sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Prefeitura e SESC SP mantêm parceria para FIT



A Prefeitura de São José do Rio Preto e o SESC/SP reafirmaram a parceria para realizar o 12º FIT – Festival Internacional de Teatro, o evento mais aguardado por críticos, artistas e público. Atualmente, o FIT integra o Núcleo dos Festivais, sendo considerado um dos maiores festivais de artes cênicas do país.
 A comissão organizadora da 12ª edição do festival se reuniu, na última sexta-feira (06/01) para o início dos trabalhos deste ano. A Prefeitura e o SESC/SP, realizadores do evento, apresentaram os profissionais que irão integrar a curadoria do FIT, responsável pela programação do evento. Os nomes que integram a curadoria são Kil Abreu, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Natália Nolli Sasso e Beth Lopes.
 A seleção dos espetáculos nacionais e de Rio Preto deverá acontecer na primeira semana de fevereiro. O FIT será realizado de 4 a 14 de julho.
 Inscrições
 Os grupos interessados em participarem do 12º FIT têm poucos dias para efetuarem a inscrição. O regulamento e o link para o cadastramento de propostas estão disponíveis no site oficial do Festival www.festivalriopreto.com.br. O prazo vai até o dia 23 de janeiro. 
Uma das novidades deste ano é a desburocratização no processo de inscrição. Todos os grupos podem se cadastrar pelo site oficial do Festival. Na página do cadastro, os grupos preenchem o formulário com todas as informações necessárias a respeito do grupo e do espetáculo a ser inscrito. Logo após, o sistema gera um número de cadastro. 
De posse deste número, o único material a ser enviado via Correios será o DVD com o espetáculo na íntegra. Os grupos devem identificar o envelope e DVD com o número gerado pelo sistema, para a conclusão da inscrição.  
Cada grupo pode inscrever mais de um espetáculo, sendo que cada inscrição deve ser feita separadamente. Integram a grade do 12° FIT espetáculos internacionais, nacionais e locais, nas categorias adulto, de rua e para criança. Dos espetáculos rio-pretenses, dez serão selecionados para fazerem parte da programação.
Curadores
 Kil Abreu é jornalista, crítico e pesquisador do teatro. Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Foi crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo! Dirigiu o Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura/SP e foi curador dos festivais de teatro de Curitiba e Recife. Por dez anos foi Coordenador pedagógico e mestre na Escola livre de teatro de Santo André. Prestou consultoria a diversos órgãos públicos e privados, entre eles Petrobras e Instituto Itaú Cultural. É membro da Associação Paulista de críticos de arte e jurado do prêmio APCA. Mantém estudos sobre dramaturgia e encenação no teatro brasileiro contemporâneo. 
 Sérgio Luis Venitt de Oliveira é educador e produtor cultural com graduação em História pela PUC - SP. Pesquisador da História do Teatro e integrante da equipe de programação do SESC SP. Foi curador do FIT - Festival Internacional de Teatro nos anos de 2007 e 2010. 
 Natália Nolli Sasso é graduada em Jornalismo, atualmente integra o Núcleo de Música e Artes Cênicas do SESC Belenzinho, na área de Teatro. Participou anteriormente da curadoria dos seguintes projetos "Territórios da  Dança" (2006 e 2007 - SESC Consolação); Bienal SESC de Dança (edição de 2007 - Santos); CorpoInstalação (edições de 2008 e 2009 - SESC Pompeia); exposições "Intimidade" (2009 - SESC Pompeia) e "As Palavras e o Mundo" (2010 - SESC Pompeia) e da mostra de teatro "Experimento Shakespeare"  (2012, SESC Belenzinho). 
 Beth Lopes é diretora, pesquisadora e professora da Graduação e Pós-Graduação de Artes Cênicas da USP- Universidade de São Paulo. Tem desenvolvido pesquisas e escrito sobre as seguintes questões relacionadas ao processo criativo do ator, da dramaturgia e do espetáculo: a performance, a corporeidade, a ação, a presença física, a memória, o grotesco e a subjetividade. Tem Pós-doutorado no programa de Linguística da UFSM na linha de pesquisa de Análise do Discurso, sobre a Memória do ator (2006) e outro Pós-doc sobre performance na Tisch School of the Arts, na NYU (2009-2010), no Performance Studies, com Richard Schechner. Também tem colaborado com o Hemispheric Institute of Performance and Politics, da NYU, como membro da diretoria e estudiosa, onde participou do curso “Art and Resistance”, em 2011, com Diana Taylor.

Nenhum comentário: