quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROCON Rio Preto adere ao Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor)


A partir desta quinta-feira (19/1), todas as estatísticas de atendimento do PROCON Rio Preto serão inseridas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). A adesão ao programa foi realizada por meio de convênio assinado com o Ministério da Justiça, pelo prefeito Valdomiro Lopes, na última semana. As consultas aos dados serão liberadas já a partir de sexta-feira,(20/1), e poderão ser consultadas nacionalmente por meio do site da instituição, em www.portal.mj.gov.br.
 O processo de municipalização do SINDEC está baseado em convênio firmado entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça (MJ), e a Fundação PROCON-SP, que prevê a implantação desse sistema nos PROCONs conveniados, bem como a aquisição de equipamentos de informática cedidos aos órgãos municipais que integrarão o sistema.
 Segundo o diretor do PROCON Rio Preto, Sérgio Parada, o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (SINDEC) é o banco de dados dos atendimentos feitos pelos órgãos de defesa do consumidor de todo o país, com a integração da cidade ao cadastro. “A previsão é de que os dados do PROCON de São José do Rio preto façam parte do ranking de reclamações fundamentadas do PROCON-SP, que serão divulgadas em 2013”, diz.
 A adesão ao sistema, segundo Parada, vai proporcionar maior transparência ao órgão de defesa do consumidor, além de disponibilizar à população canal direto de pesquisas sobre as reclamações feitas ao serviço. “Nesta primeira fase a implantação do SINDEC acontecerá nas cidades de Santo André, São José dos Campos, Jundiaí, São José do Rio Preto, além de São Paulo, Capital”, afirma.
 Outra função do SINDEC apontada por Parada é incentivar o mercado a aprimorar cada dia mais a qualidade de seu atendimento e promover o respeito ao consumidor.
 Com a adesão ao Sistema, quem tiver interesse em pesquisar o atendimento no PROCON de Rio Preto, poderá fazê-lo por meio do site www.portal.mj.gov.br, onde será possível pesquisar o atendimento por área, o perfil do consumidor por faixa etária, sexo e área, além da listagem dos fornecedores reclamados.
 “A pesquisa pode ser realizada mediante períodos pré-determinados, não só de Rio Preto, mas de todos os PROCONs conveniados ao sistema”, ressalta Parada.
 Além dos dados no SINDEC, os atendimentos do PROCON, mês a mês, também estão disponibilizados na página do órgão, dentro do Portal da Prefeitura, em www.riopreto.sp.gov.br.

O PROCON Rio Preto atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à Rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Nenhum comentário: