sábado, 28 de janeiro de 2012

Eliana Teixeira da Silva de Mirassol lança seu livro de poesia “Nossa vez de viver"


Paciente com câncer lança livro nesta segunda
no Espaço Cultural do Hospital Austa


Escritora descobriu doença depois de concluir o livro, refutou em lançá-lo, mas apoio de profissionais do Austa a levou a fazer o evento nesta próxima segunda-feira, dia 30, a partir das 14 horas
Ironia? Presságio? A história da escritora mirassolense Eliana Teixeira da Silva reveste-se destes contornos. Em julho do ano passado ela vivia a expectativa de lançamento do seu primeiro livro e terminara de revisá-lo. Em outubro, durante a sessão de fotos para ilustrar a orelha de sua obra, Eliana sentiu-se mal e fortes dores. Os exames revelaram um linfoma disseminado e aí “o chão sumiu”, como ela lembra. Em meio à brutal tristeza, Eliana deixou de lado o projeto do livro.
Pois nesta próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, das 14h às 15h, Eliana Teixeira vai estar lançando seu primeiro livro, uma coletânea de poesias, no Espaço Cultural do Hospital Austa. Ironia, o nome da obra é “Nossa Vez de Viver”, definida muito antes de ela descobrir ter o câncer. O que aconteceu neste meio tempo? Eliana responde: “Comecei o tratamento no Setor de Quimioterapia do Austa e descobri aqui pessoas fantásticas, que me deram uma força descomunal.”
A enfermeira Rita de Cássia Gimenez, coordenadora do Setor, completa: “Ao sabermos da história, não nos conformamos de ela deixar de lado um projeto tão importante e bonito como o livro. E fizemos questão que fosse lançado no Espaço Cultura do hospital.”
A obra reúne, em 129 páginas, poesias que tratam de “coisas que observo na vida”, como explica a escritora, de 48 anos. Ela faz questão de contar um fato que demonstra outra ironia. Depois de o livro ter sido entregue à editora, mas semanas antes de o linfoma ser diagnosticado, Eliana decidiu incluir mais uma poesia, de título “Fivelas na careca”, que trata de… pessoas com câncer.
Hoje, estas ironias e o momento são encarados com mais serenidade e Eliana encara o tratamento e a vida com otimismo: “Foi maravilhoso encontrar pessoas como os profissionais do Austa. Se Deus quiser, irei me curar!”
História da escritora é exemplo da filosofia de humanização do Hospital Austa
A “força” transmitida pelos profissionais do Setor de Quimioterapia à Eliana reflete a filosofia que há anos vigora no Hospital Austa: a humanização.
Os profissionais do Austa sabem o quanto é difícil aos pacientes o convívio com a doença e suas conseqüências. Por isso, há anos os profissionais têm um relacionamento com os pacientes e realizam ações que visam tornar o ambiente hospitalar mais agradável e o convívio com a doença, mais fácil.
No Setor de Quimioterapia, músicos já se apresentaram aos pacientes. E, todo ano, o hospital promove uma grande festa num hotel da cidade para eles em data próxima ao 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer. Este ano, a festa já está marcada: 12 de abril.

Lançamento do livro de poesia 
“Nossa vez de viver”
Dia: 30/01/2012
Horário: 14h às 15h
Local: Espaço Cultural do Austa Hospital
Preço do livro: R$ 22,00
Informações: 3221-3000 Ramal 3181 (Quimioterapia)

Nenhum comentário: