado e Licenciatura em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi (2002). Foi supervisora administrativa e coordenadora do TD - Teatro de Dança, entre 2009 e 2011. Foi colaboradora na implantação da área de dança no Projeto Fábricas
de Cultura - Secretaria de Estado da Cultura e periferia de São Paulo e na instalação dos espaços e do Curso de Dança da Escola Técnica Parque da Juventude - Centro Paula Souza/SP. Participou da Comissão Julgadora do Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Novos Espetáculos de Dança
no Estado de São Paulo.

Cássia Navas é professora-doutora do Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas, graduada em direito (USP),  doutora em dança e semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP) e especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de la
Culture/France). Foi pesquisadora da Equipe de Artes Cênicas/IDART/Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, coordenadora da REDE Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade de São Paulo. Pertence ao conselho editorial das revistas Urdimento (Universidade Estadual de Santa Catarina), da Repertório (Universidade Federal de Bahia), da Cena 7 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da Moringa (UFpB). Foi conselheira titular das artes da cena na Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC), do MINC- Ministério da Cultura do Brasil e é membro do Colegiado Nacional de Dança/MINC.

Andrea Thomioka é bailarina profissional desde 1995. Teve como principal mestra Toshie Kobayashi e é aprovada pela Royal Academy of London até o grau Advanced. Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo e da Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Lisboa). Laureada com o Troféu
MAMBEMBE de Dança / FUNARTE, além da Medalha de Super Bronze – 7th Masako Ohya World Ballet Competition in Osaka (Japão) e a Medalha de Ouro no 17th International Ballet Competition of Varna (Bulgária). Atualmente é Programadora de Dança do Departamento de Expansão Cultural da
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Espetáculo de dança Gratuito nesta sexta com “DIÁLOGOS sobre NIJINSKY”



VIRTUAL COMPANHIA DE DANÇA  em 
“DIÁLOGOS sobre NIJINSKY”
12 de agosto (sexta-feira)  -  21h
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
GRÁTIS – ingressos por ordem de chegada

SESI apresenta quinta e sexta-feira (11 e 12/8) - Memórias de um sargento de Milícias

“Línguas em Desaparecimento” é tema de palestra no Centro Integrado de Ciência e Cultura


O CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber” de São José do Rio Preto convida a todos para a palestra “Línguas em Desaparecimento”, que será ministrada pelo professor Kees Hengeveld, titular de Linguística Teórica da Universidade de Amsterdã. Estima-se que aproximadamente 6 mil línguas sejam faladas na terra e a maior parte delas encontra-se ameaçada de extinção. As previsões indicam que, em 100 anos, de 50% a 90% das línguas do mundo terão desaparecido. Nesta conferência serão tratadas questões referentes como as línguas nascem, por que elas morrem (e se isso é um problema) e até que ponto é possível preservá-las. Especial atenção será dada ao tema das diferenças sobre como falantes de diferentes línguas vêem o mundo e como as línguas revelam essas diferenças. Muitos dos exemplos serão do Brasil, porque é urgente o aprofundamento da discussão sobre as línguas em desaparecimento no País. A palestra será nesta quinta-feira (11/8), às 19h30, no auditório do CICC. A entrada é gratuita. O Centro Integrado de Ciência e Cultura fica na avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial, e funciona de quarta a sexta-feira, das 8 às 17 horas; às quintas-feiras, das 13 às 22 horas; e aos sábados e domingos, das 13 às 19 horas. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426.

Palestra “Línguas em Desaparecimento”
Data: 11/8
Horário: 19h30
Local: CICC - Avenida João Batista Vetorazzo, 500 - Distrito Industrial

Secretaria da Saúde faz testagem de hepatite em enfermeiros do município


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com o COREN -Conselho Regional de Enfermagem e Unimed, realiza teste rápido de hepatite C, nesta quarta-feira (10/8), para funcionários de enfermagem do município.  Os profissionais da área devem se dirigir à Secretaria de Saúde, das 8 às 17 horas. O objetivo é intensificar a testagem sorológica para a doença, inclusive em profissionais da saúde, visando o encaminhamento oportuno para tratamento. Vale ressaltar que as hepatites virais são doenças silenciosas e que podem levar à cirrose e câncer de fígado. A única forma de descobrir se a pessoa tem a doença é realizando o exame de sangue. A orientação da Secretaria é para que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento para fazer o exame. E ainda como parte da Campanha de Hepatites Virais, haverá o II Encontro de Profissionais de Beleza no cuidado com a prevenção das hepatites virais. O evento será no dia 15 deste, com o tema “Meu Salão Livre das Hepatites Virais”, onde além da explanação educativa e uma peça teatral, serão oferecidas a testagem e vacinação para o público-alvo. Os convites estão sendo distribuídos pelos agentes de saúde.

Secretaria de Esportes e Lazer entrega
arrecadação de alimentos ao Fundo Social

A Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto entregou ao Fundo Social de Solidariedade, nesta terça-feira (9/8), quatro toneladas de alimentos não-perecíveis. Os alimentos foram arrecadados durante o evento BRFC  - Brazilian Fighting Championship, circuito internacional de lutas, realizado no Centro Regional de Eventos. Os alimentos foram entregues à presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes, pelo secretário Municipal de Esportes e Lazer, José Carlos Marinho. “Estamos satisfeitos por promover eventos de qualidade, com parceiros competentes, a custo zero, e com a possibilidade de beneficiar a população mais carente”, afirmou Marinho. A próxima entrega de alimentos promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer ao Fundo Social será em razão do aniversário do B.O. Moto Clube, realizado no último fim-de-semana, no Recinto de Exposições.

Comunicado
A Secretaria de Serviços Gerais de
São José do Rio Preto informa que o
telefone do órgão mudou.
Agora, o número é
3212.6310. 

A Página da Vida, dia 10 mês agosto de 2010

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 10 mês agosto de 2009






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 10 mês agosto de 2008





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

14º Arraial do Estoril começa nesta quinta-feira com muitos shows sertanejos


Tradicional evento beneficente reverte toda
 a renda para instituições carentes e ainda
 resgata a cultura caipira da cidade

Tem início na próxima quinta-feira (11) o 14º Arraial do Estoril, festa beneficente em Rio Preto que distribui toda a renda obtida com a venda de ingressos para três instituições de caridade: Creche Irmã Julieta, Grupo da 3ª Idade do Estoril e Centro Social do Estoril. Este ano abre também as portas para o Hospital do Câncer de Barretos, divulgar e comercializar sua campanha promovida por uma rede de fast food. O evento já é tradicional em Rio Preto e região e desde o ano passado está sendo realizado no Recinto de Exposições da cidade. De acordo com o organizador do Arraial além de ajudar cerca de 3,5 mil pessoas carentes, entre idosos, crianças e famílias mais necessitadas, a festa tem como objetivo resgatar as tradições caipiras. Evento vai até sábado (13) e serão oferecidas ao público mais de 20 apresentações, entre elas grupos de catira, quadrilhas e muita música sertaneja de raiz. Além das apresentações culturais, artistas renomados do cenário sertanejo nacional como Rionegro & Solimões (11), Christian & Ralf (12) e ainda o cantor Rick da dupla Rick & Renner (13) animam o público durante o Arraial. “Preparamos uma grande grade de shows e vários sorteios para atrair o maior número de pessoas para a festa que, além de ser da família, está no calendário da cidade”, explica Manoel. Durante o evento, será sorteado o tradicional Fusca com 240 latas de cerveja e uma TV LCD Full HD 42 por dia, além de outros prêmios. “Esse é um dos momentos mais aguardados da festa, todo mundo quer ganhar o carro lotado de cerveja”, explica Manoel. 

Centro Social do Estoril
O Centro Social Estoril atua há 41 anos em Rio Preto e é formado 90 funcionários e mais de cem voluntários que ajudam na realização dos eventos. A instituição atende direta e indiretamente 3,5 mil pessoas entre crianças, famílias carentes e idosos.
Confira a programação completa do evento

Dia 11
Rionegro & Solimões
Edy Carlos & Camargo
Sidney Silva & Alex
Palmeirense & Manoel
Eric & Caio
Quadrilha Tradicional, de Icém
Grupo de Catira Lasca Tábua, de São José do Rio Preto

Dia 12
Chrystian & Ralf
Banda Saculejo
Jean Carlos & Rodrigo
Marcos & Maciel
Quadrilha Os Tuias, de Jaci
Grupo de Catira Aramburú, de Icem

DIA 13
Rick (da dupla Rick & Renner)
Pedro Henrique & Alexandre
Emanuel Freitas
Junior & Juliano
Trio João Paulo, Matheus & Donizete
Quadrilha Divertida, do Eldorado
Dança Pau de Fita, de Icém
Grupo de Catira Primos De Oliveira, de Nipoã

14º Arraial do Estoril
Data: 11 a 13 de agosto
Horário: A partir das 19h30
Local: Recinto de Exposições de Rio Preto
Ingressos Antecipados: R$ 15,00 por dia
Pontos de Venda: Lojas Carrefour, Óticas Diniz, e loja Marcar Rodeio

Concerto de lançamento do CD “Música para Órgão” de Marcelo Giannini pelo Selo SESC


Marcelo Giannini apresenta concerto de lançamento do CD “Música para órgão”, pelo Selo SESC,  na igreja Basílica Menor Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Boa Vista,  sexta, dia 12, às 21h , e é grátis. O concerto tem o repertório composto por quatro importantes compositores de música para órgão: J.S. Bach, César Franck, Max Reger e Jehan Alain. As obras que compõem o trabalho vão do período barroco ao século XX, passando por importantes composições que fizeram a história do instrumento. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESCSP, ressalta que para o SESC é de grande importância revelar ao público trabalhos artísticos cuja natureza escapa das oportunidades usuais e cotidianas de fruição, passando a difundir os mais diferentes objetos culturais de maneira ampla e democrática. E cabe nisso a valorização de artistas brasileiros que como Marcelo Giannini, se inserem diretamente no panorama mundial da música de concerto, traduzindo a seu modo a grandeza de um repertório que parece emanado das entranhas do que convencionamos chamar de civilização ocidental. Marcelo Giannini nasceu em 1958 em São Paulo, cidade onde frequentou as primeiras aulas de órgão com Angelo Camin e de cravo com Helena Jank, antes de viajar em 1979 para Munique, onde estudou com Karl Richter. Frequentou posteriormente o curso de direcção coral no Mozarteum de Salzburgo e concluiu os seus estudos musicais no Conservatório Superior de Genebra, obtendo o Premier Prix de Virtuosité na classe de órgão e improvisação de Lionel Rogg. Desde então, desenvolve uma intensa actividade como organista e cravista. Apresentou-se em recital em diversos países da Europa e da América do Sul, tendo participado em muitos festivais de música. Colabora regularmente com o Ensemble Vocal de Lausanne e com o Coro Gulbenkian - ambos dirigidos por Michel Corboz - com os quais realizou inúmeros concertos na Europa, no Japão, na Tunísia, nos Estados Unidos da América e na Argentina. Colaborou também com a Orquestra Nacional de Lyon, a Orquestra de Câmara de Lausanne, o Ensemble Orchestral de Paris e, sobretudo, com a Orchestre de la Suisse Romande, sob a direcção de Armin Jordan, Fabio Luisi e Nicholas McGegan. Marcelo Giannini foi maestro titular de vários coros na Suíça, tendo dirigido importantes obras do repertório coral: Missa em si menor, Paixão segundo São João e a Oratória de Natal de J. S. Bach, Messias de Händel, e os Requiem de Mozart, Brahms e Fauré, entre outras obras. Dirigiu também a Orquestra Gulbenkian, com a qual interpretou os seisConcertos Brandeburgueses e cantatas de J. S. Bach. Realizou várias gravações (CD, Rádio, Televisão) como solista, com o Ensemble Vocal de Lausanne e com a Orchestre de la Suisse Romande. Marcelo Giannini é organista titular do Temple de Carouge (Genebra) e professor de improvisação e baixo contínuo no Conservatório Superior de Genebra. 
SELO SESC
Criado para difundir e aprimorar a pesquisa musical, o selo reúne, resgata e distribui importantes registros da música brasileira. Uma das preocupações do Selo é recuperar fonogramas antigos fundamentais para atestar o desenvolvimento histórico de gêneros, compositores, tendências e da estética musical - assim como o material recolhido pela Missão de Pesquisas Folclóricas. Um dos primeiros lançamentos aconteceu em 2003, o CD Samwaad - Rua do Encontro. Gravado ao vivo no Sesc Belenzinho, o disco reúne onze faixas da trilha sonora original do espetáculo homônimo dirigido por Ivaldo Bertazzo, uma mistura de ritmos brasileiros e indianos - no ano seguinte foi lançando também o DVD do espetáculo. Ainda em 2003, foi a vez do CD Tempo da Delicadeza, de Consiglia Latorre. Dessa vez, o repertório reunia diversos gêneros - seresta, modinha, choro, valsa, marcha-rancho, baião e samba-canção - com interpretações de grandes nomes da MPB como Paulinho da Viola, Chico Buarque e Milton Nascimento. No ano passado chegou às unidades do Sesc São Paulo o repertório de Milágrimas, último espetáculo de Bertazzo, que dessa vez mostrava a conexão cultural entre o Brasil e a África. Neste ano, o lançamento foi o CD Orquestra Mediterrânea, idealizado pela equipe técnica do Sesc São Paulo, e que traz a orquestra especialmente arregimentada para a Mostra Sesc de Artes - Mediterrâneo, realizada em 2005. Para realizar a gravação do disco, vinte e um músicos de diferentes países reuniram-se fazendo soar em conjunto instrumentos tradicionais de suas culturas. O resultado é uma profusão de ritmos que nunca haviam se encontrado antes. Em breve, estarão à venda nas lojas do Sesc São Paulo ainda os DVDs de Milágrimas e da Orquestra Mediterrânea. Outra novidade será o CD Neurópolis, que traz o trabalho da Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo e tem direção do músico Lívio Tragtenberg e participação especial de Fábio Tagliaferri e Verde Lins.
Contato para entrevista: Marcelo Giannini
Tel: (11) 5575 6361 – ma.giannini@bluewin.ch

Concerto de lançamento do
CD “Música para Órgão”

Data: 12, sexta.
Horário: às 21h.
Local: Basílica Nossa Senhora Aparecida
Praça Dom Lafaiete Libanio, s/n, Boa Vista,
São José do Rio Preto.
Grátis.

“Cantoria por todo Canto” leva mais 400 alunos ao nosso Teatro Municipal


 
Cerca de 400 alunos do ensino infantil da rede municipal participam nesta quarta-feira (10/8) de apresentação do projeto 'Cantoria por todo canto', no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, a partir das 15 horas.Desde março deste ano, o projeto leva crianças e professores ao Teatro Municipal para participarem de apresentações musicais. Nesta quarta-feira, o Coral Paulista Ensemble, sob regência do maestro Paulo de Tarso, faz a execução musical para os estudantes. O 'Cantoria' é voltado aos alunos da rede municipal e entidades conveniadas que permanecem nas escolas em tempo integral.

Projeto “Cantoria por todo canto”
Dia: 10/8/11
Horário: 15h
Local: Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Netto
avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Chácara Municipal

Lançamento Solidário nesta quinta-feira do livro VIDA de Vera Mussi

Convite lançamento nesta quinta-feira do livro "A palavra do presidente"


A palavra do presidente: análise dos discursos presidenciais de posse desde o Golpe Militar até Lula
Neste importante estudo sobre a realidade política brasileira, a docente da Unesp Edilene Gasparini Fernandes nos apresenta uma análise dos discursos de posse dos presidentes brasileiros, partindo desde o momento pós-Golpe Militar, em 1964, até o último pronunciamento de Lula em 2007.
São, ao todo, quatorze discursos realizados ao longo de 43 anos, que agora são extensamente destrinchados pela autora, criando uma oportunidade única para se perceber as palavras e recursos usados para persuadir o público ouvinte. Ela mostra como, surpreendentemente ou não, o teor dos discursos pouco variou com o tempo ou com as mudanças dos regimes, sendo sempre recheados de palavras de esperança e movidos por uma necessidade de agraciar as camadas mais carentes da população. Ao final do livro, estão reunidos ainda, na íntegra, cada um destes textos, aos quais a doutora em Letras Edilene Fernandes se debruçou para realizar a pesquisa.
Com esta importante contribuição para a memória brasileira e para a análise das vozes que estão no comando, o leitor irá aguçar ainda mais sua percepção crítica sobre este campo tão controverso da realidade nacional.
Publicado pela editora Unesp, o lançamento é uma contribuição para a memória nacional e uma ferramenta importante aos que pesquisam ciência política e história do Brasil.

A Página da Vida, dia 9 mês agosto de 2010






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 9 mês agosto de 2009





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 9 mês agosto de 2008





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.