terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Artista plástico Francisco Valdir Baptista Azevedo de Mirassol expõe no Centro Cultural


O saguão do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão sedia, desta terça-feira (24/01) até 11 de fevereiro, a exposição “Projeto Design Social”, do artista plástico Francisco Valdir Baptista Azevedo, de Mirassol.
A mostra reúne 38 obras, sendo 16 vitrais, 11 telas de óleo sobre tela, seis trabalhos de silkscreen e cinco luminárias com materiais reciclados. Todas as obras, com exceção de duas telas que são do artista, são de autoria de internos da Comunidade Terapêutica Sol. 
O projeto foi realizado por Azevedo no ano passado, como Trabalho de Conclusão do Curso de Design. Este ano, ele decidiu expor no Centro Cultural e em seguida a mostra será levada à instituição.
“Decidi fazer este projeto de TCC depois que visitei uma exposição dos trabalhos de Nise da Silveira, no SESC, sobre os ‘Caminhos de uma Psiquiatria Rebelde’. Comprei o livro da autora e decidi que seria Arteterapia o tema do meu trabalho. Busquei uma instituição que pudesse atender as exigências do projeto e então comecei o trabalho”, explica Azevedo.
Por alguns meses, o artista foi todos os domingos na instituição, onde ensinava as técnicas de pintura, silkcreen e reciclagem para os internos. “É fantástico trabalhar com pessoas que realmente precisam. Na Comunidade, os internos realizam algumas tarefas, mas nenhuma relacionada a artesanato. É uma forma de eles aprenderem algo para se distrair e ter opções de trabalho quando sair do espaço”, afirma.
Há dois anos trabalhando com arte, Azevedo já realizou 14 exposições de seus trabalhos, em locais como o 15º Salão de Artes Plásticas de Catanduva, Museu Municipal de Mirassol, 1º Salão de Artes Plásticas de Poloni, FAIMI de São José do Rio Preto, entre outros.
Atualmente, o artista se dedica a uma série de 10 trabalhos de pintura a óleo sobre tela, sobre Ornella Muti, nome artístico da atriz italiana Francesca Romana Rivelli. Ornella estreou no cinema em 1970, ainda com 14 anos, no filme “La Moglie Più Bella”, de Damianio Damiani. Em 1994, foi eleita “A Mulher Mais Bonita do Mundo” por pesquisa internacional entre os leitores da revista Class. Duas telas já podem ser conferidas na exposição.
“Pretendo fazer a minha série de telas e continuar meu trabalho na Comunidade, mas vou me organizar primeiro, pois o TCC exigiu muito do meu tempo”, finaliza Azevedo. 
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 14h. A entrada é aberta ao público.

Nenhum comentário: