sábado, 26 de novembro de 2011

Selos Europalia retratam várias faces do Brasil e Centenário de Nascimento de MÁRIO LAGO


Os Correios, com esta emissão de selos da Série Relações Diplomáticas, enfocando aspectos da cultura brasileira, registra a presença do Brasil no Europalia 2011, evento que renovará o impulso à cultura do Brasil no exterior, propiciando um frutuoso diálogo cultural entre Brasil e Bélgica.
O lançamento das peças filatélicas aconteceu no dia 29 de outubro, nas cidades de Brasília/DF, Andenne/Bélgica, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA.


Sobre os Selos
Para representar a diversidade cultural brasileira no Europalia 2011, foram impressos dois selos divulgando o Carnaval e o Candomblé. O primeiro, o carnaval representado pelo Mestre-Sala e pela Porta-Bandeira – símbolos máximos de charme e elegância do carnaval; ao fundo, a Praça da Apoteose. No segundo selo, a reprodução em pintura do quadro Acarajé de Iansan, no Ilê Oxumarê, do pintor Carybé. Estes selos evidenciam a cultura, o vigor e a criatividade do povo brasileiro. O artista Luciomar S. de Jesus utilizou a técnica de pintura – PVA sobre papel. Foram impressos 500 mil selos.


Sobre o Bloco
Também de autoria do artista Luciomar S. de Jesus, o bloco apresenta, na parte superior, o selo “Carnaval”, representado pelo Mestre-Sala e pela Porta-Bandeira - símbolos máximos de charme e elegância do carnaval; na parte inferior, o selo com a reprodução em pintura do quadro “Acarajé de Iansan, no Ilê Oxumarê”, do pintor Carybé. Ao fundo, em segundo plano, os mapas dos dois países, em todo o bloco, criando uma textura e dando ritmo à peça. Na lateral direita, consta a imagem de três fitas, representando as cores da bandeira da Bélgica e, na lateral esquerda, de duas fitas, representando as cores da bandeira do Brasil. Entre os dois selos foi inserido o título do bloco “Retratos do Brasil” e, abaixo deste, a logomarca do
evento Europalia 2011. Foram utilizadas as técnicas de pintura – PVA sobre papel e computação gráfica. A tiragem é de 50 mil blocos.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
Criado em 1969, o Europalia é um importante Festival Internacional de Artes realizado, a cada dois anos, na Bélgica e países limítrofes (França, Holanda, Alemanha e Luxemburgo), com o objetivo de celebrar a cultura dos países homenageados. O Festival disponibiliza uma vasta quantidade de museus, teatros, cinematecas, casas de espetáculo, salas de concerto e equipamentos multifuncionais em diversas cidades europeias, para viabilizar aos países homenageados espaços para exibições, promoções e debates dos muitos aspectos de seus patrimônios culturais.
Em 2011, o Brasil é o país-tema do Festival Europalia. O convite, realizado em 2009 pela direção do evento, foi aceito pelo Governo Brasileiro com grande satisfação. Tal atitude levou em conta a excelente oportunidade apresentada pelo Festival de se promover a cultura brasileira junto ao

público, ao mercado e aos formadores de opinião europeus, neste momento em que a economia brasileira avança de forma sustentada, e o Brasil ganha destaque no cenário internacional como uma das principais nações emergentes.
Vislumbrou-se, principalmente, no Festival Europalia.Brasil a possibilidade de assegurar, de forma privilegiada, a promoção da imagem do Brasil no coração da Europa, a melhoria das relações políticas e econômicas com alguns dos principais parceiros europeus, a abertura de novos mercados e oportunidades para artistas e criadores brasileiros, com o consequente fortalecimento da produção cultural nacional e estímulo a sua renovação, a melhoria da inserção do Brasil e de seus artistas e criadores no circuito internacional de mostras, festivais, feiras e exposições, e a ampliação do diálogo com a União Europeia em áreas que interagem fortemente com a cultura, tais como educação, turismo, novas tecnologias, ciências sociais e exatas, comércio, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Os principais eventos do Europalia são realizados tradicionalmente em Bruxelas, capital belga e europeia, mas, também, em outras cidades da Bélgica, França, Holanda, Alemanha e Luxemburgo. Projetado para ser um evento multidisciplinar cultural, o Festival é voltado à promoção da riqueza e diversidade cultural do país convidado. Por meio de uma variedade de eventos é oferecido ao visitante um panorama completo da arte e cultura do país homenageado. (Fonte: Marcelo O. Dantas – Diretoria de Relações Internacionais/Ministério da Cultura).

Centenário de nascimento
 de MÁRIO LAGO


Centenário do Nascimento de Mário Lago
Valor Facial: R$ 1,85 - Dimensões: 35 x 25 mm - Tiragem: 300 mil selos


Ator, compositor, radialista, escritor, poeta, autor teatral, militante sindical e político.

SOBRE O SELO

Na composição da imagem do selo, que tem como fundo a cor branca, encontra-se a representação da expressão do artista Mário Lago, ainda viva na lembrança do público, como elemento principal. Ao lado, uma composição feita a partir de ícones como caneta tinteiro, máscaras, televisão, violão, película cinematográfica com a inscrição do nome do artista, e outros, que representam a sua intensa atividade cultural, como a literatura, o teatro, a televisão, o rádio e o cinema. O bairro da Lapa, onde Mário Lago nasceu e iniciou sua carreira, também está reproduzido na parte inferior da composição, por meio de seus famosos arcos. No canto inferior direito, a logomarca do Mercosul, por tratar-se de uma emissão comum aos seus países membros. Foram utilizadas as técnicas de retícula estocástica em tons de cinza e calcografia nas cores preto e dourado. fonte: Correios

TEXTO DESCRITO DO EDITAL
O sol pode apagar, o mar perder a voz, mas nunca morre um sonho bom dentro de nós.”
Ator, compositor, radialista, escritor, poeta, autor teatral, militante sindical e político, Mário Lago foi muitos. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1911, filho do maestro e violinista Antônio Lago e de Francisca Maria Vicência Croccia Lago.
Mário foi criado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Formou-se em Direito, mas jamais exerceu a profissão. De uma família de músicos, ainda criança começou a frequentar o Teatro Municipal e as rodas de música popular. Chegou a trabalhar como jornalista e estatístico, mas por pouco tempo.
A estreia deste multiartista aconteceu em 1933, como autor teatral, na revista “Flores à Cunha”. A maior parte de suas peças foi escrita nas décadas de 40 e de 50. No final dos anos 1960, escreveu a sua última peça teatral: “Foru Quatro Tiradente na Conjuração Baiana”.
Ele também escreveu roteiros e argumentos para o cinema, como o do filme “Banana da Terra” (1939), comédia musical que lançou nacionalmente o compositor Dorival Caymmi e Carmem Miranda.
A estreia de Mário Lago na música aconteceu em 1936, com a marcha de carnaval “Menina, eu sei de uma coisa”. O sucesso viria dois anos depois, com “Nada além”, na gravação de Orlando Silva. Sozinho, ou em parcerias diversas, Mário compôs sucessos como “Amélia”, “Atire a primeira pedra”, “Aurora”, “Dá-me tuas mãos”, “Enquanto houver saudade”, “Fracasso”, “Será” e “Número um”.
Em 1942, estreou como ator, no teatro, onde criou personagens de grande repercussão, como o Aprígio, no clássico “O Beijo no asfalto”.
No cinema, atuou em alguns dos principais filmes brasileiros, como “O Padre e a Moça”, “Os Herdeiros”, “O Bravo guerreiro” e “Terra em transe”.
A popularização veio com o trabalho em novelas, a partir de 1966, destacandose suas atuações em “O Casarão”, “Nina” e “Dancing Days”. Esses trabalhos mereceram dois prêmios de Melhor Ator da Associação Paulista de Críticos de Artes e um Golfinho de Ouro.
Seus últimos trabalhos na TV foram a minissérie “Hilda Furacão” (1998), interpretando o velho boêmio Olavo; o especial “Enquanto a Noite não Chega” (2000), e uma participação especial na novela “O Clone”, revivendo o personagem Dr. Molina, de “Barriga de Aluguel”. Mário Lago gravou a novela no final de 2001, seis meses antes de falecer.
No rádio, foi ator, autor de novelas, produtor e diretor. Seu trabalho mais conhecido foi a série “Presídio de Mulheres”, que escreveu para a Rádio Nacional e que liderou a audiência da emissora durante cinco anos seguidos.
Autor de 11 livros, Mário estreou com a coletânea de poemas políticos “O Povo Escreve a História nas Paredes”. Sua produção literária inclui os

títulos “Chico Nunes das Alagoas”, “Na Rolança do Tempo”, “Bagaço de Beira Estrada”, “Rabo da Noite”, “Meia Porção de Sarapatel”, “Manuscrito do Heróico Empregadinho de Bordel”, “Segredos de Família” e o infantil “Monstrinho Medonhento”, seu maior sucesso editorial. Mário Lago deixou um livro inconcluso, exclusivamente dedicado às memórias das boas “molecagens” que praticou ao longo da vida.
Desde jovem, Mário se dividiria entre o trabalho artístico, uma intensa atividade política e a boemia. Participou de várias campanhas em defesa dos direitos humanos e do patrimônio do País.
Mário Lago foi casado com Zeli Cordeiro Lago. Falecido em 30 de maio de 2002, o ator deixou cinco filhos (Vanda, Antonio Henrique, Graça, Luiz Carlos – falecido em 2010 – e Mário).
Ao emitir este selo, os Correios demonstram todo o respeito a este ator que, sem dúvida, tem seu sucesso reconhecido em todo o País. A Filatelia celebra o centenário de seu nascimento e, assim, enfatiza a cultura, valorizando o multiartista que tanto contribuiu para a arte no Brasil.
GRAÇA LAGO

14º Encontro de Companhias de Santos Reis neste domingo em Rio Preto no Jardim Caparroz


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Cultura, realiza no próximo domingo (27/11), na Praça Dagoberto Nogueira, no Jardim Caparroz, o 14º Encontro de Companhias de Santos Reis. A festa tem início às 9h30 com uma missa e em seguida, às 11 horas, começa a apresentação das companhias participantes.
Até o momento, 10 companhias confirmaram presença, sendo duas de Araçatuba, duas de Barretos, duas de Andradina, duas de Birigui, uma de Suzanópolis e uma de Auriflama.
O tradicional Encontro de Folia de Santos Reis é uma festa de cunho religioso, realizado próximo a data em que se comemora o Natal. Um grupo de cantores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos sobre a visita dos três reis magos ao menino Jesus.
A bandeira do grupo é carregada durante a caminhada. Um estandarte de madeira, enfeitado com motivos religiosos, é levado por integrantes do grupo por todo o caminho.

Saúde faz plantão contra Aids neste domingo


O caminhão itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza plantão de testagem neste domingo (27/11). O veículo, responsável pela testagem para detecção do vírus HIV, vai estar disponível à população durante a 14º Encontro de Companhias de Reis.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e lançada em Rio Preto no último dia 19/11, tem por objetivo atingir pessoas que nunca se testaram contra Aids na vida, além de incentivar a população vulnerável, por exemplo, quem teve relações sexuais sem uso de preservativo, entre outras situações.
Até o dia 1º de dezembro, a população de Rio Preto poderá realizar o teste de diagnóstico para HIV em 27 pontos diferentes do município – sendo as 25 unidades de saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante (caminhão) que vai percorrer diversos locais da cidade, proporcionando acesso à testagem em horários alternativos aos munícipes.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/ AIDS, Aracelis de Castro Aschar, o exame oferecido será o convencional, mediante coleta de amostra de sangue para posterior testagem, cujo diagnóstico fica pronto em 15 dias úteis, em média. Quem optar por se testar no CTA tem a opção pelo teste rápido, que, em aproximadamente 40 minutos, emite o resultado.
Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste.
Em todas as unidades, além do teste para HIV, a população também poderá se testar para Hepatites Virais B e C, além de sífilis.
Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 3.956 casos de Aids, sendo que a faixa etária predominante está entre 20 e 34 anos, com 52,8% dos casos positivos.
Desse total, 1.952 estão vivos,o que corresponde a 49,34%. Do total de casos, 2.690 (68%) são de pessoas do sexo masculino e 32% (1.266) do sexo feminino.
A estimativa é de para cada caso positivo registrado no município – hoje são 3.956 notificados – existe pelo menos uma pessoa que tenha o vírus HIV e desconheça a própria situação, por nunca ter se testado para a doença.

Programação 
Caminhão Itinerante
 para testagem de HIV

27/11
 Folia de Reis (Praça Jd.Caparroz)
 9h às 15h
28/11
 Av. das Vivendas esq. Av.Potirendaba (Praça da Concordia)
 13h às 17h
28/11
 Parque Setorial (Praça da Emurb/Av.Philadelpho
 19h às 21h
29/11
 Av. Danilo Galeazzi (Estacionamento do Sup.Laranjão
 14h às 21h
30/11
 Ginásio Eldorado (Av.Monte Aprazível)
 13h às 17h
Centro Esportivo Jd. Antunes
19h às 21h

Amanhã tem Enduro de Bike em Rio Preto


 É neste final de semana a final da Copa Noroeste de Enduro de Bike. A prova tem a largada da Swift e percorrerá trilhas da região da represa de Rio Preto. Com o campeonato disputadíssimo nas categorias Elite e Equipe, esta prova promete muita adrenalina e emoção. A premiação da copa acontecerá na Casa do Cupim e contará com uma novidade, que será a premiação da Copa Território Brasil de Trekking no mesmo dia, contando assim com um publico maior no local. Aguardamos todos na final da copa e na festa de premiação dos Campeões. Fonte: Tatu da Trilha

Nosso Santuário de Fátima terá 12 hs com Maria


O padre Cesarino Pietra Maffi do Santuário Nossa Senhora de Fátima convida os devotos de Rio Preto e região para participarem da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora. A estátua verdadeira chega na comunidade neste sábado, dia 26, a partir das 20h e permanecerá no santuário até às 8h deste domingo, dia 27, com a santa missa.
Serão 12 horas com Maria. A imagem vem de Olímpia e além de Rio Preto passará por Piracicaba, no interior do Estado, e percorrerá outras cidades do Estado de São Paulo.

 Em 2017, será comemorado o centenário das aparições de Fátima.
Será rezado o terço de hora em hora. Durante toda a noite haverá as presenças de várias comunidades da Diocese de Rio Preto entre elas, os membros da Congregação Mariana, Rede de Comunidades, Renovação Carismática Católica, entre outros.

Arte de Origem e sua Exposição "Outros Talentos"


CONVITE

Neste sábado, 26 de novembro, a partir das nove horas, queremos recebê-lo, com o nosso já tradicional cafezinho da manhã, para a abertura da exposição “Outros Talentos”.
Desta vez convidamos pessoas que tem sua atividade profissional bem resolvida, mas que mantiveram sua veia artística pulsante. Em "Outros Talentos" eles apresentarão seu lado B, através de telas, canto, música, poesia, fotografia e outras formas de expressão artística.
Endereço: Rua Valêncio J. Barbosa, 2075
(rua que começa atrás da Elmaz)
Jd. Alto Rio Preto
Fone: 3222-2561

Confira nossos talentosos 
convidados e venha prestigiar.

Agnaldo Gonçalves
Profissão: professor universitário (IBILCE)
Outro talento: escritor, poeta e declamador

Breno Gutierrez Motta
Profissão: Cirurgião Dentista
Outro talento: músico - percussão

Cleone A. C. Leite de Abreu Ribeiro
Profissão: socióloga (IBILCE)
Outro talento: designer de jóias

Dirceu Monteiro
Profissão: engenheiro
Outro talento: músico – violão

Fábio Linhares
Profissão: Cirurgião Dentista
Outro talento: músico - violão

Flávia Lima Cabelo
Profissão: terapeuta ocupacional
Outro talento: artista plástica

Germana Zanetti
Profissão: arquiteta
Outro talento: artista plástica

José Álvaro Gasquez
Profissão: médico cirurgião plástico
Outro talento: artista plástico

José Luis da Silva
Profissão: funcionário do judiciário
Outro talento: artista plástico

Lazslo Antonio Ávila
Profissão: psicólogo psicoterapeuta
Outro talento: poeta e contista

Marco Tie
Profissão: fotógrafo
Outro talento: fotógrafo

Margareth Bonadio Tarraf (Margo)
Profissão: psicóloga psicoterapeuta
Outro talento: artista plástica

Marly Terra Verdi
Profissão: psicóloga psicanalista
Outro talento: música – canto

Osvaldo Romero
Profissão: advogado e empresário
Outro talento: músico - percussão

Osvaldo Miura
Profissão: médico cirurgião plástico
Outro talento: artista plástico

Regina Cavenaghi
Profissão: jornalista/hoteleira
Outro talento: fotógrafa

Reinaldo José Fazzio Feres
Profissão: biólogo, professor universitário (IBILCE)
Outro talento: fotografia

Ricardo Augusto Rodrigues
Profissão: arquiteto
Outro talento: artista plástico

Toninho Cury
Profissão: advogado
Outro talento: fotógrafo

A Página da Vida, dia 26 mês novembro de 2010


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 26 mês novembro de 2009


 **

**

** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 26 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 26 mês novembro de 2007


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Festa literária neste sábado na E. M. Profº Sílvio de Melo e Kits de Natal na “Elvira de Guzzi”


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal  de Educação e Escola Municipal Profº Sílvio de Melo, realizam neste sábado, 26/11, a segunda edição da Festa Literária da unidade, projeto em parceria com o Programa "Ler e Escrever”.
Neste ano, o tema será “Na Arca com Noé”, baseado na obra "A Arca de Noé" de Vinicius de Moraes.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Fernanda Barros Pádua Nardoni, ao longo do 2º semestre de 2011, foi trabalhado com os 340 alunos da instituição os poemas do referido livro, assim também como sua biografia e vídeos de suas obras.
“Foram realizadas atividades com foco nas práticas de linguagem, trabalhando o propósito comunicativo dos textos poéticos e a forma como eles se apresentam na vida real, investigando a estrutura e as marcas características do gênero poema”, afirma.
Para este sábado, os alunos da instituição irão apresentar os poemas do livro por meio de coreografias com fantasias caracterizadas de acordo com cada poema escolhido. “Os pais também receberão de presente um livro com os poemas que foram reescritos de forma diferenciada por cada ano, seguindo as instruções de atividades do Programa "Ler e Escrever".
As atividades foram orientadas pelas professoras e realizadas  pelos próprios alunos. O livro produzido terá como título o nome do próprio projeto "Na arca com Noé", que é a conclusão dos trabalhos em sala de aula.  A  diretora da escola, Daniela Paula Velozo,  ressalta a importância da participação efetiva da Associação de Pais e Mestres da Unidade Escolar.
Todos os participantes serão recepcionados com música por meio da colaboração do Instituto Multicursos Bach.
Também está confirmada a participação da poetisa rio-pretense Ninpha Correa Gorla durante a festa literária. A Editora Paulus também participará do evento com um estande no pátio da escola para mostra e venda de livros à comunidade.

2ª Festa Literária Escola 
Municipal Sílvio de Melo
“Na arca com Noé”
Data: 26/11/2011
Horário: A partir das 9h
Local: Escola Municipal Silvio de Melo,
avenida Monte Aprazível, 3.485 – Eldorado
Entrada: Gratuita

Kits de Natal na escola municipal
 “Profª Elvira de Guzzi Ribeiro”
nesta segunda-feira 

A Campanha de Natal 2011 “Amigo presente no Natal” realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, entrega na próxima segunda-feira (28/11), 220 sacolas de presentes, na escola municipal “Profª Elvira de Guzzi Ribeiro”, no bairro São José do Rio Preto I. A festa acontece a partir das 9 horas.
A entrega dos kits contendo um livro, brinquedo e uma guloseima será feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, e pelo prefeito Valdomiro Lopes.
As sacolas de presentes foram doadas pelos alunos do Colégio Santo André, que também participarão da festa de entrega.
Nesta sexta-feira (25/11), foram presenteadas 336 estudantes da escola municipal “Profº Silvio de Melo”. Os padrinhos foram os estudantes da Escola Cris, da rede particular. Também receberam presentes, 196 alunos da escola “Menino Jesus”, do bairro Eldorado. Os padrinhos foram as Lojas Renner, Academia 1º Round, Loja Maçônica e Hospital Dia.
A dinâmica da Campanha do Natal 2011 “Amigo presente no Natal” consiste na adoção por parte de alunos da rede particular, de universidade ou um empresário, de um estudante da rede municipal culminando com a entrega um kit contendo um brinquedo, um livro e doces.
As entregas tiveram início no dia último dia 23 e vão até o dia 16 de dezembro. A meta do Fundo Social de Solidariedade é atender 20 escolas da rede municipal.

Rio Preto sedia 6ª Etapa do Paulista de Águas Abertas e Prefeito inaugura duas novas praças


A cidade de São José do Rio Preto sedia neste sábado (26/11), a partir das 13h30, a 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas. O evento, que será realizado na Represa Municipal, conta com a participação de mais de 200 atletas de todo o Estado de São Paulo. O evento é aberto ao público.
O circuito será realizado no Lago 3, no espelho da água em frente ao Damha. Os atletas poderão competir em três provas diferentes. Na prova longa, que compreende o trajeto de 4km; na média, de 2 km; e na curta, de 1 km. Todas as competições são disputadas nas categorias masculinas e femininas.
Cinco atletas rio-pretenses, da equipe da SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, irão participar das provas. A nadadora Emanuelle de Matos Fernandes, vai disputar duas provas: longa e curta. O atleta Gustavo Lourenço Del Campo também participa dessas provas.
Já, os atletas Danilo Teixeira de Paula, Paulo Roberto Palmeira Júnior e Hugo Miranda Bernardo, também participam das provas curta e média. O evento é uma iniciativa da Federação Aquática Paulista e vai contar com a participação de outros atletas rio-pretenses, que treinam nos clubes da cidade.

Prefeito inaugura 
duas novas praças 

O prefeito Valdomiro Lopes entrega entrega nesta sexta-feira (25/11), às 19h30, duas novas praças à população. Ambas são no bairro Eldorado, na região norte do município.
A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Serviços Gerais, investiu R$ 70 mil, na obra de construção.  “São mais duas áreas de lazer para o município”, afirma o secretário de Serviços Gerais, Paulo Pauléra.
Uma das praças, fica nas confluências das avenidas Paraná, Jales e São Francisco, e recebero á nome de “José Carlos Laurito”. A outra terá o nome de “Reginaldo Perpétuo Raimundo Segundo”, e fica no cruzamento das avenidas Paraná, Tanabi e São Francisco.
Homenagem
Perpétuo Raimundo Salgado foi motorista de caminhão por mais de 20 anos e morreu há exatamente um ano, aos 42 anos, em um acidente durante o trabalho, próximo a Meridiano.
Já o médico José Carlos Laurito, especializado em clínica médica, foi um dos fundadores da Unimed, (em 1971) e um dos primeiros profissionais do Hospital Santa Helena.

Sanitária e Procon fiscalizam 105 estabelecimentos e autuam 4 na semana passada


A primeira ação de combate à venda de bebidas alcóolicas para menores visitou 105 estabelecimentos e registrou 4 autuações, no final de semana (19 e 20/11). Os fiscais do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, órgão sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, e técnicos do Procon, atuaram pela primeira vez de forma efetiva (antes as blitz eram educativas) atendendo determinação da nova lei estadual que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Foram aplicados três autos de infração contra estabelecimentos que mantinham bebidas alcoólicas estocadas juntamente com outras bebidas, o que é proibido a partir de agora. Uma quarta autuação foi aplicada a um estabelecimento que permitiu que um cliente fumasse no interior do local, o que também é proibido, segundo a legislação estadual anti-fumo.
A fiscalização também contou com o apoio de fiscais do Grupo de Vigilância Sanitária Estadual (GVS).
Segundo a coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Danielle Dantas, os proprietários dos estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar defesa quanto ao auto de infração. “Segundo a lei, eles podem ser multados, ter o estabelecimento autuado ou até ter o CNPJ cassado”, afirma.
Na tarde de segunda-feira, fiscais sanitários do município se reuniram com representantes da Polícia Militar para estabelecer parceria durante as fiscalizações. “Caso a polícia flagre algum menor ingerindo bebida alcoólica, adquirida em desacordo com a lei, a Vigilância será avisada e o estabelecimento autuado”, diz a coordenadora.
A nova lei determina sanções administrativas, além das punições civis e penais já previstas pela legislação brasileira, a quem vende bebidas alcoólicas a menores de idade. Os estabelecimentos flagrados comercializando bebidas à menores estão passivos à aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre menores de 18 anos de idade em todo o Estado.
Caberá aos responsáveis pelos estabelecimentos demonstrar, sempre que abordado por agentes fiscalizadores, que a venda ou o consumo de bebidas alcoólicas no local não fere a nova legislação, especialmente em relação à idade dos consumidores que no momento da fiscalização estejam fazendo uso desses produtos. Se o estabelecimento se recusar a comprovar a maioridade das pessoas que estejam consumindo bebida alcoólica, estará sujeito a multa e interdição.

Santa Edwiges realiza vigília "Clamando por Milagres" neste sábado na Vila Toninho


Será realizada a partir das 23h30 do próximo sábado, dia 26, a vigília "Clamando por Milagres", na paróquia Santa Edwiges, na Vila Toninho, em Rio Preto. Será um momento de oração, adoração e louvor a Deus. O encontro será encerrado com a santa missa presidida pelo padre Marcos Cavalini.
A paróquia Santa Edwiges fica na rua Maria Ceron Volpe, 1580, na Vila Toninho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3238-1352

SESC traz shows para encerrar o (im)Pulso



O projeto (im)Pulso tem como objetivo proporcionar a troca de ideias e experiências entre músicos jovens e adolescentes. Ao longo do projeto, foram realizadas oficinas de guitarra, bateria, baixo e produção independente, além de shows de músicos profissionais, que passaram um pouco de suas experiências aos jovens músicos.


Neste mês, a primeira edição do projeto é encerrada com apresentação de bandas de jovens estudantes da cidade e região, neste sábado (26/11), às 15h, no Ginásio de Esportes. A proposta é abrir espaço para que essas bandas possam ter a experiência de tocar em um palco, com todas as regalias que qualquer outra banda famosa tenha.
As bandas participantes são: IDM (S. J. Rio Preto), Freqüência (S. J. Rio Preto), Ideação (Urupês), Anjos Selvagens (S. J. Rio Preto), New Black Cherry (S. J. Rio Preto), Danger Falcons (S. J. Rio Preto), Os Mamíferos (S. J. Rio Preto), Tequila 46 (S. J. Rio Preto), Nêmodes (José Bonifácio) e J 7 (S. J. Rio Preto).
Para encerrar o projeto, a banda convidada é a carioca Forfun. O show é gratuito, e começa às 20h. A escolha foi baseada justamente pela banda ter ganhado fama sendo independente.
Formada em 2001, a expressão “For fun”, que traduzida quer dizer “por diversão”, era o nome dado em homenagem aos amigos surfistas que usavam esse pseudônimo para denominar o grupo.
No começo de sua carreira, suas influências iam do pop punk do Blink 182, ao ska reggae do Sublime. Atualmente a banda aprecia vários estilos, como hard rock, reggae, dub, música latino-americana, funk, rock e samba-rock.
Ao todo, já lançaram cinco álbuns, sendo que o último, intitulado “Alegria Compartilhada”, foi este ano, e ergueu à tona a brasilidade do grupo.

Mostra (im)Pulso
Data: 26 de novembro de 2011
Horário: às 15h.
Local: Ginásio de Esportes do SESC Rio Preto, av. Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Entrada: gratuita

Show com a banda Forfun
Data: 26 de novembro de 2011
Horário: às 20h
Local: Ginásio de Esportes do SESC Rio Preto, av. Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Entrada: gratuita, sendo preciso retirar ingressos a partir das 16h
Informações: (17) 3216-9300

Festa da Imprensa em Rio Preto neste sábado


A Página da Vida, dia 25 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 25 mês novembro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 25 mês novembro de 2008


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 25 mês novembro de 2007


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura e Estado vistoriam área do ParTec e Inscrições para exame final de supletivo até 6a.


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou nesta quinta-feira, (24/11), à coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Désirée Moraes Zouain, os parceiros e a área onde será instalado o Par Tec - Parque Tecnológico.
Participaram da reunião, a coordenadora, o secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton Faria de Assis Júnior, a assessora da Secretaria de Planejamento, a economista Emília Toledo Leme, a presidente da Empro, Lúcia Hirata, o diretor regional do Ciesp, Mauro Mano Sanches, além de representantes da Famerp, Unesp, Fatec e Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (APETI).
Segundo a coordenadora, até o final do ano, o convênio do Estado com o município, que reconhece o parque tecnológico de Rio Preto e destina uma verba R$ 7,2 milhões do governo do Estado para construção da sede do ParTec, deverá ser assinado.
“Com a instalação desta parque tecnológico em Rio Preto será criado um lugar de excelência, que vai atrair empresas de base tecnológica para o município, gerando empregos e proporcionando maior qualificação profissional local com a formação de mão de obra especializada que deverá ficar na cidade, trazendo maior desenvolvimento para Rio Preto e região”, afirma a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Durante a reunião, os parceiros do complexo apresentaram à Désirée o que cada instituição deverá instalar no complexo do parque tecnológico. A Famerp, por exemplo, pretende instalar os 60 cursos de pós-graduação da instituição para o espaço. Após a apresentação, o grupo visitou o espaço onde será instalado o ParTec.
Parque Tecnológico
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia autorizou no último mês de agosto, por meio de emenda parlamentar do deputado Orlando Bolçone, a destinação de R$ 7,2 milhões do governo do Estado para construção da sede do ParTec.
O recurso, mais a contrapartida de R$ 1,8 milhão, será investido em obras de infraestrutura, que englobam a construção da sede administrativa e um centro empresarial, que contará com incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios e auditório com 210 lugares para convenções.
Todo o complexo do Parque Tecnológico de Rio Preto ocupará área de 376,48 hectares (o que equivale a seis espaços do tamanho do Ibirapuera), onde funcionou o extinto IPA -Instituto Penal Agrícola. A primeira etapa do ParTec vai concentrar vai concentrar 39 empresas de tecnologia de informação, 12 que já estão no Distrito Ulisses Guimarães, 40 do setor joalheiro e outras 50 que entrarão no processo a partir de 2012 até 2020.
Além disso, o local abrigará unidades da Fatec e Unesp. O espaço também vai ter um Centro APTA - Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio de Pescado Continental, em parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Inscrições para exame final
 de supletivo até nesta sexta 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Educação e Centro Municipal de Ensino Supletivo (CEMES) “Professora Odete Nassif Gabriel”, encerra nesta sexta-feira (25/11), as inscrições para o exame final presencial do curso supletivo referente ao Ensino Fundamental.
Os alunos, que participam da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), devem procurar a própria sede do CEMES, localizada à rua Antonio

Pereira Braga, 287, no Jardim Fuscaldo, em Rio Preto, para a inscrição. Os interessados deverão apresentar carteira de identidade (RG) e preencher uma ficha de inscrição.
Caso o estudante não possa realizar a inscrição para o exame final, a mesma pode ser realizada por meio de procuração desde que seja com firma reconhecida e cédula de identidade do procurador, que deverá apresentar os documentos de identidade.
São requisitos para inscrição ser aluno regularmente matriculado no CEMES, ter idade mínima de 16 anos, ter concluído todos os módulos do componente curricular no qual o interessado pretende ser submetido à avaliação.
Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
As provas, que estão marcadas para o dia 4 de dezembro (Língua Portuguesa, Arte, Inglês e História) e 18 de dezembro (Matemática, Geografia e Ciências Físicas e Biológicas), serão realizadas na escola municipal “Doutor Cenobelino de Barros Serra”.

Comunicado

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que, após averiguações realizadas pela secretária da pasta, Ivani Vaz de Lima, sobre o descarte de papéis públicos, ocorridos na última sexta-feira (18/11), no CISNE (Centro de Inclusão Solidária Nasce a Esperança), no bairro Solo Sagrado, decidiu exonerar a coordenadora do local e substituir outras duas funcionárias terceirizadas que prestavam serviço no centro. Além dessas providências, ela distribuiu um comunicado interno a todos os setores da pasta, no qual informa sobre a maneira correta de armazenar documentos e descartar papéis públicos.

Simpósio sobre controle de infecções e Saúde Itinerante visita amanhã a Estância Bela Vista


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (25/11), a oitava edição do Simpósio de Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde, evento destinado a profissionais de saúde, tanto da rede pública como privada de saúde.
O Simpósio será realizado das 8 às 17 horas, na empresa Abzil/3M do Brasil, localizada na avenida Gerassina Tavares, 750, no Jardim Yolanda.
Entre os palestrantes estão a doutora Denise Brandão de Assis, diretora técnica da Divisão de Infecção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, que vai falar sobre os dados de infecção hospital no Estado de São Paulo e Juliana Pereira Machado, especialista em gestão hospitalar, que vai debater gerenciamento de risco e segurança do paciente.

PROGRAMAÇÃO

8h00 – 8h30
Entrega de Material
8h30 - 9h00
Abertura
9h00 – 9h50
Dados de Infecção Hospitalar do Estado de São Paulo
Dra. Denise Brandão de Assis
Diretoria Técnica da Divisão de Infecção Hospitalar CVE/CCD/SES – SP
10h00 – 10h20 – Intervalo
10h30 – 11h20
Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente
Dra. Juliana Pereira Machado
Especialista em Gestão, doutoranda em Ciências da Saúde pela EERP/USP e monitora na área hospitalar (EERP/USP)
11h20 às 12h20
Indicadores de Qualidade
Dra. Cristiane Pavanello R. Silva
Doutora em Ciências da Saúde (EEUSP) e especialista em Serviço Profissional da 3M do Brasil
12h30 a 13h30
Almoço no local
13h40 – 14h20
Prevenção de Hepatites Virais nos Consultórios Odontológicos
Diene Heiri Longui Trajano
Gerente dos Ambulatórios e Serviços Especializados da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto e monitora em Hepatites Virais pelo Ministério da Saúde
14h30 – 15h30
Controle do Processo de Esterilização (Aspectos legais e aquisição dos monitores de monitoramento)
Nelyan Abdo
Mestre em Esterilização pela Unicamp e Especialista em Serviços Profissionais Avançados da 3M do Brasil
15h40 – 16h00
Intervalo
16h10 – 16h50
Apresentação de casos clínicos
Dra. Márcia Wakai Catelan
Médica Infectologista da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base de São José do Rio Preto
16h50 – 17h00
Encerramento

Saúde Itinerante visita Estância
 Bela Vista nesta sexta-feira

Moradores da Estância Bela Vista, localizada na região norte de Rio Preto, podem buscar por consultas médicas e odontológicas, atualização vacinal e exames preventivos nesta sexta-feira (25/11), no ônibus da saúde, do programa Saúde Itinerante. O ônibus percorrer vários bairros levando atendimento médico e odontológico para quem mais precisa e não pode ir durante o dia. Uma iniciativa da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde.
Implantado no município em fevereiro deste ano, o Saúde Itinerante tem por objetivo levar atendimento de saúde em locais distantes de  unidades de saúde, principalmente em loteamentos não regularizados.
Nesta sexta, médico e dentista da Unidade Básica de Saúde do Solo Sagrado vão atender a população. Também serão realizados exames preventivos como papanicolaou, aferição de pressão arterial, glicemia, atualização do calendário vacinal de adultos, além de testes sorológicos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C.
Para ser atendido basta que o munícipe vá até o local em que o ônibus estará estacionado, portando algum documento pessoal.

Projeto Saúde Itinerante
Local – Estância Bela Vista
 (Rua 2, s/n – Bar do Coqueiro)
Data – 25/11/2011
Horário – 8 às 16 horas

Mostra no CICC apresenta a evolução da relação entre a música com a física


A partir desta semana, o CICC traz novas mostras ao público: uma delas, no Espaço de Física, apresenta a evolução da relação entre a música e as ciências por meio de instrumentos musicais e caixas acústicas. Na área de Biologia e Linguagens, os espaços são tomados pelo Ano da Floresta e origem das línguas, respectivamente. As atividades vão até o final de dezembro.
No Espaço de Física, o visitante do CICC terá a oportunidade de aprender sobre a origem dos sons na exposição "Física Musical". Composta por instrumentos como o monocórdio, o xilofone e o violão, a mostra coloca à disposição do visitante informações sobre os instrumentos e as notas da escala musical, permitindo também que os toque. "O nosso objetivo é que o visitante possa constatar na prática as variações das notas musicais e as diferenças de sons de um instrumento para outro, relacionando-as aos princípios da física", explica o coordenador de mostras do CICC, Alexandre Neves.
Ainda no mundo das ciências, o Espaço da Biologia preparou uma mostra sobre o papel e a importância de ações sustentáveis que auxiliam na preservação do meio-ambiente. A mostra será realizada no saguão do anfiteatro do CICC e encerra o período de comemorações do Ano Internacional das Florestas. Segundo a assistente do Espaço, Simony Lavezzo Coró, a mostra pretende conscientizar o público sobre a necessidade da preservação da natureza.

Mundo das línguas

Indispensável para a comunicação, a escrita ganhou um cantinho especial no Espaço de Linguagens. Com a proposta de levar ao público a sua origem e seu desenvolvimento, o CICC preparou duas exposições sobre o tema: "Epigrafia" e "As origens da língua portuguesa e as influências da variedade falada no Brasil".
Na mostra de "Epigrafia", o público irá conhecer a história e a evolução das escritas cuneiformes e egípcia antiga, além de descobrir como Champollion traduziu a Pedra da Roseta. Já na mostra sobre a origem da língua portuguesa são apresentadas outras línguas faladas ao redor do mundo e, que, de alguma forma, contribuíram para a versatilidade da língua falada no Brasil. Ambas as exposições são permanentes.
O Cicc de Rio Preto fica localizado na avenida João Batista Vetorazzo, 500, atrás da Cidade das Crianças, no Distrito Industrial. Mais informações no (17) 3232-9426 ou a programação do mês no site www.centrodeciencias.org.br

Membros da Congregação Mariana promovem encontro e Paróquia de Neves Paulista realiza neste sábado o festival de dança


A Federação das Congregações Marianas, movimento ligado à Diocese de São José do Rio Preto promove neste sábado, dia 26, a partir das 13h, na Casa de Retiros da Congregação, em Bady Bassitt, um encontro com membros do movimento religioso. As atividades serão encerradas no domingo, dia 27, com almoço após a santa missa. A taxa de participação é de R$ 10.
O padre Ivan é o convidado do grupo para participar do encontro. Nesta sexta-feira, dia 25, pe. Ivan celebra missa, às 19h, na Rede Vida de Televisão. Mais informações e inscrições pelos telefones (17) 3224-4687 / 8112-7604 / 9158-1024.

Paróquia de Neves Paulista
realiza festival de dança 


Para comemorar os 10 anos de existência do grupo Dançarinos de Deus e os 80 anos de criação da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Neves Paulista, o grupo teatral faz uma apresentação neste sábado, dia 26, às 20h, no Ginásio de Esportes Irmãos Toledo. A entrada ao público é gratuita.
Ao todo, o grupo vai apresentar cerca de 20 coreografias com músicas religiosas.
Dançarinos de Deus conta no elenco com 180 bailarinos, com a participação de crianças a partir de 4 anos. O grupo ganhou em junho deste ano durante o 12º Festival de Dança Sacra de Joinville, Santa Catarina, na categoria Jazz 1. O grupo de dança é coordenado pela professora Juliana Lopes e o padre Rafael Henrique da Costa. Mais informações podem ser obtidas com a secretária Hedilaine Costa pelo telefone (17) 3271-0968


Rio Preto participa da fase estadual do 15° JORI e o inicio da entrega “Amigo Presente no Natal”


Começa hoje quinta-feira (24/11) a fase estadual da 15ª edição do JORI – Jogos Regionais do Idoso. A delegação rio-pretense embarcou ontem quarta-feira (23/11), rumo ao município de São José dos Campos, onde será realizada a competição. Participam dos jogos, atletas com idade igual ou superior a 60 anos. O evento vai ser realizado de 24 a 27 de novembro.
Ao todo, a delegação é composta por 34 pessoas, sendo 28 atletas. Rio Preto participa da competição com 11 equipes, em nove modalidades: atletismo, bocha, damas, dança de salão, malha, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
Participam da fase estadual as equipes que conseguiram ficar nas três primeiras colocações, durante a fase regional dos jogos, realizada no início de junho.  Rio Preto tem boas chances de medalhas, já que se consagrou campeã em cinco modalidades, entre elas voleibol, malha, damas, tênis de mesa e xadrez.  Ao todo, 92 municípios se classificaram para participar da fase estadual do 15º JORI.
“Estamos confiantes, nossos atletas estão bem focados na competição. No ano passado, conseguimos ficar na primeira colocação, no quadro geral”, comenta Cléa Márcia Bernardelli, coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários. Nesta edição, não haverá pontuação geral, e sim, por categorias.

Prefeito inicia entrega do
 “Amigo Presente no Natal”

 O prefeito Valdomiro Lopes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, deram início ontem quarta-feira (23/11), a entrega de brinquedos da Campanha do Natal 2011 - “Amigo presente no Natal”. As primeiras escolas do município a receberem os presentes foram “Riscieri Berto”, no Solo Sagrado, e “Michel Pedro Sawaya”, no bairro Cristo Rei.
A Campanha de natal idealizada pelo Fundo Social beneficiou 880 estudantes da escola municipal “Riscieri Berto”, com sacolas de presentes. Os kits contendo um brinquedo, um livro e uma guloseima, foram entregues pela presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes, em parceria com o Colégio São José, empresa Alva – Associação dos Lojistas de Veículos Automotores e Riosoft Informática.
Já na escola “Michel Pedro Sawaya” foram distribuídas 330 sacolas de brinquedos, para alunos de 6 a 12 anos. Os estudantes tiveram como  padrinhos o Colégio Parthenon, São Raphael Viação, 3M do Brasil e Poupatempo.
Durante a entrega, a aluna Laura Arruda Bernardi, do 8º ano, emocionou aos participantes, cantando música em estilo gospel “Soube que me amava”.
A Campanha do Natal 2011 “Amigo presente no Natal” foi aberta no 28 de setembro e tem a participação de dezenas de escolas da rede particular de ensino, empresários e instituições de São José do Rio Preto.
A meta do Fundo Social de Solidariedade é atender 20 escolas da rede municipal, até o dia 16 de dezembro. Durante a Campanha, alunos da rede particular, de universidade ou um empresário, adotam um estudante da rede municipal e entrega um kit contendo um brinquedo, um livro e doces.
Hoje, quinta-feira (24/11) a entrega acontece na escola municipal Chafic Balura, no Bairro D. Lafaiete às 9 horas, beneficiando 308 crianças.

A Página da Vida, dia 24 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 24 mês novembro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 24 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Campanha contra a dengue tem palestra e distribuição de panfletos e arborização no Lago 3 em fase de conclusão


Orientações para pacientes em sala de espera, distribuição de panfletos educativos, palestras e pedágio. Essas são algumas das ações programadas para esta quinta-feira, dia 24/11, dentro da Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue, iniciativa da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde.
A ação tem por objetivo orientar a população sobre os métodos de prevenção e controle da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, durante a semana ainda serão realizadas outras orientações em escolas, apresentações de teatro, palestras, pedágios educativos, além de ações durante a realização de feiras-livres.
Entre as ações previstas para a quinta-feira estão orientação a alunos de futebol do projeto Segundo Tempo, na praça esportiva do bairro Residencial Rio Preto 1, orientação em sala de espera na unidade básica de saúde do bairro São Francisco, entrega de panfletos nos supermercados Laranjão do Jardim Soraia e Solo Sagrado, apresentação de teatro no Centro Social “Dom José de Aquino”, na Vila Toninho, além de pedágio educativo no distrito de Talhado.
Simultaneamente à campanha, o município continua com o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Neste ano, de janeiro até 22/11, foram registrados no município 832 casos de dengue, quantidade 96,57% menor do que em todo o ano de 2010.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Arborização no Lago 3 
em fase de conclusão

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo quer finalizar as ações de plantio no Lago 3 na Represa.  O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, se reuniu hoje (23/11) com o diretor da Usina Guarani, Roberto Serroni Peroza para definir as ações de conclusão do plantio, iniciado em setembro.
A Usina Guarani adotou o Lago 3, dentro do projeto “Empresa Amiga da Cidade, e realizou o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas e exóticas na área.  A reunião definiu pela contratação de uma empresa de manutenção, que fará o controle de formigas e vai providenciar o replantio das mudas que perecerem. A Usina Guarani ficará responsável pela manutenção da área e das árvores por um período de 10 anos: até 2021.
Foram utilizadas mudas de 40 espécies de árvores, escolhidas especialmente para atrair pássaros como papagaios, periquitos, maritacas, bem-te-vis e sabiás entre outros. “Queremos estimular a presença das aves no local e escolhemos as mudas com esse objetivo”, explica Lima Bueno. As árvores também foram selecionadas para floradas periódicas, além de algumas frutíferas para os pássaros, foram plantadas outras exóticas que dão flor o ano inteiro.
O administrador do Parque da Represa, Hérmes Gelsi Júnior, vai realizar uma vistoria no Lago 3 e apresentar um relatório que vai determinar as próximas ações para concluir a arborização da área.
O Lago 3 é ponto de encontro de rio-pretenses que praticam ciclismo e caminhada. A ciclovia tem 4 km e a pista de caminhada 2 km. O local vai ter, até o final de dezembro, a entrega da Casa da Guarda, um ponto de apoio onde ficarão guardas municipais para garantir segurança aos usuários. Lá também terão dois sanitários padrão e um para portadores de deficiência.

Coordenadora de Ciência do Estado faz visita técnica em Rio Preto e Inscrições para o Janeiro da Comédia 2012 vão até nesta sexta (25/11)


A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Désirée Moraes Zouain, realiza nesta quinta-feira, 24/11, visita técnica ao município de São José do Rio Preto para conhecer a área onde será construído o Par Tec - Parque Tecnológico.
Désirée será recepcionada pelo secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton Faria de Assis Júnior e demais parceiros do Parque, às 14 horas, na Prefeitura. Na sequência, eles deverão visitar a área em que será instalado o Parque Tecnológico, localizada no final da avenida Clóvis Oger, entroncamento com a avenida Vicente Filizola.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia autorizou no último mês de agosto, por meio de emenda parlamentar do deputado Orlando Bolçone, a destinação de R$ 7,2 milhões do governo do Estado para construção da sede do ParTec.
O recurso, mais a contrapartida de R$ 1,8 milhão, será investido em obras de infraestrutura, que englobam a construção da sede administrativa e um centro empresarial, que contará com incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios e auditório com 210 lugares para convenções.
Todo o complexo do Parque Tecnológico de Rio Preto ocupará área de 376,48 hectares (o que equivale a seis espaços do tamanho do Ibirapuera), onde funcionou o extinto IPA -Instituto Penal Agrícola. A primeira etapa do ParTec vai concentrar vai concentrar 39 empresas de tecnologia de informação, 12 que já estão no Distrito Ulisses Guimarães, 40 do setor joalheiro e outras 50 que entrarão no processo a partir de 2012 até 2020.
Além disso, o local abrigará unidades da Fatec e Unesp. O espaço também vai ter um Centro APTA - Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio de Pescado Continental, em parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Inscrições para o Janeiro da 
Comédia 2012 vão até sexta 

Termina nesta sexta-feira (25/11) o prazo de inscrições para os grupos interessados em participar da 10ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia, evento realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura.
As inscrições devem ser feitas via Correio ou na Secretaria. O regulamento está disponível no Portal Rio Preto www.riopreto.sp.gov.br, na página da Cultura. O endereço para envio da inscrição é Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 – Centro, CEP 15061-005.
Os materiais necessários são o nome completo, endereço, telefone, e-mail e nome do responsável pelo grupo; release e sinopse do espetáculo ou folder contendo estas informações; currículo do grupo; currículo do espetáculo; um DVD com a peça gravada na íntegra; mapas de luz, som e palco.
No caso dos grupos rio-pretenses, no ato da inscrição é necessária a apresentação do comprovante de residência de, no mínimo, dois anos.
Os espetáculos selecionados receberão cachê de R$ 3 mil por apresentação, além de ajuda de custo estipulada de acordo com a distância de São José do Rio Preto. Assim como nas edições anteriores, os espetáculos serão apresentados nos Teatros Municipais Humberto Sinibaldi Neto e Nelson Castro e também em espaços alternativos.

Santuário São Judas Tadeu celebra hoje missa de sétimo dia de dom José de Aquino Pereira


Será rezada nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 19h30, no Santuário São Judas Tadeu de Rio Preto, a missa de sétimo dia em sufrágio a alma do bispo emérito dom José de Aquino Pereira, que faleceu no último dia 17, no hospital Beneficência Portuguesa, vítima de uma broncopneumonia. Na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h, a missa poderá ser acompanhada pelo site do Bispado, no www.bispado.org.br.  O bispo diocesano dom Paulo Mendes Peixoto convida todos os fiéis para participarem da celebração.
O Santuário São Judas Tadeu fica na rua José Bonifácio, 1598, no Jardim Roseiral. Mais informações no (17) 3215-9200.

Leia matéria completa sobre seu falecimento
 ocorrido no dia 17 de novembro 

Nota de Falecimento de
 Dom José de Aquino Pereira
 (Bispo Emérito de São José do Rio Preto).