sábado, 19 de novembro de 2011

Escritores Rachel de Queiroz e Ivo Andric´ são homenageados em selos pelos Correios


Os Correios, por meio desta emissão conjunta de selos entre Brasil e Sérvia, da Série Relações Diplomáticas, retratam laços de amizade entre os dois países, homenageando dois escritores ilustres: Rachel de Queiroz e Ivo Andric´, cujas obras literárias levaram para o mundo as histórias de sua terra e de seu povo.
As peças filatélicas foram lançadas no dia 26 de outubro, nas cidades de Brasília/DF, Fortaleza/CE e Belgrado/Sérvia.
Com arte de Marina Kalezic´e tiragem de 300 mil exemplares, os selos retratam os dois autores homenageados. No primeiro, tem-se a imagem da autora Rachel de Queiroz. No canto inferior direito, encontram-se a representação da assinatura da autora e um diploma em referência ao Prêmio Camões, destinado a autores de língua portuguesa, recebido por Rachel em 1993. Abaixo do diploma, duas obras sobrepostas, e, ao fundo, uma estante de livros, destacando sua vida literária. O segundo selo focaliza o escritor sérvio Ivo Andric´. Na peça também estão reproduzidos a medalha e o diploma recebidos pelo autor na ocasião do Prêmio Nobel de Literatura, em 1961. Foi utilizada a técnica de computação gráfica e fotografia.
Cada selo custa R$ 2,55 e podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO
Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, em 17 de novembro de 1910, e morreu em 4 de novembro de 2003. Passou a infância em sua cidade natal, em uma fazenda do interior cearense. Muito jovem, publicou o romance O Quinze, que entusiasmou o País. Logo após, seu segundo romance, João Miguel, superou o primeiro, e Rachel se transformou num dos maiores nomes da literatura brasileira. Cronista de larga experiência em jornal, fez também obras de teatro. Seu estilo, de um realismo ao mesmo tempo didático e lírico, influiu em escritores de novas gerações no Brasil. Foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, e ocupou a cadeira número 5.
Quando jovem, participou de algumas movimentações políticas, sendo uma das fundadoras do Partido Comunista em seu estado. Contudo, se afastou da vida política nos anos 1940, pois passou a não concordar com os rumos do programa revolucionário e, também, porque se preocupava com uma possível restrição no que concerne à sua liberdade artística.
Foi uma das pioneiras na fórmula do romance de ciclo nordestino, que buscava naquele ambiente social, cultural e geográfico os seus elementos temáticos, os tipos de problemas, os episódios que seriam transformados em matéria de ficção. O Quinze é um romance de cunho social, em que a autora aproveita observações da terrível seca de 1915, que ela acompanhou com os olhos de uma menina de apenas cinco anos.
Foi duas vezes convidada para ser ministro, a primeira pelo Presidente Jânio Quadros, e outra pelo primo Presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, mas recusou em ambas as oportunidades. “Não nasci para isso. Sou escritora, e olhe lá”. - costumava repetir para os seus amigos mais íntimos. E confessava: “Mesmo que isso me canse muito”.
Ela gostava de se considerar preguiçosa, o que não correspondia à realidade. Escreveu alguns dos mais preciosos romances da literatura brasileira, além de milhares de crônicas, especialmente a famosa Última Página, na fase áurea da revista O Cruzeiro. Destaca-se, particularmente, o valor do livro Memorial de Maria Moura, escrito já aos 83 anos de idade, com a valiosa colaboração da sua querida irmã Maria Luíza. Essa obra tem um enredo cinematográfico, o que ajudou muito a fazer com que a televisão aproveitasse os seus originais para uma vitoriosa minissérie. Aliás, sempre afirmamos que a epopéia vivida pela corajosa heroína nordestina poderia muito bem ser autobiográfica.
Quando recordamos a vida e a obra de Rachel de Queiroz, só um sentimento nos domina: saudade. (Fonte: Arnaldo Niskier – Academia Brasileira de Letras).


Ivo Andric´ (1892 – 1975), um dos maiores escritores sérvios, nasceu em Travnik. Completou a escola elementar em Visegrad, cidade que seria responsável por fazer florescer sua criatividade mais do que qualquer outro local, pois ele passaria seus dias admirando os finos arcos da ponte sobre o Rio Drina. Andric´ continuou sua educação na Escola de Gramática de Sarajevo, a mais antiga escola na Bósnia Herzegovina. Foi nesse momento de sua vida que começou a escrever poesia, e, em 1911, publicou seu primeiro poema, U sumark (O bosque), na revista Twilight. Foi também durante o secundário que Andric´ passou a se interessar por política e defender ativamente a causa iugoslava. Fez parte do movimento nacionalista Mlada Bosna (Jovem Bósnia) e lutou pela liberação dos povos eslavos, na época dominados pelo Império Austro-Húngaro.
Andric´ estudou história, filosofia e literatura nas universidades de Zagreb, Viena, Cracóvia e Graz. Inclusive, o autor testemunhou a queda do Império Austro-Húngaro e o surgimento do reino dos sérvios, croatas e eslovenos enquanto estudava na Universidade de Zagreb.
Ivo trabalhou como servidor público no Ministério da Religião, em Belgrado. Fez uma carreira de sucesso no Vaticano, em Bucareste, Graz, Belgrado Marselha, Paris, Genova e Berlim. Contudo, nunca deixou de lado a literatura, tendo escrito no período mais de cem contos e ensaios. Mas a maior parte de seus romances foram escritos durante a II Guerra Mundial, em Belgrado: Travnika hronika (A História Bósnia), Na Drini´cuprija (A ponte sobre o Drina) e Gospodica (Perda). Todos esses romances foram publicados após o fim da guerra.
Ivo Andric´ continuou seu trabalho frutífero em Belgrado, onde escreveu diversos contos, as novelas Proketa avlija (O Jardim Condenado) e Omespasa Latas, sendo que a última nunca foi terminada.
“Por sua força épica,” com a qual “moldou os temas e fatos da história de seu país”, Andric´ recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1961. Ele expressou sua gratidão pelo reconhecimento de sua obra em 10 de dezembro do mesmo ano, no discurso On Stories and Storytelling (Sobre estórias e a arte de contar estórias), no qual ele expõe os princípios básicos de seu estilo de escrita. Apesar de seu trabalho ter sido traduzido para diversas línguas antes mesmo do Prêmio Nobel, foi após o recebimento deste que grande parte do mundo se interessou por suas obras sobre os Bálcãs. Suas novelas e contos foram traduzidos para quase cinquenta línguas. Em 13 de março de 1975, este grande literato da Sérvia, escritor da mitificação dos poderes e sábio cronista dos Bálcãs, deixou este mundo. (Fonte: Radovan Vuckovic – Presidente do Conselho Administrativo © Fundação Ivo Andric, Belgrado, Sérvia).

Espetáculo infantil “Maresias” e oficina “Historia de Papel” neste domingo, no SESC Rio Preto


O Teatro para Crianças traz um espetáculo infantil diferente a cada domingo, sempre às 15h30, no Teatro. E para o mês de novembro, quem se apresenta com a técnica de manipulação é a Cia Fios de Sombra, de Campinas. E é grátis.
Os ingressos podem ser retirados a partir das 14h30 na Central de Atendimento. 
Neste domingo, dia 20, o espetáculo infantil é “Maresias”, uma história fantástica de amor entre criaturas que sonham entre si. Um homem solitário que brinca em uma praia deserta constrói um castelo de areia e logo depois um menino, que desperta com um sopro de vida dado pelo homem. Eles brincam juntos e, quando o menino de areia fica sozinho, sonha com uma bela sereia que o chama das profundezas do mar. O homem sonha com o menino de areia e este sonha conquistar o amor da sereia. Assim, entre sonhos e maresias se constrói esta historia que promete um final encantador. 
Além do espetáculo, o grupo teatral ainda ministra uma oficina gratuita de História de Papel, no mesmo dia, às 10h, na Sala de Expressão Artística. A oficina é uma experiência teórico-prática, onde serão expostos os princípios básicos sobre a Dramaturgia do Teatro de Animação. Mediante a construção e animação de personagens com folhas de papel, os participantes poderão explorar as infinitas possibilidades do material. 
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Rafael Curci.
Ator manipulador: Paloma Barreto.
Assistente de direção: Paloma Barreto.
Cenografia e construção de objetos: Rafael Curci.
Realização de títeres: Gladys Garnica.
Música original: Gustavo “Popi” Spatocco.
Desenho e realização de luz: Lucas Rodrigues.
Operador de luz: Rafael Curci/Paloma Barreto.
Fotografia: Paloma Faria Quintas.
Produção e realização: Cia Fios de Sombra.

Oficina – História de Papel
Data: 20, domingo.
Horário: às 10h.
Local: Sala de Expressão Artística do SESC Rio Preto 
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***Recomendado para maiores de 10 anos.
***Vagas limitadas.

Teatro para Crianças - Maresias
Data: 20, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou
 www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.
***O ingresso pode ser retirado a partir das 
14h30 na Central de Atendimento.

Santuário Nossa Senhora das Graças de São José do Rio Preto lançou sua programação da festa


O Santuário Nossa Senhora das Graças, localizado no Jardim Belo Horizonte/Cecap, na região norte de Rio Preto, lançou neste mês a programação da Festa em louvor a Nossa Senhora das Graças. Segundo o pároco, Deusdet Aparecido Zanforlin, o tema este ano é “Nossa Senhora das Graças, a Mãe do Redentor”. “Toda a renda da festa este ano será revertida para a troca do sistema de som do santuário”, diz Deusdet.
 A programação religiosa com os dias da Novena será realizada desde ontem dia 18 a 27 de novembro, sempre com início às 19h30. A cada dia será feita uma intenção para homenagear Maria, mãe de Deus. Em todos os dias da Novena haverá oferta de flores à Nossa Senhora. 
 No dia dedicado a Nossa Senhora das Graças, dia 27, fiéis participarão da santa missa com a benção das medalhas e, será realizada nos seguintes horários: 8h, 10h e às 19h. Após a última celebração, os peregrinos participam da procissão luminosa em honra a Nossa Senhora. 
 As três noites de programação festiva acontecerão nos dias 19 (hoje), 25 e 26 de novembro, sempre aos finais de semana, com início às 20h, no salão de festas. Toda noite haverá o sorteio de R$ 600, além de diversas  barracas de comidas típicas. Haverá música ambiente e leilão de prendas. 
 O Santuário de Nossa Senhora das Graças fica localizado na rua Waldomiro Nafah, 105, no bairro Jardim Belo Horizonte/Cecap. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas com o assessor paroquial Lucas pelo telefone (17) 3236-7711. 
 Devoção 
 Foi na segunda aparição em 27 de novembro de 1830, em Paris, na França; que Nossa Senhora apareceu a uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, à humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ela descreve como lhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceição:       
  A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o à Deus, num gesto de súplica.
Enquanto A contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse:   "Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais delgados correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“ 
  E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo s espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: " A Medalha Milagrosa".

Encontro de Casais de 1ª e 2ª união é atração amanhã na igreja de Monte Aprazível - SP


A paróquia Nossa Senhora de Fátima de Monte Aprazível está com as inscrições abertas para o Encontro de Casais de 1ª e 2ª união, que será realizado no próximo domingo, dia 20, a partir das 8h, no salão da igreja. O evento será encerrado com a missa, às 16h,  presidida pelo padre José Viana Arrais. O encontro é promovido também pelo grupo de oração da paróquia Nossa Senhora de Fátima. A taxa de participação é de R$ 10 por casal e tem o intuito de cobrir as despesas com a alimentação dos participantes.
As atividades do encontro serão ministradas pela Doca de Votuporanga e todo seu ministério. Inscrições e informações podem ser obtidas com a secretária Graziela pelo telefone (17) 3275-2890 ou no celular (17) 9151-6471 falar com Karina, coordenadora do grupo de oração. A paróquia Nossa Senhora de Fátima fica na praça Vitalino Carlos de Araújo, S/Nº, no Centro, de Monte Aprazível.

Rio Preto é palco da final do Arena Cross 2011


As disputas da 13ª edição do Arena Cross chegam a etapa final e a decisão está marcada para este sábado, dia 19 de novembro, em São José do Rio Preto (SP). A cidade será palco da final da tradicional competição de motocross pelo segundo ano consecutivo.
Pela sexta e última vez no ano o gate irá cair para as cinco categorias – 50cc, 65cc, Júnior, MX2 e Pró – do campeonato. Pilotos de todo o Brasil se reunião para tentar alcançar o sonhado título do Arena Cross. Roberto Castro (#191), Jean Ramos (#18) e Adam Chatfield (#407), na Pró;Humberto Martin (#101), Endrews Armstrong (#112) e Rafael Faria (#116), na MX2; Kaio Miranda (#4) e Gustavo Pessoa (#17), na Júnior; Arthur Todeschini (#13) e Leonardo de Almeida (#222), na 65cc; e Dadauzinho (#77) e Rafael Araújo (#99), na 50cc; são alguns dos postulantes ao desejado troféu.
INGRESSOS
As entradas para a última etapa da competição já estão disponíveis em vários pontos de troca de  Rio Preto. Para acompanhar os duelos decisivos, os interessados devem comparecer às unidades credenciadas pela Romagnolli Promoções e Eventos, organizadora da campeonato, e trocar 2 kg de arroz ou feijão por uma entrada.
Os alimentos arrecadados serão encaminhados às instituições beneficentes do município.
Confira todas as informações do Arena Cross 2011 no site oficial, Twitter e Facebook:
www.arenacross.com.br
@arenacrossbr
arenacrossbr

Arena Cross - 6ª etapa
Data: 19/11/11
Cidade: São José do Rio Preto/SP
Local: Represa Municipal (ao lado do Palácio das Águas)
Ingressos: 2kg de arroz ou feijão disponíveis a partir do dia 25/10
Pontos de troca em São José do Rio Preto:
Danda Motos
Av. Bady Bassitt, 4746 - Boa Vista
(17) 3214-8484
Av. Mirassolândia, 579 - Zona Norte
(17) 3219-8735 / 3219-7484
Rua Gal. Glicério, 2292 / 74
(17) 3223-1233
Faria Motos
Av. José Munia, 4750
(17) 3216-6843
Av. Mirassolândia, 1070
(17) 3217-6546
Av. Fortunato e Vetorasso, 207
(17) 3219-7536
Brito Motos
Rua Getulio Vargas, 570 - São Francisco
(17) 3216-5983

A Página da Vida, dia 19 mês novembro de 2010


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 19 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 19 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escola Vai-Vai faz hoje seu show na Represa


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Cultura, realiza no próximo sábado (19/11), no Anfiteatro Nelson Castro, no Lago 1 da Represa, apresentação da Escola de Samba Vai-Vai. A apresentação faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, que terá ainda outras atrações musicais.
O evento tem início às 19h30 com a abertura oficial, seguida pela apresentação cultural do grupo “Edun Ara”. Utilizando indumentárias e os instrumentos típicos como alfaia, abê, gongue, atabaque e outros, o grupo exibe o Maracatu de Baque Virado, expressando a cultura afro-brasileira por meio de seus ritmos, cânticos e danças.
Depois, quem sobe ao palco é o grupo rio-pretense “Expressão Popular”, trazendo o melhor do samba e pagode. Há três anos na estrada, o grupo surgiu depois de festas de confraternização entre familiares e amigos, que se reuniam para fazer uma roda de samba. Logo, começaram a ser convidados para se apresentar em outros eventos, surgindo então o “Expressão Popular”.
O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai, escola campeã do Carnaval de São Paulo, que neste ano conquistou seu 14º título, com o samba-enredo “A Música Venceu” vai fechar a noite com um espetáculo ao ar livre que promete arrebatar o público. O evento é gratuíto.

Apresentações do
 Mês da Consciência Negra
Data: 19 de novembro de 2011
Horário: a partir das 19h30
Local: Anfiteatro Nelson Castro,
Avenida Lino José Seixas, s/nº - Jardim Seixas
Entrada: aberta ao público
Informações: (17) 3202-2310

14º edição da Caravana da Cidadania terá grande estrutura pela Prefeitura


Atendimento médico, odontológico, vacinas, testes preventivos, orientações sobre os serviços da Prefeitura. Esses são alguns dos atendimentos que serão oferecidos pela Prefeitura de São José do Rio Preto neste sábado, 19/11, durante a 14º edição da Caravana da Cidadania, promovida pela Acirp –Associação Comercial e Empresarial.
A Caravana da Cidadania será realizada na escola Michel Pedro Sawaya, localizada no bairro Cristo Rei, das 9 às 16 horas.
Durante a caravana serão oferecidos à população, num mesmo espaço, atendimentos realizados por órgãos públicos, empresas privadas, entidades, instituições e associações. A população tem acesso a exames de saúde; orientações sobre prevenção de doenças, aposentadoria, jurídica, emissão de carteira de trabalho, entre outras; no setor de beleza e bem-estar são oferecidos corte de cabelo, máscaras terapêuticas, limpeza e hidratação de pele; haverá ainda oficinas de artesanato, origami, jogos inteligentes e iniciação digital.
Estarão presentes para atender os visitantes as Secretarias Municipais de Assistência Social; dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia; Cultura; Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo; Fazenda; Habitação, Educação; Saúde; Meio Ambiente e Urbanismo; Serviços Gerais; Trânsito, Transportes e Segurança; Esportes e Lazer e do Trabalho e do Emprego, mais a Emcop –Empresa Municipal de Construções Populares; Fundo Social de Solidariedade; Procon;  Defesa Civil; Semae e Emurb.
Uma das maiores estruturas será levada pela Secretaria de Saúde que comparecerá, por exemplo, com a Unidade Itinerante (caminhão), que iniciar a campanha de testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite. Também será distribuído material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e preservativos.
No espaço da Unidade de Saúde dos bairros Caic e Cristo Rei serão aplicadas vacinas como a Dupla Adulta, que imuniza contra Difteria e Tétano; Tríplice Viral, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola; Febre Amarela, Hepatite B para crianças, adolescentes e grupos de risco; além da Pólio para crianças menores de cinco anos. Para ser imunizada a pessoa deve levar o Cartão de Vacinação e um documento de identidade.
O ônibus do Projeto Saúde Itinerante também vai estar presente durante a Caravana oferecendo atendimento médico, odontológico e orientação nutricional. Agentes de saúde também vão distribuir material educativo com dicas de prevenção contra a dengue.
Semae
O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto também irá participar com informações sobre como funciona o sistema de saneamento sanitário no município, qual é a estrutura das redes de abastecimento e coleta e das estações de tratamento de água e esgoto, ETA e  ETE. Além disso, estará atendendo à população esclarecendo dúvidas e providenciando serviços oferecidos pelo SeMAE.
Fundo Social .
O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto irá prestar informações à comunidade, sobre as campanhas e projetos realizados pelo Fundo Social de Solidariedade, como por exemplo, campanha do Agasalho, de Natal, Projeto “Olhar Solidário”, Projeto Viva e cursos realizados pelo Ponto de Cultura “Viva.
Além disso, a população poderá fazer inscrição para os cursos de formação profissionalizante de corte e costura, patchwork e auxiliar administrativo.
Os cursos são gratuitos.
O Banco Municipal de Alimentos também estará presente a Caravana com dicas e orientações sobre manipulação, higienização e aproveitamento de alimentos.
Quem quiser colaborar com as ações do Fundo Social poderá fazer doações de brinquedos, roupas e calçados. O ponto de coleta será no próprio estande do Fundo.

Saúde realiza mutirão de
 consultas especializadas 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (19/11), mutirão de consultas especializadas no Ambulatório de Especialidades. O objetivo é agilizar as consultas de retorno já agendadas e atender pacientes que têm pedido de prioridade médica.
Ao todo serão consultados 402 pacientes, cujo atendimento já foi agendado previamente e confirmado anteriormente pela Secretaria de Saúde.
Segundo a diretora de Atenção Especializada, Diene Trajano, durante o mutirão serão realizadas consultas médicas nas áreas de cardiologia, neurologia, reumatologia e oftamologia. “Teremos no atendimento quatro neurologistas, cinco cardiologistas, dois reumatologistas e quatro oftalmologistas”, afirma.
“Vale ressaltar que somente serão atendidos pacientes já agendados para essa data pelas unidades de saúde onde realizam o acompanhamento médico”, diz a diretora.
O mutirão será realizado das 7 às 12 horas.


Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres inicia neste sábado


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia inicia neste sábado (19/11) a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento é uma ação realizada em 135 países com o apoio da ONU - Organização das Nações Unidas e faz parte das atividades do mês da Consciência Negra.
A meta é encorajar as mulheres a romperem o silêncio e ciclo de violência em que vivem, fortalecer a auto-estima, esclarecer e orientar para que exijam os seus direitos. A Campanha 16 dias de ativismo visa despertar e conscientizar a sociedade sobre a violência ainda muito comum contra as mulheres e divulgar a rede de serviços de atendimento disponíveis no município para coibir essa prática.
Programação
19/11/2011
9h – Lançamento
Local: Escola Municipal Michel Pedro Sawaya - Rua Darci Pacheco, 440 Bairro Cristo Rei
19h- 22h30min
Local: Anfiteatro Nelson Castro – Represa Municipal
Abertura oficial da Campanha: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Apresentação Cultural “Edun Ara”
Show – Grupo Expressão Popular
Escola de Samba Vai-Vai
 22/11/2011
Bairro : João Paulo II
Local: Concentração em frente a Igreja Santa Czestochowa
Rua Generosa Pinheiro, 615 Bairro João Paulo II
Horário: 16h a 20h
Ações: Passeata pelo bairro, distribuição de material informativo e pedágio nas principais avenidas do bairro.
25/11/2011
Bairro: Santo Antônio
Local: Eco Santo Antônio – Escola de Competência Deputado Roberto Rollemberg
Rua Geraldo Barbosa de Oliveira 2901 – Jardim Santo Antônio
Horário: 16h-20h
Ações: Orientação jurídica, psicológica e social, passeata pelo bairro, distribuição de material informativo e pedágio nas principais avenidas do bairro.
01/12/2011
Bairro: Vila Toninho
Local: Concentração em frente a Unidade Básica da Vila Toninho
Rua Odilon Amadeu 710 – Vila Toninho
Horário: 16h-20h
Ações: Passeata pelo bairro, distribuição de material informativo e pedágio nas principais avenidas do bairro.
03/12/2011 
Local: Represa Municipal de São José do Rio Preto
17h -20h – Pedágio em frente a Represa Municipal com distribuição de material de divulgação

Exposição Coletiva do Laboratório das Artes de Franca na manhã deste sábado na ACIRP

Campanha incentiva exame de Aids


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde e Programa Municipal de DST/Aids, inicia no próximo sábado, 19/11, a Campanha de Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2011. O objetivo da ação é incentivar a população vulnerável, por exemplo, quem teve relações sexuais sem uso de preservativo, entre outras situações, a se testar contra Aids.
A estimativa é de para cada caso positivo registrado no município – hoje são 3.956 notificados – existe pelo menos uma pessoa que tenha o vírus HIV e desconheça a própria situação, por nunca ter se testado para a doença.
De sábado até o dia 1º de dezembro, a população de Rio Preto poderá realizar o teste de diagnóstico para HIV em 27 pontos diferentes do município – sendo 25 unidades de saúde, um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante que vai percorrer diversos locais da cidade, proporcionando acesso em horários alternativos aos munícipes.
O exame oferecido será o convencional, mediante coleta de amostra de sangue para posterior testagem, cujo diagnóstico fica pronto em 15 dias úteis, em média. Quem optar por se testar no CTA tem a opção pelo teste rápido, que, em aproximadamente 40 minutos, emite o resultado.
Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste.
Em todas as unidades, além do teste para HIV, a população também poderá se testar para Hepatites Virais B e C, além de sífilis.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/ AIDS, Aracelis de Castro Aschar, o foco da campanha deste ano são as populações mais vulneráveis (jovens, HSH,usuários de drogas e profissionais do sexo) e as pessoas que nunca realizaram um teste de HIV na vida.
“Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira de
15 a 54 anos de idade, feita pelo Programa Nacional de DST/Aids, por exemplo, revelou que até 2005, apenas 24% da população entre 15 e 54 anos havia se testado uma vez na vida”, afirma Aracelis.
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 630 mil pessoas estão infectadas pelo HIV no país. Desse total, aproximadamente 255 mil estão infectados pelo vírus da Aids e ainda não se testaram.
Com a campanha de incentivo à testagem, o Programa Municipal de DST/Aids pretende ainda reduzir o diagnóstico tardio para HIV/Aids, o que dificulta o tratamento da doença e interfere na sobrevida do portador do vírus HIV. “O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de vida dos portadores de HIV/AIDS”, afirma.
Casos
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 3.956 casos de Aids, sendo que a faixa etária predominante está entre 20 e 34 anos, com 52,8% dos casos positivos.
Desse total, 1.952 estão vivos,o que corresponde a 49,34%. Do total de casos, 2.690 (68%) são de pessoas do sexo masculino e 32% (1.266) do sexo feminino.
Desde 2009, a Secretaria de Saúde tem intensificado as campanhas de testagem no município. No ano passado, durante a campanha Fique Sabendo, foram realizados 3.109 testes de diagnóstico de HIV.

Programação
Caminhão Itinerante
 para testagem de HIV
19/11
 Caravana da Cidadania (Cristo Rei)
 9h às 17h
20/11
 Júpiter Olímpico (Represa)
 15h às 21h
23/11
 Ginásio Montanhez (Av.Nossa Senhora da Paz)
Parque Setorial (Praça da Emurb/Av.Philadelpho)      
 14h às 17h
19h às 21h
24/11
 5ª Rápida/ Rodoviária (Rua Pedro Amaral)
 15h às 21h30
25/11
 Bela Vista (loteamento irregular)
 8h às 16h
27/11
 Folia de Reis (Praça Jd.Caparroz)
 9h às 15h
28/11
 Av. das Vivendas esq. Av.Potirendaba (Praça da Concordia)
 13h às 17h
28/11
 Parque Setorial (Praça da Emurb/Av.Philadelpho
 19h às 21h
29/11
 Av. Danilo Galeazzi (Estacionamento do Sup.Laranjão
 14h às 21h
30/11
 Ginásio Eldorado (Av.Monte Aprazível)
Centro Esportivo Jd. Antunes
 13h às 17h
19h às 21h

Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue de sábado (19/11) até sexta-feira (25/11)


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza a partir deste sábado (19/11), até a próxima sexta-feira (25/11), Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue. A ação visa orientar a população do município sobre as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e faz parte do Plano de Ações contra a Dengue, implantado no último mês.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, durante a semana será realizado passeata, arrastões, orientações em escolas, apresentações de teatro, palestras, pedágios educativos, além de orientações durante a realização de feiras-livres.
A mobilização será aberta neste sábado, a partir das 9 horas, com uma passeata que deverá reunir cerca de 100 pessoas, no bairro Santo Antônio. O trajeto terá início na frente da Unidade Básica de Saúde do bairro, na Rua Ida Tagliavini Polachini, 580, e deverá percorrer as principais ruas dentro da área da abrangência.
Durante a passeata, agentes de saúde vão orientar a população e distribuir material educativo sobre a dengue. A fanfarra da escola Darcy Ribeiro também participará da ação.
Já no Parque da Cidadania, também localizado na região norte do município, será realizado um arrastão para a retirada de potenciais criadouros do Aedes aegypti. Agentes de saúde, carroceiros da Cooperativa e equipes da Secretaria de Saúde vão percorrer todo o bairro. Serão distribuídos sacos de lixo aos moradores para que eles também colaborem nas ações e eliminem de suas casas quaisquer recipientes inservíveis que possam acumular água.
A orientação sobre dengue também será realizada por agentes de saúde durante a Caravana da Cidadania, que ocorrerá durante todo o sábado, na escola municipal Michel Pedro Sawaya, no Cristo Rei.
Programação
Na segunda-feira, 21/11, por exemplo, agentes de saúde irão orientar estudantes e funcionários em escolas municipais. Uma equipe visitará a escola municipal Riscieri Berto, no Solo Sagrado e outra a escola Sítio do Pica Pau Amarelo. Na mesma data, será realizada distribuição de material educativo sobre dengue no semáforo que dá acesso ao condomínio Vila Borghese.
Já na terça-feira estão previstas dinâmicas com alunos da escola de educação infantil Mônica e Cebolinha, palestra na escola Guiomar Maia e orientação no mini-terminal de ônibus, em frente ao Supermercado Trídico.
Nos dias 24 e 25/11, no distrito de Talhado, será realizado pedágio contra a dengue. Agentes de saúde distribuirão panfletos e orientarão os moradores sobre os meios de se evitar a transmissão da doença.

19/11/2011
 Orientações sobre dengue e distribuição de material
educativo durante a Caravana da Cidadania
Arrastão feito por agentes de saúde, realizado
casa a casa no bairro Parque da Cidadania.
Passeata pelos bairros da área de abrangência da UBS Santo Antônio, com distribuição de material educativo sobre dengue.
19 a 23/12/2011
 Apresentação de teatro, realizado por agentes de saúde,
na sala de espera da UBSF Cidade Jardim.
21/11/2011
 Orientação sobre dengue
na escola municipal Riscieri Berto
Panfletagem e orientação sobre cuidados com a dengue
no semáforo que dá acesso ao condomínio da Vila Borghese
Orientação sobre prevenção à dengue na
escola municipal Sítio do Pica Pau Amarelo
Panfletagem e orientação sobre cuidados com a dengue no semáforo da Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo
22/11/11
 Dinâmica sobre criadouros do mosquito e orientação controle da dengue, na escola Mônica e Cebolinha
Palestra de orientação sobre prevenção contra a dengue, na escola municipal Guiomar Maia.
Orientação sobre dengue, hepatite e doenças sexualmente transmissíveis, no Mini-terminal em frente ao Supermercado Trídico
23/11/2011
 Orientação contra dengue no
campo de futebol do bairro Cecap
24/11/2011
 Palestra de orientação na
escola municipal Sônia Ventureli
Orientação sobre dengue
no Supermercado Laranjão
Divulgação da campanha contra dengue,
no grupo da terceira idade HAS/DM
24 e 25/11/2011
 Pedágio contra a dengue, no distrito de Talhado, na  última lombada da rotatória da vicinal e cruzamento do bar do Jair
25/11/2011
 Orientações sobre dengue durante
na feira-livre do bairro Santo Antônio
Orientação sobre dengue
no Supermercado Oyama
Orientação sobre dengue na ECO – Escola de Competências Santo Antônio
Distribuição de material educativo
e orientação no Auto Posto Palace
Apresentação de teatro, realizado por agentes de saúde, na sala de espera da UBSF Jardim Simões/Renascer

A Página da Vida, dia 18 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 18 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 18 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nota de Falecimento de Dom José de Aquino Pereira (Bispo Emérito de São José do Rio Preto).


Dom Paulo Mendes Peixoto, unido em oração a toda a Igreja de São José do Rio Preto, comunica o falecimento de dom José de Aquino Pereira, bispo emérito da Diocese.
Dom José, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa desde o último dia 30 de outubro, foi vítima de broncopneumonia bilateral; “agravada” por sua idade avançada. Seu falecimento se deu no início da tarde dessa quinta-feira, 17 de novembro.
CELEBRAÇÕES EXEQUIAIS | SEPULTAMENTO
O velório acontece hoje quinta-feira, dia 17 de novembro, a partir das 18h na Sé Catedral.
A missa de corpo presente de Dom José de Aquino será celebrada amanhã, dia 18 de Novembro, às 16h na Catedral de São José, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto.
O sepultamento acontecerá, às 17h na cripta dos bispos da catedral.
ORAÇÕES
Dom Paulo Mendes Peixoto pede a sintonia de orações por parte de toda a Diocese em favor de dom José de Aquino Pereira. É desejo do bispo diocesano que – desde já – sejam iniciadas as missas em sufrágio da alma do religioso, nas comunidades, desde a presente data.
HISTÓRICO
Dom José de Aquino Pereira
Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Dona Maria do Rosário Pereira.
Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.
Fez, no referido Seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote a 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos, onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.
Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo Papa Pio XII, Bispo da Diocese de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A sagração foi no dia 13 de abril de 1958, na Catedral de São Carlos. A posse em Dourados deu-se em 26 de maio do mesmo ano.
Em seu brasão dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare"  (É necessário que Ele reine).
Aos 25 de março de 1960, o Papa João XXIII nomeou dom José de Aquino para a recém criada Diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse aos 2 de julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado 2º. Bispo da Diocese de Rio Preto (SP), pelo Papa Paulo VI, e dela tomou posse solene aos 4 de agosto do mesmo ano.
Dom José de Aquino assumiu a nova diocese em tempos difíceis de mudanças de paradigmas trazidas pelo Concílio Vaticano 11. Dois grandes desafios o esperavam: a escassez e diversidade de mentalidade do clero aliadas à situação econômico-financeira recessiva na qual tinha entrado a diocese. O novo bispo sentiu a necessidade de ter um presbitério moldado segundo uma orientação sólida, humana e eclesial.
Depois de avaliar as iniciativas, as experiências e as desistências de muitas dioceses do Brasil, no tocante à formação do clero, decidiu criar e instalar o Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus. O acontecimento se deu aos 17 de fevereiro de 1975, às 9 h, durante a celebração da missa na capela do Seminário Menor Diocesano Nossa Senhora da Paz, com a participação do Conselho de Presbíteros.
Assim, com apenas 5 seminaristas maiores, apoiados pela Diocese de Pavia (Itália), dava seus primeiros passos o único Seminário Filosófico-Teológico da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. O prédio novo do Seminário foi negociado com a Secretaria Estadual de Educação e a ela vendido. O antigo prédio, à Rua Floriano Peixoto, 1967, foi reformado e ampliado para receber os novos alunos. As obras terminaram em 1969.
Preocupado em organizar a diocese, assim como ativar sua vida pastoral, dom José publica o 1º Plano de Pastoral de Conjunto, que valera para o triênio 1970 a 1972. Aos 17 de março e 1979, o novo bispo institui seis Vicaranias  Forâneas  com seus respectivos vigários.
À medida que os compromissos financeiros iam sendo saldados, dom José recuperava e fortalecia o patrimônio do Seminário, assim como reformava o Palácio Episcopal e começava a campanha de construção da nova catedral.
A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a Diocese.
Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivação canônica; observando o limite de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.
Enquanto a diocese, cujo território de 16.276 km2 ocupava as áreas de 57 municípios, com uma população de 888.799 habitantes, chegou a 79 paróquias. Portanto, durante o Episcopado de dom José de Aquino foram criadas 28 paróquias e ordenados quarenta sacerdotes.
De 1966 a 1995 surgiram as comunidades religiosas diocesanas femininas da Ressurreição, do Instituto Imaculado Coração de Maria, assim como os Servos e Servas da Igreja.
Após a aceitação, pela Santa Sé, de seu pedido de renúncia, dom José teve a alegria de consagrar, na Catedral, juntamente com Dom Serafim Fernandes de Araújo, Cardeal de Belo Horizonte, Pe. David Dias Pimentel, Reitor do Seminário Maior da diocese, como Bispo Auxiliar da capital mineira.
Nos últimos anos, dom José de Aquino Pereira residia em São José Rio Preto (SP). O bispo emérito faleceu hoje, quinta-feira, 17 de novembro, aos 91 anos de idade.

Prefeito decreta Luto Oficial 
pela morte de D. Aquino 

O prefeito Valdomiro Lopes decretou luto oficial de três dias, a contar de hoje (17/11) pela morte do bispo emérito de São José do Rio Preto, D. José de Aquino Pereira.  O decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (18/11).
D. Aquino foi nomeado 2º. Bispo da Diocese de Rio Preto pelo Papa Paulo VI, em maio de 1968. Foi ele quem reformou o Palácio Episcopal e iniciou a campanha de construção da nova catedral.
A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a Diocese.
Dom José Aquino permaneceu no cargo até 1995, quando colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivação canônica; observando o limite de idade: 75 anos). Rio Preto já contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.
Durante o Episcopado de dom José de Aquino foram criadas 28 paróquias e ordenados 40 sacerdotes. Nos últimos anos, dom José de Aquino Pereira residiu em São José Rio Preto, onde veio a falecer, nesta quinta-feira, 17 de novembro, aos 91 anos de idade. Ele foi vítima de broncopneumonia bilateral; “agravada” por sua idade avançada.

Biografia publicada em nosso blogue em 
22 de abril de 2009 ,  dia em que completou 
seu octagézimo nono aniversário.

Jogos Abertos: Atletismo PCD conquista 17 medalhas e Xadrez traz duas medalhas


A equipe rio-pretense de atletismo PCD (Pessoas com Deficiência) conquistou, nesta quarta-feira (16/11), 17 medalhas, sendo seis de ouro, oito de prata e três de bronze, nos Jogos Abertos, que estão sendo realizados na cidade de Mogi das Cruzes. Os atletas participaram das provas de 100 e 400 metros para cadeirantes; 100, 800 e 1.500 metros para deficientes visuais; arremesso de peso e lançamento de dardo e disco para deficientes físicos, nas categorias masculino e feminino. Este é o segundo melhor resultado de Rio Preto durante os Jogos Abertos, em quantidade de medalhas. O primeiro, com 24 medalhas, também veio do PCD, com a natação no primeiro dia de competições.
Para o técnico Octávio de Paula Marques Júnior, este é um ótimo resultado. “Apesar do desfalque de cinco atletas, que estão representando o Brasil nos Jogos Parapan-americanos, estamos satisfeitos com as medalhas conquistadas. Isso é resultado de uma grande dedicação”, destaca.
No futebol masculino, Rio Preto ganhou de Jundiaí nos pênaltis, por 4 a 3. No vôlei de praia feminino, a equipe rio-pretense perdeu para Santos, por 2 a 1 e está fora das competições.
Já, no masculino, a equipe venceu os dois jogos. O primeiro, por 2 a 0 contra Mogi das Cruzes, e o segundo por 2 a 1 de Ribeirão Preto. Com o resultado, o time já está na semifinal.
Além destes, também estão sendo realizadas as competições de atletismo, basquete, futsal, damas, xadrez, entre outras. Para saber os resultados dos jogos, acesse o site oficial do evento www.jogosabertos2011.com.br. Os Jogos Abertos seguem até o dia 19 de novembro.

Xadrez traz duas medalhas 
para São José do Rio Preto 

As equipes rio-pretenses de xadrez conquistaram duas medalhas nesta quinta-feira (17/11), durante os Jogos Abertos do Interior. O ouro veio com as mulheres, que ganharam a disputa contra São Bernardo do Campo, com placar de 5,5 a 2. Já, os homens ficaram na terceira colocação, conquistando a medalha de bronze. A disputa no masculino foi contra Mogi das Cruzes.
De acordo com o técnico Ramon Carrasco Júnior, o nível das equipes neste ano estava alto. “Todos os jogos foram bastante disputados, as equipes vieram muito fortes”, comenta. Com o resultado, a equipe feminina se consagrou bicampeã nos Jogos Abertos.
Na disputa do vôlei de praia, o time masculino perdeu de 2 a 0 para São Bernardo do Campo. Na decisão pelo terceiro lugar, a derrota veio contra São José dos Campos, por 2 a 1. A equipe ficou na quarta colocação do campeonato.
Os Jogos Abertos seguem até o dia 19 de novembro, na cidade de Mogi das Cruzes. Os resultados dos outros jogos, as classificações e medalhas de todos os municípios participantes, estão no site oficial do evento, www.jogosabertos2011.com.br.

Centro Cultural recebe exposição de óleo no vidro


O saguão do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe nesta quinta-feira (17/11) a exposição “Toda Cor, Tudo é Arte”, da artista plástica rio-pretense Sagramour Queiroz. As obras permanecem no local até o dia 3 de dezembro.
A mostra conta com 20 obras, divididas em telas e vidros, produzidas nas técnicas de óleo sobre tela, óleo no vidro, texturas, pontilhismo, entre outras. “Sou bem eclética e procuro pintar o que gosto, o que me dá prazer e principalmente criar minhas próprias técnicas. Não gosto de utilizar as técnicas convencionais”, afirma Sagramour.
A artista gosta de desenhar e pintar desde criança e desenvolve trabalhos artísticos há 20 anos. Atualmente, trabalha com pintura, artesanato, fabricação de oratórias e restauração de imagens e móveis. “No início, fiz um curso de alguns dias em São Paulo, mas depois aprendi por conta própria”, disse.
Sagramour expõe pela primeira vez no Centro Cultural, mas diz já ter realizado diversas exposições na cidade, como na Unesp/Ibilce e no Praça Shopping. “Dei um tempo no trabalho com as artes plásticas, mas adorei ser convidada para expor no Centro Cultural e reuni algumas obras que tinha e fiz outras”.
Os interessados em visitar a exposição podem o fazer de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 14h. A entrada é aberta ao público.

Exposição “Toda Cor, Tudo é Arte”, 
da artista plástica Sagramour Queiroz
Data: até 3 de dezembro de 2011
Horário: de segunda a sexta-feira, das
8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h
Local: Saguão do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão,
praça Jornalista Leonardo Gomes (praça Cívica), nº 1 – Centro
Informações: (17) 3202-2313

CEO Norte passa a atender em novo endereço


O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Norte, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, passou a atender em novo endereço a partir desta quinta-feira, (17/11), no primeiro andar do prédio do Ambulatório de Especialidades (ARE), na avenida Philadelpho Gouvea Netto. No local já funciona também o CEO Centro.
A Secretaria de Saúde informa que a alteração no endereço de atendimento foi necessária devido a obras no prédio onde o serviço funcionava, que era anexo à Unidade Básica de Saúde do Solo Sagrado, que está sendo ampliada e reformada.
O investimento na obra da UBS Solo Sagrado será de R$ 1.312.708,02. Desse montante, R$ 312.708,02 são recursos municipais e R$ 1 milhão é referente ao repasse por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Orlando Bolçone.
Ao final da reforma e ampliação, a unidade contará com 11 consultórios  médicos, um odontológico, três leitos de observação, além de salas de  curativo, coleta, vacina, inalação, farmácia e demais salas  administrativas.
No mês passado, os atendimentos nas unidades de saúde do Vetorazzo, Parque Indústria e Solo Sagrado também foram transferidos para prédios adaptados e alugados, enquanto as unidades também passam por reformas. Também estão em obras de reforma e ampliação as unidades do Gonzaga de Campos e Ambulatório de Especialidades.
Outros quatro prédios novos também estão sendo construídos pela Prefeitura – uma unidade básica de saúde da família no Parque Residencial Nova Esperança e outra no distrito de Talhado, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré e Centro de Referência no Atendimento da Mulher, na avenida Philadelpho Gouvea Neto.

Novos endereços 

Centro de Especialidades 
Odontológicas (CEO) Norte 
Avenida Philadelpho Gouveia Netto, 3165 (1º Andar)
Vila Maceno
Atendimento – Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

UBS Parque Industrial 
Rua Osvaldo Aranha, 951
Boa Vista (ao lado da unidade que está sendo reformada)
Atendimento – Segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas

UBS Vetorazzo 
Avenida Monte Aprazível, no número 4.717
Jardim Vetorazzo
Atendimento – Segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas

UBS Solo Sagrado 
Rua Beatriz da Conceição, 340
Solo Sagrado
Atendimento – Segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas

A Página da Vida, dia 17 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 17 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 17 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jornada Estudantil teve público de 2 mil pessoas


Dez espetáculos participaram da 5ª Jornada Estudantil de Teatro, realizada pela Prefeitura Municipal e ASSOCIART – Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de Cultura de São José do Rio Preto. O evento, que teve início no dia 7 de novembro terminou no último sábado (12/11) com a divulgação dos espetáculos e categorias individuais premiados. Durante os seis dias de evento, cerca de duas mil pessoas participaram da Jornada. Um dos principais objetivos dessa iniciativa é estimular a formação e o fortalecimento de grupos cênicos no ambiente escolar. Além de grupos do Rio Preto, também foram apresentados espetáculos de escolas da região.
A comissão de avaliação foi formada por Walter Máximo, ator, diretor e arte educador; Ricardo Matioli, ator, dramaturgo e diretor; e Leandro Madi, ator. Além das notas, os três também foram responsáveis por mediar os debates, realizados sempre após cada apresentação.
Receberam premiação os melhores espetáculos, nas categorias adulto e infantil, e as categorias individuais de melhor diretor, ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, sonoplastia, iluminação, figurino, cenografia, maquiagem, texto inédito, adaptação e revelação. Confira abaixo os contemplados :

Categoria Adulto 
Melhor Espetáculo: “Verdades”/Mirassolândia e “A Espanhola Inglesa” /São João do Itaguaçu (empate)
Segundo Melhor Espetáculo: Grupo Teatral Artes das Águas 2/CMEC Ibirá – “Regaço no Cangaço”
Terceiro Melhor Espetáculo: EE Darcy Federici Pacheco – “Iguais em nossas diferenças”
Melhor Direção: “A espanhola inglesa” – Clara Roncati
Melhor Ator: Victor Hugo – “Regaço no Cangaço” e Jorge Calabone  - “A espanhola inglesa” (empate)
Melhor Ator Coadjuvante: Lucas Oyofuça - “Iguais em nossas diferenças”
Melhor Atriz: Danielle Fernandes Gregório – “Sem maldade”
Melhor Atriz Coadjuvante: Laisa Anselmi  - “Regaço no Cangaço”
Melhor Sonoplastia: Roberto Brito - Verdades
Melhor Iluminação: Ney Catarino - “Iguais em nossas diferenças”
Melhor Figurino: Criação Coletiva – “A Espanhola Inglesa”
Melhor Cenografia: Sebastião Roberto de Moraes – “Iguais em nossas diferenças”
Melhor Maquiagem: Juliana Carolina  - “Essa Propriedade está Condenada”
Melhor Texto Inédito: Ney Catarino - “Iguais em nossas diferenças”
Melhor Adaptação de Texto: Clara Roncati – “A Espanhola Inglesa”
Revelação: Lucas Oyofuça – “Iguais em nossas diferenças”
Especial: Conjunto de elenco – “Verdades”
Especial: Conjunto de atrizes – “A espanhola inglesa”

Categoria Infantil 
Melhor Espetáculo: EMEF Graciema Ramos da Silva/Catanduva – “Maria Borralheira”
Segundo Melhor Espetáculo: Cia. das Artes/Urupês - “A menina que esqueceu de amar”
Melhor Direção: “Maria Borralheira” – Cibele Sampaio
Melhor Atriz: Gabriele Erchenberger - “Maria Borralheira”
Melhor Atriz Coadjuvante: Cecília Febronio Santo - “Maria Borralheira”
Melhor Sonoplastia: Cibele Sampaio e Milton Verderi - “Maria Borralheira”
Melhor Iluminação: Fagner Rodrigues - “A menina que esqueceu de amar”
Melhor Figurino: Cibele Sampaio - “Maria Borralheira”
Melhor Cenografia: Cibele Sampaio - “Maria Borralheira”
Melhor Maquiagem: Isaac Ruy - “Maria Borralheira”
Melhor Texto Inédito: Clara Roncati e Fagner Rodrigues - “A menina que esqueceu de amar”
Revelação: Bianca Febronio Santo - “Maria Borralheira”

Núcleos Municipais de Artes
 se apresentam no Municipal

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Cultura, promove a partir de hoje (16/11) e nos dias 17,18, 22, 24 e 25 de novembro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, as apresentações dos alunos dos Núcleos Municipais de Artes.
Os alunos do curso de Teatro das turmas infanto-juvenil, juvenil e adulto da Casa de Cultura Dinorath do Vale apresentam “Esquestes Teatrais, nesta quarta-feira (16/11), às 19h30.
Nesta quinta-feira (17/11), os alunos de Teatro Juvenil encenam o espetáculo “Aurora da Minha Vida”, a partir das 19h30, e a turma de Teatro Adulto apresenta “Cenas Teatrais”, às 21h.
Os alunos do curso de Tango da Casa de Cultura se apresentam nesta sexta-feira (18/11), às 20h.
Já no dia 22 de novembro acontece o Festival de Música, quando se apresentarão os alunos dos Núcleos de Artes Roberto Farath, Engenheiro Schmitt, Cristo Rei e Santa Cecília.
Os alunos dos cursos de Dança da Casa de Cultura, Cristo Rei e Projeto Criança Feliz se apresentam nos dias 24 e 25 de novembro, com sessões às 19h e 21h.
E para encerrar as comemorações, no dia 29 de novembro tem início a exposição de telas dos alunos de Artes Plásticas dos Núcleos da Casa de Cultura, Roberto Farath e Associação Antialcoólica da Alta Araraquarense. A mostra começa às 19h, na Casa de Cultura Dinorath do Vale.

Escola municipal realiza Feira do Verde


A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, realiza no próximo sábado, dia 19 de novembro, na Escola Municipal “Professor Clóvis Sanfelice”, a terceira edição da Feira do Verde da instituição. Cerca de 150 estudantes devem participar do evento.
Segundo a direção da escola, a Feira do Verde faz parte do projeto de Educação Ambiental da instituição desde o início do ano letivo. “Dentro de sala de aula vários projetos são desenvolvidos com os alunos desde reciclagem do óleo de cozinha, trabalhos com material reciclado e jornal”, afirma a diretora Gislaine Machado Canto.
Ao todo deverão estar expostas cerca de 200 mudas de plantas e flores. Uma novidade será a exposição de folhagens e flores cultivadas pelos próprios estudantes e pais ao longo do ano. Na ocasião também será comemorado o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com exibição de vídeos referentes ao tema.
A feira, que terá entrada franca, será realizada das 8h30 às 11h30.

3ª Feira do Verde
Local – Escola Municipal “Professor Clóvis Sanfelice”
(Avenida São José do Rio Preto, 4365, no Solo Sagrado)
Data – 19/11/2011 (sábado)
Horário – 8h30 às 11h30
Entrada – Gratuita

Agenda Cultural do SESI deste novembro

XV Corrida Pedestre de Bálsamo neste sábado


DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2011 
HORÁRIO: 16H00
PROVA INFANTIL                      INFORMAÇÕES: FONE (17) 97544646
1º ao 3º TROFÉUS                                                                        96059370

CATEGORIAS – MASCULINO E FEMININO      30 TROFÉUS        

ATÉ 8 ANOS    – 200  METROS Haverá brindes para os corredores.    
9 E 10 ANOS    -  400  METROS              
11 E 12 ANOS  -  600  METROS              
13 A 14 ANOS –  800 METROS
15 A 17 ANOS – 1.000 METROS              

PROVA PRINCIPAL –7.000 METROS

GERAL MASCULINO E FEMININO
DO 1º AO 3º TROFÉUS. 08 TROFÉUS

CATEGORIAS 54 TROFÉUS
MASCULINO                                                                     FEMININO
18 A 19 ANOS     45 A 49 ANOS                                      16 A 19 ANOS
20 A 24 ANOS     50 A 54 ANOS                                      20 A 29 ANOS
25 A 29 ANOS     55 A 59 ANOS                                      30 A 39 ANOS
30 A 34 ANOS     60 A 66 ANOS                                      40 A 49 ANOS
35 A 39 ANOS     67 ACIMA 50 A 59 ANOS                                                                                                   40 A 44 ANOS     CATEGORIA

ESPECIAL                    60 ACIMA

PREMIAÇÃO - CATEGORIAS
1º AO 3º MASCULINO E FEMININO TROFÉUS.


CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA

 MATRIZ APARTIR DAS 14H30

Inscrição R$10,00 reias apenas para a prova principal
e no local, medalhas para os 200 primeiros
corredores que completarem a prova.

BAILE de Lançamento e escolha da GAROTA neste 19 de novembro no CCR de Mendonça - SP

A Página da Vida, dia 16 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.